W14

SÃO PAULO (coragem!) – Pode-se dizer que o W14, novo carro da Mercedes apresentado hoje, surpreendeu. Porque a equipe simplesmente não abandonou a ousadia de fazer um automóvel magricela, um quase “zeropod”, com a parte traseira mais estreita e diferente de todos os demais modelos que nasceram das pranchetas da F-1 a partir do novo regulamento do ano passado.

Ainda que menos radical do que em 2022, a insistência no conceito aerodinâmico, segundo Lewis Hamilton, se explica porque “a Mercedes não é o tipo de equipe que copia as outras”. Depois, referiu-se aos clones da Red Bull deste ano — quase todos — e às ideias aplicadas pela turma da Ferrari, com suas duas banheiras laterais.

Segundo todos que estiveram na apresentação, o que tem de novidade nesse carro só dá para ver se ele for virado de cabeça para baixo. Está tudo no assoalho, redesenhado para, óbvio, melhorar os fluxos de ar.

A Mercedes terminou o ano passado bem melhor do que havia começado, fazendo uma dobradinha em Interlagos — sua única vitória na temporada. “Confio nos nossos engenheiros. Temos dois pilotos que guiam de forma semelhante e se tiver algum problema nesse carro vai ficar claro imediatamente e teremos tempo de corrigir”, disse Lewis.

Hamilton esteve na apresentação ao lado do companheiro George Russell e do novo piloto de testes Mick Schumacher. O W14 veio preto, como em 2020 e 2021. Foi o que mais chamou a atenção nas redes sociais, diga-se. “É preto!” virou trend topics no Twitter brasileiro. Motivo: 3 kg a menos de tinta prateada. “Nascemos como flechas de prata no passado por raspar a tinta” lembrou o chefe Toto Wolff, voltando aos anos 30 do século XX. Na época, diz a lenda, a Mercedes tirou a pintura branca, tradicional em carros alemães, para reduzir peso. Ficou na lata. No caso, no alumínio. “Agora, quando a gente tira a tinta fica na fibra de carbono”, concluiu.

De fato. A fibra de carbono é preta e muitos carros deste ano têm enormes porções cruas, sem pintura. O preto vai predominar na maioria. No caso da Mercedes, combinou com o que o time já usou, então está tudo bem. E ficou lindíssimo.

Vai ganhar o campeonato? Não sei. Considero a Red Bull muito favorita. Mas vai andar mais que no ano passado. Bate a Ferrari. Acho que tem briga.

No mais, duas informações relevantes sobre Hamilton. A primeira: ele disse que vai continuar a correr “mais um pouquinho”. Negociações para renovação de seu contrato, que termina no fim do ano, vão começar em breve. Sem pressa, de acordo com as partes envolvidas. A segunda: o piloto disse que vai seguir “falando o que pensa”. A referência é à lei da mordaça proposta pelo lamentável presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem, que atacou as manifestações “políticas” nas corridas de F-1 em claro recado a Lewis. “Nada vai me parar”, afirmou o heptacampeão.

Ótimo. Que fale cada vez mais. Vozes como a dele são necessárias, essenciais, imprescindíveis.

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Leonardo
Pedro Leonardo
1 ano atrás

Em 2022, Mercedes apostou no conceito “Lambo-Modena” de sidepods, mas não precisava ter feito um carro tão ruim, que fez Hamilton ter seus momentos de Nicola Larini, andando lá atrás. Tomara que tenham acertado a mão. Queremos ver HAM e RUS podendo disputar firme na frente.

GUs
GUs
1 ano atrás

“Não copiamos ninguém!” São uns alemães teimosos mesmo; mas o carro ficou lindo hein? Tomara que haja briga esse ano.

Marcus
Marcus
1 ano atrás

Carro de F1 sem pintura, com os decalques direto na fibra de carbono, fica muito legal. O ATS de 1984 era assim, e muito lindo.

Leonisio Barroso
Leonisio Barroso
1 ano atrás

Correção. O aerofólio acho que todo só na fibra mesmo.

Leonisio Barroso
Leonisio Barroso
1 ano atrás

Eu achei que o preto era todo da fibra, mas nas fotos que postou, dá para perceber que tem um pouco ainda de tinta preta. No bico e na tampa do motor, além do aerofólio traseiro.

Heroíto Paes
Heroíto Paes
1 ano atrás

Li, gostei e compartilhei.

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
1 ano atrás

Prezado FG: A Equipe Alemã da Estrela, veio em traje de gala, Mercedes-Benz apresentou um carro diferente e o complexo de Engenheiros projetistas aprimoraram o carro, e buscaram tentar sanar o fracassado W-13. O novo W-14 será o novo candidato para fazer frente à equipe REDBULL?. Lewis a voz da razão ,agora sim será um ano de grande especulação será que ele renova com a Mercedes-Benz, será que ele volta para casa da Mclaren ?, ou a FERRARI faz aquela proposta incrível para um grande desafio .Acredito minhas fichas em uma temporada de 2023 fantástica de F-1.

Leonardo =
Leonardo =
1 ano atrás

Essa parada de não pintar para economizar peso me lembrou de um video inútil que vi, de um cara limpando e encerando uma McLaren de 2004. Apesar de ter a tradicional pintura prateada da época, a demão é tão fina que ele estava com medo de cavucar até a fibra de carbono ao passar a cera.

https://www.youtube.com/watch?v=kZK6SDP-DkE

Luciano Brito
Luciano Brito
1 ano atrás

Flavio, tô escrevendo para vc saber que eu li.

Paulo Leite
Paulo Leite
Reply to  Luciano Brito
1 ano atrás

Eu também.

Cristiano
Cristiano
1 ano atrás

Uns anos atrás aquela quase equipe de F1, Prodrive, anunciou que tinha desenvolvido fibra de carbono colorida, pelo visto o projeto não foi adiante. Senão daqui a pouco serão todos os carros pretos com uns detalhes coloridos, e só https://www.autoviva.pt/news/prodrive_desenvolve_fibra_de_carbono_colorida/9441

Alê
Alê
1 ano atrás

“Black is beautiful”, já cantava Elis pelas poesia e melodia de Marcos e Paulo Sérgio Valle…

Ronald Dirschnabel
Ronald Dirschnabel
1 ano atrás

No final das contas a gente tb torce pros engenheiros que pensam diferente – e curti a explicação do Wolff sobre a cor.

M J W
M J W
1 ano atrás

Teimosia as vezes é recompensada, as vezes é confirmada como apenas teimosia. Vamos ver logo mais!

Edson Asfora
Edson Asfora
1 ano atrás

O melhor blog, sem dúvidas! E o Flávio ainda acha que ninguém mais ler mais blogs. Eu estou aqui para provar o contrario. Apenas não sou muito de comentar, eu adoro ler e aprender com essa gente maravilhosa que sabe escrever tão bem. Um forte abraço e muito sucesso pela frente! Viva os blogs! Viva a leitura!

Daniel Perrenoud
Daniel Perrenoud
1 ano atrás

As entradas de ar laterais, relembrando os carros de F! dos anos 80 e 90, são maravilhosas!

Vinicius
Vinicius
1 ano atrás

Como, por enquanto, só dá pra avaliar a beleza da pintura, esse aí briga com a Ferrari e a Aston Martin pelo título de carro mais bonitão do grid.

Peixe
Peixe
1 ano atrás

Espero que a Mercedes venha forte, com um carro para lutar de igual para igual com a Red Bull!
Quero ver disputa entre as equipes e o campeonato pegar fogo!
Seria ótimo vermos os dois melhores (Hamilton e Verstappen) disputando corrida a corrida cada ponto.

E é incrível como os tais “hateres” conseguem ficar mordidos pelo fato do carro ser preto.

Megas Alexandros
Megas Alexandros
Reply to  Peixe
1 ano atrás

O problema é se todos decidirem tirar a pintura, aí serão 20 carros pretos…

Peixe
Peixe
Reply to  Megas Alexandros
1 ano atrás

Fica fácil de apostar daí!
O carro preto ganha!

Ou vão determinar que os carros tenham que ter 70% da superfície pintada com cores pré-determinadas pela F1.
Ou então aumentam o limite de peso, e falam que o carro tem que ter 3 kg de tinta.
Pesam o carro antes e depois da pintura.