AS MOTOS, AS MOTOS…

RIO (is dangerous) – Estamos todos tristes e arrasados com as duas mortes em motos no fim de semana. Tunico Maciel, 26 anos, não resistiu aos ferimentos depois de uma queda no Rali dos Sertões, do qual era bicampeão. Em Interlagos, Matheus Barbosa, 22, perdeu o controle de sua moto na Junção e acabou morrendo na Superbike Brasil.

São fatalidades, claro. Mas todo acidente deixa lições. No caso de Interlagos, acidentes fatais com motos têm sido tragicamente rotineiros. Foram cinco desde 2015 no circuito paulista (em Goiânia a Superbike também registrou uma morte), e parece haver um consenso: o traçado não é adequado para provas de motociclismo. Entre outros motivos, porque as áreas de escape privilegiam o automobilismo e são todas asfaltadas — e não preenchidas com brita, que é a solução adotada na maioria das pistas usadas nas competições internacionais sobre duas rodas.

É bom lembrar que Interlagos não é novata para as motos. Em 1992, até etapa do Mundial aconteceu no circuito, como se vê abaixo em raro vídeo enviado por um blogueiro nos comentários. Mas o tempo passou, as coisas mudaram, as medidas de segurança para provas de motocicletas foram sendo aprimoradas ao longo dos anos, e hoje ninguém pensa, por exemplo, em trazer uma etapa da MotoGP para São Paulo.

O que fazer? Não sei direito. Só sei que “nada” não é uma resposta. Dirigentes, equipes, pilotos e fábricas devem se sentar e discutir a questão de uma vez por todas. A inação, agora, não é uma opção aceitável.

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Rogerio Kezerle
Rogerio Kezerle
3 anos atrás

O que fazer? Proibir corridas e track days de moto em Interlagos. Sou motociclista desde meus 14 anos, então um pouquinho entendo do assunto. Interlagos tem pontos extremamente perigosos para motos. Foi projetado para carros e ponto. Adaptar para motos sairia absurdamente caro. Melhor construir um motodromo em algum outro lugar.

Jonny'O
3 anos atrás

As motos matam, todos os dias na rua, a segurança vai avançar a passos miúdos com o tempo, é quase impossível imaginar que possamos ter uma moto tão segura como um carro , alias ,o ciclismo mata mais que motociclismo.

Interlagos é uma pista perigosa para motociclismo , mas não é a mais perigosa do mundo. O acidente foi em um ponto relativamente lento da pista , o problema que ali o inicio do escape é grama e deu impressão que o piloto teve uma intenção de reduzir e desviar e tentar um caminho alternativo , mas não deu certo , normalmente seria logico ele se jogar assim que saiu da pista , difícil imaginar agora o que passou ao piloto no momento.Se ele bate nos pneus alguns metros para um dos lados provavelmente escaparia da coluna metálica e voaria para a parte externa , um acidente ente a vida e a morte são detalhes mínimos.
Um tragedia para o motociclismo Brasileiro , Matheus vinha evoluindo muito e tinha todas as qualidades para se desenvolver na carreira , uma fatalidade lamentável.

Alex Moreira
Alex Moreira
3 anos atrás

Talvez fosse interessante utilizarem a chicane do Café, como a MotoGP em 1992 e a StockCar por um tempo.

Jonny'O
Reply to  Alex Moreira
3 anos atrás

O acidente fatal foi muito antes , na junção.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Sempre é muito triste e também concordo que Interlagos está mais preparada para carros o que motos.

Que Deus conforte as Famílias nesse momento em que não existem palavras que possam confortá-los.

Ander
Ander
3 anos atrás

Esse acidente de Interlagos realmente demonstra como o circuito não é apropriado para corrida de motos, penso que essas corridas não devem ocorrer enquanto reformas sejam feitas.

Tales Bonato
Tales Bonato
3 anos atrás

O caso do Matheus Barbosa lembra o acidente fatal do Luis Salom. Perder o controle e ir direto para a barreira.

Esporte a motor é assim. A vida sempre no limite e às vezes o limite vence. Triste porém o risco de perder a vida nos acompanha desde sempre. Praticantes de esportes radicais.

Tiago
Tiago
3 anos atrás

Tristes notícias..

Quanto ao traçado, nao sei se concordo completamente, a maioria das areas de escape são bem amplas… acho que o problema é realmente entre a curva da junção e o S, onde parece que a falta de area de escape acaba causando a maioria dos acidentes graves em diferentes categorias.

Interessante que hoje em dia pistas interessantes para motociclismo acabam sendo pouco atrativas para os carros e vice versa, com poucas pistas satisfazendo a todos, a maioria na faixa de alta velocidade. A maioria das pistas da Eapanha foram moldadas para motos com o tempo, curvas de media e alta velocidade e trechos de baixa bem travados, o que resulta num excelente soninho de domingo pra qq corrida de fórmula 1 pelas terras do jabugo. Mas mesmo nessas pistas volta e meia acabam acontecendo tragédias.

Como motociclista digo que motocicleta é o melhor porém mais perigoso meio de transporte do mundo.

Miguel
Miguel
3 anos atrás

É uma grande tristeza ler essas notícias, mas no caso da Superbike, a categoria virou uma fábrica de viúvas semelhante à F1 dos anos 60 e 70. Somando esta tragédia com aquela invasão de pista involuntária de um Mini Cooper, a gente percebe que o esporte a motor nacional não dá conta nem de se organizar, quem dirá produzir novos nomes no cenário internacional.