ALÁ MEU BOM ALÁ (1)

Alonso, o mais rápido da quinta: em segundo plano

SÃO PAULO (alalaô) – Começamos por onde? Pelo melhor tempo do Alonso, fechando a noite saudita em primeirão, para alegria da Aramco, dos camelos, de Maomé e dos xeiques?

(“Xeique” é forma aceita na língua portuguesa para “sheik”; pode-se usar “xeque”, também, mas aí me lembro de meus cheques pré-datados, dos quais morro de saudades, e bate uma nostalgia…)

Não, foi só uma quinta-feira. Nem sexta, foi só uma reles quinta, mesmo. Como no Bahrein, em função do início do Ramadã no domingo, o GP da Arábia Saudita, em Jedá, será no sábado. Assim, os treinos começaram hoje, num dia em que ninguém diz “quintou”, como se fala “sextou”.

Amanhã as coisas clareiam e Alonso não fará a pole. Uma pena, porque se fizesse teríamos notícia. Mas não fará.

E como diria o apresentador das notas do caranaval do Rio, Jorge Perlingeiro, eis os tempos!

Eis os tempos: Verstappen em terceiro, mas só pensa na corrida

O que realmente importou nas duas sessões de treinos livres de hoje foi ver o ritmo de corrida de Verstappen com pneus médios. Principalmente à noite, porque a prova será noturna. Ritmo que impressionou a concorrência e indica que ele vai ganhar de novo, se não bater na classificação amanhã como fez no ano passado — a vitória, numa corrida bem chatinha, foi de Sergio Pérez, que só não saiu de Jedá liderando o campeonato porque Max fez a volta mais rápida.

O holandês foi o melhor no primeiro e quase inútil treino sob a luz do sol andando na casa de 1min29s, mas os tempos baixaram bem no segundo, com os pneus macios tirando quase 1s por volta dos médios. Alonso fechou a noite com 1min28s827, 0s230 à frente de Russell, o segundo. Verstappen ficou em terceiro.

A segunda sessão atrasou dez minutos porque alguém notou uma tampa de bueiro solta em frente aos boxes e tiveram de verificar todas ao longo dos mais de 6 km do circuito. As tampas de bueiro têm sido protagonistas na F-1 desde Las Vegas no ano passado. Em homenagem a elas, segue abaixo um pequeno ensaio fotográfico.

Como vocês devem ter notado, a última foto destoa um pouco das duas primeiras. Um pouco de maldade da parte deste escriba.

Falo de Christian Horner e dos últimos desdobramentos do caso envolvendo o chefe da Red Bull. Ele foi convocado para a coletiva dos dirigentes hoje e, claro, só fizeram perguntas ao cidadão. Os outros três nada disseram. Resumindo a ópera bufa, que é a grande atração deste início de temporada, Horner disse que não poderia dar detalhe nenhum envolvendo as investigações sobre seu comportamento inadequado “em respeito à empresa e, claro, à outra parte”, que têm de ser preservados. “É assim em qualquer organização”, justificou.

Ele, no entanto, não tem sido muito preservado. Por isso, falou que está na hora de colocar um ponto final no assunto porque a Red Bull rejeitou as denúncias da “outra parte”, que sua família — mulher e três filhos — está sofrendo muito, que é hora de “olhar para a frente e manter o foco nas corridas e na equipe” e que tem gente na F-1 “querendo se beneficiar da situação” num ambiente muito competitivo que “nessas horas mostra que não é lá muito bonito”.

Até aí, mais do mesmo. A notícia do dia, de verdade, foi publicada pela imprensa inglesa, BBC à frente. A “outra parte”, identificada como uma mulher, teria sido suspensa de suas funções na Red Bull depois que o advogado contratado para conduzir as investigações “inocentou” Horner. A empresa não confirmou — alegou que não comenta questões internas. O “The Race”, site bem informado que acompanha a F-1, apurou que as denúncias teriam traços de “desonestidade” por parte de quem acusou o dirigente. Não estou desqualificando as acusações, por óbvio — até por desconhecê-las. Estou apenas noticiando um fato.

Horner também comentou os boatos sobre o interesse da Mercedes em Verstappen. Falou que o piloto “vai cumprir” seu contrato até o fim de 2028 e que se acertou com seu pai, Jos Verstappen — que no domingo disse que a Red Bull vai “explodir” se ele permanecer no cargo. Se nada de extraordinário acontecer nos próximos dias, como algum novo vazamento de prints de supostas conversas por WhatsApp, a partir de amanhã o caso sai da pauta para voltar à ordem do dia apenas depois da corrida de sábado.

Vamos a umas caixinhas?

Max: “Meu pai não é mentiroso”

BOB FILHO – Previsivelmente, nas sessões de entrevistas de que participou Verstappen foi questionado sobre Mercedes, Horner, contrato, Helmut Marko, papai etc. O que disse: que está feliz na Red Bull, não se vê em outra equipe (“Mas Hamilton também não se via”, ressalvou) e que tudo, no fim das contas, diz respeito a ter um carro competitivo. Ou, como se diz hoje, “é sobre” carro. Quanto às declarações de Jos, foi econômico e, de certa forma, enigmático: “Meu pai não é um mentiroso”.

LIVRE E SOLTO – A novela vai longe, e será alimentada pelos envolvidos que certamente se divertem jogando milho aos pombos. Marko, por exemplo, comentou um boato publicado na imprensa europeia, de que Max teria uma cláusula permitindo romper seu contrato com a Red Bull se o veterano consultor deixar a equipe. Ele não confirmou, nem negou. Apenas disse que “não vai atrapalhar” o caminho do jovem piloto.

MARTELO BATIDO – Deve ser oficializada hoje a compra de 100% da Sauber pela Audi, que ingressa no Mundial de F-1 de 2026 com equipe própria. Em janeiro de 2023 a montadora alemã comprou 25% das ações do time suíço e pretendia adquirir mais 25% neste ano e outros 25% em 2025, para chegar ao controle de 75% da organização. Decidiu arrematar o lote todo, acabando de vez com as bobagens de redes sociais — “ai, mudou o chefe de oficina da concessionária aqui perto de casa, é sinal de que a Audi está desistindo da F-1, aaaaahhhh maluco!”, dizem e escrevem os influencers.

QUEM VEM? – Claro que não foi por causa dos “produtores de conteúdo” que a casa de Ingolstadt resolveu comprar tudo. É decisão corporativa, no fim isso aconteceria cedo ou tarde, para assumir toda a operação. O futuro dos homens que atualmente vestem verde e preto, clones da torcida do América Mineiro, é incerto a partir de agora. Vão todos tentar salvar o emprego, enquanto a Audi terá dois anos inteiros para moldar o que hoje é Sauber à sua filosofia de trabalho, produção e competição.

O ÚLTIMO APAGA – Depois de substituir sua cúpula técnica na semana passada, logo após o fracasso no Bahrein, a Alpine perdeu mais um nome importante na sua estrutura: o veterano Bob Bell, 66 anos, que deixou o cargo de diretor-técnico da Renault (dona da equipe). Bell foi um dos principais dirigentes da equipe francesa nos tempos de Schumacher & companhia bela. Vai para a Aston Martin.

PERIGO-PERIGO – É o que diria o robô de “Perdidos no Espaço” ao Dr. Smith se tivesse de correr nessa porcaria de pista de Jedá. A quantidade de curvas cegas é uma ameaça a qualquer piloto nessa pista de rua que não é de rua coisa nenhuma, pois as ruas onde se corre não existiam como ruas antes de inventarem esse GP (e vai piorar em 2028, como vocês viram no último post). Hoje quase deu uma merda federal com Sargeant e Hamilton (vejam o vídeo F1/status/1765810155755655668?s=20" target="_blank" rel="noreferrer noopener">aqui). A Mercedes não avisou que o americano estava em volta rápida, Lewis foi desviar de uma Ferrari e quase que o menino foi pra lá de Bagdá. A equipe foi multada em 15 mil euros.

Sargeant quase bate em Hamilton: pista absurda

ENFIEM OS MUROS – O fato é que essas velocidades numa pista estreita com muros colados não faz nenhum sentido. É diferente de correr em Mônaco, onde as médias são infinitamente inferiores. No ano passado, a melhor volta de Max Verstappen no GP da Arábia Saudita teve média superior aos 241 km/h — quase a mesma de Monza, que foi de 245 km/h em 2023, de Piastri. Hamilton, que fez a melhor volta em Monte Carlo na última temporada, teve a média de 158 km/h. Esse circuito é uma irresponsabilidade.

E é isso. Abaixo, a programação do fim de semana com os horários das atividades e também do meu canal iutúbico. Espero vocês lá às 19h.

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Hilton Vaz Pezzoni
Hilton Vaz Pezzoni
1 mês atrás

Money Talks !! E petrodólares, mais alto ainda….

Chupez Alonso
Chupez Alonso
1 mês atrás

Alá Pendicite.

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Leandro
Leandro
1 mês atrás

Curiosamente só neste seu texto eu entendi o lance da Audi com a Sauber… é Compra… tão acostumado com as parcerias que eles fazem (BMW, Alfa Romeo) que não tinha me atentado à isso.

Tenho que dar os parabéns pros patricinadores deles inclusive, a pintura não é das melhores, mas chama muita atenção na transmissão… embora parecia sempre que era algum carro da Indy perdido ali

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
1 mês atrás

Então escriba.
Ontem na tua live tu descesse o cacete em quem disse que a Audi iria desistir da F1, que quem disse isso se informava pelo F1 da depressão e por aí afora. Eu mesmo disse que a Audi estava peidando na farofa. De onde eu tirei minha informação? Sites: Grande Prêmio, Motorsport, Sports Illustrated

https://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/audi-passa-por-mudancas-internas-e-coloca-em-duvida-projeto-na-formula-1/

https://us.motorsport.com/f1/news/audis-f1-project-under-fresh-uncertainty-as-senior-figure-faces-exit/10578565/

https://www.si.com/fannation/racing/f1briefings/rumours/f1-rumour-audi-formula-one-future-in-doubt-once-again-lm22

Todas as fontes vindas de jornalistas, o que não quer dizer muita coisa, Merval Pereira, Alexandre Garcia, Vera Magalhães… são todos jornalistas, criadores de fake news e não valem a merda que cagam.
Vamos lembrar que Audi e Porsche blefam sobre entrar na F1 desde que os carros de F1 tinham três rodas.
Então, menas escriba, menas.
Um abraço!

(By the way, Nem sei se existe realmente esse F1 da depressão. Mas, qual a diferença entre F1 da depressão e Splash and Go?)
No hard feelings

Barreto
Barreto
1 mês atrás

Já que citou Perdidos no Espaço eu vou de Agente 86: O velho truque de andar com um cheirinho de combustível.

Ed Diogo
Ed Diogo
1 mês atrás

Leio a muitos anos seu blog mas nunca comento porém hoje tenho que falar obrigado pela citação do meu querido América Mineiro.

Danilo
Danilo
1 mês atrás

Como os bastidores estão melhores do q a pista coloquei a minha bola de cristal capenga para trabalhar nisso e ela disse q não aparecerá nada mais comprometedor e q o Horner continuará no mesmo lugar de sempre, apesar dos bicos dos seus parças. Ela disse q aumentou uns 10% a chance do Verstappen ir para a Mercedes, começo a acreditar q isso acontecerá. Ela esgotou os pitacos, portanto o resto é chute meu… em razão do circuito não favorecer tanto a RB o Max deve terminar com 15s de vantagem para o segundo e claro q se o Peres não se enroscar na largada será segundo. Falando sério, hj a minha torcida inglória nem é para o Jos continuar pensando com o fígado… mas sim q o Ben caia fora.

José Bezerra
José Bezerra
1 mês atrás

Deve dar Verstappen, com dobradinha da Red Bull, mas se for pra quebrar as bancas de apostas, vou no Alonso, com ele levando La 33ª!

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O crítico
O crítico
1 mês atrás

FG, as cores verdadeiras do América Mineiro são verde e branco. A tal da faixa preta é simplesmente uma vergonhosa imitação barata da camisa do patético mineiro, do qual o me(le)quinha se tornou quase que uma filial.

Gabriel Moura
Gabriel Moura
1 mês atrás

A saída do Cyril Abiteboul foi o início do derretimento da Alpine?

Chupez Alonso
Chupez Alonso
1 mês atrás

Esse pontinho da volta mais rápida no ano passado, ajudou a mais um recorde batido na corrida passada.

É recorde atrás de recorde.

Rumo ao 8cta…

P.S.: Como está andando bem o Russel. Deve ser medo do que estar por vir.

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Marcos Bassi
Marcos Bassi
1 mês atrás

Tem dia que você vem com golpe baixo. Deixar a gente nostálgico melancólico por causa do Dr. Smith e o robô lata de sardinha…foi golpe baixíssimo. Perdidos nos Espaço, Terra de Gigantes, Túnel do Tempo…isso é pra poucos.