JÁ DÁ (6)

Hamilton, P1 nos dois treinos: favorito, por enquanto

ITACARÉ (vira-vira?) – Por enquanto está dando Mercedes. Os carros alemães dominaram o primeiro dia de treinos para o estreante GP da Arábia Saudita, em Jeddah. Lewis Hamilton foi o mais rápido de dia e também o melhor à noite, nas duas sessões realizadas no velocíssimo circuito à beira do Mar Vermelho. O líder do Mundial, Max Verstappen, fechou a sexta-feira em quarto lugar. Até agora, a Red Bull não brilhou.

Com uma horinha apenas para fazer tudo, se preparar para classificação e corrida no mesmo horário, o plano de trabalho inicial no segundo treino livre foi usar os pneus médios logo de cara para tentar chegar a alguma conclusão sobre seu desempenho com as temperaturas ambiente e de asfalto à noite.

Red Bull discreta: Pérez longe dos ponteiros

Verstappen rapidamente baixou da casa de 1min30s, uma espécie de marco do primeiro treino, fazendo 1min29s706 na sua primeira volta realmente rápida na sessão. Os tempos começaram a cair como uma fileira de pedrinhas de dominó. O desafio passou a ser outro, entrar na dezena 28 — carneiro. Bottas foi o primeiro a se aproximar: 1min29s079. Hamilton veio na sequência e cravou 1min29s018. Estavam chegando perto. Mas se mantinham no 29 — apropriadamente, camelo.

Faltando pouco menos de hora para o final, 12 pilotos estavam dentro do mesmo segundo, com a Mercedes fazendo 1-2. As surpresas até ali eram Alonso em quarto e Tsunoda em quinto. A preparação para a classificação estava concluída, e a segunda metade da prática seria dedicada aos stints mais longos, com carros mais pesados, para simulação de corrida. Alguns, porém, seguiram buscando voltas voadoras mais um pouquinho. Foi assim que Gasly pulou para o terceiro lugar, ficando a apenas 0s081 de Hamilton. E Verstappen também melhorou um pelinho, ficando 0s195 atrás do inglês.

Leclerc no muro: acidente solitário

Estava tudo tranquilo, caminhando para um final sem sustos, quando Charles Leclerc bateu forte na curva 22, o primeiro grande acidente do fim de semana. A bandeira vermelha foi acionada e o treino acabou. Felizmente o monegasco saiu sozinho do carro, sem nenhum problema aparente — mancava um pouco. Mas a Ferrari #16 ficou totalmente destruída. “Sorry guys”, disse pelo rádio. Frase muito usada no automobilismo quando se tem alguma comunicação com os boxes. A tábua de tempos colocou, nas dez primeiras posições, Hamilton, Bottas, Gasly, Verstappen, Alonso, Ocon, Sainz, Tsunoda, Pérez e Leclerc.

O que deu para depreender até agora desse primeiro dia em Jeddah foi 1) que Hamilton e a Mercedes estão mantendo o pique da recuperação iniciada no Brasil, depois de duas sapecadas de Verstappen nos EUA e no México; 2) que apesar da batida solitária de Leclerc, merecem ser elogiados os atuais pilotos da F-1, que conseguiram passar ilesos por um circuito perigoso nunca dantes navegado a velocidades altíssimas; e 3) que a classificação amanhã, especialmente o Q1, será tensa por causa do tráfego e das curvas cegas.

Falaremos disso tudo à noite, às 19h, no nosso “Fórmula Gomes“. Até lá! Por enquanto, divirtam-se com algumas fotinhos de Jeddah Corniche, ou da corniche de Jeddah — como queiram.

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
GASTAO QUEIROZ
GASTAO QUEIROZ
2 anos atrás

Pode ser que eu esteja enganado, mas acho que a Mercedes esforçou-se hoje, para esconder o seu jogo. Mas quase que sem querer, colocou a sua dupla, nos dois primeiros lugares. Creio que amanhã a diferença entre os tempos de ambos e do Verstappen, será maior.

andre
andre
2 anos atrás

O safety car irá entrar em cena já na primeira volta da corrida. A classificação será interrompida algumas vezes. Aguardemos.

T. Slovac
T. Slovac
2 anos atrás

A Mercedes deu o undercut de motores e vai levar o título com isso