W14
SÃO PAULO (coragem!) – Pode-se dizer que o W14, novo carro da Mercedes apresentado hoje, surpreendeu. Porque a equipe simplesmente não abandonou a ousadia de fazer um automóvel magricela, um quase “zeropod”, com a parte traseira mais estreita e diferente de todos os demais modelos que nasceram das pranchetas da F-1 a partir do novo regulamento do ano passado.
Ainda que menos radical do que em 2022, a insistência no conceito aerodinâmico, segundo Lewis Hamilton, se explica porque “a Mercedes não é o tipo de equipe que copia as outras”. Depois, referiu-se aos clones da Red Bull deste ano — quase todos — e às ideias aplicadas pela turma da Ferrari, com suas duas banheiras laterais.
Segundo todos que estiveram na apresentação, o que tem de novidade nesse carro só dá para ver se ele for virado de cabeça para baixo. Está tudo no assoalho, redesenhado para, óbvio, melhorar os fluxos de ar.
A Mercedes terminou o ano passado bem melhor do que havia começado, fazendo uma dobradinha em Interlagos — sua única vitória na temporada. “Confio nos nossos engenheiros. Temos dois pilotos que guiam de forma semelhante e se tiver algum problema nesse carro vai ficar claro imediatamente e teremos tempo de corrigir”, disse Lewis.
Hamilton esteve na apresentação ao lado do companheiro George Russell e do novo piloto de testes Mick Schumacher. O W14 veio preto, como em 2020 e 2021. Foi o que mais chamou a atenção nas redes sociais, diga-se. “É preto!” virou trend topics no Twitter brasileiro. Motivo: 3 kg a menos de tinta prateada. “Nascemos como flechas de prata no passado por raspar a tinta” lembrou o chefe Toto Wolff, voltando aos anos 30 do século XX. Na época, diz a lenda, a Mercedes tirou a pintura branca, tradicional em carros alemães, para reduzir peso. Ficou na lata. No caso, no alumínio. “Agora, quando a gente tira a tinta fica na fibra de carbono”, concluiu.
De fato. A fibra de carbono é preta e muitos carros deste ano têm enormes porções cruas, sem pintura. O preto vai predominar na maioria. No caso da Mercedes, combinou com o que o time já usou, então está tudo bem. E ficou lindíssimo.
Vai ganhar o campeonato? Não sei. Considero a Red Bull muito favorita. Mas vai andar mais que no ano passado. Bate a Ferrari. Acho que tem briga.
No mais, duas informações relevantes sobre Hamilton. A primeira: ele disse que vai continuar a correr “mais um pouquinho”. Negociações para renovação de seu contrato, que termina no fim do ano, vão começar em breve. Sem pressa, de acordo com as partes envolvidas. A segunda: o piloto disse que vai seguir “falando o que pensa”. A referência é à lei da mordaça proposta pelo lamentável presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem, que atacou as manifestações “políticas” nas corridas de F-1 em claro recado a Lewis. “Nada vai me parar”, afirmou o heptacampeão.
Ótimo. Que fale cada vez mais. Vozes como a dele são necessárias, essenciais, imprescindíveis.
Em 2022, Mercedes apostou no conceito “Lambo-Modena” de sidepods, mas não precisava ter feito um carro tão ruim, que fez Hamilton ter seus momentos de Nicola Larini, andando lá atrás. Tomara que tenham acertado a mão. Queremos ver HAM e RUS podendo disputar firme na frente.
“Não copiamos ninguém!” São uns alemães teimosos mesmo; mas o carro ficou lindo hein? Tomara que haja briga esse ano.
Carro de F1 sem pintura, com os decalques direto na fibra de carbono, fica muito legal. O ATS de 1984 era assim, e muito lindo.
Correção. O aerofólio acho que todo só na fibra mesmo.
Eu achei que o preto era todo da fibra, mas nas fotos que postou, dá para perceber que tem um pouco ainda de tinta preta. No bico e na tampa do motor, além do aerofólio traseiro.
Li, gostei e compartilhei.
Prezado FG: A Equipe Alemã da Estrela, veio em traje de gala, Mercedes-Benz apresentou um carro diferente e o complexo de Engenheiros projetistas aprimoraram o carro, e buscaram tentar sanar o fracassado W-13. O novo W-14 será o novo candidato para fazer frente à equipe REDBULL?. Lewis a voz da razão ,agora sim será um ano de grande especulação será que ele renova com a Mercedes-Benz, será que ele volta para casa da Mclaren ?, ou a FERRARI faz aquela proposta incrível para um grande desafio .Acredito minhas fichas em uma temporada de 2023 fantástica de F-1.
Essa parada de não pintar para economizar peso me lembrou de um video inútil que vi, de um cara limpando e encerando uma McLaren de 2004. Apesar de ter a tradicional pintura prateada da época, a demão é tão fina que ele estava com medo de cavucar até a fibra de carbono ao passar a cera.
https://www.youtube.com/watch?v=kZK6SDP-DkE
Flavio, tô escrevendo para vc saber que eu li.
Eu também.
Uns anos atrás aquela quase equipe de F1, Prodrive, anunciou que tinha desenvolvido fibra de carbono colorida, pelo visto o projeto não foi adiante. Senão daqui a pouco serão todos os carros pretos com uns detalhes coloridos, e só https://www.autoviva.pt/news/prodrive_desenvolve_fibra_de_carbono_colorida/9441
“Black is beautiful”, já cantava Elis pelas poesia e melodia de Marcos e Paulo Sérgio Valle…
No final das contas a gente tb torce pros engenheiros que pensam diferente – e curti a explicação do Wolff sobre a cor.
Teimosia as vezes é recompensada, as vezes é confirmada como apenas teimosia. Vamos ver logo mais!
O melhor blog, sem dúvidas! E o Flávio ainda acha que ninguém mais ler mais blogs. Eu estou aqui para provar o contrario. Apenas não sou muito de comentar, eu adoro ler e aprender com essa gente maravilhosa que sabe escrever tão bem. Um forte abraço e muito sucesso pela frente! Viva os blogs! Viva a leitura!
As entradas de ar laterais, relembrando os carros de F! dos anos 80 e 90, são maravilhosas!
Como, por enquanto, só dá pra avaliar a beleza da pintura, esse aí briga com a Ferrari e a Aston Martin pelo título de carro mais bonitão do grid.
Espero que a Mercedes venha forte, com um carro para lutar de igual para igual com a Red Bull!
Quero ver disputa entre as equipes e o campeonato pegar fogo!
Seria ótimo vermos os dois melhores (Hamilton e Verstappen) disputando corrida a corrida cada ponto.
E é incrível como os tais “hateres” conseguem ficar mordidos pelo fato do carro ser preto.
O problema é se todos decidirem tirar a pintura, aí serão 20 carros pretos…
Fica fácil de apostar daí!
O carro preto ganha!
Ou vão determinar que os carros tenham que ter 70% da superfície pintada com cores pré-determinadas pela F1.
Ou então aumentam o limite de peso, e falam que o carro tem que ter 3 kg de tinta.
Pesam o carro antes e depois da pintura.