SOBRE ONTEM DE MANHÃ

A IMAGEM DA CORRIDA

Paz na Mercedes: finalmente um bom resultado

SÃO PAULO (luz no fim do túnel) – Desde o GP do Brasil do ano passado que a Mercedes não levava dois pilotos ao pódio. Levou ontem. É um sinal de que pelo menos por uns dias a equipe terá paz. Há um caminho a seguir. Mas ninguém deve esperar por milagres. “Ainda estamos muito longe da Red Bull, que corre numa liga diferente”, disse Hamilton.

Não, a Mercedes não vai brigar por vitórias a partir da próxima corrida. A distância ainda é grande. Mas esse carro revisado, pelo menos, pode levar o time a algum lugar, pensando já em 2024. O conceito anterior não oferecia essa possibilidade. Foi o que o GP da Espanha mostrou.

E acrescento à foto dos dois aliviados pilotos da Mercedes duas fotos do W14 “reloaded”, agora numa pista de verdade. Dá para notar a semelhança com os concorrentes mais bem cotados no campeonato — a saber, Red Bull e Aston Martin. A imagem da direita mostra Russell ultrapassando Sainz. É só clicar nelas para aumentar o tamanho.

O NÚMERO DA ESPANHA

8

…vitórias seguidas alcançou a Red Bull: a última de 2022, em Abu Dhabi, e as sete desta temporada. Já é a oitava maior sequência da história. O recorde é da McLaren: 11 vitórias consecutivas entre os GPs do Brasil e da Bélgica de 1988. A Ferrari venceu dez seguidas, de Canadá a Japão/2002. A Mercedes também empilhou dez vitórias seguidas três vezes: de Japão/2015 a Rússia/2016, de Mônaco a Singapura/2016 e de Brasil/2018 a França/2019. Nove consecutivas a Red Bull somou duas vezes: de Bélgica a Brasil/2013 e de França a México/2022. Por fim, as três séries de oito vitórias seguidas que o time igualou ontem: McLaren, de Inglaterra/1984 a Brasil/1985; Ferrari, de Itália/2003 a Espanha/2004; e Mercedes, de Itália/2014 a Austrália/2015.

O texto está enorme, aí em cima, mas é preciso citar todas as sequências históricas de vitórias por equipes na F-1 para ter uma noção do que representa a série atual. Nota-se que para estabelecer a maior de todas não falta muita coisa. Com mais quatro, a Red Bull vai ao topo dessa lista.

Não está tão difícil assim, pelo que temos visto.

Aplausos para o vencedor: massacre sobre a concorrência

A propósito, aqui vale outra listinha rápida. Trata-se da diferença de tempo entre o melhor carro da Red Bull e o melhor de outras equipes ao final de cada GP deste ano. Como se vê, a reação da Mercedes não muda muito o quadro. O time alemão agora consegue olhar para Ferrari e Aston Martin, mas para chegar em Verstappen (e Pérez, vá lá…) ainda falta bastante.

À lista: Bahrein, 38s6; Arábia Saudita, 20s7; Austrália, 0s1 (prova encerrada com safety-car); Azerbaijão, 21s2; Miami, 26s3; Mônaco, 27s9; Espanha, 24s.

Agora algumas notícias de hoje, em caixinhas:

PAGA – Nelson Piquet recorreu da multa que recebera de R$ 5 milhões por declarações de cunho racista e homofóbico em uma entrevista recente, mencionando Hamilton e Rosberg. A juíza do caso negou o recurso e manteve a multa. Os detalhes estão aqui.

ENCAMINHADO – Na entrevista pós-GP ontem em Barcelona, Hamilton deixou escapar que teria um encontro com Toto Wolff hoje para bater o martelo na sua renovação de contrato com a Mercedes. Um anúncio deve ser feito em breve. A história de uma transferência para a Ferrari esfriou completamente.

A FRASE DE BARCELONA

“OK, agora você pode trazer o carro pra casa. Dentro das linhas brancas. Obrigado.”

Gianpiero Lambiase, engenheiro de Verstappen
Verstappen e Lambiase: “casal de velhos”, segundo Horner

Foi engraçado, esse momento. Pouco antes, Max perguntou a Lambiase qual era a melhor volta da corrida. Ele respondeu, quase implorando: não se preocupe com isso, não precisa, você já tem algumas advertências por exceder os limites de pista, fica na sua!

Verstappen ignorou solenemente a recomendação pelo rádio. Baixou sua melhor volta em quase 1s e levou o ponto extra para casa. O cara quase morreu de aflição. Segundo Christian Horner, chefe da Red Bull, a relação entre os dois é comicamente rabugenta, como se fossem “um casal de velhos”.

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

GOSTAMOS de ver Guanyu Zhou terminar a prova na nona colocação. Combativo, perseverante, foi buscar seus pontinhos até o fim. E conseguiu, numa corrida sem abandonos. Está de bom tamanho, para o fim de feira da Alfa Romeo. Foi a segunda vez no ano que o chinês chegou na zona de pontos, repetindo a posição da Austrália.

NÃO GOSTAMOS da participação pífia da McLaren, que pela quarta vez no ano ficou zerada. Com isso, soma apenas 17 pontos na classificação e vê a Alpine se distanciar na briga pelo quinto lugar, com 40. Lando Norris, largando em terceiro, perdeu uma ótima chance de fazer alguma coisa digna de nota ao perder o bico na primeira volta. Mas ele disse que mesmo sem o incidente não esperava terminar entre os dez primeiros. Um horror.

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
DrÁuzio Barella
DrÁuzio Barella
10 meses atrás

A comunicação num esporte de alta velocidade como a fórmula Um e essencial. Vejam meus amigos, o que é. Dito pela:
FI A: Max Emilian VERSTAPPEN está habilitado para pilotar F1 , será o único VER no grid. RED BullRacing é um equipe que usa equipamentos dentro das normas , será identificada com RBR.
MAXi, para os últimos precisa se concentrar mais pois ficar rindo de Alonso e mais dezoito pode fazer ele cometer erros banais e será multado por andar muito mas veloz que os 19…
Mas Maxxi é educado e contido, polido não goza nem desdenha ninguém quando tira o capacete,
Maxxi é o Máximo, o que mais pode ser dito.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  DrÁuzio Barella
10 meses atrás

Estas quase tomando o lugar de Kelly Piquet.

Rick
Rick
Reply to  DrÁuzio Barella
10 meses atrás

Deixa de ser bocó cara.

José Angelo
José Angelo
10 meses atrás

Duas observações. A Williams não aparece nessas sequências de vitórias, mesmo tendo alguns dos carros mais dominantes da história. E a segunda, a respeito do pedido do Lambiase ao Max… ele citou também que Checo havia feito a volta mais rápida (bem mais rápida àquele momento) com DRS. Ou seja, o tempo de volta do Max é ainda mais impressionante. O cara tá guiando demais.

Daniel Galvão
10 meses atrás

Só consigo imaginar o Max sendo um velho rabugento em qualquer interação, com todo respeito aos velhos, só força da expressão.

Last edited 10 meses atrás by Daniel Galvão
Mauricio Rocha
Mauricio Rocha
10 meses atrás

Pena que não deu para ver Hamilton e Alonso na mesma curva. Verstapen aproveitando o momento de forma irretocável. Show de bola! Continuo achando que o problema da Ferrari é a peça que fica entre o volante e o banco, nos dois carros.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
10 meses atrás

E, sem forçar muito, Max segue atropelando o resto. Bom para a Red Bull, ruim para os telespectadores.

Barreto
Barreto
10 meses atrás

Já pensaram na dupla Bottas e Sargeant na McLaren? Vixe.

Fernando Amorim
Fernando Amorim
10 meses atrás

“Como um casal de velhos” é uma maravilha!!! Excelente texto como sempre Flávio, abraço

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 meses atrás

Assisti ontem duas corridas , F1 e Indy….que diferença . Na Indy muitas
disputas , sem vencedor definido , agora na F1 ?????
A sim a pista de Detroit ficou parecida com Baku .
Max não tem culpa e sim competência …ganhar e ganhar é o que deve fazer

Chupez Alonso
Chupez Alonso
10 meses atrás

E pensar que o Piastri saiu da Alpine para a McLaren.

Um “disastri”!

Marcus
Marcus
Reply to  Chupez Alonso
10 meses atrás

E o Norris, que “morris” na cadeira elétrica e vê os anos passando?

Victor
Victor
Reply to  Marcus
10 meses atrás

Mas o Morris TB não é essa Brastemp toda. Sempre erra quando é hora de brilhar

Marcus
Marcus
Reply to  Victor
10 meses atrás

Concordo. Além de aparentemente ser um imbecil.

Edison
Edison
Reply to  Marcus
10 meses atrás

Pq imbecil? Perdi essa parte do filme

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
10 meses atrás

FG e amigos da F-1: GP de Barcelona sacramentou MAX em um espetacular nível de condução, ele (MAX) encontra-se no ápice da carreira no atual momento da F-1. Podemos fazer uma comparação hipotética em tese sim, seria trocar piloto e carro um pelo outro, talvez , porém impossível na prática. Lewis Hamilton não é bobo, mas vai passar vontade em renovar com a Mercedes-Benz, seria uma troca muito interessante e L.Hamilton poderia fazer uma revolução na Ferrari nos moldes de Michael S. . Pode ser Ocon na Ferrari, ou Lando Norris. Não tem mais espaço para Charlinho na FERRARI. O resto é Série B da F-1. Mclaren e Willians é um bonde do desespero estão fora dos trilhos de projetos e planejamentos.

Marcus
Marcus
Reply to  Paulo Dantas Fonseca
10 meses atrás

Essa Ferrari não tem conserto. Jean Todt só houve um. Os seus atuais cabeças são uns idiotas.

Aldo Antônio Moro.
Aldo Antônio Moro.
10 meses atrás

Não pensava que o Ré-milton pudesse ser tão baixo!!!

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Aldo Antônio Moro.
10 meses atrás

Que eu saiba quem tirou foto com o letão foi o Zhou.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
10 meses atrás

O chinês tira coelho da cartola: já soma duas Voltas Mais Rápidas com um carro meia-boca.

Carlos
Carlos
10 meses atrás

Ver o motorista do mito se fodendo, não há Mastercard que pague! Detalhe, eu era muito fã dele na década de 1980…morreu o baita piloto que correu naquela lindíssima Brabham. Há anos! Restou esse lixo de sujeito, asqueroso, com ovos de capETão na boca.

Fernando Luiz Lopes
Fernando Luiz Lopes
Reply to  Carlos
10 meses atrás

Sempre foi lixo.

Qual a surpresa?

Sempre foi o malandrão do pedaço, o cara que fazia sacanagem e muita gente achava legal.

Ayrton Senna era muito arrumadinho e cheirosinho para alguns narizinhos, não?!

Piquet era da massa, a malandragem brasileira, etc, etc e blá, blá, blá.

Surpresa zero dele apoiar quem ele apoiou.

Não consigo entender a surpresa de vocês.

Sempre foi isso daí. Sempre.

Victor
Victor
Reply to  Fernando Luiz Lopes
10 meses atrás

Exato. O problema do malandro é quando ele começa a falar e fazer coisas que uma parcela não curte. Mas pra turma do “minto” o Piquet continua tão foda como sempre foi.

Paulo McCoy Lava (ILHA)
Paulo McCoy Lava (ILHA)
Reply to  Carlos
10 meses atrás

Nelson Piquet aparece na posição 818.387-7891 entre pessoas rica$ que, ao invés de aproveitarem as benesses materiais, acham ‘legal’ e ‘fashion’ se envolver com problemas e se envolver com política. Mas, quem sou eu para julgar? Para ele, deve ser um porre saber que na garagem de sua mansão, existem carros importados de sonho (um deles, o admirável Ford GT!). Sim, para ele, deve ser cansativo saber que ao chegar nas fabricas da Ford, BMW e Honda será recebido como Rei. Ou, quem sabe… deve ser triste saber que ele tem $$$ suficientes para passear de importado com zero preocupação com o preço do combustível/manutenção/IPVA. E, penso, deve ser depressivo saber que a fama permita um cidadão namorar diversas garotas. Ou seja: para o conhecido piloto, bom mesmo é se envolver em problemas e deixar a zona de conforto financeiro. De qualquer forma, escolha dele e, penso, ele não deve se envergonhar de querer ir atrás de problemas. A não ser que ele baixe o nível da conversa e comente coisas bestas do tipo  ‘carro importado não implica em #Felicidade’ e que ‘Oh, dinheiro não é tudo na vida’. Aí tá liberado: ele então poderá se envergonhar à vontade.

DrÁuzio Barella
DrÁuzio Barella
Reply to  Paulo McCoy Lava (ILHA)
10 meses atrás

Tem gente que lava jato
Tem gente que lava teco teco

Paulo McCoy Lava (ILHA)
Paulo McCoy Lava (ILHA)
Reply to  DrÁuzio Barella
10 meses atrás

Pois, como sempre digo: cresce — de forma assustadora — pessoas que adoram deixar de lado a zona de conforto financeiro e se envolver com problemas. Nem todo mundo possui a mesma inteligência privilegiada que eu tenho…

Alexandre
Alexandre
Reply to  Paulo McCoy Lava (ILHA)
10 meses atrás

O quanto vcs gostam do Bolso é uma grandeza heim? Conseguem colocar em qualquer assunto!

Paulo McCoy Lava (ILHA)
Paulo McCoy Lava (ILHA)
Reply to  Alexandre
10 meses atrás

Não gosto. nem desgosto. Sequer citei o nome dele…

Paulo Antônio Rickli
Paulo Antônio Rickli
10 meses atrás

É triste ver a Mclaren se perder na F1 dessa maneira . E aquele senhor de Zak Brawn fazendo bufanices.

Sandro
Sandro
Reply to  Paulo Antônio Rickli
10 meses atrás

A McLaren virou McLata.
Espero que num futuro (próximo) a McLaren volte a ganhar! Mas no momento atual…

Victor
Victor
Reply to  Sandro
10 meses atrás

Já era. McLaren é a nova Williams

Marcus
Marcus
10 meses atrás

A McLaren caminhando a passos largos e seguros rumo a ser uma nova Williams.

Filipe
Filipe
Reply to  Marcus
10 meses atrás

Impressionante. Nem pintura os caras sabem fazer mais. Puta pintura feia e genérica essa dos dois últimos GPs. Será que não tinha um broder lá dentro pra falar: “olha, não faz assim que na TV ninguém vai saber se é McLaren, AlphaTauri ou Haas”? Alguém tem que dar bilhete azul pra Zak Brown urgente.

Nilto
Nilto
10 meses atrás

👌