DICA DO DIA
SÃO PAULO (um pouco de ternura) – Este é o mais belo documentário sobre uma marca de automóveis que vi na vida. Trata-se da história da IES, criada nos anos 80 por um engenheiro argentino sobre os escombros da Citroën no país. Rodado com a conhecida sensibilidade do cinema argentino, conta a história de Eduardo Sal-Lari e seu sonho — fazer um carro nacional numa fábrica independente na América do Sul (há semelhanças, sim, com a Gurgel; mas não são tantas assim).
Pelo que entendi lendo o “Autoblog” dos nossos vizinhos, o filme só estará disponível no Vimeo, de graça, durante a Semana Santa. Assistam. Mas assistam mesmo! Vocês vão se emocionar até o fim. Especialmente no fim.
Quem mandou foi o Anderson Grzesiuk. Guillermo Cantón é o diretor e produtor.
Dos Gringos from Guillermo Canton on Vimeo.
Trabalhei na fabrica da Citroen na rua Zepita 1220 em Buenos Aires nos anos 70
Eramos os bichos feios da industria, faziamos carros feios
Diziam ser um peido, que o único que gostava era o dono mesmo.
Porem Gomes te garanto, tivemos a nossa revanche quando chegaram nossos importados.
O carro mais lindo do mundo Citroen CX Gti
Aquelas cores, aquela buzina de estrada, a da cidade era meio chata…
Somente os argentinos entenderemos porque chegamos a isso.
Porem continuem votando mal aqui e serão argentina amanha viu
Mais sobre o Sal Lari:
https://driventowrite.com/2021/04/08/pampas-troika-citroen-2cv-argentina/comment-page-1/#comment-104011
Não conhecia a história da IES, um relato emocionante e de extrema delicadeza.
Que coisa mais linda! Além de emocionar, também faz lembrar de como a gente (eu, por exemplo) não tem ideia de tanta coisa que acontece aqui ao nosso redor na América do Sul. E não falo só de carro, mas de todos os assuntos. Cultura, política, esportes etc…
Legal o documentário.
Costumo brincar que a Argentina só não esta melhor porque o povo gosta de ser Argentino.
Vai entender… eles tem tudo para ser a “Austrália da América do Sul”… e teimam em ser a Argentina. Podem ter no Governo um Ditador, um Militar, um da Direita, um da Esquerda, uma Mulher, um Homem, pode ser o que for… continuam a ser a eterna e claudicante Argentina.
lindo e triste
pelo menos o Eduardo Sal-Ari pode ter essa experiência de reconhecimento do legado dele através desse documentário (mesmo que tenha sido na comunidade dos aficcionados dos carros dele, o que é meio pouco diante do significado de uma indústria nacional de veiculos…)
muito obrigado pela dica, Gomes
Nossa, demais o filme. Que delicadeza.
adorei!
Prezado F&G : Todo registro é de suma importância, aqui o documentário foi profundo no que tange a questão social, econômico e político e o tempo as vezes joga contra alguns fatores, a crise econômica e ainda a falta de capital de investimentos e a questão do mercado automobilístico é muito sensível a crises , pois veículo ainda é um produto supérfluo . Sim ainda vejo um viés com pequenas semelhanças com o empresário João Augusto Amaral Gurgel, nas duas pontas, quando a União comprou grandes lotes de sua produção, e por outro lado , quando ele foi ousado em produzir um minicarro ocasião em que lhe foram suprimidos todas as hipóteses de um aporte financeiro do sistema bancário público- privado, e investimentos dos mercado financeiro, ainda me recordo que quem comprava aquele veículo BR-800, tinha a opção de ser tonar acionista do projeto.
O filme realmente me toca, a história bem contada e o talento argentino no cinema.
Valeu a dica. Acabo de assistir. Emocionante. Linda estória latino americana. Do “Eng. Gurgel argentino”.
Temos nossas diferenças com los hermanos mas temos que admitir que eles são melhores em vários aspectos. Cine e cultura automobilística, por exemplo.
Muito interessante a menção da Puma, referente a um possível acordo com a IES na época.