50 ANOS

SÃO PAULO (é hoje!) – Todo mundo lembra da vitória de Emerson em Interlagos em 1974. Faz 50 anos hoje, sua primeira com a McLaren, segunda no Brasil. Poucos se lembram do quarto lugar de Pace, com a porcaria do carro da Surtees — ele ameaçou romper seu contrato na véspera da corrida, tantos eram os problemas técnicos da viatura.

A prova foi uma zona fenomenal: atraso na largada porque a torcida encheu a pista de latas e garrafas, início de prova com gente no grid (vejam aqui) e caminhão de bombeiros na pista, gente nos boxes sem credencial alguma (e credenciais distribuídas à farta nos inferninhos do Centro), chuva interrompendo a corrida antes do final (será que precisava?), aquelas coisas de Brasil…

No fim, entre mortos e feridos, salvaram-se todos. E o Moco fez uma de suas melhores corridas, tendo largado em 12º.

Lembrarei disso hoje à noite.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hilton Vaz Pezzoni
Hilton Vaz Pezzoni
21 dias atrás

Grande MOCO ! Enorme talento que se foi antes do combinado….

Paulo F.
Paulo F.
26 dias atrás

O Luis Pereira Bueno tambem correu de Surtees (alugado) em Interlagos. A zona na equipe era tamanha que o entre eixo do lado esquerdo era diferente do lado esquerdo. Literalmente um carro torto. Reza a lenda que Peroba testou o carro (que era um sobrevivente de tempradas anteriores) e no box reclamou para Surtees, este retrucou, ai o Peroba pediu uma trena e mostrou o ligeiro erro e saiu para tomar uma guarana!

Victor Serrão
Victor Serrão
26 dias atrás

Não gosto dos “e se…” da vida. Mas faço uma exceção pro Moco. Ele teria sido campeão, FG? O que você acha?

O crítico
O crítico
Reply to  Victor Serrão
26 dias atrás

Não saberia dizer, mas que teria sido merecido isso é sem dúvidas, na minha opinião.

Bento
Bento
29 dias atrás

Lí o livro contando a (infelizmente) curta trajetória do Moco na F1. Com todo aquele talento de acertador de carros que ele tinha, ao final do livro me lembrei do John Maclane, personagem de Bruce Willis em Duro de Matar: o cara certo, na hora e local errados.. no caso dele, nas equipes e estruturas erradas… uma pena. Aliás, essa história sim, merecia virar um filme.

Alex
Alex
29 dias atrás

Como eram gordos os pneus traseiros nessa época, pareciam pneus de dragster. Até 72 eles aparentavam ter um perfil mais baixo, principalmente o Firestone, mas depois tomaram anabolizantes.

Antonio Seabra
Antonio Seabra
30 dias atrás

Esse carro, o Surtees TS16, não era de todo ruim.
Se a memoria não me trai, Moco fez o melhor tempo nos treinos antes do inicio da temporada, na Africa do Sul. No grid do GP, largou na primeira fila, em segundo lugar.
O problema eh que a equipe Surtees estava numa fase terrível, extremamente desorganizada, e cometia erros inacreditáveis na preparação do carro. E assim, a confiabilidade era baixíssima, impedindo o desenvolvimento da maquina.
Além disso, Moco começou a reclamar muito do Big John, que não atendia aos pedidos do piloto e resolvia ajustar o carro segundo suas próprias ideias.
No GP do Brasil de 1974, Moco largou lá atras, o carro não estava ruim e ele veio avançando. Perto do final, quando a chuva caiu, ele estava se aproximando da Lotus de Jacky Ickx, e certamente iria lutar pelo pódio. Pela diferença de ritmo, provavelmente conseguiria o terceiro lugar, o que teria sido uma façanha. Mas com o aumento da intensidade da chuva a direção de prova optou por suspender a corrida com 32 das 40 voltas programadas. O Moco ficou bem chateado.
Foi mais um caso para a sua famosa lista de “azares”

Na prova extra oficial de Brasilia, logo a seguir, Moco colocou o TS16 em 4°, com tempo igual ao do terceiro colocado no grid, mas teve problemas na corrida.

Ronaldo
Ronaldo
1 mês atrás

Grande prêmio transmitindo Daytona e ZERO matérias ou atualizações da prova no site

Guilherme Corrêa
Guilherme Corrêa
1 mês atrás

Out of topic…é impressão minha ou o Grande Prêmio não está cobrindo as Mil Milhas?

Guilherme Corrêa
Guilherme Corrêa
Reply to  Flavio Gomes
29 dias atrás

Compreendo perfeitamente. Só estranhei a falta de notícias. Nem falo de cobertura propriamente dita. Mas o grid, resultado etc.
Até porque vc estava participando. Não foi uma crítica ao site. Abs