SOBRE ONTEM DE MANHÃ
A IMAGEM DA CORRIDA
SÃO PAULO (luz no fim do túnel) – Desde o GP do Brasil do ano passado que a Mercedes não levava dois pilotos ao pódio. Levou ontem. É um sinal de que pelo menos por uns dias a equipe terá paz. Há um caminho a seguir. Mas ninguém deve esperar por milagres. “Ainda estamos muito longe da Red Bull, que corre numa liga diferente”, disse Hamilton.
Não, a Mercedes não vai brigar por vitórias a partir da próxima corrida. A distância ainda é grande. Mas esse carro revisado, pelo menos, pode levar o time a algum lugar, pensando já em 2024. O conceito anterior não oferecia essa possibilidade. Foi o que o GP da Espanha mostrou.
E acrescento à foto dos dois aliviados pilotos da Mercedes duas fotos do W14 “reloaded”, agora numa pista de verdade. Dá para notar a semelhança com os concorrentes mais bem cotados no campeonato — a saber, Red Bull e Aston Martin. A imagem da direita mostra Russell ultrapassando Sainz. É só clicar nelas para aumentar o tamanho.
O NÚMERO DA ESPANHA
8
…vitórias seguidas alcançou a Red Bull: a última de 2022, em Abu Dhabi, e as sete desta temporada. Já é a oitava maior sequência da história. O recorde é da McLaren: 11 vitórias consecutivas entre os GPs do Brasil e da Bélgica de 1988. A Ferrari venceu dez seguidas, de Canadá a Japão/2002. A Mercedes também empilhou dez vitórias seguidas três vezes: de Japão/2015 a Rússia/2016, de Mônaco a Singapura/2016 e de Brasil/2018 a França/2019. Nove consecutivas a Red Bull somou duas vezes: de Bélgica a Brasil/2013 e de França a México/2022. Por fim, as três séries de oito vitórias seguidas que o time igualou ontem: McLaren, de Inglaterra/1984 a Brasil/1985; Ferrari, de Itália/2003 a Espanha/2004; e Mercedes, de Itália/2014 a Austrália/2015.
O texto está enorme, aí em cima, mas é preciso citar todas as sequências históricas de vitórias por equipes na F-1 para ter uma noção do que representa a série atual. Nota-se que para estabelecer a maior de todas não falta muita coisa. Com mais quatro, a Red Bull vai ao topo dessa lista.
Não está tão difícil assim, pelo que temos visto.
A propósito, aqui vale outra listinha rápida. Trata-se da diferença de tempo entre o melhor carro da Red Bull e o melhor de outras equipes ao final de cada GP deste ano. Como se vê, a reação da Mercedes não muda muito o quadro. O time alemão agora consegue olhar para Ferrari e Aston Martin, mas para chegar em Verstappen (e Pérez, vá lá…) ainda falta bastante.
À lista: Bahrein, 38s6; Arábia Saudita, 20s7; Austrália, 0s1 (prova encerrada com safety-car); Azerbaijão, 21s2; Miami, 26s3; Mônaco, 27s9; Espanha, 24s.
Agora algumas notícias de hoje, em caixinhas:
PAGA – Nelson Piquet recorreu da multa que recebera de R$ 5 milhões por declarações de cunho racista e homofóbico em uma entrevista recente, mencionando Hamilton e Rosberg. A juíza do caso negou o recurso e manteve a multa. Os detalhes estão aqui.
ENCAMINHADO – Na entrevista pós-GP ontem em Barcelona, Hamilton deixou escapar que teria um encontro com Toto Wolff hoje para bater o martelo na sua renovação de contrato com a Mercedes. Um anúncio deve ser feito em breve. A história de uma transferência para a Ferrari esfriou completamente.
A FRASE DE BARCELONA
“OK, agora você pode trazer o carro pra casa. Dentro das linhas brancas. Obrigado.”
Gianpiero Lambiase, engenheiro de Verstappen
Foi engraçado, esse momento. Pouco antes, Max perguntou a Lambiase qual era a melhor volta da corrida. Ele respondeu, quase implorando: não se preocupe com isso, não precisa, você já tem algumas advertências por exceder os limites de pista, fica na sua!
Verstappen ignorou solenemente a recomendação pelo rádio. Baixou sua melhor volta em quase 1s e levou o ponto extra para casa. O cara quase morreu de aflição. Segundo Christian Horner, chefe da Red Bull, a relação entre os dois é comicamente rabugenta, como se fossem “um casal de velhos”.
GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS
GOSTAMOS de ver Guanyu Zhou terminar a prova na nona colocação. Combativo, perseverante, foi buscar seus pontinhos até o fim. E conseguiu, numa corrida sem abandonos. Está de bom tamanho, para o fim de feira da Alfa Romeo. Foi a segunda vez no ano que o chinês chegou na zona de pontos, repetindo a posição da Austrália.
NÃO GOSTAMOS da participação pífia da McLaren, que pela quarta vez no ano ficou zerada. Com isso, soma apenas 17 pontos na classificação e vê a Alpine se distanciar na briga pelo quinto lugar, com 40. Lando Norris, largando em terceiro, perdeu uma ótima chance de fazer alguma coisa digna de nota ao perder o bico na primeira volta. Mas ele disse que mesmo sem o incidente não esperava terminar entre os dez primeiros. Um horror.
A comunicação num esporte de alta velocidade como a fórmula Um e essencial. Vejam meus amigos, o que é. Dito pela:
FI A: Max Emilian VERSTAPPEN está habilitado para pilotar F1 , será o único VER no grid. RED BullRacing é um equipe que usa equipamentos dentro das normas , será identificada com RBR.
MAXi, para os últimos precisa se concentrar mais pois ficar rindo de Alonso e mais dezoito pode fazer ele cometer erros banais e será multado por andar muito mas veloz que os 19…
Mas Maxxi é educado e contido, polido não goza nem desdenha ninguém quando tira o capacete,
Maxxi é o Máximo, o que mais pode ser dito.
Estas quase tomando o lugar de Kelly Piquet.
Deixa de ser bocó cara.
Duas observações. A Williams não aparece nessas sequências de vitórias, mesmo tendo alguns dos carros mais dominantes da história. E a segunda, a respeito do pedido do Lambiase ao Max… ele citou também que Checo havia feito a volta mais rápida (bem mais rápida àquele momento) com DRS. Ou seja, o tempo de volta do Max é ainda mais impressionante. O cara tá guiando demais.
Só consigo imaginar o Max sendo um velho rabugento em qualquer interação, com todo respeito aos velhos, só força da expressão.
Pena que não deu para ver Hamilton e Alonso na mesma curva. Verstapen aproveitando o momento de forma irretocável. Show de bola! Continuo achando que o problema da Ferrari é a peça que fica entre o volante e o banco, nos dois carros.
E, sem forçar muito, Max segue atropelando o resto. Bom para a Red Bull, ruim para os telespectadores.
Já pensaram na dupla Bottas e Sargeant na McLaren? Vixe.
“Como um casal de velhos” é uma maravilha!!! Excelente texto como sempre Flávio, abraço
Assisti ontem duas corridas , F1 e Indy….que diferença . Na Indy muitas
disputas , sem vencedor definido , agora na F1 ?????
A sim a pista de Detroit ficou parecida com Baku .
Max não tem culpa e sim competência …ganhar e ganhar é o que deve fazer
E pensar que o Piastri saiu da Alpine para a McLaren.
Um “disastri”!
E o Norris, que “morris” na cadeira elétrica e vê os anos passando?
Mas o Morris TB não é essa Brastemp toda. Sempre erra quando é hora de brilhar
Concordo. Além de aparentemente ser um imbecil.
Pq imbecil? Perdi essa parte do filme
FG e amigos da F-1: GP de Barcelona sacramentou MAX em um espetacular nível de condução, ele (MAX) encontra-se no ápice da carreira no atual momento da F-1. Podemos fazer uma comparação hipotética em tese sim, seria trocar piloto e carro um pelo outro, talvez , porém impossível na prática. Lewis Hamilton não é bobo, mas vai passar vontade em renovar com a Mercedes-Benz, seria uma troca muito interessante e L.Hamilton poderia fazer uma revolução na Ferrari nos moldes de Michael S. . Pode ser Ocon na Ferrari, ou Lando Norris. Não tem mais espaço para Charlinho na FERRARI. O resto é Série B da F-1. Mclaren e Willians é um bonde do desespero estão fora dos trilhos de projetos e planejamentos.
Essa Ferrari não tem conserto. Jean Todt só houve um. Os seus atuais cabeças são uns idiotas.
Não pensava que o Ré-milton pudesse ser tão baixo!!!
Que eu saiba quem tirou foto com o letão foi o Zhou.
O chinês tira coelho da cartola: já soma duas Voltas Mais Rápidas com um carro meia-boca.
Ver o motorista do mito se fodendo, não há Mastercard que pague! Detalhe, eu era muito fã dele na década de 1980…morreu o baita piloto que correu naquela lindíssima Brabham. Há anos! Restou esse lixo de sujeito, asqueroso, com ovos de capETão na boca.
Sempre foi lixo.
Qual a surpresa?
Sempre foi o malandrão do pedaço, o cara que fazia sacanagem e muita gente achava legal.
Ayrton Senna era muito arrumadinho e cheirosinho para alguns narizinhos, não?!
Piquet era da massa, a malandragem brasileira, etc, etc e blá, blá, blá.
Surpresa zero dele apoiar quem ele apoiou.
Não consigo entender a surpresa de vocês.
Sempre foi isso daí. Sempre.
Exato. O problema do malandro é quando ele começa a falar e fazer coisas que uma parcela não curte. Mas pra turma do “minto” o Piquet continua tão foda como sempre foi.
Nelson Piquet aparece na posição 818.387-7891 entre pessoas rica$ que, ao invés de aproveitarem as benesses materiais, acham ‘legal’ e ‘fashion’ se envolver com problemas e se envolver com política. Mas, quem sou eu para julgar? Para ele, deve ser um porre saber que na garagem de sua mansão, existem carros importados de sonho (um deles, o admirável Ford GT!). Sim, para ele, deve ser cansativo saber que ao chegar nas fabricas da Ford, BMW e Honda será recebido como Rei. Ou, quem sabe… deve ser triste saber que ele tem $$$ suficientes para passear de importado com zero preocupação com o preço do combustível/manutenção/IPVA. E, penso, deve ser depressivo saber que a fama permita um cidadão namorar diversas garotas. Ou seja: para o conhecido piloto, bom mesmo é se envolver em problemas e deixar a zona de conforto financeiro. De qualquer forma, escolha dele e, penso, ele não deve se envergonhar de querer ir atrás de problemas. A não ser que ele baixe o nível da conversa e comente coisas bestas do tipo ‘carro importado não implica em #Felicidade’ e que ‘Oh, dinheiro não é tudo na vida’. Aí tá liberado: ele então poderá se envergonhar à vontade.
Tem gente que lava jato
Tem gente que lava teco teco
Pois, como sempre digo: cresce — de forma assustadora — pessoas que adoram deixar de lado a zona de conforto financeiro e se envolver com problemas. Nem todo mundo possui a mesma inteligência privilegiada que eu tenho…
O quanto vcs gostam do Bolso é uma grandeza heim? Conseguem colocar em qualquer assunto!
Não gosto. nem desgosto. Sequer citei o nome dele…
É triste ver a Mclaren se perder na F1 dessa maneira . E aquele senhor de Zak Brawn fazendo bufanices.
A McLaren virou McLata.
Espero que num futuro (próximo) a McLaren volte a ganhar! Mas no momento atual…
Já era. McLaren é a nova Williams
A McLaren caminhando a passos largos e seguros rumo a ser uma nova Williams.
Impressionante. Nem pintura os caras sabem fazer mais. Puta pintura feia e genérica essa dos dois últimos GPs. Será que não tinha um broder lá dentro pra falar: “olha, não faz assim que na TV ninguém vai saber se é McLaren, AlphaTauri ou Haas”? Alguém tem que dar bilhete azul pra Zak Brown urgente.
👌