SPANTOSAS (3)

Verstappen: nona vitória no ano

POÇOS DE CALDAS (fácil pacas) – Nona vitória em 14 corridas, 93 pontos de vantagem sobre o vice-líder do campeonato, agora Sergio Pérez — no placar, 284 x 191. Esse foi o saldo do GP da Bélgica para Max Verstappen, que mesmo tendo de partir do 15º lugar no grid era considerado favorito em Spa-Francorchamps desde ontem — no fim largou em 14° com a punição de última hora a Tsunoda.

Favorito por dois motivos: está guiando o fino num carro próximo da perfeição e seus adversários, francamente, não estão à altura de seu talento. O que está, Hamilton, não tem carro.

Carlos Sainz, que largou na pole, e Pérez, o segundo colocado, deveriam, teoricamente, lutar pela vitória na Floresta das Ardennes. Não chegaram nem perto. Viram de camarote mais uma exibição precisa e segura do holandês, virtual bicampeão do mundo. E foi mais fácil do que qualquer um poderia imaginar. A Red Bull comemorou a 21ª dobradinha de sua história na categoria, quarta na temporada.

A corrida foi disputada com sol e temperatura agradável em Spa. Na largada, Sainz se manteve na ponta e Pérez partiu muito mal, caindo para quinto logo nos primeiros metros. Alonso, por sua vez, pulou para o segundo lugar e trouxe com ele Hamilton. Os dois campeões se enroscaram ainda na primeira volta e o inglês abandonou pela primeira vez no ano. Errou feio, ao fechar a porta em cima do espanhol. Que, por sua vez, ficou compreensivelmente pistola dentro do macacão. “Esse cara só sabe pilotar quando larga na frente!”, gritou pelo rádio.

Lewis, assim que chegou aos boxes, trocou de roupa e viu o vídeo da batida. Admitiu que não deixou espaço necessário para Alonso ao fazer a curva. Reconheceu o erro e lamentou o ocorrido. Sobre a explosão do espanhol, foi diplomático. “Essas coisas a gente diz quando está de cabeça quente”, concedeu. O próprio Alonso colocou panos quentes numa eventual discussão pós-corrida. “Ele se desculpou e isso é legal da parte dele. São esses acidentes que acontecem em começo de corrida. Ainda bem que meu carro é forte e resistiu.”

Mais atrás, Latifi rodou, voltou pra a pista e Bottas, para não ser abatido pela latifada do piloto da Williams, fez uma manobra evasiva e atolou na brita. Chegaram a se tocar. O safety-car foi acionado. Valtteri abandonou, mas o canadense ficou. Nessas, Verstappen já aparecia em oitavo – largou bem e ainda ganhou duas posições de graça porque Gasly e Tsunoda tiveram de largar dos boxes. Já Leclerc fez um pit stop inesperado para retirar uma sobreviseira que bloqueava um duto de freio.

Leclerc lá atrás: remando, remando, mas nada…

Com a confusão entre Hamilton e Alonso, Pérez retomou a segunda posição. A relargada aconteceu ao final da quarta volta com Sainz, Pérez, Russell, Alonso e Vettel nas cinco primeiras posições. Sebastian também tinha feito uma largada muito boa, saltando do décimo no grid para quinto. Verstappen, único ao lado de Bottas que largara com pneus macios, passou Albon e Ricciardo rapidinho e assumiu o sexto lugar na sexta volta. Estava na corrida. Vettel e Alonso foram as vítimas na volta seguinte. Na outra, Russell. Com oito voltas, voando e deixando seus adversários para trás sem nenhuma dificuldade, o holandês já aparecia em terceiro.

Na volta 11, Max encostou em Pérez, que deu uma atrapalhada de leve no companheiro. “Estamos perdendo tempo de bobeira”, reclamou o líder do campeonato. Aí Sainz foi para os boxes e trocou seus pneus. Na sequência, o mexicano abriu para Verstappen, que chegou à liderança. Com 12 voltas.

Pérez e Verstappen: pequena treta no início

Carlos voltou à pista em quinto. Os pneus estavam se degradando mais rapidamente que o esperado e os pit stops foram antecipados por todas as equipes. Leclerc, a exemplo do Red Bull #1, também escalava o pelotão depois de sua parada precoce. Mas num ritmo bem menos impressionante. Na volta 14, era o quinto colocado. Já Max voava em céu de brigadeiro. Avisou pelo rádio que os pneus estavam OK e que ficaria um pouco mais na pista enquanto a borracha aguentasse. Quando Pérez parou, na volta 15, Sainz subiu para o segundo lugar a 13s de Verstappen.

Max parou na volta 16 e calçou pneus médios em seu carro. Voltou em segundo, menos de 5s atrás de Sainz, que retomara a ponta. E passou a destroçar a diferença para a Ferrari #55. Na volta 18, embutiu no espanhol na La Source, o grampo após a reta de largada. Fez a Eau Rouge atrás do carro vermelho, abriu a asa e tchau.

A Ferrari sofria com os pneus e, pelo rádio, engenheiros e pilotos discutiam estratégias que contemplavam quase todo o abecedário. Plano A? Pode ser, mas por que não o B? O B é legal, mas que tal o H, que parecia interessante? Não, não, vamos ao R e estamos conversados!

E assim, entre letras e incertezas, foram ficando ambos, Sainz e Leclerc, para trás. Na volta 21, Pérez ultrapassou o espanhol e começou a rascunhar uma dobradinha da Red Bull. Na metade da prova, Verstappen, Pérez, Sainz, Russell, Leclerc, Alonso, Vettel, Ocon, Albon e Ricciardo ocupavam as dez primeiras posições. Max tinha mais de 7s de vantagem sobre seu companheiro. Uma superioridade acachapante.

O monegasco após a prova: punição e mais uma posição perdida

Sainz e Leclerc fizeram suas segundas paradas na volta 26. Carlos foi de pneus duros; Charles, de médios. Pérez e Verstappen iriam parar bem depois. No caso de Max, na volta 31. Tudo tranquilo e sem sobressaltos. Colocou mais um jogo de pneus médios e seguiu na sua toada firme e sem ser ameaçado por nada nem por ninguém.

A parte final da prova prometia, de relevante, apenas uma possível disputa pelo terceiro lugar no pódio, com Russell se aproximando de Sainz pouco a pouco. Mais atrás, há que se registrar a belíssima ultrapassagem dupla de Ocon sobre Gasly e Vettel na volta 36, valendo o sétimo lugar. Manobra de almanaque no fim da reta Kemmel, concluída na freada para a Les Combes. O público – calculado em 360 mil pessoas nos três dias do GP – aplaudiu. Aqui, um detalhe que também merece registro: a permanência da Bélgica no calendário foi confirmada oficialmente. Tem Spa em 2023. Ainda bem, é uma pista que não pode ficar fora do Mundial.

O pódio em Spa: prova confirmada para 2023

A briga esperada pela terceira posição não aconteceu. Jorginho não conseguiu descontar a diferença para Sainz e teve de se contentar com o quarto lugar. Max recebeu a quadriculada com enorme vantagem para Pérez, quase 18s, que terminou em segundo. A Ferrari levou um piloto para o pódio, mas não tinha nada para comemorar. Levou uma surra da Red Bull. Nem a volta mais rápida fez, embora tenha chamado Leclerc para colocar pneus macios na penúltima volta. O time calculou mal e devolveu Charlinho à pista atrás de Alonso. O monegasco conseguiu recuperar o quinto lugar, mas não ficou com o ponto extra da melhor volta. Para piorar, foi punido por excesso de velocidade nos boxes e caiu para sexto. Um vexame.

Verstappen, Pérez, Sainz, Russell, Alonso, Leclerc, Ocon, Vettel, Gasly e Albon fecharam a prova nos pontos. Domingo que vem tem mais, sem tempo de respirar. Será na Holanda. Imaginem a festa.

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pindorama
Pindorama
1 ano atrás

Max incrível. Em um carro superior a todos os outros, mostra-se à altura da máquina que tem e não dá chances a ninguém, seja largando em 9o, seja em 14o (quiçá em 20o). Méritos para ele, que vai repetindo as hegemonias de Hamilton, Vettel e Schumacher. O ruim é que a F1 perde em emoção e a temporada 2022 se mostra decepcionante perto do que foi a de 2021. O novo regulamento piorou a competitividade, apesar de prometer o inverso.

Sérgio Lima
Sérgio Lima
1 ano atrás

A Ferrari é uma piada.
Essa cúpula atual não ganha nem o campeonato da F2.

Barreto
Barreto
1 ano atrás

Os pneus médios do “Perdez” duraram menos que os macios do Max.
Para a estratégia da Ferrari com o Leclerc ficasse 100% só faltou ele se enroscar com o Alonso e abandonar.
Albon tirou leite de pedra com o carro que tem.

CHAGAS
CHAGAS
1 ano atrás

Max é brilhante. Mas ontem tinha um carro muito superior. Foi atropelando geral no início, porém mais da metade da corrida só passeou.
As Ferraris estavam abaixo então o único adversário de Max era Pérez, e Pérez é piloto OK. Perto de Max é pequeno, minúsculo. Um grão de areia.
Pérez é aquele que na Espanha vociferaram porque a equipe favoreceu (favoreceu???) Max, naquela corrida muitos desprovidos de cérebro ainda faziam contas achando que o mexicano poderia ser páreo para o título……….. hilário.
Ocon ridicularizou nas ultrapassagens duplas. Duas, ambas cirúrgicas. Largou nas últimas posições e chegou colado em Alonso, é uma resposta àqueles que duvidam de sua capacidade em liderar uma equipe. E está bem claro que Alonso tem parcela grande na melhora do francês.
Russel por incrível que pareça ameaçou o pódio de Sainz, imaginem se Hamilton não comete a bobagem da primeira volta? Provavelmente estaria no pódio.
Gasly (que largou dos boxes), Vettel e Albon merecem palmas.
E o que dizer do semi aposentado Ricciardo? Largou em 8º e chegou só à frente das Hass (uma decepção) e do café com leite Latifi? Pra quem realmente é torcedor do australiano, vê-lo correr ontem foi como assistir um filme de terror, não conseguiu ritmo com nenhum pneu. Totalmente abalado. Alguém ainda acha que merece continuar na F1?
Agora o tal do Latifi……. barbaridade, que piloto horroroso. O cidadão vive atrapalhando corrida dos outros. Como pode um cara desses estar na F1? Latifi por incrível que pareça conseguiu estragar corrida até de Mazepin para se ter uma idéia de quão barbeiro é. Tem pilotos na F2 sem a pontuação de acesso, que são muito melhores que o canadense.
A corrida foi boa. Se na vitória não houve disputa, em todas as outras houve brigas. Bem legal também as várias estratégias por conta dos compostos estarem desgastando demais.

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
1 ano atrás

Show do Max, mais uma pataquada do frágil Leclerc e o resto apenas a olhar a supremacia da Redbull. Estão pedindo outra mudança no regulamento: é proibido ter o Adrian Newey na Equipe.

Muitos estão pedindo a volta do regulamento dos pisos flexíveis. Estava mais parelho

Sandro
Sandro
Reply to  RICARDO BIGLIAZZI
1 ano atrás

A FIA deveria impor já esse novo regulamento em 2022: até o último GP Verstappen larga da vigésima posição. Só para ter alguma graça nas corridas! 😁🤔 Ou colocar um lastro de 50 kg no carro do Vespa.

Superioridade absurda! De 0 a 10 nota 11!

Daniel
Daniel
1 ano atrás

Essa corrida de hoje foi uma “pisa” tão grande, que talvez devesse passar na tv só depois das 22h, tamanha a violência. A diferença absurda lembrou a época da Ferrari 2002/2004, por uns momentos.

E o campeonato de pilotos, tá com cara que não passa de Suzuka a definição.

Jose
Jose
1 ano atrás

Impressionante a diferença de Peres para Verstappen com o mesmo equipamento. O cara sai de 15 e chega em 1 na frente do mexicano 17s.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Jose
1 ano atrás

Lembrou o Bottas

Chagas
Chagas
Reply to  Ricardo Bigliazzi
1 ano atrás

Me lembre qual corrida Hamilton largou em decimo quarto e chegou 18 segundos a frente de Bottas???

Celio Ferreira
Celio Ferreira
1 ano atrás

Hoje deu pra ver o que é um segundo piloto : bom piloto , ganha uma corrida por ano . de vez em quando faz a pole , ou volta mais rápida, mas tudo isso
conforme as circunstâncias da corrida . Agora com o mesmo carro assistam
a volta rápida do MAX, no Q3 , e vejam a diderença de pilotagem. Numero 1
é 1 e numero 2é 2 , está lá pra complementar os pontos da equipe ,para o
campeonato de construtores …E SÓ… Perez , vc deveria ter ganho , que
DECEPÇÃO.. lembrou de Barrichello , Berger, massa , Cevert etc…etc…

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Celio Ferreira
1 ano atrás

Embora é claro que o Max é muito mais piloto que o Sergio, há de constatar que o #1 estava com unidades de potência novinhas em folha, enquanto o #11 não, e isso faz diferença na perfomance.

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
1 ano atrás

Prezado FG: A merecida vitória do Gladiador Max, hoje pilotou de forma perfeita e assim assinalou o memorando comunicando que não tem para ninguém , no próximo GP na Holanda vai sim celebrar com sua torcida laranja mecânica seu Bi – campeonato. A equipe Mercedes-Benz finalmente aceitou o fracasso do projeto W-13. Como torcedor da FERRARI fiquei feliz com o pódio de Carlos Sanz e triste pelo esforço danado de Charles, dois pilotos comprometidos com trabalho e recebem uma assistência técnica medíocre do gerenciamento de pista, tanto na estratégia, como pneus, mesmo com as férias a equipe continua praticando falhas inaceitáveis. O pior da corrida e a maior decepção foi o rendimento dos carros da Maclaren na segunda metade da corrida. Sim o destaque fica pela espetacular dupla ultrapassagem de Ocon. Obs: Lewis Hamilton , errou feio , pediu desculpas para El Fodon ,que contemporizou depois de cabeça mais fria ( Sic ” foi um incidente de corrida isso as vezes acontece ” ). Negócio do China é quando acaba a energia, para pilotar focado na prova e dar espaço , acredito que são mais duas vagas para 2023, e a dupla Xing- Ling vai montar uma barraca de pastéis no Box para torcida .

SulIvan
SulIvan
1 ano atrás

Se Sainz ou Russel tirarem Lecler da terceira posição até o final do campeonato nem será muita surpresa…..

SulIvan
SulIvan
1 ano atrás

LECLERC NUNCA SERÁ CAMPEÃO MUNDIAL DE F1 !
NEM PELA FERRARI NEM POR NENHUMA OUTRA EQUIPE.
A Ferrari deveria se livrar dele logo !

Welton
Welton
1 ano atrás

Flávio

Tenho a impressão que, de alguma forma, a disputa entre Verstappen e Hamilton no ano passado teve uma interpretação política aqui no Br, onde o piloto preto e ligado a causas sociais foi associado a esquerda e o genro branco do bolsonarista ligado a direita.

E posso (devo e quero) estar enganado mas acho que a transmissão da band ainda hoje vive esse clima e, de forma sutil, tem dado um tratamento diferente entre holandês e o Inglês, com clara preferência pelo lado “conservador” e, por vezes, usa um tom desrespeitoso ao hexacampeão.

Nas redes sociais, porque em rodas de amigo a F1 já não é assunto há muito tempo, tem sido unânime o desapontamento quanto a qualidade e parcialidade da transmissão.

Seria uma orientação editorial ou mesmo uma exacerbação das preferências políticas da turma comandada por Sérgio Maurício?

Saudações.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Welton
1 ano atrás

Olhe, que a tchurma da Bandeirantes é claramente pró Verstappen eu não tenho a menor dúvida. Quanto ao lado político, a Glenda tentou justificar, no ar, as asnices ditas pelo motorista do Rolls (e mais novo membro da equipe das rachadinhas) na famigerada entrevista e não foi confrontada na ocasião pelos colegas. Daí pode-se tirar conclusões.

MR. Dan
MR. Dan
Reply to  Edu Zeiro
1 ano atrás

Que vc só posta besteira já tinha percebido, agora com essa da turma da Band ser pró Verstappen me provou que você vive numa realidade alternativa, o que vc usa?

Gabriel Medina, o Outro
Gabriel Medina, o Outro
Reply to  Welton
1 ano atrás

Tb acho a transmissão da band exagerada e meio apatetada. O que mais me incomoda, além do tom eufórico, são as loas tecidas a tudo e qualquer cidadão, por exemplo: como é bom ver a Aston Martin andando bem, como é bom ver a Mclaren brigando lá na frente. Se tudo é bom e se torce pra todo mundo, se anula totalmente o sentido da coisa, e outra, jornalista não tem que torcer, tem que trabalhar. Nisso, a band é realmente muito ruim.

Quanto a Verstappen, Piquet e Hamilton, não acho que exista uma pré definição política da coisa, o fato é que o inglês já é um ídolo a bem mais de uma década, é midiático e sempre gostou do brasil, logo, era óbvio que a identificação seria maior.

Verstappen não tinha qualquer ligação com Piquet até a temporada passada e isso só se tornou um assunto depois da entrevista em que o tricampeão brasileiro se mostrou altamente reaça um tanto gagá, mas no auge da luta entre Hamilton e Verstappen, isso não era assunto. A luta pelo título foi em 21, as ofensas racistas de Piquet, 2022.

Óbvio que todos temos mocinhos e bandidos e Verstappen foi o mocinho de muita gente e o bandido de outros, normal. O holandês nunca foi lá o supra sumo da educação, mas tem aprendido rápido e hoje esbanja coerência em tudo que fala, a resposta dele sobre ter igualado alguns dos números de Lauda é prova disso.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Welton
1 ano atrás

Acho que não, o Reginaldo Leme da umas “Galvanadas” (do verbo Galvão Bueno) quando comenta/torcendo as coisas que o Hamilton e Mercedes fazem. Acho que não ouve mistura de política com corrida. Porém acho que houve uma pequena consolação em relação a perda do Senna pelo público brasileiro em relação ao Hamilton. A adoração do Hamilton pelo Senna criou essa empatia de milhares/milhões de seguidores no Brasil… Algo muito natural quando se tenta minimizar o luto eterno pela perda do Moto… No caso Mito Senna. segue o jogo. Os fantasmas sabem para quem deve aparecer.

André
André
1 ano atrás

Mais uma temporada chata.

Carlos Henrique
Carlos Henrique
1 ano atrás

É altamente aconselhável que Leclerc pegue urgentemente o endereço do(a) cara que resgatou os cabelos do Vettel! A degradação capilar promete ser exponencialmente pior do que a dos pneus… acho que até mesmo o cavalinho rampante está perdendo a crina.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
1 ano atrás

Puxa, nunca imaginei que Adrian Newey fosse tão genial quanto este ano. Só ele projetou um carro tão dentro das regras e tão superior aos demais assim.

Frederico R Efrom
Frederico R Efrom
1 ano atrás

As novas regras da fórmula 1 dão impressão de que é mais uma furada da FIA. Acompanho a fórmula desde o final dos anos 60. Tenho orgulho de dizer que ouvia o barão pela rádio lá do interior do Paraná. Acompanhei as trajetórias de todos os pilotos nacionais e vibrei muito com os títulos do Emerson, Piquet e Senna. Mas a F1 era bem mais competitiva! Mudam as regras mas não simplificam. Queremos competição, quero várias equipes disputando ponto a ponto as corridas e o campeonato. Infelizmente não é o que está acontecendo. A liberty gourmetizou o campeonato. Trouxe as idéias um tanto exageradas American way of life, kitsch….piscina artificial em Miami? Estranho uma equipe despontar tão rápido das outras numa corrida. Ou a Red Bull acertou bem a mão e as outras patinaram ou tem treta por aí. É uma diferença abissal cara. Pela primeira vez no alto dos meus 66 anos e e 50 de acompanhamento da F1 eu perdi o tesão de ver uma corrida. Nunca havia acontecido antes comigo cara!

SulIvan
SulIvan
Reply to  Frederico R Efrom
1 ano atrás

isso acontece calma amigo…. uma hora dessas o tesão (por corrids) volta.

Robson
Robson
Reply to  Frederico R Efrom
1 ano atrás

Vc estava em coma na época da supremacia da Mercedes?

Maurício Sérgio
Maurício Sérgio
1 ano atrás

Essa do leclerc no final foi histórica

SulIvan
SulIvan
Reply to  Maurício Sérgio
1 ano atrás

Foi uma palhaçada total parece filme pastelão de comédia italiano

Manuel Gamallo
Manuel Gamallo
1 ano atrás

Alonso, o Piquet espanhol, trapaceiro, sujo, malandro, mentiroso e conspirador, mesmo assim só ganhou dois camppeonatos enquanto o Lewis……

SulIvan
SulIvan
1 ano atrás

Flavio falou tudo sobre a corrida, não há o que acrescentar
ontem fiz minhas previsões aqui e acertei tudo simplismente:
disse que SAIN e PER iriam ao pódio com o Serginho na frente+ BINGO e que MAX completaria o pódio com chances de vitória e que Lecler seria quarto ou quinto no máximo…. e que o resto seria o resto de sempre……
destaque pros veteranos Vet e Alonso.

Tales Bonato
Tales Bonato
1 ano atrás

Verstappen é ridículo. Entrega logo o troféu para este chato e manda ele para casa!
Só assim os mortais terão chance de disputar alguma coisa. rsrs

Igor
Igor
1 ano atrás

A única coisa que resta saber é em qual corrida Verstappen será campeão.

lucas
lucas
1 ano atrás

A Ferrari tem que simplificar as estratégias.
Carlos Marca os pneus do pérez
Charles marca do Max.
E é isso. toda vez eles fazem merda é bizarro

Bruno
Bruno
1 ano atrás

SPA costuma alternar uma corrida muito boa e várias péssimas.
Hoje foi mais uma para a conta das péssimas.

SulIvan
SulIvan
Reply to  Bruno
1 ano atrás

eu achei uma excelente corrida

Odemar, O Gargantinha
Odemar, O Gargantinha
Reply to  SulIvan
1 ano atrás

Já parou pra pensar que vc não precisa responder todos os comentários, fera?

Edson
Edson
Reply to  Bruno
1 ano atrás

Melhor que a do ano passado foi…. pelo menos tivemos uma corrida

Tiao
Tiao
1 ano atrás

O que será que passa na cabeça de Perez quando o companheiro, que largou na cozinha, dá seta e pisca farol com menos de dez voltas? Deve ser o que passava na cabeça de Barrichelo…

SulIvan
SulIvan
Reply to  Tiao
1 ano atrás

É mesmo TIÂO, esse Verstappen humilha (no bom sentido) todos inclusive seu companheiro de equipe, eu tinha uma expectativa de que Max venceria hoje, mas assumindo a ponta perto do final da corrida…..

lagerbeer
lagerbeer
1 ano atrás

.. “entre letras e incertezas .. ” kkkkkkk… Flavinho é foda !