SOBRE ONTEM DE MANHÃ

A IMAGEM DA CORRIDA

Pérez atrás do safety-car: vitória ameaçada

SÃO PAULO (ganhar duas vezes é mais legal) – Aí em cima, o momento de maior tensão de Sergio Pérez na corrida de ontem. A distância que ele deixou para o safety-car. Por conta dela, maior do que dez carros, levou 5s de punição. Quase perdeu a corrida. Ainda bem que conseguiu abrir 7s5 na quadriculada. Seria muito injusto. O mexicano é um piloto irregular. Tem sido discreto, para dizer o mínimo, nesta temporada. Porque a comparação é cruel, com um companheiro de equipe muito, muito acima da média. Mas, às vezes, Checo vai muito bem. Foi o caso, em Singapura.

O NÚMERO DE MARINA BAY

22

…pontos fez a McLaren com o quarto e o quinto lugares de Norris e Ricciardo. Igualou seu desempenho do fim de semana de Ímola, o melhor na temporada até aqui. Como a Alpine zerou, a equipe papaia voltou ao quarto lugar entre os construtores, com 129 pontos. Os franceses, que também não pontuaram em Monza, têm 125. Nas últimas três provas, a McLaren fez 34 pontos contra apenas dez da Alpine. A briga está boa.

Vamos às contas. Verstappen tem 341 pontos e ainda há 138 a disputar em cinco corridas. A saber: 5 x 26 (vitória mais ponto extra da melhor volta) + 8 (vitória na Sprint de Interlagos). Assim, apenas dois pilotos ainda têm chances matemáticas de alcançar e passar o holandês. Leclerc, com 237, pode chegar a 375 se fizer todos os pontos possíveis nos últimos cinco GPs. Pérez, com 235, iria a 373 com esse aproveitamento de 100%. Russell, quarto colocado no Mundial, só pode alcançar 341 e perderia para Max no número de vitórias. Portanto, está fora da briga matematicamente.

Para Verstappen ser campeão em Suzuka sem ter de pensar muito nos resultados dos outros, basta vencer e fazer o ponto extra da melhor volta da corrida. Se conseguir, vai a 367. Mesmo que Leclerc fique em segundo no Japão e faça todos os pontos restantes nas outras quatro provas, com Verstappen zerando em todas, atingiria os mesmos 367 e, da mesma forma, seria derrotado nos critérios de desempate.

A diferença do piloto da Red Bull para o monegasco da Ferrari, hoje, é de 104 pontos. Para seu companheiro Pérez, de 106. Depois de Suzuka haverá mais 112 pontos em jogo. Se Max sair do Japão com diferença igual ou maior do que 112 em relação aos seus dois mais diretos perseguidores, acaba domingo que vem. Deu para entender, né?

A FRASE DE SINGAPURA

“Eu já perdi 60 pontos este ano por problemas de confiabilidade no carro.”

Fernando Alonso

O espanhol da Alpine, em seu 350º GP, abandonou com o motor quebrado. Bateu o recorde, mas saiu de Singapura decepcionado. Fazia uma boa prova, andando entre os primeiros. Estava em sexto quando abandonou, na volta 21.

Alonso: mais um abandono com problemas técnicos

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

GOSTAMOS de ver Daniel Ricciardo fazendo uma boa corrida de novo. Ele não terminava entre os cinco primeiros desde o GP da Arábia Saudita do ano passado. De quebra, a McLaren ainda comemorou o quarto lugar de Lando Norris. Foram bem, os meninos de laranja.

NÃO GOSTAMOS do resultado final da Mercedes, que tinha Lewis Hamilton em terceiro no grid e terminou apenas em nono. George Russell, que teve problemas nos freios no sábado, teve de largar dos boxes e acabou fora da zona de pontos. A equipe desperdiçou uma boa chance de pódio. Lewis cometeu alguns erros e George arriscou os pneus slicks, sem nada a perder, e não deu certo.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edu Zeiro
Edu Zeiro
1 ano atrás

Pois é, pra quem fez coisa muito pior na temporada sem consequências, essa punição de mais de dez carros atrás do safety car foi tranqüilinha, não alterou em nada o resultado. Ou seja, na prática perezba continuou como o inimputável.

SulIivan
SulIivan
Reply to  Edu Zeiro
1 ano atrás

Sr Chupez Alonso fique sabendo que torci muito pelo Perez e ele não me decepcionou mesmo sendo segundo piloto assumido.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  SulIivan
1 ano atrás

Como sempre mais perdido do que cego em tiroteio…

Johelmyr
Johelmyr
1 ano atrás

Uma pergunta para você, Flávio, que tem as melhores fontes do mundo.
É verdade que a FIA descobriu que o estouro do teto de gastos da RBR é devido ao pagamento do salário do MASI?

Chupez Alonso
Chupez Alonso
1 ano atrás

E vai ser vice.

E ser vice não é ruim.

CHAGAS
CHAGAS
1 ano atrás

Pérez é um piloto médio. Na chuva ele passa a outro nível, o rapaz é um dos especialistas neste terreno. Foi o que aconteceu domingo, boa parte de sua vitória foi pela condição atípica em Singapura.
Mas claro que o piloto mereceu, principalmente no final quando empurrado pela equipe fez voltas de classificação para colocar 8 segundos em Leclerc que babava atrás da vitória. Diga-se mais um paulada na cabeça do monegasco que esse ano está explodindo e implorando para começar logo a próxima temporada.
Com o carro dos “touros” foi a vitória mais contundente do mexicano, e o mais legal é que ouvir a melodia do hino mexicano é uma sensação especial. Lindo.
Sainz declara que o terceiro lugar era o máximo que podia fazer, e em se tratando de Sainz é isso mesmo, não se espera nada fora da curva.
As Mc Larens capitaneadas por Norris deram um duro golpe na Renault que se desmanchou com os dois carros, em abandonos preocupantes. Alonso que já deu tchau pra equipe não poupou as críticas.
Stroll e Vettel foram arrojados e precisos na medida certa.
Max errou na largada, mas acelerou e se recuperou…… e errou de novo? Mais pra frente vemos Hamilton errando miseravelmente, duas vezes. Raro.
E Russel resolveu seguir o chefe errou na ultrapassagem sobre Bottas e depois contra Schumaquinho, um show de bizarrices do rapaz.
Mas ninguém ganha de Tsunoda ehhhh Tsunoda. Ah mas tem o Latifi ehhhh Latifi. Pelo amor de Deus Williams não vai me colocar Sargeant no lugar do canadense, por mais incrível que pareça seria mudar pra pior.

Adriano Tenório
Adriano Tenório
1 ano atrás

Alonso foi otimista com essa estimativa dos pontos perdidos.

Otávio
Otávio
1 ano atrás

O mais engraçado é o Hamilton, reclamando que o campeonato está acabando cedo porque a RedBull tá ganhando tudo.. Sério? Logo ele?…rsrsrs

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Otávio
1 ano atrás

É um cara de pau.

SulIivan
SulIivan
Reply to  Chupez Alonso
1 ano atrás

também acho

Sullivan
Sullivan
1 ano atrás

É isso aí mesmo Gomes, dissestes tudo tudo tudo.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
1 ano atrás

Muito obrigado senhor escriba
Não assisti a corrida, então a resenha contou a história toda.

Barreto
Barreto
1 ano atrás

Esta regra de dez carros de distância para o safety car tem alguma razão prática ou é só por marketing?

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Barreto
1 ano atrás

Queria saber como o piloto mede exatamente 10 carros de distância.

SulIivan
SulIivan
Reply to  Chupez Alonso
1 ano atrás

boa pergunta

Antonio Seabra
Antonio Seabra
1 ano atrás

Favio,

Discordo em 2 pontos básicos:

1 – Ricciardo não fez uma corrida tão boa quanto tem sido decantado: em pouco mais de 20 voltas perdeu mais de 20 segundos para Norris. Logo, não dá pra dizer que foi um dos destaques da corrida (na minha opinião, é logico).

2 – Russel não apenas deu azar na troca pra pneus slick cedo demais, ele também errou bastante. Rodou, bateu com Schumacher numa freada, sei lá mais o que. Fora que nos treinos esteve muito abaixo do esperado.
Russel, como bem destacou Max Wilson nos seus comentários na TV, é um piloto que não assume os próprios erros, sempre coloca a culpa em alguma coisa ou em alguém. Isso vem desde a porrada com Bottas, ano passado em Imola, em que ele errou feio e botou a culpa no finlandês.

Antonio

TYRRELL
TYRRELL
Reply to  Antonio Seabra
1 ano atrás

Perfeito seu comentário, concordo em gênero, número e grau.

SulIivan
SulIivan
Reply to  TYRRELL
1 ano atrás

concordo com voes dois com certeza

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
1 ano atrás

Prezado FG: O GP de Singapura, foi muito monótono, tivemos três erros de Lewis Hamilton, e George se adiantou nos pneus, erro de estratégia da equipe pois o piso asfáltico do circuito demorou para ter a temperatura ideal. Checo fez uma corrida acima da expectativa uma maravilhosa vitória dando muita alegria aos torcedores mexicanos/latinos lembrando o talento dos irmãos Rodríguez ( Pedro e Ricardo). O destaque fica por conta do Piloto Daniel Ricciardio ,alçou 11 onze posições no grid e Norris é muito eficaz e constante. O pior da corrida fica na conta do desempenho de Lewis Hamilton. Próxima temporada com a crise econômica existe a possibilidade de quatro equipes com novos donos. A AUDI montadora tem muito dinheiro em caixa e estuda uma estrutura de ponta e visa sim adquirir a equipe inglesa Maclaren é só o fundo de investimento endossar as promissórias. Aston Martin do investidor Lawerence Stroll (Tommy Hilifiigr e Ralph Lauren), não vendeu muitas roupas, provável negociações com fundo indiano ou norte americano, sobram Alfa-Romeu e Haas, que podem perder o bonde de um bom negócio, no estilo de Claire Willians, vão se os anéis ficam os dedos, ficou chupando o dedo seu pai Frank perdeu a chance de vender a equipe para a montadora BMW. Na moita a família Andretti, não descarta a aquisição em parceria com fundos americanos.
Obs: Gola Profunda fazendo buscas de informações para temporada de 2023?

SulIivan
SulIivan
Reply to  Paulo Dantas Fonseca
1 ano atrás

Concordo contigo em 97% viu Paulo, excelente análise .

Fernando
Fernando
1 ano atrás

Nossa vitória será em dobro!!!!