ALÁ MEU BOM ALÁ (2)

Bearman: chance de estreia caiu no colo

SÃO PAULO (virado pra lua) – A sexta-feira que definiu o grid para o GP da Arábia Saudita pelo menos teve uma novidade. A pole ficou com Max Verstappen, ele vai ganhar e blá-blá-blá. Mas o holandês não foi o principal personagem do dia em Jedá.

Por volta das 13h30 locais, o inglês Oliver Bearman foi avisado pela Ferrari de que seu macacão de piloto reserva estava limpinho e passado e que ele não iria mais largar na pole para a corrida de F-2 de amanhã. Como os dois primeiros reservas da equipe italiana – Antonio Giovinazzi e Robert Shwartzman – não estavam no país, sobrou para o garoto de 18 anos a missão de correr no lugar de Carlos Sainz, que teve uma crise de apendicite e foi operado hoje mesmo.

“Sobrou” é modo de falar. Na verdade, foi um presente que caiu no colo do menino. Estrear na F-1 com 18 aninhos (faz 19 em maio) e numa Ferrari? É, e mais sonho do que missão.

E ele não decepcionou. Foi para o último treino livre antes do GP, andou bastante (22 voltas), fez bons tempos, não cometeu erros e terminou a sessão em décimo. Bearman, piloto da Prema, uma equipe de F-2 associada à Ferrari, está em seu segundo ano na categoria. Em 2023, ficou em sexto no campeonato e ganhou quatro corridas: duas em Baku, uma em Barcelona e outra em Monza.

Quando foi para a pista hoje, tinha na memória a volta de 1min42s217 que havia feito com o carro da F-2 para conseguir a pole. Com um F-1, teria de andar algo entre 10 e 15s mais rápido. Não é uma adaptação fácil, ainda mais quando se considera a dificuldade de lidar com um carro tão diferente, a pressão sobre ombros – é uma Ferrari –, a ansiedade, a infinidade de coisas para aprender em pouco tempo.

Querem saber? Foi bem pra cacete, falando português bem claro. Vai largar em 11º amanhã. No intervalo entre o treino livre e a classificação, o jovem britânico se reuniu com os engenheiros e teve um curso intensivo de F-1. Não deve nem ter feito um lanche. Absorveu o que dava. E foi à luta.

Na hora em que os boxes foram abertos para a definição do grid da segunda etapa do Mundial, o primeiro a ir para a pista foi justamente Bearman, que tinha dado apenas uma volta com pneus macios no final do treino livre, quando a pista foi reaberta após o resgate do carro de Zhou – o chinês bateu forte quando faltavam 17 minutos para o fim da sessão. Era preciso dar quilometragem para o guri.

Alonso: vai forte para a corrida

A Aston Martin, que fechou a quinta-feira na frente com Alonso, mostrou de cara que tinha um bom carro para Jedá. Ele e seu companheiro Stroll abriram o Q1 em primeiro e segundo, com o espanhol já entrando na casa de 1min28s. Depois Leclerc se colocou entre os dois.

Bearman não foi muito bem em sua primeira tentativa, ficando mais de 1s atrás dos ponteiros. Mas a Ferrari o colocou na pista de novo sem enrolar muito e o garoto subiu para quarto. Detalhe: àquela altura, à frente de Leclerc, já que a McLaren colocou sua dupla em primeiro e segundo.

Aí foi a vez de a Red Bull apresentar suas armas, que geralmente ficam guardadinhas num armário durante os treinos livres. Verstappen, de primeira, foi para a ponta com 1min28s491. Leclerc também melhorou e colocou a Ferrari a 0s177 do tricampeão. Depois apertou ainda mais o pé em nova tentativa, assumindo a liderança com 1min28s318.

Faltando dois minutos para o fim do Q1, Zhou conseguiu ir para a pista. A Sauber teve muito trabalho para consertar seu carro, mas não tem milagre nesse negócio. Sem tempo para abrir uma volta, o chinês acabou ficando em último no grid. Foram eliminados com ele Bottas, Ocon, Gasly e Sargeant. É a segunda vez em duas corridas que os dois carros da Alpine empacam no Q1. A crise é braba.

Lá na frente, Verstappen voltou a superar Leclerc – a briga pela pole parecia destinada aos dois – e Stroll ainda subiu para o segundo lugar, 0s079 atrás de Max. Bearman fechou a primeira parte da primeira classificação de sua vida na F-1 em nono. Não foi ruim, não. Muito pelo contrário. Avançou ao Q2 sem grandes sustos.

O Q2 começou, mas logo no início o carro de Hülkenberg quebrou e a direção de prova teve de parar a sessão para remover a viatura. Faltavam 10min58s para o final. Os tempos, até ali, não eram lá muito representativos. Apenas quatro pilotos tinham fechado voltas.

A retomada foi rápida. Todos voltaram à pista – com a óbvia exceção do alemão da Haas – e foram à luta. Verstappen virou 1min28s078 e trouxe Alonso com ele, a 0s044. Pérez, o terceiro, estava longe pacas, 0s461 atrás do companheiro. Bearman tinha cometido um erro em sua primeira volta e abortou a tentativa. Passar ao Q3 era sua meta. Ambiciosa para um estreante, claro, mas factível para quem tem uma Ferrari nas mãos.

Pena que não deu. E, convenhamos, seria uma façanha e tanto na primeira classificação da vida entre os adultos se colocar entre os dez primeiros. O resultado final para ele ficou de bom tamanho. Acabou em 11º, a 0s036 do décimo. Albon, Magnussen, Ricciardo e Hulk foram eliminados junto com ele. Pediu desculpas pelo rádio. Nem precisava. A equipe o aplaudiu quando ele chegou aos boxes.

Tsunoda: na frente de Ricciardo

Na briga dos grandões, Verstappen, Leclerc e Alonso fecharam o Q2 nas três primeiras posições, separados por meros 0s089. O tempo final de Max: 1min28s033. A destacar: Tsunoda enfiando tempo em Ricciardo e passando ao Q3 e as reclamações de Hamilton. Que têm sido recorrentes: traseira solta, instável, sem aderência. Vai ser um ano de resiliência e fastio, o último do inglês na Mercedes. O carro não é bom. De novo.

Um duelo Verstappen x Leclerc pela pole era o que se esperava no Q3. Mas não aconteceu, tamanha a superioridade do #1 da Red Bull. Charlinho foi o primeiro a abrir volta, mas tirou o pé de repente. “Tentamos uma coisa que não deu certo”, explicou. A Red Bull acionou seu modo “destruir a concorrência” e os dois pilotos entraram na casa de 1min27s em suas primeiras tentativas. Max fez 1min27s472. Pérez ficou 0s335 atrás. Deu até pena dos rivais. Leclerc fechou sua primeira volta a 0s800 do holandês e se colocou em quarto. Reclamou que seu carro, com pneus novos, ficou “estranho”. Alonso também não fez milagre e ficou a 0s514 do líder, em terceiro.

O grid em Jedá: 34 poles para Verstappen, a primeira dele no circuito

A pole de Verstappen estava garantida. Ninguém conseguiria baixar seu tempo. Nem ele, diga-se; mas, aí, porque não carecia, mesmo. Leclerc até tentou, subiu para segundo, mas ficou 0s319 atrás. Pelo menos desbancou Pérez, que caiu para terceiro. Alonso melhorou um pouco e ficou em quarto, a 0s374 da pole. Piastri, Norris, Russell, Hamilton, Tsunoda e Stroll (que fez um tempo horrível, 1s1 pior que a pole) fecharam a turma dos dez primeiros no grid.

São 34 poles agora na carreira de Verstappen, que se isola na quinta colocação das estatísticas, deixando Jim Clark e Alain Prost para trás. À frente dele estão Hamilton (104), Schumacher (68), Senna (65) e Vettel (57). Amanhã vai passear pela Corniche, palavra francesa que está sendo usada para nomear a pista de Jedá. Corniche em francês é outra coisa, está mais para estrada ladeada por montanhas e penhascos, mas serve, vá lá, para vias litorâneas — o que a gente chama de orla. Seja como for, na orla ou na Corniche, o holandês não deve ter nenhuma dificuldade para vencer a prova. Seu ritmo de corrida é muito forte. É prova para apenas uma parada, se nada de anormal acontecer.

Resumindo, não esperem muito desse GP da Arábia Saudita.

TUDO DOMINADO – Vocês leram aqui ontem, e em vários outros lugares, que hoje a Audi iria anunciar a conclusão da negociação de compra da Sauber, adquirindo 100% de suas ações. Pois foi o que aconteceu. A equipe muda de nome em 2026 para Audi F1 Team. O anúncio foi feito por Gernot Döllner, CEO da montadora alemã. Oliver Hoffmann será nomeado como comandante geral da operação das quatro argolas na categoria, com uma atuação forte na fábrica de motores em Neuburg, e Andreas Seidl, que já está na Sauber, será o CEO da equipe.

DE QUEM É? – A Sauber hoje pertence a um fundo de investimento chamado Islero Investments, que por sua vez é de propriedade do milionário sueco Finn Rausing. Hoffmann passará a presidir o conselho de administração de todas as empresas do Grupo Sauber. Não vai aparecer tanto quanto Seidl, que será “a cara da Audi” na F-1. Mas tem experiência na área. Sob sua gestão, a Audi ganhou bastante coisa no DTM, na Fórmula E e, recentemente, venceu o Dakar com um jipe elétrico conduzido por Carlos Sainz, o pai.

QUEM SERÁ? – Agora, a única coisa que resta a seber é: quem vai pilotar os carros do novo time alemão? É a pergunta de um milhão de dólares, e minha resposta é: não sei. Mas tenho alguns palpites. Acho que Sainz, o filho, esse da Ferrari que todos conhecemos, será um deles. E não se espantem se Zhou continuar. A China é o principal mercado global da Audi.

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lagerbeer
lagerbeer
9 meses atrás

E aposto que a tipologia da Audi nos seus carros será … DKW F1-2026

Nataniel Carvalho
Nataniel Carvalho
9 meses atrás

Sempre gostei do Bearman na F2 e tambem do seu antigo companheiro na Prema, o Vesti, acho que essa mulecada tem muito talento, inclusive o seu atual companheiro tbm menino Andrea Kimi, a F1 precisa de uma renovada, Bottas, Magnunsen, Hulkenberg, Stroll, Perez, e mais os perebas como Sargent, Zhou, deveriam perder suas vagas pra essa mulecada, e Hamilton se continuar nessa preguiça, nessa ressaca desanimo só, vai ser uma lastima na Ferrari como esta sendo esse ano.

Danilo
Danilo
9 meses atrás

Fez bonito o moleque da Ferrari e que se divirta muito amanhã.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
9 meses atrás

Três campeonatos depois…

Rumo ao 8cta!

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Chupez Alonso
Chupez Alonso
9 meses atrás

Só os gênios vão ao limite.

Rumo ao 8cta…

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Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
9 meses atrás

GP ARÁBIA SAUDITA : Duas boas surpresas , a primeira Peter Sauber foi defenestrado da F-1 o grupo AUDI , assume o time teremos o sistema alemão-Audi /Volkswagen em transição visando a temporada de 2026, vão trazer na bagagem toda a prática de suas conquistas de outras categorias. A segunda boa notícia que tem um fator determinante estar presente no local certo e na hora certa,e a sorte abrindo uma boa oportunidade para o novato Oliver Bearman , na Equipe FERRARI . Metade dos pilotos que hoje estão no grid, não vão estar em 2026.

Tales Bonato
Tales Bonato
9 meses atrás

Independentemente do resultado na corrida de amanhã o que este moleque fez é impressionante. Classificar em décimo primeiro praticamente sem treinar foi realmente muito bom. Muito legal ver sangue novo nesta F1 de mesmas caras. F1 de mesmos pilotos, mesmo vencedor…

Paulo F.
Paulo F.
9 meses atrás

Parece que Antonio Giovinazzi e Robert Shwartzman dançaram! Barbas de molho para os dois! O Homem Urso é rápido, aprende depressa e tem uma sorte de ganhador da MegaSena (acumulada, rs). A Audi tem um longo caminho, bonne chance para eles. Salvo a hecatombe nuclear parece que não tem para ninguém . Resta saber se o Perez vai ser vice…A Alpine ruma para se tornar Andretti , mas isso é outra história.
E o Marko? E o golpe ou ou o contra-golpe?

Hilton Vaz Pezzoni
Hilton Vaz Pezzoni
9 meses atrás

Na torcida por um pódio para o véio Alonso……