We ♥ race cars

Lembro como se fosse hoje, mas quero ver o que vocês sabem dessas peruas… E tem história, viu? Inclusive de proibirem de correr…

Comentários

  • Eu lembrei da Volvo 240, que eram reforçadas para comercial, vídeo 1990 ( https://vimeo.com/69567149 ), deu até processo, https://www.latimes.com/archives/la-xpm-1991-08-22-fi-1522-story.html .
    Já da Volvo 850, tem esse vídeo de um comercial no minimo “cabuloso” https://www.youtube.com/watch?v=KWMWRkc7N_M , o cara dentro toma uma porrada parado, de 25 mph = 40km/h, não perde os óculos e nem machuca o pescoço. Eu não confiaria não. Mas que eram uns “carrão” eram.
    E Flavio Gomes, o link da foto “Perua de Natal” ta quebrado, posta ela novamente quando puder, adoraria saber o nome/modelo daquela perua. ( https://flaviogomes.grandepremio.com.br/2017/12/perua-de-natal/ )

  • Foi a perua mais fodona da história.

    O sedan quadrado já era considerado um tijolão quando comparado com os modelos redondinhos que eram tendência da época.

    Quando todos pediam para a Volvo modernizar na escolha de seu modelo para o BTCC, a montadora sueca teve essa tirada de sarro genial colocando a perua para correr.

    Não teve tempo suficiente para ajustes finos e tempo para ganhar campeonato. Mas foi o suficiente para andar na frente e deixar os críticos rasgando o collant. Era uma cena insólita: parecia um rabecão encabeçando um enterro. Bizarro e, ao mesmo tempo, belíssimo.

    Meu sonho de consumo é pegar uma dessas 94/95 que chegaram por aqui e importar tudo o que for necessário para reviver a fera.

  • Saudações Flavinho Gomes !

    Jan Lammers – 1994 – Brans Hatch – Volvo 850 Estate … Melhor colocação Oulton Park (Rickard Rydel ) (5. lugar) temporadas da 850 95/96.

    A base mecânica foi o motor turbo de cinco cilindros — mas, em vez de um 2.3 turbo, o carro de corrida tinha um 2.0 aspirado (exigências do regulamento da classe 2) de 290 cv e câmbio sequencial de seis marchas — mais compacto, o que permitiu que o motor fosse posicionado atrás do eixo dianteiro e em posição mais baixa, melhorando a estabilidade do carro.

    Foram substituidos pelo sedan S40 em 1997, e venceu o campeonato de 1998…
    abs

  • Esse carro está exposto com orgulho no museu da Volvo em Gotemburgo, apesar de pouca história no automobilismo, esse maravilhoso carro mostrou que ha potencial pra soluções diferentes.

    Med vänliga hälsningar från Göteborg!

  • Não sei qual foi a história da proibição, essa foto aí é do primeiro ano da equipe, não teve muitos resultados, depois nos dois seguintes venceram várias etapas. No quarto ano passaram para um sedã já na fase do S40, só ganharam uma corrida…

  • O de corrida não sei muito , mas já dirigi um 850 sw TR nos anos 90 , carro de um amigo que comprou o Zero e emprestou para uma voltinha com ele ao lado. Que sensação ! Consegui chegar a 250 km num trecho da BR 040 , o carro se mantinha com uma estabilidade a qualquer velocidade e vc sentia os ” assovios ” bem leves das turbinas , quase um sussurro . Coisa maravilhosa aquele tijolão.

  • O de corrida não sei muito , mas já dirigi um 850 se TR nos anos 90 , carro de um amigo que comprou o Zero e emprestou para uma voltinha com ele ao lado. Que sensação ! Consegui chegar a 250 km num trecho da BR 040 , o carro se mantinha com uma estabilidade a qualquer velocidade e vc sentia os ” assovios ” bem leves das turbinas , quase um sussurro . Coisa maravilhosa aquele tijolão.

  • Me lembro de ver algumas corridas pelo BTCC na teve. Que campeonato!!!! com Audi, Renault, Alfa, Ford…
    Nannini, Larini, Warrick…até o Mansell correu com um ford.. mondeo…

  • Tinham preparação da TWR, do Tom Walkinshaw, e atraíram muita mídia quando correram no BTCC em 94, mais pela aparência do que resultados, já que eram mais pesadas na traseira e a aerodinâmica não era muito boa. A ideia surgiu meio que ao acaso, pois quando foram preparar o primeiro protótipo de um sedã só tinham perua disponível. E o acaso virou história.