COTA SIM! (2)

Sainz na pole: terceira na temporada

SÃO PAULO (mas não leva…) – Carlos Sainz sai na pole amanhã em Austin. Mas não tem grandes expectativas de vitória no GP dos EUA. Mal saiu do carro, o espanhol já foi falando: “Foi uma volta boa, mas amanhã vai ser difícil, a Red Bull tem um grande carro em ritmo de corrida…” e por aí foi. O favoritismo está com Max Verstappen, que larga ao lado dele na primeira fila.

O segundo melhor tempo na classificação também foi ferrarista, de Charles Leclerc, mas o monegasco perderá dez posições no grid por troca de componentes de motor. Além dele, mais três pilotos começaram o dia punidos pelo mesmo motivo: Zhou, Pérez e Alonso perderam cinco posições cada. A Ferrari voltou a mostrar força em classificações, fazendo sua 12ª pole em 19 etapas desta temporada.

O sábado foi ensolarado e quente em Austin, com os termômetros marcando 30°C no início da sessão. No Q1, a surpresa entre os eliminados foi Esteban Ocon, em 18º. Ele se juntou a Magnussen, Ricciardo, Schumaquinho e Latifi na turma da degola. Ruim para o francês da Alpine, já que Alonso ficou em sétimo. “Não sei o que aconteceu”, disse, com sinceridade, o piloto do time azul. Ricciardo estancar no Q1 deixou de ser novidade. Sainz, com 1min35s297, foi o mais rápido na primeira parte da classificação, seguido por Leclerc, Verstappen, Hamilton, Pérez e Russell nas seis primeiras posições.

O Q2 riscou do COTA, pela ordem, Albon, Vettel, Gasly, Zhou e Tsunoda. O chinês da Alfa Romeo só não passou ao Q3 porque sua melhor volta foi cancelada por ter excedido os limites de pista. Sorte de Norris, que avançou em décimo. Leclerc fez o melhor tempo: 1min35s236. Verstappen, Sainz, Russell, Hamilton e Pérez fecharam o grupo dos seis primeiros.

Stroll: sétimo tempo, larga em quinto

A briga pela pole parecia destinada a uma luta entre Verstappen e Sainz, com as punições precoces de seus companheiros de equipe. A Mercedes também acalentava alguma esperança, com um desempenho melhor até do que a equipe imaginava. Só que ainda estava longe da Ferrari e da Red Bull no cronômetro. Max abriu a primeira rodada de voltas rápidas com 1min35s044, mas foi superado, de longe, por Charlinho – 1min34s624, 0s420 mais rápido. Na sequência, Sainz e Hamilton também passaram o holandês.

Verstappen saiu sozinho dos boxes, antes que todo mundo, para sua segunda tentativa de “flying lap”. Deu uma volta, aqueceu pneus, se preparou para abrir a volta rápida, mas passou lento pela reta dos boxes. Deu mais uma volta, e sentou o pé. Aí já estava todo mundo na pista. O cronômetro zerou e os pilotos foram fechando suas voltas. Leclerc melhorou um pouco: 1min34s421. Sainz mais ainda, pulando para primeiro com 1min34s356. Verstappen também fez uma volta melhor que a anterior, mas não foi o bastante: terceiro tempo, 1min34s448. Depois vieram Pérez, Hamilton, Russell, Stroll, Norris, Alonso e Bottas nas dez primeiras posições.

Assim, o espanhol da Ferrari acabou ficando com a pole, terceira de sua carreira – todas neste ano; as outras foram em Silverstone e Spa. Com as punições, Hamilton e Russell formam a segunda fila atrás de Carlos & Max.

O GP dos EUA começa amanhã às 16h.

Nas caixinhas do sábado, algumas notícias importantes do dia:

SARGENTO LOGAN – A Williams confirmou que Logan Sargeant será seu piloto em 2023. O americano, terceiro colocado na F-2, ainda precisa confirmar sua pontuação para a obtenção da superlicença, mas não está muito difícil. Na rodada dupla final da categoria, em Abu Dhabi, ele só tem de ficar entre os cinco primeiros na classificação. Está fácil. Será companheiro de Alexander Albon no ano que vem e os EUA terão um piloto de novo na categoria depois de oito anos. O último foi Alexander Rossi, que disputou cinco GPs pela Marussia em 2015.

Sargeant saindo dos boxes: primeiro americano desde 2015

A MORTE DE DIDI – “Didi” é como chamávamos Mateschitz, nós os jornalistas brasileiros, na intimidade de conversas de botequim. A morte do fundador da Red Bull, dominou as conversas no paddock antes da classificação. Aqui publicamos um breve obituário do empresário austríaco.

Mateschitz: fundador da Red Bull morre aos 78 anos
Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
lagerbeer
lagerbeer
1 ano atrás

RIP Didi

Chagas
Chagas
1 ano atrás

Sargeant vai fazer tão feio que sentiremos saudades de Latifi.
Piloto fraquíssimo e sem repertório.

Guilherme Corrêa
Guilherme Corrêa
1 ano atrás

Isso a Band não mostra kkk. O treino nao foi ao ar na TV aberta.

Andre Scudeller
Andre Scudeller
Reply to  Guilherme Corrêa
1 ano atrás

Isso mesmo, tinha pensado a mesma coisa ontem. Cadê o pessoal que fala que a transmissão mudou da água para o vinho por causa dela.