SOBRE ONTEM DE MANHÃ

A IMAGEM DA CORRIDA

Alonso & Ocon: ex-companheiros de Alpine, juntos no pódio

SÃO PAULO (muita fofura) – Começo com a foto que mais gostei do fim de semana. Se a corrida não foi grande coisa, como disse ontem, muita gente ficou genuinamente feliz com o resultado. A turma da Aston Martin e a galerinha da Alpine, principalmente. Na Red Bull, o resultado foi recebido com naturalidade. Ainda que não tenha sido a mamata que muita gente imagina — explicamos adiante.

Alonso foi lá abraçar Ocon. Alonso foi lá abraçar Ocon na Hungria, também, quando o francês venceu seu único GP, em 2021. E era companheiro dele. Poderia ter ficado, hum…, ressentido. Lembro quando Johnny Herbert ganhou em Nürburgring/1999. Foi a primeira — e única — vitória da Stewart na F-1. Barrichello, um piloto muito melhor que o inglês, não teve essa honra. E posso testemunhar, porque estava lá. Não ficou feliz pelo companheiro de equipe. “Essa vitória era para ser minha”, falou, no túnel que passava debaixo da pista, ligando o paddock à antiga sala de imprensa.

Eis a lição, que deve valer para todo mundo. Ficar feliz pelo outro é bonito.

Abaixo, aproveitando o ensejo, uma galeria da felicidade. Com destaque para a última foto, de Alonso infiltrado junto ao pessoal da Red Bull. E, também, para a série publicada pela Aston Martin, com funcionários de várias áreas da equipe posando com o troféu de segundo lugar. Na F-1, outra lição, um troféu é de todos.

O NÚMERO DE MÔNACO

39

…vitórias agora tem Verstappen pela Red Bull, tornando-se o piloto que mais ganhou pelos energéticos. Estava empatado com Vettel.

Muita gente me perguntou (mentira, ninguém; só li um comentário aqui e algumas coisas no Twitter) se Alonso ganharia se em vez de colocar pneus médios na volta 54 tivesse optado pelos intermediários, o que evitaria uma segunda parada. Um rapaz aqui nos comentários disse que um perfil chamado Ressaca no YouTube (nunca assisti, portanto não posso opinar se é bom, ruim, interessante, cascateiro, nada; não sou usuário de YouTube e não vejo nada) fez as contas e “provou” que a Aston Martin perdeu a corrida aí.

Bom, Alonso e a própria Aston Martin disseram, depois da prova, que não venceriam de jeito nenhum, mesmo se não tivessem arriscado os slicks. Algo que considero um erro, embora a justificativa faça algum sentido: tentar algo diferente para buscar a vitória, caso a chuva ficasse só num cantinho da pista. Como a chuva se espalhou, o time foi obrigado a chamar o espanhol novamente para colocar intermediários. Perdeu tempo, claro. Mas não a corrida. Entre os cálculos realizados por um perfil no YouTube e as contas feitas por uma equipe com 800 funcionários e um piloto bicampeão mundial envolvidos no episódio, tendo a dar maior peso ao que informaram equipe e piloto.

O que aconteceria se Alonso colocasse intermediários direto? Terminaria o GP em segundo, mais perto de Verstappen. Isso porque estaria na mesmíssima estratégia que o rival, que parou uma volta depois. Não sei quais foram os números usados pelo canal no YouTube, mas os que tenho à disposição indicam que piloto e equipe tinham razão ao dizer que não iria mudar muita coisa. Vamos a eles.

Os tempos nas voltas decisivas: Alonso perdeu tempo, não a corrida

Na volta 51, a última com pista ainda seca, Verstappen (#1) virou 1min17s427, contra 1min19s991 de Alonso (#14). A diferença entre eles era de 11s444. Na volta 52, os tempos subiram dramaticamente, com o trecho entre a Mirabeau e a entrada do Túnel já molhado. Verstappen fez 1min24s046 e Alonso, 1min24s967. A diferença subiu para 12s365. Foi nessa volta que Bottas (#77) e Stroll (#18) pararam e foram os primeiros a colocar intermediários.

Na volta 53, ambos com slicks — Verstappen com médios, Alonso com duros –, os tempos subiram ainda mais: 1min29s919 para o holandês, 1min30s862 para o espanhol, diferença em 13s308. Bottas, com intermediários, virou 1min32s154. Como se vê, esse pneu ainda não era o ideal, mas seria instantes depois. Na volta 54, então, Alonso parou. Colocou slicks, um erro evidente pela condição em que o asfalto se encontrava. Verstappen, ainda na pista e também com slicks, fez sua volta em 1min38s946. Bottas, nossa referência de intermediários, virou 1min32s720.

Então, na 55, Verstappen parou e colocou os pneus de chuva. Alonso voltou aos boxes para fazer o mesmo. Bottas virou essa volta em 1min38s747. A pista tinha piorado bastante. Na volta 56, todos já com seus pneus intermediários, a diferença de Verstappen para Alonso subira para 23s141.

Alonso perdeu 25s916 em sua última parada. A tentação de fazer uma conta simples é enorme: se perdeu 25s916 nos boxes e a diferença depois do pit stop era de 23s141, se não tivesse parado uma segunda vez estaria 2s775 à frente de Verstappen se colocasse os pneus corretos!

Esse é o erro essencial, de querer simplificar as coisas e transformar uma corrida de carros, na chuva, em conta de somar e subtrair — sem considerar variáveis como o tempo necessário para aquecer pneus e tráfego, para ficar apenas com duas delas.

O que nos interessa aqui, damas & cavalheiros, é o momento da primeira parada para tentar imaginar o que aconteceria se Alonso colocasse pneus intermediários. E não o da segunda, quando a merda já estava feita.

Na volta 53, Alonso estava 13s308 atrás de Verstappen. Se colocasse intermediários na 54ª, para assumir a liderança teria de descontar essa diferença na volta de saída dos boxes enquanto Max completava a mesma com slicks e fazia seu pit stop. Considerando que a parada tomava cerca de 25s dos pilotos, o espanhol da Aston Martin saiu coisa de 38s atrás do holandês rubro-taurino — que, por sua vez, perderia esses 25s quando trocasse seus pneus. OK, Alonso estava com os pneus errados. Mas o que teria sido capaz de fazer com os pneus certos em uma única volta? Note-se que nessa volta (a 54), com slicks, Verstappen foi cerca de 6s mais lento que Bottas, que já estava com intermediários. Alonso precisaria descontar pelo menos 13s. Não conseguiria. O que não apaga o equívoco. Deveria, sim, ter colocado os intermediários. Mas não perdeu a corrida por isso. Apenas chegou mais longe do vencedor do que chegaria se tivesse usado os pneus mais apropriados para a ocasião.

Resumindo, a vantagem de Verstappen era muito grande, e só por isso a Red Bull demorou um pouco para chamá-lo. Também errou, porque o momento ideal de parada teria sido na volta 54, quando Alonso parou. Foi quando os intermediários se mostraram mais rápidos — é só ver o tempo de Bottas, cinco parágrafos acima. Mas quem é que vai adivinhar isso? Depois que a corrida termina, é fácil falar.

A ideia da Red Bull, durante a prova toda, foi marcar Alonso pelo retrovisor. Quando viu no grid que o asturiano tinha pneus duros, passou a tarefa para Verstappen, que largaria de médios. Se vira aí, bonitão. Porque seus pneus vão acabar antes, e se você parar antes que ele corre o risco de ser ultrapassado nos boxes se o cara estiver muito perto. Então, trata de construir uma vantagem legal sem destruir a borracha.

Foi o que Verstappen fez, com maestria. Esticou os médios até a volta 55. Alonso levou seus duros até a 54. E a vantagem legal de Max, mais de 13s, tornou-se insuperável.

O resto é conversa.

A FRASE DE MONTE CARLO

“Um ano atrás, aqui em Mônaco, nossos pilotos disseram que o carro era horrível. Hoje, disseram que não é muito bom. Nesse sentido, é um progresso.”

Toto wolff
Hamilton, quarto: “Não muito bom”

Recebi tantas fotos de Mônaco ontem que aí vai mais uma galeria, sem grandes explicações. Se a corrida foi ruim, as imagens foram boas. O Principado é belíssimo e os fotógrafos capricham. Agora, então, com drones por todos os lados, tudo fica ainda mais bonito.

Deleitem-se, e se quiserem ver as fotos em tamanho gigante, é só clicar nelas.

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

GOSTAMOS… de Oscar Piastri (abaixo, à esquerda), que fez sua estreia em Mônaco num F-1 e já conseguiu pontuar. O menino da McLaren pode não ser um virtuoso, mas tem trabalhado direitinho numa equipe cujo chefe, Zak Brown, não consegue se concentrar em nada. Ontem, estava em Indianápolis.

NÃO GOSTAMOS… de Sergio Pérez (acima, à direita), com seus cinco pit stops, zero ponto e duas voltas atrás de Verstappen.

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46 Comentários
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ALCIONE FALSINETTE
ALCIONE FALSINETTE
10 meses atrás

ALO BRASIl! ALO FLA ALO GALERA
Alô parece estar empurando Este Besti, Alô gosta, Alô já gastou bolioes na dentadura repararam Alô pode…. Alô tchau
Vamos falar sério agora chega de gozação, veja os diálogos da AST team
Fernandinho que te passa?
Quero changear esses neumaticos
Se fo dia na chuva espera te
E se fodia no sol?
Só se fo dia no sol.
,..,…………………..
Fernandinho que pensa qual Las possibilidade puedes alcanzar Los cojones de VER?
-No creo em las possibilidad pero elas ecxistemm.

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
10 meses atrás

Prezado FG e amigos da F-1: o Franco domínio da equipe Red Bull, já define o campeonato de 2023 de construtores e de pilotos. Temos um retumbante fracasso da Mercedes-Benz que torrou mais de trezentos milhões de dólares, nos projetos W-13 e W-14 e W-14 “B” ainda para finalizar a temporada de 2023, servirá de lição para equipe pois L. Hamilton poderá pular o muro e partir para equipe FERRARI. aguardamos a família Andretti tradicional equipe garagista e vencedora no EUA querendo entrar na F-1 , trazendo motores Chevrolet, será muito bom , pois a FORD estará de volta em 2024/25. Papai Stroll , vendeu um pequeno lote de ações Aston Martin para investidor Chines, mais um negócio bem sucedido, já pensando nos motores FORD. O crescimento da equipe Aston Martin é uma lição de moral para os fracassos da Mclaren e Willians . A equipe Mclaren com acionista majoritário fora do ramo automobilismo de competição, e Willians quando a família de Frank Willians recusou anos passados oferta da BMW, para assumir a equipe por uma boa oferta, acabou vendendo uma equipe para quitar débitos financeiros. A F-1 passa por uma mudança administrativa e de comando falta alguns bons ajustes na parte técnica e com relação ao regulamento é preciso estabilizar o conjunto de regras e reformas para dar consistência ao produto e Marketing, nesse ramo os gringos entendem de entretenimento e diversão cujo resultado é lucro financeiro no final da temporada. Começa as mudanças de pilotos para próxima temporada boas novidades a caminho.

Dilor Pariz
Dilor Pariz
10 meses atrás

Alonso não errou, quem errou foi a chuva!

Formiga
Formiga
10 meses atrás

Acompanho o Ressaca e é um perfil honesto. O erro que cometeu e que muitos cometem (incluindo o Reginaldo Leme em quase todas as corridas), é que não existe um portão dimensional que leve o carro que ficou da entrada do box até a saída. Ele tem que percorrer um trecho, que mesmo acelerando demora vários segundos, em Mônaco é em torno de 7s. Assim se Verstappen perde 25s na parada, esses 25 em tempo de pista são cerca de 18s, pois o Alonso teria que contornar a “reta torta” todinha.

Gabriel
Gabriel
Reply to  Formiga
10 meses atrás

Também acompanho, para mim, o Ressaca, o Boteco F1 e o Splah and Go são os melhores e mais sérios do Youtube, o Flavio inclusive já participou do Splash and Go, adorei o vídeo. Na minha opinião, o Mateus do Ressaca usou os fatos, pelos fatos dá a entender que sim, o Alonso teria passado, porém fatos são frios, matemática é fria, se teria passado ou não, ai nunca saberemos, mas antes mesmo de ver o vídeo do Ressaca, na hora que eu vi o Alonso colocando o pneu médio primeiro, achei que ele no mínimo ia jogar o pódio fora, e na minha opinião, acredito que sim, ele teria passado o Vespa se tivesse colocado Intermediários de cara, mas se ia ganhar a corrida, ai nunca saberemos, acredito que pela dificuldade de passar em Mônaco e pelo fato do Alonso nunca vender fácil, creio que teria ganho a corrida. A Aston Martin se preocupou em manter o 2° lugar, equipe que não está acostumada a ganhar ainda, jamais vão admitir que jogaram fora a vitória… enfim, assunto polemico, cada um com a sua opinião e essa é a graça do esporte.

Lucas Orly
Lucas Orly
10 meses atrás

Cabe uma estatística bem interessante, ainda que facilitada pela abundância de corridas por temporada, foi a 16ª vitória em 17 corridas, que desbancou a série histórica promovida pela McLaren de 1988 e a Ferrari de 2003-04.

José Angelo
José Angelo
10 meses atrás

Até que enfim alguém que consegue “ler” uma corrida sem achismos. Parabéns, Flavio, por ver (e mostrar) em números que Alonso não venceria. E um outro detalhe que ninguém se atenta é que Max, como também disse o Flavio, estava marcando Alonso. A conta que todos estão fazendo é levando em conta que Alonso parou na 53 e Max na 55, sendo que Max perdeu tempo na Portier na volta 54… Se Alonso, no primeiro pit stop tivesse colocado os intermediários, Max teria parado na volta 54 e não uma volta depois e com a pista muito pior. Max só se deu ao luxo de esperar uma volta a mais, pelo erro da Aston Martin, caso contrário o acerto da Aston, também teria levado a Red Bull a acertar em parar uma volta antes. Max não perderia essa corrida em nenhuma possibilidade de estratégia, pelo simples fato de que construiu uma vantagem segura na pista seca e cuidou dos pneus da mesma forma que fez em Miami. Perez está até agora esperando os pneus do Max se deteriorarem e ele já venceu a segunda…

Fernando
Fernando
10 meses atrás

Flavio, a BBC resolveu entrar na discussao sobre a troca na volta 54 do Alonso. Segundo eles, com intermediarios naquela volta, a chance dele ganhar era bem alta. Concordo com o ponto de vista que eles estavam mais preocupados em nao perder o P2 do que tentar o P1…
Fernando Alonso: Was Monaco Grand Prix one that got away for the Spaniard? – BBC Sport

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Fernando
10 meses atrás

Boa!

A estratégia “tudo ou nada” de pneus duros na largada, foi substituída pela estratégia “melhor garantir o que tem” na troca de pneus.

“… esse é o pensamento de uma equipe mais preocupada em garantir o segundo lugar contra aqueles que estão atrás, não olhando para frente.”

Se acovardou, dançou.

Pixolo
Pixolo
10 meses atrás

Tenho a solução: REALIZAR O GRANDE PREMIO DE MONANO no circuito de IMOLA,
Não contavam com a minha astúcia

Tales Bonato
Tales Bonato
10 meses atrás

Estes bromances legais e históricamente improváveis num pódio de F1, Alonso e Max, Ocon e Alonso, só estão ocorrendo porque o campeonato é do Verstappen e isto não se discute. Bastaria Alonso e a Aston Martin estarem em condições de bater Verstappen em uma ou outra prova e a estória seria muito diferente. Afinal estamos falando de dois dos maiores “sangue-no-zóio” da história.

Pedro SIviero
Pedro SIviero
10 meses atrás

comment image

Flávio, você também está infiltrado nesta foto.

Leandro Batista
Leandro Batista
Reply to  Pedro SIviero
10 meses atrás

Será a dupla pro ano que vem? Porque o Perez se cagou todo em Monaco. Não só teve um fim semana pifio por conta da barbeiragem no Qualifying como também sua cagada resultou em levantarem a saia da Red Bull pra olharem por baixo…

Raul
Raul
10 meses atrás

Gostei muito das imagens da corrida. Ângulos diversos de Monte Carlo. Finalmente a Liberty Media deu uma dentro.

Paulo Leite
Paulo Leite
10 meses atrás

Flavio, fiquei curiosinho e sei que não é da minha conta, mas diga lá pra saciar a curiososidade, de quem recebeu tantas fotos de Monaco ?

Paulo Leite
Paulo Leite
10 meses atrás

Gostamos: Do vestido da Princesa modelo litrão de Red Bull.
Não gostamos: Do sorriso inexistente da princesa.

Pixolo
Pixolo
10 meses atrás

O que Rémilton acha de VER?
“Esse cara já tá me incomodando, tava tudo tranquilo até ele aparecer…. preciso fazer alguma coisa,

Leandro Alves
Leandro Alves
10 meses atrás

O dia que eu ganhar na Mega Sena acumulada vou comprar aquele apartamento na curva Loews onde tem uma bandeira da Itália.

Edward Fernandes
Edward Fernandes
Reply to  Leandro Alves
10 meses atrás

E o restante como vc vai pagar, financiar na CAIXA?

Peixe
Peixe
10 meses atrás

Flavio, a tua análise sobre a parada do Alonso acaba com qualquer dúvida sobre a chance dele ganhar a corrida ou não.
Perfeito!
Confesso que no afã da corrida, eu achei que a Aston perdeu a vitória no momento.
Depois pensei “será?”
E agora você sanou a dúvida.

Duro que para entender, precisa ler o que você escreveu, em parágrafos, e não em um tweet.
Não é um videozinho também…
Então, ainda vai ter gente achando que a vitória seria do Alonso.

Bom, você sempre reclama que ninguém lê o blog, mas sim, nós lemos!
Nós somos alguém!
Quem não lê, azar deles!

Bruno Laporta
Bruno Laporta
10 meses atrás

Além do tempo total que perdeu ou que não teria perdido, mesmo que fizesse um milagre ao descontar esse tempo, ainda teria briga e uma Red Bull sobrando. Era um Verstappen sobrando. Que, caso realmente sofresse alguma pressão, acabaria três voltas na frente do Pérez. Hoje é assistir os desfiles de Fernando e Max Emilian. Passado e futuro que combinaram de se encontrar no presente. A comparação de cada setor em que cada um foi mais rápido na classificação é fenomenal. Até o final do ano teremos eles e Lewis brigando na pista. Mas o Verstappen leva.

Carlos
Carlos
10 meses atrás

Queria saber o que o pai do Checo vai dizer do “filhinho injustiçado” agora.
E será que Checo Perez ainda se acha capaz de bater o Max?
Bem, sonhar não paga impostos, mas seria bom o mexicano fazer isso numa cama quente, e não passando vergonha no Principado; e pensar que ele ganhou lá, com méritos, ano passado. No mínimo tem que tomar um puta banho de descarrego e lotar o cockpit da nave de arruda. Vá ser azarado assim lá em Cancún!
Alguém aí falou do narrador da Band e suas bobagens quilométricas durante a transmissão. E o tal de Giafone então? Suas escorregadas na maionese são broxantes demais! Pra quem embolsa uma grana prá falar groselha como ele, tá brabo de aturar.

sergio
sergio
Reply to  Carlos
10 meses atrás

Faça como eu: deixe sem som a tv. Mesmo porque daquele trio parada dura não sai nada que preste. Além do narrador ser um especialista em interromper o que os outros dois estão estão falando. Aliás, tenho uma duvida: será essa uma característica fundamental para assumir o posto de narrador? Com exceção do Milton Leite, todos da SporTV tem esse saudável hábito de serem mal educados.

Toni Pizzonia
Toni Pizzonia
10 meses atrás

RED BULL te dá asas
Literalmente

Chupez Alonso
Chupez Alonso
10 meses atrás

A grande melhora de Alonso nesse seu retorno à F1 foi como pessoa.

Bom piloto sempre foi. Virtuoso também.

E vigarista mais ainda.

Um homem pode mudar seu caráter. A ver…

E ele pode não ter perdido a corrida quando colocou pneus slics.

Mas perdeu a única chance que tinha de vitória.

C’est lá vie…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso
10 meses atrás

Alonso já foi o Príncipe das Astúrias com os seus dois títulos seguidos. Depois dos “sacodes” de Vettel e dos motores de GP2, passou a ser chamado de Príncipe das Lamúrias. Agora, numa nova fase, podemos batizá-lo de Príncipe dos Pódios.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 meses atrás

A corrida de Perez , é a confirmação que Mônaco não da mais ,ninguem passa ninguem , aí bate o desespero , que não da em nada

Claudio
Claudio
10 meses atrás

Analisando as câmeras onboard dos carros, o Tsunoda saiu dos Boxes com pneus intermediários 4 segundos antes do Alonso, com médios. Ao completar a próxima volta, o japonês atingiu a linha de saída dos boxes 10 segundos antes do Verstappen, que havia acabado de parar e saía do Pit. A julgar por esses dados, caso Alonso tivesse colocado os pneus intermediários primeiro, a ultrapassagem sobre o Verstappen seria bem provável, caso ele mantivesse ao menos o ritmo do Tsunoda na volta de saída dos boxes

Márcio Poli
Márcio Poli
10 meses atrás

Não era o Vestappen que tinha partido para as vias de fato com o Ocon após um GP há alguns anos, por causa de um incidente de corrida? Parece que fizeram as pazes, pois estavam de abraços e sorrisos entre si no pódio.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Márcio Poli
10 meses atrás

GP do Brasil de 2018.

SAI
SAI
10 meses atrás

Enquanto a corrida acontecia eu levantei essa questão: se o Alonso fosse para os intermediários talvez desse para passar. Meu pensamento era que, como ele parou antes, Verstappen estava virando tempo mais alto no slick. De slick estava virando quase 10 segundos acima.
Assisti a onboard do Verstappen e estava escorregando muito (estava ruim pra todos), mesmo de intermediário.
Mas não tem malabarismo para achar que foi determinante, mas que o Alonso teria quase uma volta de vantagem de pneu mais aderente, teria. O que aconteceria, jamais saberemos

SAI
SAI
Reply to  Flavio Gomes
10 meses atrás

Sim, por isso eu disse quase 10 seg.
Menos chute, a Alfa Romeu, de acordo com os números do texto foi 6 segundos mais rápida de intermediário.
Foi apenas uma reflexão, jamais saberemos o que iria acontecer.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
10 meses atrás

Infelizmente, em TODAS as corridas, Sérgio Maurício vira locutor de rádio AM (eu digitei AM, e não FM) e manda beijos e abraços para vários telespectadores. Eu sei que vale tudo pela audiência, mas isso é cafona e, às vezes, impede de ouvirmos os pilotos falando no rádio com as equipes.Em Mônaco, Sérgio Maurício estava fazendo um “comunicado” importantíssimo:ele estava enviando beijos e abraços para um casal de Santos, que tem uma filhinha de 5 anos. Que gracinha! Aí entra a voz do Leclerc no rádio, mas claro, não consegui ouvir nada que o Leclerc falou.

Markonikov
Markonikov
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
10 meses atrás

Irritante mesmo, nossa, se é para falar groselha em cima dos audios dos pilotos, deixasse o galvão … afora que eles começam a falar e entram no automático, não olham a tela, mudando a pole toda a hora e os cara nem aí, olha, o melhor narrador de F1 foi o Everaldo Marques mesmo, pena q narrou umas 2 corridas só …

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
Reply to  Markonikov
10 meses atrás

Verdade. Foram apenas duas corridas, mas Everaldo Marques foi o melhor de todos. E o Cléber Machado conseguiu ser bem pior que o Galvão Bueno.

Tales Bonato
Tales Bonato
Reply to  Jeferson Araújo Pereira
10 meses atrás

Sérgio Maurício está replicando o Galvão. Metido a estrela e mal educado. Giaffone que o diga. Basta ele tentar fazer um comentário pertinente e o mala, quer dizer, âncora, o interrompe priorizando algum assunto quase sempre irrelevante no momento.

murilo
murilo
10 meses atrás

Um minuto de silêncio pelo dia mais constrangedor do ano – até o momento. Recebemos com honras de chefe de estado, com direito a foto na rampa do Palácio o ditador da Venezuela. Vergonhoso.

Markonikov
Markonikov
Reply to  murilo
10 meses atrás

Some daqui gado de merda ….

Bruno
Bruno
Reply to  murilo
10 meses atrás

E receber Joias de ditador da Arábia Saudita?

Barreto
Barreto
10 meses atrás

Cuidado com especialistas de YouTube, teve até um deles que caiu numa pegadinha de 1⁰ de abril sobre fluidos não newtonianos nos pneus da Red Bull.
Quanto a Verstapen, já acredito que será pentacampeão em 2025, pois numa categoria que consome milhões para evoluir décimos de segundo e que o cara mais propenso a tirar um coelho da cartola num projeto revolucionário, trabalha para Red Bull, um tal de Newey, esperança de mudança só com os carros de 2026.

Varciley Donizete de Paula
Varciley Donizete de Paula
10 meses atrás

Falar o que , o Flávio já fiz tudo nem dá chance
Só dizer que o Alonso é um cartaz ambulante, ele acho que aparece mais que o Max VERSTAPPEN, há se os xovens soubessem o que sei pensa o Fernando.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Varciley Donizete de Paula
10 meses atrás

Sullivan

лэонагдо мамед
лэонагдо мамед
10 meses atrás

Vale lembrar que, se não tivesse sido por aquela relargada desastrosa no GP da Austrália (onde os 2 pilotos da equipe se bateram), a Alpine estaria melhor na pontuação. Relargada essa, aliás, que foi fruto da americanização da F1 – não havia nenhuma necessidade de aquilo acontecer.