PRECIPITESTES (2)

Segundo dia no Bahrein: Zhou na frente

SÃO PAULO (não gostou, reclama no Procon) – Prestem atenção na folha de tempos acima. É o resultado do segundo dia da pré-temporada no Bahrein. E é isso mesmo que vocês estão vendo: Guanyu Zhou, ou Zhou Guanyu, alguém precisa se decidir, ficou em primeiro. De Alfa Romeo! Verstappen, fominha, catou o carro que Pérez usou de manhã e foi o segundo.

Já dá para fazer prognósticos definitivos até sábado que vem? Lógico. Como ontem, a análise que segue será feita equipe por equipe. Anotem tudo e cobrem deste que vos escreve no fim do ano. Mas, antes, duas imagens para balizar vosso entendimento. A primeira, com os pneus que cada um usou para fazer seus melhores tempos. A segunda, com o total de voltas que cada equipe completou hoje. Clique nas imagens para vê-las em formato maior.

Nota-se que Zhou fez o melhor tempo com o (C5), que vem a ser uma goma de mascar derretendo no sol: o pneu mais macio do mundo, que dura uma volta e depois vira borracha líquida. De Vries e Hülkenberg foram de C4, macios, que após o uso pode virar mesa de centro, mas fica meio grudenta. Sargeant foi de C5 sem parênteses, um pouco menos gosmento que o (C5). E Pérez, coitado, foi de “proto”, pneu protótipo, feito para durar dois meses rodando sem parar calçando uma Rural Willys. Explico na caixinha da Red Bull. O resto foi de (C3), conhecidos como médios.

No quadro da direita, percebe-se que a McLaren tirou o atraso e que a Mercedes andou pouco porque teve uma quebra no carro de Russell. A equipe já considera voltar aos caminhões, apenas. Vamos à análise criteriosa do dia:

Pérez; “Posso andar de macios?

RED BULL (123 voltas/Verstappen P2, Pérez P14) – Sergio Pérez pôde andar no carro pela primeira vez. Amanhã será ele o dia inteiro. Quando entrou no cockpit, percebeu que seus pneus estavam envernizados. “Que pneu é esse?”, perguntou. “Protótipo”, respondeu o mecânico. “Você não trabalhava aqui, quem é você?”, estranhou o piloto. “Sou o novo marceneiro.” Explica-se. O pneu é de madeira, duro como um balcão de mogno laqueado. Ao mexicano não foi concedida a graça de experimentar pneus um tiquinho mais velozes. Ele andou, andou e nada de vir tempo. Nos últimos minutos, pediu para colocarem macios. “Não tem”, respondeu o marceneiro. “Mas se quiser de MDF a gente coloca. Só preciso lixar as bordas.” Verstappen pegou o carro de tarde e fez o segundo tempo. Vai ser campeão de novo.

Sainz: previsões otimistas

FERRARI (138 voltas/Sainz P6, Leclerc P8) – “Ele deu duas voltas mais que eu”, choramingou Leclerc ao telefone com o ex-chefe Mattia Binotto, reclamando que Sainz tem sido favorecido na equipe. “Foda-se”, respondeu o italiano. Ao final do dia, ambos terminaram em posições discretíssimas. “Estamos chegando”, falou o espanhol. “Quanto tempo mais?”, perguntou o jornalista italiano da “Gazzetta della Puglia”. “Uns oito meses.”

MERCEDES (98 voltas/Russell P13, Hamilton P15) – Encerrados os trabalhos no Bahrein, a equipe se reuniu em torno de uma mesa. O dia não foi lá muito proveitoso. “Da AlphaTauri e da McLaren a gente ganha”, disse Hamilton. “Estamos perto deles. Aproveitando, queria agradecer ao esforço da equipe aqui e na fábrica por…”, mas ninguém mais estava ouvindo, porque naquele momento chegava Russell, esbaforido. “Tive de voltar a pé, e é mentira que faz frio de noite no deserto.” O carro estava longe, parado com uma pane hidráulica ao lado de dois camelos e um beduíno que cobrou dez dinares para “ficar olhando”. “Você tinha dinheiro?”, perguntou Toto Wolff. “Ele tinha maquininha.” Ao espanto de todos, completou. “Mas não era de aproximação, fiquem tranquilos.” Alívio na equipe. Ao fim da reunião, o time concluiu que: 1) o carro é tão ruim quanto o do ano passado; 2) uma nova asa traseira será usada na primeira corrida do ano porque a trazida para os testes tem a aerodinâmica de uma máquina de lavar; 3) está sendo considerada a possibilidade de pedir ajuda a um projetista aposentado de São Bernardo do Campo que hoje vive em Trancoso, no sul da Bahia.

ALPINE (108 voltas/Gasly P10, Ocon P12) – “Pinta logo de rosa essa merda”, falou Ocon assim que saiu do carro. “Aí pelo menos vai ter assunto.” Na hora apareceu uma notificação no celular de Otmar Szafnauer. Era uma mensagem de Mark Webber, agente de Oscar Piastri. “Entendeu agora? Não era nada pessoal”, dizia o texto.

Piastri no crepúsculo: tem vertical?

McLAREN (138 voltas/Piastri P9, Norris P16) – “Me manda pra eu postar?”, pediu Piastri ao autor da foto acima. Quando viu que o corte no Insta ficou ruim, perguntou se tinha vertical ou em vídeo para o stories. Norris acorreu para ajudá-lo e os dois decidiram ensaiar uma dancinha para o TikTok. “Tenho uma namorada brasileira que me mandou uma música nova”, falou. Piastri perguntou o nome. “Não sei, mas diz assim: Vem deslizando/Que eu tô gostando/Ela me pede mais/Não para não meu bem/E vem sentando gostosinho pro pai/E vem jogando de ladinho, neném”. “Isso aí é o nosso carro, Lando!”, adorou Piastri. Estão ensaiando. Enquanto isso, o moleque de TI mexia no painel lateral que muda os patrocinadores do carro. Andar que é bom…

Zhou: o melhor do dia

ALFA ROMEO (132 voltas/Zhou P1) – “Vou tirar o bigode!”, decidiu Bottas, que passou o dia vendo o companheiro guiar. Quando Zhou tacou pneu melequento para fazer o melhor tempo do dia, Valtteri exultou: “Preciso levar esse cara pra sauna comigo, ele é foda!”. Guanyu chegou nos boxes e deu a letra: “Faz exatamente a mesma coisa amanhã. Mas quando parar o carro pede pra levantarem logo, porque senão ele vai ficar grudado no asfalto e nunca mais sai”. O quadro com os tempos foi impresso e serão feitas 1,412 bilhão de cópias para serem distribuídas à população pelo partido.

Alonso: a única equipe que melhorou de verdade

ASTON MARTIN (130 voltas/Alonso P3) – Antes, a notícia: Drugovich anda amanhã de manhã. Alonso, de tarde. Assim, no balanço das horas, Fernandinho ficou com dois dias e o brasileiro, que é reserva, com um. Melhor não reclamar. Porque, pelo jeito, Stroll dificilmente corre no dia 5. Então, que Felipe aproveite cada segundo. Quanto ao espanhol, voltou a andar bem, muito bem. A equipe fez grandes progressos. A boca pequena, andam dizendo que será a quarta força do ano. E que pode beliscar a Mercedes. A ver. Mas que até agora é a única que impressionou, disso não há dúvidas. Ao final do treino, Alonso mandou uma mensagem para Szafnauer: “Entendeu agora? Não era nada pessoal”. O dirigente da Alpine teve a sensação de que alguém já tinha dito aquilo para ele hoje.

Haas: economia nos banquinhos

HAAS (135 voltas/Hülkenberg P5, Magnussen P11) – Olha, esse quinto lugar do Hulk foi realmente incrível e palmas pra ele que ele merece. Mas a notícia mesmo é a da foto acima. A Haas decidiu que sua cabine de pitwall neste ano terá apenas três lugares, e não seis. Com isso, a equipe disse que vai economizar, na temporada toda, US$ 250 mil. UM QUARTO DE MILHÃO DE DÓLARES porque a cabana será menor e terá três banquinhos a menos. A imprensa comprou a cascata de Günther Steiner, que já mandou a frase da pré-temporada para ser usada no “Drive to Survive” do ano que vem: “Se pra economizar eu tiver de ficar em casa, fico também!”. Gene Haas está considerando a possibilidade.

ALPHATAURI (159 voltas/De Vries P4, Tsunoda P17) – Sim, sabemos que De Vries estava com pneus macios, mas me darei o direito de elogiar o rapaz. Gosto desse piloto. Sabemos também que a AlphaTauri não vai fazer nada no ano e que Tsunoda é ruim. Num dia como hoje, porém, fiquemos apenas com as boas notícias.

WILLIAMS (154 voltas/Sargeant P7) – Fiquem falando mal da Williams, fiquem… Fiquem falando mal do Sargento, fiquem… Depois não digam que não avisei.

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Marcus
Marcus
1 ano atrás

O Zak Brown é super boa-praça e tal, geral curte a McLaren, mas fica claro que o problema não era o Ricciardo e persiste para 2023.

Last edited 1 ano atrás by Marcus
Marcos Bassi
Marcos Bassi
1 ano atrás

Por falar em Alfa Romeo…prestando atenção nos detalhes e com a iluminação noturna…a roda vermelha da Alfa é das mais bonitas.

Last edited 1 ano atrás by Marcos Bassi
Daniel Perrenoud
Daniel Perrenoud
1 ano atrás

Flavio Gomes, entre tantas noticias, a mais importante, que é o capacete do Bottas nessa pré-temporada, foi negligenciada.

https://www.instagram.com/reel/Co-GXBmLSUi/


Marcos Sousa
Marcos Sousa
1 ano atrás

Isso é que é análise 😀

Daniel Perrenoud
Daniel Perrenoud
1 ano atrás

Claramente se percebe que pintou o campeão de 2023! Guanyu! E com direito ao eterno 2º piloto e escudeiro, Bottas, disputando o vice com o Max.
Ah! A Mercedes ganha em interlagos, esse ano com Hamilton, seus anos de conhecimento na Formula Truck, fazem a diferença em interlagos!

Last edited 1 ano atrás by Daniel Perrenoud
Marcus
Marcus
Reply to  Daniel Perrenoud
1 ano atrás

Pensa, você aposta nele e ganha. Improvável, mas não impossível. Tipo a Arábia Saudita ganhar da Argentina.

Afonso Muzzo
Afonso Muzzo
1 ano atrás

Com toda certeza o texto é bem melhor do que os testes de hoje. Não assisti…
Muito bom!!!

Last edited 1 ano atrás by Afonso Muzzo
Fernando
Fernando
1 ano atrás

Além de informar espetacularmente o texto também é muito maneiro.

Leandro Batista
Leandro Batista
1 ano atrás

Bottas com bigode parece ator de filme porno vintage. Quando pelos pubianos nao atrapalhavam a cena e silicone era só pra passar no pneu do carro.
Seja como for, será blefe da Mercedes? Porque se não for, teremos um campeonato modorrento pra boné…

Marcus
Marcus
1 ano atrás

E o Gola Profonda, por onde anda?

Juscelino
Juscelino
1 ano atrás

Há pessoas que divagam em seus textos trazendo causos, piadas e/ou sei lá o que mais com maestria. Não é o caso do Flavio Gomes. São forçados e sem graça.

Sobre a pré-temporada, Verstappen campeão de 2023. E não me cobrem se perder. Ele que precisará ser cobrado.

Marcus
Marcus
Reply to  Juscelino
1 ano atrás

Você afirma e manda “não me cobrem”. Aí fica fácil, né, espertão.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Juscelino
1 ano atrás

Você está é a fim de uma cobrada, né? Confessa, vai.

Marcos Bassi
Marcos Bassi
1 ano atrás

O que me preocupa é não ter competição. Fico torcendo pro povo que diz que Mercedes e Ferrari estão escondendo o jogo (vai esconder bem assim…). Assistindo 8 horas de treino em dois dias, dá a impressão que a Red Bull é que está escondendo o jogo ainda. Bloquearam o carro até a 5 marcha. Vão liberar amanhã e vão enfiar uns 3 segundos na concorrência. E ainda eles tem um piloto ruim como Verstappen…talvez aumente para uns 4 segundos. Realmente, depois de 2021, um porre homérico de bom…a ressaca veio. Por terem furado o teto, a Red Bull deveria ser proibida de disputar 10 corridas. Ainda assim seria campeã. Tomara que as outras equipes façam eu engolir o pessimismo…

Jader
Jader
1 ano atrás

Sensacionais os comentários, me divirto demais.