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Lembro como se fosse hoje, mas quero ver o que vocês sabem dessas peruas… E tem história, viu? Inclusive de proibirem de correr…

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Junior
Junior
1 ano atrás

Eu lembro de assistir um campeonato de marcas que o Alessandro Nanini corria de alpha romeo e tinha esses volvos perua participando do campeonato.

rafaelle
1 ano atrás

Eu lembrei da Volvo 240, que eram reforçadas para comercial, vídeo 1990 ( https://vimeo.com/69567149 ), deu até processo, https://www.latimes.com/archives/la-xpm-1991-08-22-fi-1522-story.html .
Já da Volvo 850, tem esse vídeo de um comercial no minimo “cabuloso” https://www.youtube.com/watch?v=KWMWRkc7N_M , o cara dentro toma uma porrada parado, de 25 mph = 40km/h, não perde os óculos e nem machuca o pescoço. Eu não confiaria não. Mas que eram uns “carrão” eram.
E Flavio Gomes, o link da foto “Perua de Natal” ta quebrado, posta ela novamente quando puder, adoraria saber o nome/modelo daquela perua. ( https://flaviogomes.grandepremio.com.br/2017/12/perua-de-natal/ )

CzarXXIII
CzarXXIII
1 ano atrás

Foi a perua mais fodona da história.

O sedan quadrado já era considerado um tijolão quando comparado com os modelos redondinhos que eram tendência da época.

Quando todos pediam para a Volvo modernizar na escolha de seu modelo para o BTCC, a montadora sueca teve essa tirada de sarro genial colocando a perua para correr.

Não teve tempo suficiente para ajustes finos e tempo para ganhar campeonato. Mas foi o suficiente para andar na frente e deixar os críticos rasgando o collant. Era uma cena insólita: parecia um rabecão encabeçando um enterro. Bizarro e, ao mesmo tempo, belíssimo.

Meu sonho de consumo é pegar uma dessas 94/95 que chegaram por aqui e importar tudo o que for necessário para reviver a fera.

JURACY
JURACY
1 ano atrás

Saudações Flavinho Gomes !

Jan Lammers – 1994 – Brans Hatch – Volvo 850 Estate … Melhor colocação Oulton Park (Rickard Rydel ) (5. lugar) temporadas da 850 95/96.

A base mecânica foi o motor turbo de cinco cilindros — mas, em vez de um 2.3 turbo, o carro de corrida tinha um 2.0 aspirado (exigências do regulamento da classe 2) de 290 cv e câmbio sequencial de seis marchas — mais compacto, o que permitiu que o motor fosse posicionado atrás do eixo dianteiro e em posição mais baixa, melhorando a estabilidade do carro.

Foram substituidos pelo sedan S40 em 1997, e venceu o campeonato de 1998…
abs

Tiago
Tiago
1 ano atrás

Esse carro está exposto com orgulho no museu da Volvo em Gotemburgo, apesar de pouca história no automobilismo, esse maravilhoso carro mostrou que ha potencial pra soluções diferentes.

Med vänliga hälsningar från Göteborg!

Cristiano Buratto
Cristiano Buratto
1 ano atrás

Não sei qual foi a história da proibição, essa foto aí é do primeiro ano da equipe, não teve muitos resultados, depois nos dois seguintes venceram várias etapas. No quarto ano passaram para um sedã já na fase do S40, só ganharam uma corrida…

Robertom
Robertom
Reply to  Cristiano Buratto
1 ano atrás

Não é que proibiram essa Volvo, o regulamento mudou, proibindo o uso do turbo em 96, todo mundo com 2000 cm3 aspirado, e ficou mais lento mas muito mais equilibrado.

Cristiano
Cristiano
Reply to  Robertom
1 ano atrás

Agora lembrei. E o curioso que havia motores 4, 5 (Volvo) e 6 cilindros (BMW) nessa cilindrada.

Wagner Andrade
Wagner Andrade
1 ano atrás

Tom Walknshark, sic, sacada de genio mas proibido depois de vitórias arrasadoras wtc.

Gabriel Pereira
Gabriel Pereira
1 ano atrás

O de corrida não sei muito , mas já dirigi um 850 sw TR nos anos 90 , carro de um amigo que comprou o Zero e emprestou para uma voltinha com ele ao lado. Que sensação ! Consegui chegar a 250 km num trecho da BR 040 , o carro se mantinha com uma estabilidade a qualquer velocidade e vc sentia os ” assovios ” bem leves das turbinas , quase um sussurro . Coisa maravilhosa aquele tijolão.

Gabriel Pereira
Gabriel Pereira
1 ano atrás

O de corrida não sei muito , mas já dirigi um 850 se TR nos anos 90 , carro de um amigo que comprou o Zero e emprestou para uma voltinha com ele ao lado. Que sensação ! Consegui chegar a 250 km num trecho da BR 040 , o carro se mantinha com uma estabilidade a qualquer velocidade e vc sentia os ” assovios ” bem leves das turbinas , quase um sussurro . Coisa maravilhosa aquele tijolão.

Marcelo de Castro
Marcelo de Castro
1 ano atrás

Me lembro de ver algumas corridas pelo BTCC na teve. Que campeonato!!!! com Audi, Renault, Alfa, Ford…
Nannini, Larini, Warrick…até o Mansell correu com um ford.. mondeo…

Robertom
Robertom
1 ano atrás

Volvo 850 T-5R, uma ousadia da marca sueca que fez bonito no BTCC, não ganhou o campeonato mas ganhou corrida, a equipe era a TWR do Tom Walkinshaw.

Danilo Candido Da Silva
1 ano atrás

Tinham preparação da TWR, do Tom Walkinshaw, e atraíram muita mídia quando correram no BTCC em 94, mais pela aparência do que resultados, já que eram mais pesadas na traseira e a aerodinâmica não era muito boa. A ideia surgiu meio que ao acaso, pois quando foram preparar o primeiro protótipo de um sedã só tinham perua disponível. E o acaso virou história.

Gabriel
Gabriel
1 ano atrás

O melhor da foto é o patrocínio de uma seguradora… hahahahaha

Vitor Viegas
Vitor Viegas
1 ano atrás

Simplesmente não imagino um carro desses correndo. Se bem que depois que vi uma corrida de tratores, por que não?

Arnilha
Arnilha
1 ano atrás

Já falei pro Nenê que ele ainda vai preparar uma dessa pra mim!