We ♥ race cars

O Jaguar XJR14 de Derek Warwick e David Brabham em Nürburgring, 1991. Rodrigo Mattar certamente sabe que prova foi essa. Sabem quem era o diretor-técnico do time?

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Mattar
3 anos atrás

Esse carro foi projetado por Ross Brawn para a TWR/Jaguar no período em que John Barnard era o diretor técnico da Benetton. Foi o último ano relativamente competitivo do World Sportscar Championship antes da parodia de campeonato em 1992, onde às vezes de oito ou nove carros que largavam, só chegavam três.

O Jaguar XJR-14 tinha motor Ford HB e depois, ironicamente, virou Mazda MXR-01 com motor Judd V10 para o ano de 1992.

Depois, como já descrito, o mesmo chassi virou o TWR Porsche.

Jonny'O
Jonny'O
3 anos atrás

Ah, um fato interessante é que este chassi foi feito pela TWR , comparando-se com os dias de hoje , o Acura da IMSA que o Helinho usou este ano o chassi é um Oreca e motor acura. No caso da Jaguar , eles encomendaram este chassi a TWR e enfaram nele o motor V8 de F1 , um cosworth HB ,este motor mais tarde foi usado pelo Christian na Minard F1 .
Mas não termina a saga deste chassi , a Jaguar venceu o mundial de sport car com este a carro e se retirou imediatamente após , assim a TWR ficou livre para negociar o chassi, e quem comprou o carro foi a Mazda que enfiou nele um Judd v10 (os novos regulamentos exigiam motor 3.5 aspirado e inviabilizava o classico rotatico da marca) , esta empreitada da Mazda não deu certo e durou somente um ano .
E a coisa ainda ficaria melhor, em 94 um time independente comprou este chassi TWR cortou a capota e enfiou nele um Porsche 6 canecos turbo que se encaixava no novo regulamento, como resultado , vendeu Le Mans em 95 e 96 !!!!!!
Eita chassizinho da porra!!!!!

Squa
Squa
3 anos atrás

O famoso engenheiro Stephan Nercessian

Amaral
Amaral
Reply to  Squa
3 anos atrás

Que também é pai do Stefan Johansson, correto?

Marcos
Marcos
3 anos atrás

Interessante saber que em 1991 as zebras de Nürburgring eram pintadaas com a bandeira da Bélgica– quer dizer, Alemanha.

(As únicas diferenças são a ordem das listras e do tom de cor empregado nas bandeiras. Então dependendo da maneira que tu olhe a foto, pode ver Bélgica ou Alemanha. BEL: Preto/Amarelo/Vermelho; ALE: Preto/Vermelho/Amerelo.)

Marcos Ferreira
Marcos Ferreira
3 anos atrás

Isso sim era carro de corrida. Pega um projetista, nada de computador ou tunel de vento, portanto nada de um monte de asinhas por todo o carro. E passava na Ford Cosworth, pegava uns 3 motores e partia para a corrida.

rosberg
rosberg
Reply to  Marcos Ferreira
3 anos atrás

Ui parece q temos um especialista em projetar carros de corrida aqui hein

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
3 anos atrás

Sem google… acho que era o Tom Walkinshaw (sei lá como se escreve isso).

Carro lindo, o Boesel foi piloto Jaguar, mas era uma pintura verde, acho que Castrol.

Antonio Seabra
Antonio Seabra
3 anos atrás

Ross Brawn

Leandro Batista
Leandro Batista
3 anos atrás

Parabéns meu caro Gomes. Voce foi um dos unicos que martelaram desde o comeco no prego de que essa epopeia de Formula 1 no Rio de Janeiro era pura falácia. Discordo de voce em alguns pontos politicos mas respeito, isso faz parte da democracia. Enfim é isso ai, talkey….

rosberg
rosberg
Reply to  Leandro Batista
3 anos atrás

O post nem é sobre esse assunto…….