18 ANOS

SÃO PAULO (alguém ainda lê?) – Há exatos 18 anos, às 14h58 do dia 5 de dezembro de 2005, este blog entrou no ar. Está durando. Aos trancos e barrancos, tendo passado por muitas fases, levantado várias bandeiras, sobreviveu a muitas tempestades digitais, profissionais e pessoais. A maior delas, a popularização das redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, que de certa forma mataram este tipo de plataforma.

A decadência começou lá por 2010, 2011, um pouco mais, um pouco menos. Eu não fico apurando a audiência desta página porque não tenho saco. No começo, até me importava. Chegamos a ter 40 mil visitas (ou “impressões”, ou “visualizações”, até hoje não sei a diferença entre essas métricas) por dia. Hoje, não tenho ideia. Mas, como disse, faz tempo que deixei de ligar para isso. Gostaria que mais gente viesse aqui para ler, claro. Mas as pessoas não leem mais. Faz tempo. E não serei eu a mudar tal realidade. Quem ainda gosta vem. Quem esqueceu que existe não vem mais. E está tudo bem.

São 6.574 dias de vida, e quase todo dia alguma coisinha nova pingou por aqui. O ritmo de postagens, vocês já perceberam, diminuiu bastante de alguns anos para cá. Hoje a gente é meio que obrigado a postar nas outras redes, também. E haja “conteúdo”, como se diz… E tempo para fazer stories, reels, lives, esse frenesi inútil que não leva a nada, esse mundo onde o que é relevante e interessante se perde inapelavelmente num oceano de bobagens, mentiras, desinformação e irrelevâncias. Mas é assim. Ponto. Azar.

Até hoje, temos 24.902 posts publicados, o que dá uma média de 3,78 por dia. Vocês já depositaram neles 928.727 comentários — fora os que apaguei, bloqueei, joguei no lixo. Dá uma média de 37,3 comentários por postagem, valor que nos últimos anos dificilmente tem sido alcançado — essas cifras são infladas pelo início de vida do blog, quando qualquer coisa que aparecia aqui tinha 100, 200 comentários, quase todos muito bons, edificantes, valorosos. Mesmo assim, tais números absolutos resultam em 141,2 comentários diários — algo que hoje em dia, igualmente, não acontece.

Aí embaixo está a primeira postagem da história do blog, que pode ser vista na íntegra aqui. A página se chamava “Blig do Gomes” no início, hospedada no portal iG. Teve dois filhotes, um durante os Jogos Olímpicos de Pequim (que podem ser encontrados aqui mesmo, é só entrar no sistema de busca) e outro na Copa de 2010, que teve nome próprio e outro domínio de internet. Sumiu. Mas tudo que foi postado aqui continua no ar — as exceções são duas postagens e um bloco de comentários que resultaram em processos, que tive de tirar. O que lamento são as muitas fotos e ilustrações que desapareceram, porque estavam “hospedadas” em servidores que não existem mais — do próprio iG, depois do MSN, do UOL e não sei mais onde. Os textos, porém, estão preservados.

Se acharem que devem, mandem seus parabéns ao blog. E lembrem dos velhos tempos em que isso aqui era uma verdadeira comunidade, um espaço virtual que deu o pontapé inicial a tanta coisa legal na vida real — como os encontros presenciais em Interlagos, o fã clube do DKW #96, os concursos de pinturas de carros de corrida, capacetes e macacões, as figuras inesquecíveis como o Veloz-HP e tantos outros, alguns que já se foram, inclusive.

No que me diz respeito, sigo firme, tentando me adaptar aos tempos em que vivemos. O sedã branco ainda não passou por estas bandas. Espero que demore mais um pouco.

Subscribe
Notify of
guest

381 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cristiano Buratto
3 meses atrás

Eu conhecia o Warmup como tantos, mas lembro de ter começado a acompanhar o blog porque alguém postou no Orkut um link do blog (ou blig) sobre o seu achado da Copersucar nas redondezas de Interlagos. Por causa disso fui até em corridas em Londrina ver o 96 e o Meianov (e o Corcel PacMan). Eu sou dos que não tem paciência para assistir tantos vídeos enormes para tratar de assuntos que caberiam em um bom texto como tantos que lia por aqui.

Homero Dias
Homero Dias
3 meses atrás

Parabéns pelo trabalho incrível que é feito aqui há tanto tempo. Leio desde do início em 2005, mas como tudo mudou, realmente minha frequência aqui tem sido rariada. De toda forma muito obrigado por tanta informação durante todo esses anos.

Hermes
Hermes
3 meses atrás

Parabéns, comecei vendo sua coluna no Lance, depois migrei pro blog, ainda passo e vejo, mesmo que raramente.

João Paulo Guedes
João Paulo Guedes
3 meses atrás

Parabéns (atrasadoo!)!!!
Adoro o seu blog, aliás gosto muito do formato e torço bastante que você persevere nele, pois os textos são maravilhosos, divertidos e informativos! Cheguei aqui quando você ainda estava a frente do GP e fiquei até hoje. Parabéns pelo seu trabalho!

Luiz (o outro)
Luiz (o outro)
4 meses atrás

Parabéns (atrasadaço)!
Não lembro o ano em que comecei a acompanhar o blog, mas sei que foi ainda na época do IG e Warmup.
Também não sou de fazer comentários, mas desde o início me impressionou pelos textos muito bem escritos e a forma de se expressar, seja pelas lembranças, pelas alegrias, pelas indignações… Infelizmente, assim como as postagens rarearam, minhas visitas aqui também…. Mas sempre lembro de dar uma passada pra ver o que há de novo…
Vida longa ao blog!

Daniel Galvão
4 meses atrás

Curto e leio desde então pois adorava assistir você na ESPN Brasil. Aliás, adorava a ESPN Brasil como um todo. Não sei se porque eu era estudante e passava a tarde fazendo meus deveres de casa assistindo ESPN, Discovery, clipes maneiros na MTV, mas adorava a TV a cabo dessa época. Era o youtube antes do youtube, nutria e ainda nutro uma simpatia por figuras tão autênticas como você, Thunderbird, Gastão, Marina Persson, Trajano, Antero Greco e muitos mais.

Parabéns :}

Torcedora Japonesa
Torcedora Japonesa
4 meses atrás

Mil vezes parabéns (ainda que seja meio atrasado)!! Eu leio seu blog desde 2006/2007, naquele tempo eu era uma jovem torcedora… hoje em dia nem tanto! Adoro seu blog, Flávio! Você é um poeta, um artesão das palavras. Isso é o que eu mais gosto aqui. Eu sempre estou lendo seus posts, embora eu confesse que a frequência não seja mais a mesma. Infelizmente o mundo (e especialmente a internet) mudou para pior nesse período, então seus textos trazem uma alegria genuína e muitas reflexões necessárias. Você é coerente, o que é algo cada vez mais raro nesse mundo.

Alexandre Alves Andrade
4 meses atrás

Leio seu blog desde o primeiro dia e posso dizer que você tem uma influência até que grande na minha vida. Um dos primeiros posts aqui foi sobre “Salvem as Kombis”, um movimento que você criou (posso chamar assim?) e que eu materializei (posso falar assim?) através de uma comunidade no Orkut. O seu blog fez o meu interesse por carros antigos se tornar uma paixão, tanto que comprei uma Caravan chamada Angelina – a qual você também publicou a respeito, está há 9 anos comigo e em um dos seus livros que tenho autografado você a citou na dedicatória – e posteriormente comprei uma Brasília para aumentar a “coleção” de station wagons, que são a minha verdadeira paixão (lamento demais que o mercado não aceita mais este tipo de carroceria).

Sempre quis ir em algum dos farnéis em Interlagos, mas nunca consegui. Cheguei a ver algumas de suas corridas, ir aos boxes, ver você lá no fundo, mas não tive coragem de ir até lá bater um papo.

O primeiro vídeo que eu publiquei na Internet, no antigo Google Vídeos, antes deles comprarem o YouTube, também é seu, desfilando com o seu DKW de corrida no <a href=”https://www.youtube.com/watch?v=1LK0WaqoVYI”>Sambódromo do Anhembi</a>.

Até o seu telefone eu tenho, mas nunca me atrevi a mandar um oi no Whatsapp. Vou parar por aqui, pois daqui a pouco você vai achar que eu sou um stalker maluco, mas garanto que sou apenas um fã de seu trabalho e sou totalmente inofensivo. :-)

Um grande abraço, espero que você nunca desista do blog, você é um escritor incrível e nos brinda com o seu vernáculo.

Windson
Windson
4 meses atrás

Parabéns FG. Acompanho o blog desde 2008!

Daniel
Daniel
4 meses atrás

Parabéns! 18 anos nao é pouca coisa em nenhuma situação. Venho sempre aqui para ler sobre as etapas de formula 1 – único local onde consigo me informar e me divertir ao mesmo! Parabens, FG! Abs. Daniel

Jason Urias
4 meses atrás

Flávio,

te acompanho aqui no blog desde o primeiro dia. Era uma época em que eu trabalhava no período da madrugada. Tinha um ritual quando chegava ao trabalho depois da faculdade: acessar uma lista de sites e blogs dos assuntos que me interessavam. No dia 05/12/05, percebi que não havia nada relacionado à Fórmula 1 e, buscando, descobri o seu blog e o inclui na lista. Desde então, apesar de quase nunca comentar, sempre acompanho suas postagens.

Um abraço.

Hugo Caldas
Hugo Caldas
4 meses atrás

Eu lia seu blog quando era blig, e do Grande Prêmio lembro quando era Warmup. Sou dessa época. Lembro de um post sobre os pontos corridos no campeonato brasileiro que mostrei pra um monte de gente. Futebol é mata-mata, emoção dos pequenos poderem encarar os grandes em uma partida única, dizia. Concordei com cada palavra. Não comento aqui mas leio tudo tudo tudo. E boto minha esposa pra ler os textos depois das corridas. Ela diz que adora F1, mas acho que gosta mesmo é da sua pena hahahahaha. Abs!

flavio cavaleiro
flavio cavaleiro
4 meses atrás

visito este blog regularmente desde 1999. Aliás, o site não se chamava warmup? eu prefiro ler, não tenho tempo para youtube e instagram.

Fabio
Fabio
4 meses atrás

Que me lembre, bato ponto aqui praticamente desde o inicio no blig… desde então já morei em uns 10 países, visitei outros 30, estive nos GPs de Interlagos, Shanghai, Spa e Monza. E caminhei no traçado de Mônaco.
Minha identificação com seus textos vem desse gosto pelas histórias, pelas viagens (em especial ”ao leste”), e pelas corridas.
Enquanto continuar escrevendo aí, pode contar que estarei por aqui, também torcendo pro sedã branco demorar mais um pouco…
Obrigado.

João Neto
João Neto
4 meses atrás

Tb sou mais um dos que quase nunca comenta, mas lê todos os posts relacionados a carros e F1. Esse é o único blog qual tenho salvo em meus favoritos e abro quase que diariamente. Gosto muito da forma despojada que o FG escreve, sem papas na lingua, divertido e preciso em suas analises.

Concordo plenamente com o post de hoje sobre redes sociais, um caminho tortuoso e fraudulento para quem quer buscar informação de verdade, de um especialista no assunto.

Enfim, enquanto esse blog existir, serei leitor :)

Erick Meirelles
Erick Meirelles
4 meses atrás

Eu quase nunca comento, mas sempre acompanho. Desde 2006. Eu era outra pessoa e eram outros tempos. Meus parabéns, pq quase 20 anos de blog não é mole não.

Last edited 4 meses atrás by Erick Meirelles
RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
4 meses atrás

Tenho a honra de ter contribuído para o Blog em duas vezes, uma com uma animação que mostrava desenhos dos carros desde a década de 1950 até os anos 2000 e pouco. A outra vez foi com uma foto histórica de uma porta de vidro onde podia-se ver o logotipo da Revista Manchete, foto que tirei dentro de um prédio atrás da Galeria do Rock.

Fiquei muito feliz de ter essas contribuições publicadas no Blog.

José Esteves
José Esteves
4 meses atrás

Parabéns! Esse blog é minha companhia no “troninho”. 🤫

Jorge Luis
Jorge Luis
4 meses atrás

Parabéns Flavio!!! Mantenha o blog por favor !!!!

Danilo
Danilo
4 meses atrás

E volta com a sessão Gira Mundo… imagino a chateação e desilusão q deve ser por alguns comentários… foda-se os fascistas, nao devemos nos calar em razão do barulho deles.
Obs.: não tinhamos necessariamente a mesma afinidade partidaria antes de 2018… mas creio q temos valores parecidos.

RICARDO BIGLIAZZI
RICARDO BIGLIAZZI
Reply to  Danilo
4 meses atrás

Você tem razão, fascistas e ditadores merecem o fogo do inferno. São esses cara que fazem as maiores atrocidades contra a humanidade.

Danilo
Danilo
4 meses atrás

PARABENS e OBRIGADO Flávio. Não me recordo exatamente quando te encontrei, me lembro que era no IG e de lá para cá contribui pouquíssimo com comentários, porém o blog virou parte da minha rotina – ou seria da minha vida – nesse tempo aprendi, degustei, concordei, discordei, sorri e me deliciei com o conteúdo. Ainda tenho uma vã esperança de um dia ter o privilégio de dividir uns goles com vc… eu sei q vc está cagando para isso, mas kra eu sou seu fã. E se me permite faço aqui um pedido… enquanto o sedã branco não passar, continue a escrever – resistência – e dane-se os parâmetros de audiência.

Claudio Fernandes Jr
Claudio Fernandes Jr
4 meses atrás

Estou sempre por aqui tbm Flavio!! Grande abraço!!

Sérgio Troncoso
Sérgio Troncoso
4 meses atrás

Parabéns Flavio!

Seu zé
Seu zé
4 meses atrás

No começo do texto achei q o blog iria acabar!
Tô aqui desde, sei lá, 2007 …
Com o Flávio desde os primórdios dos anos 2000 no Warm up no Lance!

Joubert
Joubert
4 meses atrás

Eu lembro dos primeiros textos no blog… Havia algo de aventureiro, desbravador, visionário… Era o complemento ao que líamos nas paginas esportivas dos jornais… quando líamos … Quando ainda havia jornais …Mas depois a tecnologia nos dominou… Mas eu prefiro mil vezes o blog aqui aos vídeos… E não vamos nos sucumbir! Eu acredito em ti e no teu talento em descrever as corridas e seus bastidores! Vida longa!

João Marcos F. Mariani
João Marcos F. Mariani
4 meses atrás

Vida longa ao Blog e ao criador. Estamos extremamente carentes de leitura de qualidade nos tempos de hoje e o seu Blog é um refresco necessário para quem gosta e admira esse tipo de arte.

Alexandre Hoelz
Alexandre Hoelz
4 meses atrás

Parabéns ao blog e ao Gomes! Eu leio!

Osvaldo S. Ozaki
Osvaldo S. Ozaki
4 meses atrás

Parabéns (atrasado) mas, com a mesma admiração pelo trabalho desenvolvido!!!

Renan Raul
Renan Raul
4 meses atrás

Parabéns! Eu sou leitor desde a época do “Blig”, acho que comecei em 2006 ou 2007. Desde então, admiro seus textos, e me espelho neles ao escrever meus próprios. Vida longa!

Will
Will
4 meses atrás

Aí, Gomes, só essa postagem gerou até agora 334 comentários: já aumenta bastante a média! :) Agradeço muito a existência desse blog: é o meu favorito em automobilismo desde a época do IG. É informativo, mas também opinativo (principalmente) e nos ensina muito todos os dias. Tudo de bom e vida longa ao Blog!

Artur
Artur
4 meses atrás

Acompanho “desde sempre” este espaço!
Parabéns!

Fabio Burian
Fabio Burian
4 meses atrás

Flavio

Continua sendo leitura obrigatoria esde sempre.

Tu tens o dom da escrita. Meus parabens.

Grande abraco diretamente de Bauru-SP.

William
William
4 meses atrás

Parabéns Flávio… e muito, muito obrigado por todos os momentos inesquecíveis durante esses 18 anos. Acompanhar o blog faz parte da minha vida, já me ajudou demais em momentos difíceis a relaxar e me divertir com assuntos que adoro. Vida longa ao blog!! Abraço!!

Fabio FC
Fabio FC
4 meses atrás

Parabéns pelo blog, Flavio. Não desanime. Uma métrica a ser obervada é a busca do nome do blog através do Google Trends, afinal poucas pessoas sabem digitar ou guardam na memória os nomes de endereços mais compridos. Eu, por exemplo, procuro primeiro no Google blog flavio gomes e clico no endereço que me é apresentado. Uma crítica ao blog é a sua não popularização fora do Sudeste. Poucos conhecem quem é o jornalista Flavio Gomes aqui no Norte. Eu mesmo só conheci quando me mudei para SP há quase 20 anos e lá morei por outros 7. Mas sinceramente não sei se o Flavio se sente motivado a ser conhecido em todo o Brasil ou só no eixo SP-Rio-MG. Vejam como está a procura do blog no Google Trends ao longo dos anos, incluindo a distribuição geográfica dessas buscas. blog flavio gomes – Pesquisar – Google Trends

Luis
Luis
4 meses atrás

Vida longa ao blog, seus ótimos textos e a todos nós que não trocamos uma boa leitura por reels, stories, vlog, etc.

Abraço

Mario Campos
Mario Campos
4 meses atrás

Parabéns, Flavinho!!! Mantenha o blog ativo. Leio assiduamente desde o começo!!! Precisamos de textos!

Marcelo
Marcelo
4 meses atrás

Parabéns, sempre acompanho mas não sou de comentar .
Em 2007 fui acompanhar uma corrida do 96 junto com o pessoal do blog, foi muito legal poder ir nos boxes e ver os carros e conversar com o pessoal. Pena que neste dia 96 teve problema e não completou a corrida.

Last edited 4 meses atrás by Marcelo
Marcio
Marcio
4 meses atrás

Show!!!
Sempre fui leitor assíduo desde que descobri esse blog. Já faz tanto tempo que já nem sei precisar a data mas ainda continuo me deliciando com os textos primorosos e o olhar arguto do blogueiro.
Estarei por aqui até a cova!

Luciano Brito
Luciano Brito
4 meses atrás

Parabéns, Flavinho pelo blog. Um oasis no meio desse deserto de rede sociais. Força!!

Pablo Rangel
Pablo Rangel
4 meses atrás

Parabéns, grande Flávio! Te acompanho desde 2006! O que vc faz é único! Continue sempre!

Renan
Renan
4 meses atrás

Vida longa ao blog! Vê se não para de escrever!

Fabricio Berbel
Fabricio Berbel
4 meses atrás

Parabens Flavio!!!! Nao costumo comentar mas visito e leio sempre o blog. Pra falar a verdade, ja faz alguns anos que acompanho as temporadas de fórmula 1, somente, pelo blog. Seja por compromissos profissionais ou familiares tem sido cada vez mais dificil assistir as corridas ao vivo, entao o blog é onde me abasteço de informações. Continue escrevendo!!!! Abs

Fernando
Fernando
4 meses atrás

Parabéns Flávio e muito obrigado por seu trabalho.

David Araujo
David Araujo
4 meses atrás

Que bacana, Flávio! Esse fiz questão de comentar pois sou leitor do blog já há alguns anos (acredito que desde 2008). Hoje a gente encontra de tudo sobre automobilismo, mas aqui temos belos textos de quem realmente conhece o negócio (e viveu in loco os melhores momentos da F1). Parabéns e vida longa ao blog.

Paulo Rickli
Paulo Rickli
4 meses atrás

Parabéns ! Comece a seguir seu blog por causa do meu amigo Márcio Montechese , lá por 2012 ou 2013 , não me recordo exatamente . Desde então , raramente passam mais que dois ou três dias sem visitar este espaço .

Bruno Petri
Bruno Petri
4 meses atrás

Parabéns, Flavio! Sou leitor assíduo desde 2013, e continuarei sendo enquanto você seguir escrevendo! (perdão pela rima pobre)

Fred
Fred
4 meses atrás

Parabéns Flavio!!! O Blog e espetacular!!!

ANTONIO PRADO JUNIOR
ANTONIO PRADO JUNIOR
4 meses atrás

NÃO pare o blog! parabéns!

Márcio Jr
Márcio Jr
4 meses atrás

Parabéns!!!!!!

Fernando Vieira
Fernando Vieira
4 meses atrás

Parabéns Flavio. Sou o Fernando e tive a alegria de ir no seu galpão para um dos encontros patrocinados. Sigo vc a muito tempo, mas confesso que nos últimos meses abandonei este espaço. Nunca esqueço do texto sobre “a Casa da Avó” quando do falecimento da sua Avó.
Estou de volta !!!… Quero te parabenizar nos próximos aniversários pois vc realmente merece

Um abraço