DESNECESSÁRIO

F1-1200x630-1-1024x538.jpg" alt="" class="wp-image-188968"/>

SÃO PAULO (cinza como nunca) – O noticiário de hoje na Europa dá conta de que Daniel Ricciardo já foi avisado pela McLaren que seu contrato será prematuramente encerrado e que ele será dispensado da equipe para a chega de Oscar Piastri. Nada foi confirmado ainda, mas na página do Twitter do piloto, naquilo que a gente chama de “bio”, consta apenas: Formula 1 driver from Australia. Nenhuma menção à McLaren, exceto pela pequena inscrição na camisa que ele veste na foto do perfil. A foto acima é de um pôr-do-sol. Não sei se estava assim antes.

Seja como for, é bem provável mesmo que a McLaren já tenha avisado que ele não fica e que a esta altura do campeonato estejam sendo negociados os termos de sua saída. Que, muito provavelmente, vai se dar em direção à Alpine, equipe que defendeu em 2019 e 2020 sob a rubrica amarela da Renault. Não haverá grandes impedimentos à sua volta — até porque o time, neste momento, não teria ninguém melhor para o lugar.

O que é triste nesse caso todo é como Ricciardo foi tratado. No dia 13 de julho, em meio aos rumores sobre sua dispensa, ele publicou um texto garantindo que ficaria no time papaia, que estava comprometido quem lhe pagava os salários, admitindo que as coisas não andavam muito bem, mas que ele ainda tinha muito gás e muita coisa por fazer.

Aparentemente, a McLaren negociou Piastri às suas costas. Dizem que o papel de Andreas Seidl, chefe de pista da equipe, foi essencial nas conversas com o jovem — ironia do destino — australiano campeão da F-2 no ano passado. Seidl foi chefe de Mark Webber na Porsche entre 2014 e 2016 no WEC. Webber é empresário de Piastri. Na França, o dirigente deu entrevistas a todo mundo no grid jurando que o piloto ficaria onde estava até o fim de seu contrato. A proximidade entre ele e Webber teria facilitado as coisas.

Digo tudo isso no condicional porque faltam, claro, manifestações oficiais das partes envolvidas. É assim na F-1, nada de novo. O que torna a situação de Ricciardo ainda mais cruel. Fritado há meses, tem sido humilhado pelo silêncio público da McLaren. OK, ele vem mal no campeonato, não consegue entregar os resultados que o time precisa, mas não custava nada um pouco de honestidade e sinceridade nessa hora. Uma boa conversa, um acordo decente — mesmo que o desfecho fosse esse.

Ricciardo é melhor do que vem mostrando. Merecia mais consideração.

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Pacheco
1 ano atrás

Ricciardo vem sendo fritado pela equipe desde fim do ano passado.
Merecia final melhor na McLaren

Felix
Felix
1 ano atrás

Só não acho que ele tem sido fritado há meses. O desempenho dele é ridículo em comparação com o Norris e a desculpa de que “não se adapta ao carro” tem validade de uma temporada e na real nem devia colar pra piloto que se coloca como candidato a vitórias e a títulos. McLaren faz bem em dispensá-lo.

Paulo F.
Paulo F.
1 ano atrás

Mc Lata indo para o mesmo grupo da Williams: o final do pelotão!
Fora a torcida oficial contra o Daniel no “canal oficial da F1 no Brasil”.

Alfredo Ramos
1 ano atrás

Eu comparo Daniel Ricciardo com seu conterrâneo Mark Webber. Dois cangurus que correram em equipe de ponta (por coincidência, Red Bull) e nunca passaram de terceiro nos Mundiais. Algumas vitórias, um brilhareco aqui e outro ali e só.
O tempo dele já passou.

SulIvan
SulIvan
Reply to  Alfredo Ramos
1 ano atrás

Acho que Mark Webber foi bem maior, mais expressivo digamos assim, do que o Ricciardo, mas tudo são opiniões né amigo.

Alfredo Ramos
Reply to  SulIvan
1 ano atrás

Ricciardo venceu em duas equipes enquanto Webber venceu apenas em uma e isso cria um diferencial. No mais, eles se equiparam.
Detalhe: Ricciardo ainda não encerrou a carreira e ainda pode fazer algo a mais. Não nos esqueçamos de Button, que em 2008 todos o consideravam acabado e no ano seguinte, com um carro vencedor, levantou o título!
E as opiniões são para serem analisadas e discutidas, amigo.

SulIvan
SulIvan
Reply to  Alfredo Ramos
1 ano atrás

Me desulpe Alfredo mas simplesmente não tem comparação, Webber venceu mais, fez mais poles e melhores voltas e disputou em 2010 o Título do Campeonato de Pilotos até a última corrida com VETTEL que sagrou-se campeão e Alonso e Hamilton e o Daniel não fez nada sequer parecido a isso, então ABSOLUTAMENTE WEBBER é superior ao Ricciardo, melhor voce concordar e não ficar enganando a si mesmo, agora voce pode dizer que voce pessoalmente prefere o Riciardo, daí o problema é seu.

Alfredo Ramos
Reply to  SulIvan
1 ano atrás

Sullvan, o carro da Red Bull é que era superior. Para ser franco, eu não aprecio nenhum dos dois como pilotos. Fiz apenas uma comparação entre os cangurus. E não precisa se desculpar.

Marcus
Marcus
Reply to  SulIvan
1 ano atrás

Você deveria considerar, antes de partir para a graforragia de sempre, que de 2010 a 2013, a RBR era imbatível ou quase, muito acima do que ela foi de 2014 a 2018, que é o período do Ricciardo. Em termos de pilotagem, Ricciardo é melhor e venceu por mais de uma equipe, com um carro longe de ser o melhor do grid – Webber só venceu pela RBR, de novo, no período em que ela esmagou a concorrência, exceto por 2 vitórias em 2009, creio. Ele tem 9, Ricciardo 8, e este teve carros piores e menos tempo de F1, por enquanto.

Last edited 1 ano atrás by Marcus
SulIvan
SulIvan
1 ano atrás

Ele vai correr na Belgica ainda?

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
1 ano atrás

A F-1 é um grande negócio. Pensar em consideração nessas horas é ser extremamente poético. Nem precisamos ir longe… basta apenas rebatermos essa situação com o que vivenciamos em nossas vidas… “consideração” é coisa rara… na maioria das vezes apenas uma palavra na letra “C” de um dicionário.

Torço para o Ricciardo se encontrar novamente e entregar mais serviço em sua próxima oportunidade… tenho minhas duvidas se será na F-1 (o que é uma pena).

André
André
1 ano atrás

Eu se fosse o Ricciardo não abriria mão de 1 centavo da multa. Infelizmente ele não conseguiu um.bom desempenho. Espero que consiga, na Alpine, esfregar o seu talento na cara da equipe papaia.

SulIvan
SulIvan
Reply to  André
1 ano atrás

apoiado

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
Reply to  André
1 ano atrás

Pode ter certeza que ele não irá.

Zé Maria
Zé Maria
1 ano atrás

Como diria o Robin: “Santa Ingenuidade, Batman!”.
Peraí, pessoal.
Estamos falando de coroinhas no catecismo, ou de abutres no lixão?
A F1 já nos presenteou com Essex, Leyton House, Moneytron, Kingfisher, Singapuragate, onde a história só foi jogada no ventilador no ano seguinte, quando o Jr percebeu que havia sido chutado pelo Briatore, fora muitas outras das quais não me recordo agora, não tem algoz nem vítima nessa história, nunca ouviram a frase “Contratos existem para serem quebrados”?
Dita por ninguém menos que Ray Kroc, ao passar a perna nos irmãos McDonald e assumir o controle da marca lá em mil novecentos e guaraná sem gás.
Absolutamente todos os envolvidos já estavam cientes da movimentação, ou vocês acreditam que o Alonso só soube que o Vettel pararia na véspera do GP da Hungria e acertou os termos do contrato num papel de padaria no paddock de Hungaroring?
A sequência desse dominó provavelmente é a seguinte, Alonso já sabia que não renovaria, daí quando a AM soube de Vettel, bem antes do anúncio oficial, tratou de se garantir com o espanhol.
A Alpine ficou na dela, na certeza de que eram favas contadas a chegada do Piastri.
Já na McLaren o DR, apesar das declarações para a imprensa, dando conta que reconhecia a péssima performance, mas estava se esforçando para sair do buraco(#sqn!), só jogava para a torcida, porque sabia que não emplacaria 2023.
Se Zak Brown fechou com Piastri e inclusive o contrato está homologado junto à FIA, até porque houve brecha para essa manobra, sabia que o chute (merecido) no traseiro do cangurú (agora não tão risonho) já tinha endereço certo, a vaga na ex-futura equipe do conterrâneo OP.
E para aqueles que dizem que DR inclusive venceu com os papaias, vitória meramente circunstancial num ano que já vinha claudicante.
Segue o jogo.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Flavio Gomes
1 ano atrás

kkkkkk!
ele vai dar os nº da mega sena também (antes do sorteio, óbvio)?

Marcus
Marcus
Reply to  Paulo Mendes
1 ano atrás

Possivelmente o maior crápula da história da F1. Um dos maiores que já vi na vida.

Henrique
Henrique
1 ano atrás

Mau-caratismo de Zack Brow e cia, não havia necessidade de expor o piloto desse jeito.
Chama acerta o pagamento e vida que segue.
Mas ficar agindo pelas costas não dá !!!
Agora vão pagar a multa na casa de 20 milhares de dólares e vida que segue para Ricciardo.
Não teria sido melhor para a Mclaren ter feito isso desde o começo? Já que essa atitude atinge a imagem da companhia !!!???

Carlos
Carlos
Reply to  Henrique
1 ano atrás

Atingir a imagem da companhia? Eu duvido.
É só lembrar o escândalo de 2007 que é irrelevante, atualmente.

SulIvan
SulIvan
1 ano atrás

Triste desfecho, devem ter perdido a paciência como ele mas mesmo assim não justifica tamanho descaso com um ser humano, mas vá na paz Ricciardo voce deve sim conseguir uma vaga onde lhe reconheçam e com certeza alguém talentoso ficara no seu lugar, um abraço mano !

Fábio de Lima
Fábio de Lima
1 ano atrás

A Mercedes, ao contrário da McLaren, só anunciou a substituição do Bottas em 2021 após o acerto público com a Alfa Romeo, de maneira mais digna e respeitosa.

Chagas
Chagas
Reply to  Fábio de Lima
1 ano atrás

Depois de 5 mundiais de contrutores você queria que pixassem ele da Mercedes?
Existe diferença de performance grande entre o que fez Bottas na Mercedes e o que faz Ricciardo na Mc Laren.

Silvioengouveia@gmail.com
1 ano atrás

A F1 vai ficar só com abutres como torcedores e aos poucos tera o mesmo destino glorioso dos neoliberais de hoje. Pena. É o triste fim que espera os pusilanimes ricos , pobres ou biliardarios que de humano tem apenas o produto do intestino.

Igor
Igor
Reply to  [email protected]
1 ano atrás

O quê?? Esse texto saiu do intestino também, pelo jeito.

Wagner
Wagner
1 ano atrás

Excelente piloto, perito em ultrapassagens difíceis. Foi bem melhor que o Vettel no ano em que ambos foram pilotos da Red Bull. A McLaren está sendo mal agradecida, pois foi ele que deu a equipe a sua única vitória nos últimos anos.

Davi LC de Oliveira
Davi LC de Oliveira
1 ano atrás

Disse td Flavinho, ótimas linhas que sintetizam o ocorrido.
Ricciardo não merece isso, cara profissional, sempre alto astral, amigo de todos. Qdo tava melhorando na Renault, a trocou pela Mclaren. Vou torcer mto q ele dê a volta por cima.

lagerbeer
lagerbeer
1 ano atrás

Canguru sorridente derrubado pelo canguruzinho promissor, capitaneado pelo canguru véio

Capitão Caverna
Capitão Caverna
1 ano atrás

Combinando direitinho, todo mundo transa.
No final saiu tudo bem pra todo mundo.
So quem perde nesse rolo todo é o Drugovich, se for campeao nao tera carro bom pra correr. Na melhor das hipoteses cai no lugar do Latifi, que nao faz nenhuma falta pra F1.

Last edited 1 ano atrás by Capitão Caverna
Carlos
Carlos
1 ano atrás

Uma pena que o Mark Webber tenha aprendido a negociar com o Flavio Briatore.

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
1 ano atrás

Prezado FG: A Maclaren simplesmente deu aquela fritada em Daniel R., a F-1 sempre foi a perspectiva do resultado na tábua de classificação e evolução de resultados positivos do piloto de F-1, inclusive seus contratos contam com a famosa cláusula de desempenho, não existe segunda chance real, poucos pilotos conseguiram dar a volta por cima quando dispensados e conseguiram conquistar o título, vice-campeonato ou um honroso terceiro lugar. Na F-1, o menino crocodilo dessa vez virou bolsa. Será que eventualmente a equipe Alpine poderá dar uma chance, ou vai disputar a vaga da Willians, Alfa-Romeu , ou até na equipe Hass. Sim tem mais mudanças para 2023, mais despedidas .

Celio Ferreira
Celio Ferreira
1 ano atrás

Piloto da F1 atualmente tem que dar retorno , se não é trocado ,
Concordo que o investimento é alto , porem um pouco de
sensibilidade com ser humano Ricciardo cairia bem . Piastro falou
grosso ontem porque fez parte da tramóia,,,,mas é vida que segue.

Carlos Sato
Carlos Sato
1 ano atrás

Só para dimensionar o tamanho da injustiça e da falta de hombridade. Ricciardo tem oito vitórias na F1. 3 na temporada de 2014, 1 em 2016, 1 em 2017,2 em 2018, todas pela Red Bull e a útlima vitória pela Mclaren em 2021.
E detalhe importante, em nenhuma dessas vitórias tinha um carro dominante.
Nesse mesmo período, apenas cinco pilotos têm mais vitórias que o australiano; Bottas, Rosberg, Verstappen, Vettel e Hamilton. Para efeito de comparação, Leclerc tem 5 vitórias na F1.
Se a Mclaren entendeu que seria o fim do ciclo de Ricciardo na equipe, deveria ter informado e negociado com o piloto de maneira mais clara e transparente Não o fez.
Ricciardo não se adaptou ao MCL36, por sua vez. Por outro lado, o atual carro da equipe não é aquela maravilha. Tem ficado atrás da Alpine, e algumas vezes da própria Haas.
Mas uma tratamento mais digno seria o mínimo.

SulIvan
SulIvan
1 ano atrás

Isso mesmo FG ele merecia mais consideração…

Tales Bonatodesempenho
Tales Bonatodesempenho
1 ano atrás

Claro que ele merece mais consideração.
Mas o desempenho, ou a falta de desempenho, do Ricciardo é tal que seria inimaginável de acontecer há pouco tempo atrás. Considerando a história de velocidade dele, desde a F3.
Passou dos limites, para a McLaren.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
1 ano atrás

Daniel na cova dos leões…

Sandro
Sandro
Reply to  Edu Zeiro
1 ano atrás

Tem um personagem bíblico, no Velho Testamento, que vai parar na cova dos leões…
… Daniel! 😱

Marcus
Marcus
Reply to  Edu Zeiro
1 ano atrás

Um dos personagens bíblicos mais interessantes. As interpretações de sonhos, sua relação com Nabucodonosor, a estátua dos pés de barro, a passagem da cova dos leões…

murilo
murilo
1 ano atrás

Acho meio piegas esperar sinceridade, respeito ou consideração no capitalismo! O Ricciardo é um excelente piloto, mas se não deu/dá o resultado que o patrão previu (e paga caro por isso), vaza.

Julio Dantas
Julio Dantas
Reply to  murilo
1 ano atrás

Imagina se ele fosse negro, latino ou gay…certamente diriam que é perseguição.

E a meritocracia?

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Julio Dantas
1 ano atrás

Putz, mais febeapá impossível…

Marcus
Marcus
Reply to  Edu Zeiro
1 ano atrás

Direto da Vila Olímpia/Moema/Campo Belo…

Fábio M.
Fábio M.
1 ano atrás

Não é a primeira vez, e não terá sido a última que a Fórmula 1 jogou a ética no lixo. Ricciardo venceu Grande Prêmio no ano passado. O Norris, por exemplo, ainda não venceu Grandes Prêmios na carreira, não faltará oportunidades a ele. Mas foi com Ricciardo que a McLaren voltou a vencer. Não vinha bem? De fato. Mas não desaprendeu a pilotar. Espero que a Alpine o contrate. Ele e Ocon já fizeram uma boa dupla em 2019 e 2020. Seria bom reeditar a equipe.

WBJ
WBJ
1 ano atrás

Ricciardo é um sujeito muito decente e um baita de um piloto que não se encaixou infelizmente na McLaren, e a ruptura foi melhor para os dois lados no final. Uma porta que se fecha e outra que se abre e que a Alpine o receba de braços abertos para esta nova etapa, haja visto que ele é ainda novo e tem muita lenha pra queimar.

Marcus
Marcus
1 ano atrás

Ele pode até não estar correspondendo como o esperado, mas o Norris está?

Julio Dantas
Julio Dantas
Reply to  Marcus
1 ano atrás

76 pontos , 7o no campeonato (tb conhecido como o primeiro “dos outros”, quase 20 pontos acima do 8o, colocando no bolso 2 campeoes mundiais, 2 vices, e um caminhao de pontos acima do seu companheiro (atualmente Ricci tem 18), e tem 11 a 2 em saidas no grid, so de McLaren. Se contar o ano passado fica mais feio ainda.

Ta bom pra vc assim? Pro meu time estaria.

Marcus
Marcus
Reply to  Julio Dantas
1 ano atrás

Legal, mas para alguém tido como uma das grandes promessas atuais, ele não tem brilhado tanto – tem sido consistente, isso sim, basicamente colecionando 6os e 7os lugares. E, sim, o carro é uma cadeira elétrica. No fim, quem venceu com a McLaren nos últimos 8 anos, se não me engano, foi o Ricciardo.

Last edited 1 ano atrás by Marcus
Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Marcus
1 ano atrás

Venceu em uma corrida bem circustancial, na pista menos técnica do campeonato (Monza), e com seu companheiro de equipe proibido pela Mclaren de disputar a vitória daquela corrida, para preservar a dobradinha, sendo que o Norris vinha mais rápido que o Ricciardo antes da ordem de equipe.