TÁ ACABANDO (2)

Nona pole de Leclerc no ano: presente da Red Bull

SÃO PAULO (da mais louca alegria) – Charles Leclerc ganhou uma pole de presente hoje em Singapura. Um erro de cálculo da Red Bull – falo da quantidade de combustível no tanque do carro de Max Verstappen – ajudou o monegasco a conseguir, pela nona vez no ano e 18ª na carreira, a posição de honra num grid. O holandês, líder do Mundial, ficou apenas com a oitava posição no grid. Sergio Pérez, seu companheiro rubro-taurino, estará na primeira fila ao lado de Charlinho.

Com essas posições de largada, é difícil acreditar que o título possa ser decidido amanhã matematicamente. Para que isso aconteça, Verstappen precisa vencer a corrida e torcer para que Pérez chegue de quarto para trás e Leclerc termine em oitavo ou pior. A decisão deve ficar mesmo para o Japão.

Pista molhada no começo da noite: dor de cabeça para todos

A chuva deu uma bagunçada na classificação, porque a pista não secou totalmente depois das pancadas que ensoparam a cidade-estado do sudeste asiático ao longo do sábado. A terceira sessão de treinos livres, por sinal, teve só meia hora de duração porque o asfalto estava muito molhado e os boxes foram abertos apenas quando a direção de prova achou que as condições eram minimamente aceitáveis para a prática do automobilismo de competição.

Na hora de definir o grid, parte do circuito estava bem úmida. Por isso, a primeira escolha dos pilotos foi pelos pneus intermediários no Q1. E os tempos registrados nem foram tão ruins, já abaixo dos 2min. E caindo rapidamente, porque um trilho menos molhado começava a se formar na medida em que os carros faziam o trabalho de secagem. Mas alguns trechos muito escorregadios inibiam qualquer pensamento um pouco mais tentador sobre o uso de pneus slicks.

Verstappen com intermediários: bem no Q1

Verstappen fechou a primeira parte da classificação em primeiro com 1min53s057, seguido por Hamilton, Leclerc, Pérez, Sainz e Russell nas seis primeiras posições. Os eliminados foram Bottas, Ricciardo, Ocon, Albon e Latifi. Teve gente que decepcionou. O francês da Alpine foi um deles – Alonso ficou em nono. O finlandês da Alfa também – Zhou terminou em décimo. O resto, inclusive Ricciardo, normal. O australiano está demitido da McLaren e, sinceramente, vê-lo nessas corridas finais pelo time papaia tem sido melancólico. Melhor fariam todos se chegassem a um acordo que permitisse a Oscar Piastri estrear já, para pegar cancha e começar 2023 mais bem preparado.

As coisas não mudaram muito no Q2 e os pneus intermediários foram, novamente, mandatários. Só que quando faltavam 5min para o encerramento da segunda parte da classificação, Alonso entrou no rádio e sugeriu pneus para pista seca. Acho que estava zoando. A Alpine ficou discutindo a questão e enquanto não resolvia nada a dupla da Aston Martin foi na onda de Fernandinho e colocou pneus macios. Zhou fez o mesmo. A aposta, porém, não se pagou. Nenhum dos três melhorou seus tempos. Leclerc terminou o Q2 na frente com 1min52s343, seguido por Hamilton, Verstappen, Pérez e Alonso – que não arriscou os slicks. Foram degolados Russell, Stroll, Schumacher, Vettel e Zhou.

Russell? Pois é, Russell. Ninguém entendeu nada, o moço não costuma parar por aí em classificações. OK, a eliminação se deu por 0s006, quase nada. Mas não passou. E não teve desculpinha. “Sorry guys”, disse Jorginho pelo rádio. Gosto muito de “sorry guys”. É sempre um troço sincero. Exceto em 2008 lá mesmo em Singapura. Vocês sabem do que estou falando.

Russell ficou no Q2: “Sorry, guys”

O fracasso dos que arriscaram slicks no Q2 não intimidou os que passaram ao Q3. Oito dos dez – as exceções foram Tsunoda e Magnussen – espetaram pneus lisos macios para pista seca e foram à luta. A primeira volta de todos foi, digamos, de reconhecimento. Era preciso tomar algum cuidado porque alguns pontos dos 5.063 m do traçado ainda tinham água.

Hamilton bateu o cronômetro em 1min53s082 na sua primeira volta boa. Tsunoda, com intermediários, ficou 2s088 atrás, provisoriamente em segundo. Magnussen, o outro que saiu com pneus para pista molhada, nem completou a volta e trocou para macios lisos, também. Aí os tempos começaram a cair. Alonso superou Hamilton, foi superado por Leclerc, que por sua vez foi batido por Lewis Todos dando mais de uma volta com o mesmo jogo de pneus. E tudo num intervalo de segundos. A pista melhorava nitidamente, secando cada vez mais.

Hamilton se segurava em primeiro com 1min51s019 a menos de 2min do encerramento da classificação. Sonhava com sua primeira pole no ano. Mas nada estava garantido. Alonso entrou na casa de 1min50s e tomou a ponta dele. Leclerc, na sequência, baixou para 1min49s412.

Max nos boxes: “Quem é esse padre?”

Então apareceu Verstappen na TV, com uma volta muito boa nos dois primeiros trechos. Aí ele tirou o pé. Viu que a pista estava melhorando e decidiu abrir outra volta perto de zerar o cronômetro para fazer um daqueles tempos que humilham os rivais. Não sei ainda de quem foi a decisão – se dele, ou da equipe.

Seja como for, não deu muito certo. Nessa volta modelo “vamos-amassar-todo-mundo”, ele já tinha 0s903 de vantagem sobre Leclerc na segunda parcial quando a Red Bull mandou que ele voltasse para os boxes. Charlinho, já fora do carro, só comemorou.

Max entrou no rádio disparando impropérios. “Que que é isso? O que vocês fizeram? Quem é esse padre?”, gritava. “Falamos depois”, ouviu da chefia. “As regras foram assinadas por todos. Vamos respirar.” O time explicou depois que, se ele fechasse a volta, não teria combustível suficiente quando retornasse aos boxes para que fosse feita a fiscalização de praxe da FIA – é preciso tirar uma amostra de um litro do tanque para análise, e se não houver o bastante o peso da borduna é implacável: desclassifica e pronto.

Pérez dividirá a primeira fila com o monegasco da Ferrari, com um tempo apenas 0s022 pior que o da pole. Hamilton, 0s054 atrás, ficou em terceiro. É a melhor posição de largada do heptacampeão no ano. Sainz, Alonso, Norris, Gasly, Verstappen, Magnussen e Tsunoda fecharam o grupo dos dez primeiros.

O grid em Marina Bay: título fica para o Japão, pelo jeito

Ao contrário de outras corridas em Singapura, essa de amanhã não está definida por causa da pole, não. Aqui vale lembrar que em oito das 12 edições da prova – realizada pela primeira vez em 2008 e pela última, em 2019 – o vencedor foi o pole-position. Isso só não aconteceu em 2008 (pole de Massa, vitória de Alonso, vocês sabem como), 2012 (pole de Hamilton, vitória de Vettel), 2017 (invertido, Vettel na pole, Hamilton em primeiro) e 2019 (Leclerc largou na frente e Vettel ganhou pela última vez na carreira).

É que Charlinho não ganha faz tempo, desde a Áustria. A Ferrari em ritmo de corrida é pior do que em classificação. Terá a seu lado no grid um carro da Red Bull, equipe que venceu as últimas cinco etapas do campeonato. Verdade que com outro piloto, mas o carro é o mesmo. Pérez pode sonhar, claro. Hamilton, em terceiro, está com apetite e, vou dizer, até tem chance de vitória. E sempre há um Verstappen. Mesmo em oitavo no grid, não se pode descartá-lo mesmo em uma pista travada e ruim para ultrapassar como a de Marina Bay. Ele já fez coisa mais difícil neste ano.

A corrida começa às 9h amanhã. Dá tempo de ver, tranquilamente, e sair para votar. E cravar 13 com força para mandar essa turma de zumbis de volta pro esgoto. Já deu.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Chupez Alonso
Chupez Alonso
1 ano atrás

Rei das poles. Só não ganha.

Carlos Sato
Carlos Sato
1 ano atrás

Muito estranho. Red Bull comtendo um erro tão primário como esse? Sei não, tem coisa nessa história.
Oportunidade para Leclerc e Perez que dividem a primeira fila. Só falta o monegasco combinar tudo com a Ferrari.
Hamilton na espreita e Verstappen largando em oitavo não vai ter vida fácil não.
E agora a chuva atrasou tudo.

Rebeca Vidali
Rebeca Vidali
1 ano atrás

Meu palpite sobre quem vencerá amanhã: Lula!

Luciano Colombo
Luciano Colombo
1 ano atrás

Amanhã é dia do “L”. O L13 na urna e L44 na P1

Last edited 1 ano atrás by Luciano Colombo
SulIivan
SulIivan
1 ano atrás

MINHA PREVISÃO PARA A CORRIDA DE F1 DE DOMINGO 02/10/2011:

1- THE MAX
2- SERJÃO PEREZ
3- CARLOS SAINZ

Podem anotar o pódio, mas e o resto ? Sei lá…..quem se importa.

Márcio Poli
Márcio Poli
1 ano atrás

Vou perder uma corrida pela primeira vez em décadas pois serei mesário na eleição de amanhã. Caprichem no Fim de Papo do Uol, que verei no You Tube mais tarde, depois que sanearmos a presidência da República.

SulIivan
SulIivan
1 ano atrás

Esse negocio de 1 litro de gasolina pra analise é uma merda jurassica, nao faz sentido isso, é pra ingles ver mesmo….algo arcaico mesmo, desnecessario.
Já o treino foi eletrizante, a pista meio seca meio molhada tornou tudo imprevisivel até o ultimo minuto e no fim LECRERC foi o mais afortunado, PEREZ se colocou bem e acho que ele vence amanha,,,,veremos né, Zé ALONSO botou fervendo como sempre e o GEORGe MASSA não foi muito feliz mas ele e o THE MAX vão dar um show com certeza e a corrida promete ser muitissima atraente mas,…

....infelizmente SINGA PURA ficara marcada pela roubalheira mutreta corrupção semvergonhice etc etc patrocinados pelo NELSINHO JR E FLAVIO (briatore diga se de passagem nada a ver com o nosso GOMES aqui)
Edson
Edson
1 ano atrás

Que o governo bozo acabe amanhã…. tomara

Glauciobranco
Glauciobranco
1 ano atrás

O latiffi ficou acima dos 107%… meo Deus!

Rodney Domingues
Rodney Domingues
1 ano atrás

“Quem é esse padre?” Rolei de rir. Vc é demais!

Ciro
Ciro
1 ano atrás

Muito bom o texto Flávio, as interfaces com o debate foram bem criativas. Só não entendo o porquê de precisar de 1 litro para análise do combustível. Duvido que realmente usam tudo isso na análise. Mas, de qualquer forma, Red Bull bobeou e perdeu uma pole fácil, amanhã se a Ferrari trabalhar como sempre trabalha, o Vespa assume a liderança faltando umas 30 voltas, será apertado!

Candidato Padre
Candidato Padre
Reply to  Flavio Gomes
1 ano atrás

O frentista era laranja.

René Campos
René Campos
1 ano atrás

Vou cravar o 13 logo cedo, às nove quando a corrida começar, a minha parte já estará feita. A corrida vai ser mais divertida assim.

Valmir lopes
Valmir lopes
1 ano atrás

13, sim.