ULTRAMEGAPLUS
SÃO PAULO (chega logo, sábado) – Desde ontem tenho recebido dezenas de mensagens de blogueiros chamando a atenção para o lançamento de um certo Amoritz GT DR7, o supercarro brasileiro, com motor de Viper e não sei mais o quê, que será lançado em outubro, uma espécie de McLaren de rua tupiniquim, Lamborghini dos trópicos etc e tal.
Não dou muita bola para essas histórias, porque acho inviáveis essas coisas no Brasil hoje em dia. Está aí a Lobini que não me deixa mentir, apesar do esforço dos envolvidos. Aqui mesmo no blog já anunciei entusiasmado a volta do Uirapuru, os planos do Obvio !, o novo Interlagos… Nada saiu do campo das intenções e/ou dos anúncios falaciosos.
Então chega, só acredito vendo e, mesmo assim, se sair do lugar. De qualquer forma, a notícia bateu na Inglaterra e os caras ficaram a fim de vir ao Brasil para ver o carro de perto. Mas não levam muita fé. Está aqui. Em português, outros detalhes aqui. Quem souber mais, que conte.
O título orwelliano é ótimo!
Cara, uma coisa me impressiona…. “brasileiro” que não se orgulha dos próprios Brasileiros que tem a coragem de “enfrentar” as grandes montadoras multinacionais, fabricantes de super carros exclusivos europeus, entre outros fabricantes que tem uma longa história automobilística. Esses caras estão revivendo a era de fabricantes de carros FORA DE SÉRIE, estão elevando o Brasil a um nível internacional, e não é através das desgraças que estamos acostumados a ver na televisão como políticos corruptos, enchentes, estradas esburacadas como muitos citaram, assassinato entre familiares, fome, pobreza e todas essas desgraças que normalmente nos rodeiam.
O carro não tem 100% de peças nacionais, qual é o problema?!?!?! Duvido que alguém conheça algum veículo automotor que possua 100% de tecnologia nacional, desde peças, máquinas da fábrica aonde são montados, mão de obra, desenvolvimento, tecnologia e até mesmo design, cara quem é da indústria automobilística sabe que isso não existe.
Quem elogia esses caras (ainda bem que é a maioria) está de parabéns, esse é caminho, agora quem critica jogando os caras pra baixo deveria rever os conceitos, pois pessoas assim não acrescentam nada para o Brasil. As pessoas tem todo o direito de criticar o projeto (pra ser sincero tem algumas críticas que são até engraçadas), pois ninguém precisa concordar com todo mundo todo o tempo, mas vamos fazer críticas construtivas para tentar ajudar.
Esses caras já são vencedores, pois estão inovando e construindo um puta carro bacana. Muito sucesso para a galera da Amoritz GT.
Aquele é o esboço do carro? Se for, é lindo. Agora, três bancos, com o do motorista à frente? Já era horrível no MacLaren. Além do que, o motor do Viper mede uma semana, como vai caber, suponho, traseiro central? Sei não, acho que o entre-eixos vai ficar muito grande. Vamos ver, tomara.
Já que o Viper teve lançada essa semana a sua última série, que motores serão esses? Refugos como os do Emme Lotus? E ainda por cima adaptados para a garapa destilada?
Enquanto não estiver na loja, vai ficar a desconfiança, já que em princípio a história parece se repetir.
Eu já vi um dos protótipos do garoto, o outro carro já pronto e somente faltando colocar o trem de força.
A carroceria foi toda moldada em clay.
O projeto é sério sim. Se vai ter grana pra isso é outra história.
A oficina onde estava o carro é aqui em Sampa, na Av. Imirim logo depois de cruzar a Av. Eng. Caetano Alvares em direção a Santana.
Ao invés de duvidar vamos é torcer pra dar certo.
Hummm….Belo carro, mas sempre nos falta confiança…
Existem carros nacionais que nasceram do nada e deram certo…
o troller T4…fez tanto sucesso que a Forddecidiu comprar afábrica…fiquei triste com isso. Queria que a Troller fosse aTroller brasileira que poderia investir em novos modemos…mas sendo daFord, vai ficar fabricando apenas o T4, mesmo…
Uma montadora outra montadora nacional que mostrou qualidade é a TAC, fabricante do jipe Stark( acho q o nicho das montadoras nacionais é esse).
Pesquisa mais sobre ele, Flávio…acho até que renderia uma matéria no Limite.
Afinal revistas especializadas como quatro rodas até se surpreenderam…
abraços
voce que conhece me diz uma coisa: por que o brasil não consegue ter uma industria automobilistica como a corea, por exemplo?
Pô, Amoritz? Esse nome…
As imagens do carro. Nos links que o Ricardo colocou aí em cima.
Não estou empolgado não. Infelizmente.
Se ainda fosse o Asterix…até que eu acreditaria.
eu boto fé sim…alias…o morita é ativo num blog de design… esse aqui: http://www.broba.blogspot.com sempre manda desenhos pra lá…seria um jeito de informarem-se antes de falar besteira contra…pelo que sei está sendo tratado com absoluto sigilo simplesmente pela surpresa e nao por falta de investidor…
Não boto fé nenhuma… o Viper tá saindo fora do mercado…
A única que ainda dá certo é a Chamonix! E olha lá…
Se sair, vai andar em que asfalto?…
Vocês só lembram de coisas ruins né???
E a Troller? A Kasinzki?
E tomara que o Amoritz apareça numa corrida de GT´s da vida…!!!
Alguem avisou para eles que o glorioso e honrosamente banido pela FIA Dodge Viper vai sair de linha?
Por que a FIA o baniu?
Acho até q seja um projeto plausivel.
O preço do motor do Viper deve ter caido bem após a Chrysler ter decretado falencia.Além disso eles precisam de grana tb…
Não liguem para o humor ingles,eles são folgados e se acham mesmo o ó do borogodó!Invariavelmente lhes falta humildade,porem,infelizmente,eles podem se dar a esse luxo!
Mas td bem,deram motivo tb ao apresentarem um desenho em 2D e mais nada.Vejamos…
São Tomé, só acredito vendo (e andando na pista).
Aliás, alguns de vocês devem se lembrar do rebuliço que o uso do “‘alcool estrangeiro” (metanol), misturado na gsolina,causou no país há uns 20 anos
Mais uma vez botaram a carroça na frente dos cavalos, poderiam ao menos mostar algo mais palpável, se é que existe realmente, depois não querem ser objeto de chacota de Ingrês, eita brasilzão véio, pessoal não aprende mesmo. Qual o nome, quem está produzindo, onde é feito, quem é que tá investindo nisso? Nunca sequer ouvimos ou vimos nada a respeito deste projeto e já tão garantindo lançamento para outubro? Duvido!!
Para quem quiser conhecer mais um pouco do idealizador do carro, segue uns links:
– http://fastnfurious.onsugar.com/Amoritz-GT-Brazilian-Concept-Study-Affordable-V8-Sports-Coupe-3333215
– http://broba.blogspot.com/2009/09/broba-day-parte-ii-amoritzgt.html
– http://www.carbodydesign.com/archive/2009/06/18-amoritz-gt-lsps/
É mais fácil o Bruno Senna ser campeão do mundo pilotando uma Hispania do que esse Amoritz sair da prancheta ! Viabilidade econômica e de competitividade: ZERO ! Amoritz lá é nome de carro brasileiro ??? Tenha dó, né ? Lembro-me de que quando o Wilsinho e o Emerson resolverarm fabricar seu próprio Fórmula 1, o objetivo era, numa segunda etapa, lançar um carro de rua com a grife FITTIPALDI. Aí sim, seria sensacional poder dirigir um FITTIPALDI pelas ruas do Brasil e do mundo !!! Agora, Amoritz ??? Sem condições !!!
hehehe olha que daqui a pouco algum Eike Batista resolve botar a mão no bolso e patrocinar essa bagaça e o treco levanta vôo amigo… já o Senninha de Hispania nem se o saudoso Ayrton voltar e assumir o volante.
Eu lembro bem o caso do Uirapuru. O rapaz que tocou o projeto, o André Soler, me mostrava os projetos, etc, mas pra mim aquilo nunca ia vender. Se eu criticasse qualquer coisa ele ficava indignado, mas o carro era apenas uma idéia, e nada genial.
Pelo que sei, fizeram modelo em escala, etc, tinha todo um projeto, mas o fato era que o carro não tinha financiamento nem nenhum atrativo que atraísse financiamento, era um carro com chassis tubular e bolha de fibra, ou seja, um Stock nacional, não conseguia entender nem como seria a porta do carro… Não dava pra entender como queriam aquilo na rua…
Acho que uma idéia para um carro nacional especial tem que passar por isso: o que as pessoas querem, que imagem terá, da onde tira peças, qual seria o preço… se não passar por essas etapas antes, é completamente inútil sair por aí fazendo desenhos e promessas.
Pedro Jungbluth,
O André Soler briga com a própria sombra e taca pedra em avião.
Certa vez falou em um fórum que ia usar um motor rotativo de wakel (!!!) na joça, depois ele criou mais juízo e disse que ia usar um Judd v10 de 700cv.
Ou seja louco de pedra, e só na cabeça dele é que aquilo ia dar certo !
Por trás de cada modelo a ser lançado na base do “vamos-ver” existem legítimos sonhadores e entusiastas por carros. Tratá-los com certa ironia não chega a ser a melhor alternativa. Prefiro ficar na torcida – uma hora algum modelo emplaca, como já aconteceu algumas vezes anteriormente.
Se eu estivesse envolvido com protótipos de automóveis, meu foco não seriam os esportivos, mas os utilitários que poderiam rodar em nosso vasto interior. Vide os jipes que estão chamando atenção das grandes montadoras.
Alta falta ao brasileiro criar um legítimo carro latino-americano…
Concordo que o projeto é, provavelmente, inviável, que provavelmente não sairá do ambiente de idéias, mas não concordo com a imagem que alguns internacionais babacas, por pura ignorância, demonstram em relação ao nosso país e continente… no texto, esse Sam Philip diz que um dos grandes acontecimentos (ou o grande acontecimento) foi a descoberta de um balde de KFC pelo Maradona… é revoltante.
Outra USF1 …
Emme Lotus 2: A Missão …
Para quem não lembra:
http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2009/11/27/o-lotus-brasileiro/
Todo mundo faz piadas com nosso país mas, não há quem não goste…
“TopGear nobly volunteers to undertake the arduous journey to Rio for a thorough test drive. We fear it may take weeks, even months. But we shall selflessly persist until we have reached a verdict.”
http://musakcc.blogspot.com/ Neste cite aparece uma foto (3 foto de cima para baixo carro de cor preta)e ao que tudo indica deve ser o prototipo do carro.No Brasil temos pessoas muito bem intencionadas. Se ja fizemos um F1 por que não um super esportivo.Talvez o maior impecilio para dar certo seja, Ganancia (lucro exorbitante) e a alta taxa de tributos a ser pago , que juntos poderão fazer o preço ficar proximo ao dos super carros importados. Ai ja éra. Pra dar certo tem que ter preço competitivo.Acho que preço é o principal obstaculo para o lobini vender bem.Acho que muita gente gostaria de ter um super carro em que não precise depender de peças que para chegar aqui demoram meses.TORÇO PARA QUE DE CERTO.Neste pais se controi de tudo de foquete a aviões. Se construimos uma obra como Itaipu, o resto é bem mais facil.Parabens aos idealisadores do projeto.E boa sorte a vcs.
Posso estar enganado, mas esse projetista é um “menino” que frequentava a oficina do meu irmão. Ele venceu um concurso de designs ainda na faculdade e fez estágio em projetos na Alemanha por dois anos. Ele é realmente um excelente desenhista/projetista, ainda meio que no estilo “Velozes e Furiosos”… Torço a favor, mas tenho de concordar com a maioria de que é muito difícil sair do papel, principalmente em vista da carga fiscal aplicada nas Terras Brasilis…
Já devo ter feito alguns rabiscos como esse daí. Aliás, qualquer hora publico alguns. Com uma dose de talento e observação ao que está acontecendo, as chamadas tendências, é possível deduzir um conceito. Porém, o mais difícil é materializar a idéia.
Esse sketch é só um teaser… o carro já existe e está praticamente pronto. E é muito mais bonito do que no desenho!
Não vou ser ridícolo ao ponto de criticar, mesmo porque ja fiz uma trapizonga também…
Andei dando uma procurada no trabalho dos caras “Amortiz GT” é o nome da “empresa”, o Design é muito bonito, pelo menos do carro que ja produziu, bonito mesmo. Mas fica o “Belo Antônio” a carroceira é bonita, mas por baixo tem um monte de tudo de “metalon” soldado com solda elétrica e peça de opala. Só faço um parênteses, O que ja se foi usado de agregado dianteiro de opala em “carros especiais” é coisa do outro mundo !!!! só perde para os de fusca !!! hehehehehe…
isso me fez lembrar aquele Aurora, inspirado na F-40. Alguém lembra do Aurora??
Que não seja como a USF1…
To torcendo p ser verdade!!!
“e ele poderá ser alimentado com ETHANOL”
Não entendo como é que o brasileiro se deixa “pagar pau” para estes gringos.
O produto chama-se “ALCOOL”, se os gringos gostam de chamar deste nome dificil de escrever e pronunciar aqui, dane-se.
Outro dia, fui abastecer meu carro e o frentista perguntou “Gasolina ou Ethanol?”, eu respondi “Alcool não tem?” e o frentista “tem, só que agora é Ethanol”
Pô… o produto é NOSSO, a tecnologia também… se ele é exportado como Ethanol, beleza, mas mudar as bombas de combustível e tudo o mais aqui no Brasil, eu acho demais.
Sei que não tem quase nada a ver com o assunto, mas esta palavra, cada vez mais enfiada guela abaixo da gente me incomoda. Pra mim vai ser sempre Alcool.
alcool é designação genérica, não significa nada e não define nada.
existem vários tipos de álcois, o álcool etílico ou etanol, o álcool metílico ou metanol.
tem que mudar mesmo para a designação correta que é etanol.
amigo, carros flex existem nos EUA deste o início da década de 80.
entretanto, Henry Ford já testava o metanol nos anos de 1910, e os alemães usaram metanol durante a guerra.
álcool é denominação genérica do composto orgânico. existe etanol, metanol, propanol, benzol, álcool isopropílico, etc.
utiliza-se etanol justamente porque este é o álcool carburante à venda no Brasil.
não se trata de uma expressão gringa, nem de desconsideração a um patrimônio brasileiro.
se fôssemos tomar o frentista do posto da esquina como parâmetro, com todo o respeito às pessoas e à categoria profissional delas, não iríamos muito longe.
Concordo. O lance aqui é Alcool, no carro e na caipirinha.
Cara, vc já chegou ao segundo grau??
Alcoois são compostos orgânicos formados por uma cadeia carbônica e um grupo hidroxila (-OH), o nome depende de sua composição:
Etanol (Alcool Etílico – CH3CH2OH) e Metanol (metílico – CH3OH) são os dois tipos mais utilizados como combustível. Em inglês Ethanol e methanol. Nada de pagar pau pra gringo nenhum, estão apenas corrigindo um erro histórico….
P.S. Nem sou químico, apenas detesto esse bando de metidos a inteligentes, surgidos graças a nossa exemplar inclusão digital.
Ridículo! Desde quando etanol é um “produto nosso”?! Etanol é um álcool sobejamente conhecido no mundo todo e, ache você o que achar, o mundo – e o Brasil nele se insere -, produtores e distribuidores, designarão o produto pelo nome tecnicamente mais apropriado. A sua vontade não representa absolutamente nada…
Somos 2…
Calma, meu caro Flavio Bragatto ! Há vários tipos de álcool ! Não sou químico, mas de cara já me lembro de dois: o Etanol e o Metanol, que são bem diferentes um do outro !!!
Em primeiro lugar, deixe de ser nacionalista!
Outra, Etanol é o nome correto. Álcool é muito genérico, existem vários tipos de álcool, como o álcool metílico que também é usado em motores, mas no seu caso você usa álcool etílico.
Tanto etanol quanto o termo álcool tem versões em outras líguas, nenhum dos termos é nosso.
A tecnologia de produção de etanol nacional não é muito boa, tem como parte podre a produção de cana, que usa trabalho semi-escravo e emprego de absolutamente nenhuma tecnologia moderna, fazendo o álcool combustível aqui nesse país ser algo que mais prejudica do que ajuda. Ao invés de ter orgulho, deveríamos ter vergonha, daí quem sabe muda, ter orgulho de procaria é o que resume a cultura nacional.
Alcool é um termo genérico para compostos orgânicos que possuem uma ou mais hidroxilas (-OH) ligados a um radical (os químicos de plantão me corrijam se errei), compreendendo o Etanol, Metanol,e outros alcoóis (é assim o plural? rsrsrs)
Daí o uso do termo etanol, uma vez que esse é nosso alcool combustível
abs
Alcool é o nome dado a um grupo substâncias com determinadas qualidades químicas.
Etanol é o nome do alcool que usamos para abastecer carros.
Assim como o etanol existem muitos outros tipos de alcool ( por exemplo lembram do metanol que foi usado como combustível no início da década de 90? ).
Se tiver algum químico ou engenheiro químico aí pelo blog por favor esclareça com mais detalhes… eu só lembro das aulas de química do segundo grau!
Amigo concordo com vc que nos acostumamos a chamar de alcool mas seguem os dados da wikipedia.
O etanol (CH3 CH2OH), também chamado álcool etílico e, na linguagem popular, simplesmente álcool, é uma substância orgânica obtida da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído[1][2], encontrado em bebidas como cerveja, vinho e aguardente, bem como na indústria de perfumaria. No Brasil, tal substância é também muito utilizada como combustível de motores de explosão, constituindo assim um mercado em ascensão para um combustível obtido de maneira renovável e o estabelecimento de uma indústria de química de base, sustentada na utilização de biomassa de origem agrícola e renovável.
O etanol é o mais comum dos álcoois. Os álcoois são compostos que têm grupos hidroxilo ligados a átomos de carbono sp3. Podem ser vistos como derivados orgânicos da água em que um dos hidrogênios foi substituído por um grupo orgânico.
No Brasil os índios produziam o cauim, uma fermentação da mandioca cozida ou de sucos de frutas, mastigados e depois fervidos.[3]
As técnicas de produção do álcool, na Antiguidade apenas restritas à fermentação natural ou espontânea de alguns produtos vegetais, como açúcares, começaram a se expandir a partir da descoberta da destilação – procedimento que se deve aos árabes. Mais tarde, já no século XIX, fenômenos como a industrialização expandem ainda mais este mercado, que alcança um protagonismo definitivo, ao mesmo ritmo em que se vai desenvolvendo a sociedade de consumo no século XX. O seu uso é vasto: em bebidas alcoólicas, na indústria farmacêutica, como solvente químico, como combustível ou ainda com antídoto.
lembrei de mais um: o pentanol.
abaixo o nacionalismo barato e promotor do atraso.
O único Alcool que me interessa é a Vodka… Um saquê cai bem tb…
Nós merecemos as ironias. Mais um projeto lançado com um simples rabisco de papel. Muito blá blá blá e pouca realização.
E se realizar, chegará custando o preço de um lamborghini.
Mais um a se juntar às eternas promessas do Obvio!, do Lobini e do Novo Miura…
Esse tipo de coisa sempre me cheira a falcatrua.
Pode ser um McLaren de rua tupiniquim, Lamborghini dos trópicos etc e tal, mas com certeza não será feito para rodar em terras tupiniquins.
Se for feito, é claro!
O que não será novidade, pois há muitas coisas feitas por aqui que não servem para a gente daqui.
Ainda não são para nosso bico.
Não vejo inviabilidade na coisa. Basta que empresários brasileiros saiam do marasmo e tenham coragem de encarar o mercado lá fora.
Se houvesse medo de competir e inovar ainda estaríamos dirigindo somente carros da Ford.
A potência da depilação intima foi boa. E a idéia de passar meses testando o carro no Rio (eca!), até chegar a um veredito, para os europeus deve ser uma delícia.
Será que vão pra F1 tambem?
Concordo com a opinião do FG. Inviável esse tipo de projeto no Brasil.
Só acredito depois das 50 unidades prontas e entregues aos seus ricos futuros donos.
Mesmo se existir, será um mito!
Oba! Será que vão vender em carnês de 240 prestações?
Texto babaca desse Sam Philip. Estou longe de ser patriota (e bota longe nisso), mas alguém podia avisar a esse cara que a gente manda bem em um monte de outras coisas além de futebol e depilação íntima feminina. Quem vendeu Land Rover e Jaguar pros indianos e MG Rover pros chineses não está em condição de tirar muita onda não…
Asshole.
mode Brasileirinho Contra Todo Esse Mundão detected.
Então Luis…, assim como certas caracteríticas tornam-se marca de algumas nacionalidades – por exemplo: ingles = fleumático, pontual; alemão = organizado, minucioso; espanhol = turrão, irascível – também os brasileiros estão sujeitos a isso.
E afinal, o que sempre vendemos como imagem, mesmo órgão oficiais de governo, em folders promocionais turísticos, é isso mesmo, como você bem disse: campeões de futebol e de depilação íntima…
big nuts too…
Concordo integralmente com suas palavras. F*ck them.
É, talvez eu estivesse mesmo de mau humor quando li. Humor britânico é assim mesmo. Desativei o tal “brasileirinho” mode, que na verdade nunca esteve ativado (detesto isso, Petrafan. E já que você entendeu tudo, explique a piada do Maradona com o balde da KFC. Essa eu não entendi mesmo!).
Mas agora falando sério: sobrou alguma coisa da indústria automobilística britânica… com os britânicos?
mode Brasileirinho Contra Todo Esse Mundão deactivated.
eu, explicar? não explico nada não.
a notinha escrita no Top Gear é genial… genial…
(2)
é tão bem humorada que tem gente que não entendeu, não vai entender, e não quer entender.
É apenas mais um desenho bonito. Para o Salão do Automovel talvez mandem um poster bem grande.