EXISTE GP EM SP (14)

Enzo e Marko: passo importante para o jovem Fittipaldi

SÃO PAULO (aí sim) – A notícia foi tornada oficial agora há pouco e, pelo jeito, a negociação foi conduzida com bastante discrição — ninguém tinha falado da possibilidade. Enzo Fittipaldi, neto de Emerson, 21 anos, foi contratado pela Red Bull e passa a fazer parte da academia de pilotos da marca no ano que vem. Sexto colocado na F-2 neste ano, seis pódios, com chances de terminar o campeonato entre os três primeiros se for bem na rodada dupla de Abu Dhabi que fecha a temporada, Enzo segue na categoria no ano que vem. Mas deixará a modesta Charouz para ser alocado num time mais competitivo pela Red Bull, a Carlin.

Eu diria que esse acerto é mais promissor, pensando em F-1, do que o de Felipe Drugovich, campeão antecipado da F-2, com a Aston Martin. Enzo tem sido um grande destaque da F-2 e o faz de forma surpreendente. Estreou no fim da temporada passada, sofreu um forte acidente em Jedá, quebrou a perna, mas se recuperou e veio forte neste ano.

A turma da Red Bull na F-2 neste ano decepcionou, e em 2023 a aposta, além de Enzo, será feita no franco-argelino Isack Hadjar, 18 anos. Vice-campeão da F-3 desta temporada, o moleque é tido como um fenômeno. Certo é que esses dois podem alimentar esperanças reais de chegar à F-1 rápido, se não fizerem nenhuma besteira, pela porta da AlphaTauri. Yuki Tsunoda corre no ano que vem, mas não tem vida longa na categoria. Será engolido por Nyck de Vries em 2023 e em 2024 só continua se a garotada da base fracassar redondamente e ele mesmo, Tsunoda, fizer algo que ninguém espera.

Brasileiros com o patrocínio da Red Bull não são exatamente uma novidade no automobilismo. No passado, Enrique Bernoldi (quando chegou à F-1 na Arrows), Ricardo Maurício, Pedro Bianchini (que começou muito bem no kart, sofreu um acidente na F-BMW e sumiu) e Sergio Sette-Câmara vestiram as cores dos energéticos. Todos passaram pelas mãos de Helmut Marko, mas nenhum foi muito longe. Nos monopostos, pelo menos.

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Nogueira - Lula 13
Felipe Nogueira - Lula 13
1 ano atrás

Flávio, tem um jornalista jovem da base que falou sobre o Enzo da Red Bull, o Stik do GRID de Largada. Conhece?

Rodrigo
Rodrigo
1 ano atrás

Igor Fraga também foi um brasileiro junior da Red Bull em 2020, e foi o último brazuca a entrar na academia antes do Enzo. Ele foi campeão da Toyota Racing Series naquele ano, desbancando pilotos como Yuki Tsunoda e Liam Lawson. Isso chamou a atenção do Helmut e ele foi contratado pela academia da Red Bull. Ele já havia assinado com a Charouz para correr na F3 antes de entrar na Red Bull, porém teve o azar daquela equipe ser justamente a pior da categoria, tendo passado o ano se arrastando no fim do grid e chegando a brigar com a equipe. Mesmo assim, a Red Bull não quis saber e não renovou com ele.

Barreto
Barreto
1 ano atrás

Tomara que sobreviva ao moedor de pilotos da Red Bull.

lagerbeer
lagerbeer
1 ano atrás

Que foto … e pensar que vovo do Enzo fez isso no olho do Marko sem querer