NEW FUSCA
SÃO PAULO (pode ser que sim, pode ser que não) – Os marqueteiros da Volkswagen do Brasil apostaram numa jogada arriscada. Ontem foi apresentado aqui em São Paulo, com Neymar e tudo, a nova geração do New Beetle, que lá fora vai se chamar apenas Beetle — e não New New Beetle, porque aí, também, haja “novo” para batizar todas as gerações vindouras; legal escrever “vindouras”. Também já vi por aí que seria chamado de New Beetle 2, ou Beetle New Generation, mas acho que ficou apenas no Beetle, mesmo.
Pois não é que no Brasil o automóvel foi, oficialmente, batizado de Fusca? Está aí, na traseira do carro, abaixo do logo da VW: Fusca. Com todas as letras. Algo que, aliás, o New Beetle nunca teve, um emblema com seu nome estampado na lataria. E o próprio Fusca de verdade, aqui no Brasil, só foi receber nas suas últimas versões, quando a VW assumiu o nome que as ruas lhe deram. Até então, era VW Sedan e, quando muito, tinha na tampa do motor a cilindrada. O meu 1976, por exemplo, é 1300L. O 1966 não tem nada escrito em lugar algum.
Acho arriscado o que fizeram os marqueteiros volkswaguianos porque, evidentemente, esse Fusca aí em cima será um carro caro, bem distante do conceito original de “carro do povo”. Sendo assim, como chamá-lo de Fusca, com toda a carga histórica que o nome carrega?
A VW pegou carona na fama do que ela mesma criou, o que é absolutamente legítimo, e lançou a releitura do Fusca em 1998, batizado como New Beetle. Uma simpatia. Gosto mais do que esse modelo 2012, mas é apenas questão de gosto. Um dia terei um. O New Beetle já não era um automóvel baratinho. O novo será menos ainda, pelo que andei lendo. Mas a segunda geração perdeu o nome em inglês, coisa que gente de grana gosta, e recuperou aquele que quase todo mundo associa, imediatamente, a carro velho e de pobre.
Por isso digo que é meio temerário chamar esse carro de Fusca. Por causa de seus potenciais compradores. Serão jovens endinheirados, certamente. Aí, a mina pergunta pro bacana: “Que carro você tem, bacana?”. E ele vai responder que tem um Fusca? Se dissesse “tenho um New Beetle, mina”, ela certamente entenderia e até gostaria. Mas Fusca? O que a mina vai achar? Que o cara é um pobretão. Ou um excêntrico que anda de carro antigo. E posso vos garantir que excêntricos que gostam de carro antigo não encantam todas as minas. Só algumas. A chance de a mina da nossa historinha procurar outro bacana à simples menção do nome Fusca é bastante razoável.
Aí, então, será necessária uma explicação por parte do bacana. “Não, mina, não é o que tu tá pensando. É o novo New Beetle, sacou?” A mina vai ficar confusa. Tudo que gera confusão, quando se trata de marketing, é ruim. Pelo menos é o que dizem os publicitários.
Podem apostar. Nenhum bacana que vai comprar esse carro, quando perguntado pelas minas ou pelos amigos, dirá que tem um Fusca. Dirá que tem um novo New Beetle. Ou “um New Beetle desses novos”. Ou “um New Beetle da segunda geração, sabe qual é?”. E espero que ninguém, quando eu falar dos meus Fuscas, tenha a petulância de perguntar se é “um daqueles Fuscas antigos, um New Beetle ou esse novo New Beetle”. Mandarei à merda.
E a adoção do nome Fusca suscita mais algumas dúvidas. O que vai sair no documento? Fusca, mesmo? Uau. E a Polícia Rodoviária, quando for avisar o guarda do posto seguinte sobre o carro que passou em excesso de velocidade? “Sargento Louzada, acabou de passar um carro aqui acima do limite. Anote aí os dados e apreenda o veículo quando ele passar por aí: Fusca branco, placa tal.” Aí o sargento Louzada vai ficar esperando por um Fusquinha, coitado, que nunca passará.
Sei lá, acho que não vai dar muito certo. Em todo caso, fico feliz com o uso de Fusca pela VW para esse novo carro. Homenagem maior não há.
Quanto ao design, acho que os estudos do Eduardo Oliveira, irmão do Décio, chegaram a modelos bem mais bonitos e ligados ao conceito original do Fusca. Para quem ainda não viu, os desenhos estão aqui. São de 2010. Eu, se fosse a Volkswagen (ou qualquer outra montadora), já tinha contratado.
Por acaso gosto mais do antigo…
este é bem giro http://coveto.net/veiculos/carros/vw-carocha-cabrio_i165
Ótimo post!
E pra quem quiser se aprofundar na história do Fusca, achei bem interessante:
http://www.buscaacelerada.com.br/blog/fusca-o-campeao-de-vendas-mundial/
Vocês realmente não são bons de futurologia.
O carro é bom, o nome pegou e a volks não está tendo problemas com a venda do carro, inclusive cobrando agios altíssimos.
Acho que alguém se ferrou, kkkk a(lém do consumidor né… …que sempre se ferra por default.)
Na verdade nem o antigo tinha o nome de New Beetle e sim somente Beetle como se vê nos documentos do carro. o “new” deve ter sido criado aqui, só pra variar como era o Del Rey e Del Rey ouro que na versão mais simples chamavam-no de série prata
Esse carro será caro apenas no Brasil por causa da pesadíssima carga tributária. Lá fora acredito que será similar a o preço de um fiesta baiano daqui.
Nunca bati papo com alguma mina que me perguntasse qual é o meu carro. Se for por interesse a acharia fútil e procurava outra.
Pra mim, é uma ideia idiota, não compraria um carro novo com nome fusca
Concordo com o que você disse FG, mas tenho um Fusca 1500 1974 (perfeitamente original) e pretendo comprar um Fusca 2.0 2013.
Gostava do New Beetle e quase comprei um, mas gostei ainda mais deste novo Fusca.
Considerando que a história sobrepos o marketing de vendas, só posso aplaudir a VW do Brasil !!!
Não se espante, mas em breve virá também o Santana, isso mesmo, o próximo sedan da VW, terá o nome Santana e já está sendo testado na China, ficando no lugar do Polo Sedan, acima do Voyage e abaixo do Jetta.
Eu também não concordo em batizar esse carro de Fusca, pq de Fusca ele não tem nada e muito menos o preço de um Fusca. Acho que Beetle seria o correto, até porque, o nome tem que combinar com o carro e vice-versa e nesse caso, nenhuma das duas situações ocorrem.
Do jeito que está a VW, com mania de “ressucitar” seus carros antigos, deveremos ter novamente a Brasília, o SP 1 e SP 2, o TL, o TC e por aí vai.
Curiosidade…
Como foi que o VW-1300 (ou o VW-1600) ganhou o nome de Fusca? Como foi que o povo inventou esse nome?
Muitas Minas de 20 anos nem tem idéia do que é fiscal. Vão achar “cool”!
http://instagr.am/p/QDRoDko-Ax/ Fusca?
Oi FG,
Esse Irmão do Décio é um gênio.
Realmente as montadoras comem bola em não contrata-lo
Abraços
Harry
neste caso faz sentido, pois a VW autorizou as subsidiarias a utilizarem os nomes populares de cada pais. No Mexico vai se chamar Vocho, em outros paises hispanicos vai se chamar Escarabajo, em outros Cocinelle, em outros Beetle, Kaefer na Alemanha. Pode ter certeza que a vai ser lancada a moda de alterar o logo com o nome do carro para a versao de outro pais. Nao achei errada a estrategia, nao…..
Quanto ao Fusca do irmao do Decio, com todo o respeito, mas ficou com a cara do prototipo de antes da II Guerra mundial, sobre um shape de Ka antigo……
impressionante como vc gosta de reclamar. se fosse new beatle reclamaria tbm. pqp fusca é legal pra caralho.
É só falar Fusca 2012 e tá resolvido o problema!
A idiotíce dos dirigentes de montadoras imperam. Eu, caso fosse CEO global da marca, cortaria a cabeça de todos os idiotas que comandam a indústria automobilística brasileira. Lá fora, New beetle é um carro que um pai dá para um filho que completa 18 anos, ou mesmo alguém que tem condições financeiras aquém da maioria. Aqui lançam esses carros como se fossem para novos ricos, ele, o mini, o A1, o Slowster, dentre outros.. e acabam vendendo menos do que esperariam. Mas esperam o quê desses mini carros??
Uma família ou alguém acima dos 30 e com família, e com grana nunca entrariam nesses carros, pulariam direto para um carro mais forte e top… uma BMW, uma Mercedes… que tem nome e marca para deixar as gurias molhadinhas, mesmo que com menos atributos.
Um preço honesto de 30 a 40 dilmas seria o ideal para esses carros, que de luxo não tem nada, e vão acabar virando micos futuros, niguém quer, ninguém compra…. e a revenda? uma merda…
Tenho pena da visão idiota desses CEO´s… carros de pobres no exterior viram carros de rico aqui no brasil, ricos idiotas que compram.
dai gomes, e ate legal ter o nome do velho fusca… moro aqui na europa e quando os amigos perguntam que carro tenho digo que e um 147 (no verdade e uma alfa de 180 hp) e a turma pensa que e um fiatizinho…
New Fusca? E o preço, é new também? Jogada errada esta, porque não assumem
New Beetle 2013?
Se repararem nas fotos do New Fusca podem ver certas semelhanças VW dos tempos. Os parachoques dianteiro e traseiro são muito parecidos com um tal carro chamado Gol. O farol traseiro também apresenta uma “carinha” bem conhecida nos modelos atuais da marca. Já que o jeito é ficar remoldando desenhos antigos e encaixá-los com a mesma cara Gol/Amarok, porque não lançar a New Brasília ou a New TL. Para chamar de fusca no mínimo tem que possuir um motor fraco 1300 cilindradas e que o escamento de umas estouradas de vez enquando.
O grande problema será o preço, assim como todos os carros vendidos no país. Já pensou nesse carro competindo com os populares.
mas este carro nao vai competir com os populares. Isso e missao para o Gol….. e o Up, no ano que vem…..
Claro que nao agradara a todos, óbvio . . mas eu acho válido . . . aliás a VW do Brasil registrou o nome FUSCA em 1983 . . . Justo que o utilizem . . . o Mundo inteiro resolveu adotar o nome, como Vocho do Mexico, Beetle nos EUA e etc . . .o Brasil nao poderia ficar fora . . . . Pra quem curte e tinha um fusca desde a decada de 60/70/80, devem se lembrar muito bem que FUSCA era “carro de pobre”, “fusca não é carro” e etc. . e se não me engano muitos ainda pensam assim, infelizmente . . . Opaleiros, Dodgeiros V-oiteiros tiravam onda em cima, até que nos rachas de rua da época, fuscas deixavam todos estes carros pra tras, ou em eventos de carros antigos da decada de 90 em que ia com meu fusca e somente por ser um fusca tinha que colocar la no barro, longe e etc . . . só porque era FUSCA ?. . . Claro este NOVO FUSCA não sera o FUSCA, nunca . . . . Sou fuscamaníaco sim . . . . tive fusca a vida inteira . . . como carro de uso ou não . . . Ainda tenho o meu VW SEDAN, curto muito meu 1955 com mecanica 1200 original . . .kkkkkk
Boa lemos concordo contigo, tambén tenho meu 75 1300L unico dono meu avô, e ando bem feliz por ai ;) kkkkkkkkkkk
O mais engraçado é que um Jetta basicão é mais barato que um Fusca nos EUA (podem conferir no site da VW para os EUA).
Vamos ver como será aqui no Brasil… outro detalhe interessante é que o motor usado no Fusca por lá é o 2.5L. Também temos a versão do Fusca com a motodização TDI e nesse caso o Jetta similar também continua a ser mais barato… um pouco menos do que US27.000,00.
Vale a pena lembrar que por menos de R$28.000,00 voce leva para casa um Camaro com 302HP de potencia.
Abraços
Imperador
ops… US28.000,00 para o Camaro.
New Fusca…
Poderiam batizá-lo de Fusca nas Oropa e EUA, e de Beetle dali p baixo.
Abraço!
Aconteceu isso com o PASSAT nos anos 90 e não deu errado…
O fato é que o Passat importado da Alemanha nunca vendeu bem por aqui; no mercado de usados, coitado. Agora, até que vai ficar engraçado o show room das autorizadas da Volks: Voyage, Passat, Fusca, Variant e…Kombi, todos 0km.
FG, você notou que seus argumentos devem ter sido os mesmos dos marketeiros da VW? Você enxergou a coisa de modo lógico e inteligente, mas perante a juventude e a “moda” – que é o que vende, enfim – vale mais o humor (bom ou ruim, não sei, mas qualquer propaganda tem humor, especialmente de carro…). E que tal uma propaganda onde alguém no perfil do comprador do Linea (vide propaganda Linea 2013) fala para os pais, os amigos, a galera do escritório e enfim para a paquera que comprou um Fusca? Muitas risadas, deboches, e ele sai com esse modelo que, sim, é bonito e passa ar de sofisticação… Mesma coisa quanto a PRF, que não acreditaria na informação de que um Fusca foi flagrado a, sei lá, 180 km/h (embora fique apenas no campo da imaginação, já que ninguém é doido de colocar uma propaganda assim). Enfim, entendo que seus argumentos serviram ou vão servir para os marketeiros da VW…
Não sei se foi dito aqui, não li todos os comentários, mas é provável que seja chamado de Novo Fusca.
tambem acho isso. Quando alguém comentar sobre o carro novo do vizinho, irao dizer: “fulano ai comprou um Fusca, daqueles dos novos… o cara ta pensando que e o que? Que exibido!!!!” he he he he…..
O New-New-Beetle (me recuso a chamar isso de Fusca) está mais parecido com o Fusca original do que o New Beetle. Mas o New Beetle é muito mais simpático, na minha opinião – é uma releitura bem executada, tirando apenas referências. Esse novo New-New-Beetle é muito literal, parece que pegaram um Fusca, deram esteróides e vestiram com roupas modernas.
Fusca pra mim é um besourinho com motor boxer traseiro refrigerado a ar, simples e barato. Nunca mais algo assim será fabricado. O resto pode ser o que for, mas não é Fusca. Pode anotar aí que não vai pegar, o pessoal vai, no máximo, dizer que é “um Fusca daqueles novos”. Mas mais provavelmente dirão que é um “Novo New Beetle”. Se fosse eles, eu simplesmente seguiria o nome global do modelo: “Beetle”. Teria tudo a ver com o produto e o público-alvo aqui no Brasil. Baita cagada do marketing da VW.
Perdi a conta de quantas vezes a palavra novo, em qualquer idioma, foi escrita…
mas é a aí que está o grande Lance!!! Seguindo a Logica da VW, pode se chamar o carro de qualquer nome com o qual ele foi conhecido pelo mundo: pode ser Beetle, Kaefer, Fusca, Vocho, o que voce quiser!!!
Fusquinha de boy do c*! Essa p* não é Fusca nem aqui nem na China! Fusca é refrigerado a ar e barulhento!
kkk
Tenho um desses que você mencionou, e terei um desses novos também…
kkk
Flavio Gomes, também pode ocorrer o inverso, um pobre ( tipo eu ) que tem o Fusca tradicional ao alardear que possui um Fusca, ser, digamos, “super-valorizado” pela mina. Essa hipótese pode perfeitamente acontecer dentro de um tempo, quando o lançamento ficar mais conhecido no mercado. Hoje por exemplo, quando alguém me diz ter um Fiat Uno imediatamente penso na antiga “botinha” da Fiat. Com certeza há quem entenda ser o atual carrinho da marca italiana, possivelmente os mais novos, que não acompanharam a antiga linha Uno.
Se o cara precisa dizer que carro tem para ficar com uma mina, então ele tem um problema insolúvel. As minas que valem a pena não se importam com o carro que um cara tem. Esse filtro vale para os dois lados da moeda.
O Fusca está deixando de ser carro de pobre. Qualquer fuquinha 68 já está valendo mais do que vários sedans e hatchs com dez anos de uso. Carro de pobre hoje é Fiesta 2002, Pálio 2003, Corsa 2001, e que me perdoem quem tem um carro assim na garagem, pois também faço parte dessa turma.
Se bem que hoje em dia todo mundo está na classe média. O Brasil quase não tem mais gente pobre, segundo o IBGE.
Aliás, o 500 da Fiat também deixou, né ;)
Prezado FG,
Posso te fazer uma pergunta:
Você tem um daqueles Fuscas antigos, um New Beetle ou esse novo New Beetle?
Brincadeirinha.
Um abraço.
Acho esse “mais novo” fusca mais parecido com o original que o anterior, então creio que vale a associação. Quanto aos desenhos do link, excelentes, mas a lateral tá muito chupada do Ford Ka.
ficou feinho,mesmo…..
Eu tenho um Volkwagen 1300L (completasso, com capa de plastico no painel e tudo!) 78
mas não sei se é uma boa ideia, isso não me desperta uma grande resposta emocional além do normal pela forma da carroceria, e tenho a impressão de que esse carro vai ocupar uma posição mais “premium” no mercado, e esse publico, será que já superou o “fusca=pobre”? “Beetle” acho que fica mais fácil para engolirem,
Sei la.
O New Beettle é uma espécie de Golf redondinho. É um puta carro, mas não tem nada a ver com o que foi o Fusca (acima de tudo, popular).
Quem tem grana hoje em dia para comprar um New Beettle, compraria um carro maior e muito mais potente.
Se nego quer ter um Fusca na garagem, compra um usado, gasta uns 20 mil nele e deixa 0km.
Vai ser legal desdenhar o amigo abornado e perguntar se ele comprou o novo Fuqui.
Flávio, se eu tivesse um carro desses e as minas perguntassem eu responderia com muito orgulho, tenho um FUSCA. Melhor ainda…eu estufaria o peito e dia tenho um FUSQUINHA.
Afinal de contas, um carro desses não é pra qualquer bundinha ficar sentando não. Tem que merecer.
Flávio, concordo com vc. Este nao é um carro popular, e sim um carro de nicho muito específico… No Brasil, o melhor mesmo seria New Beetle II ou algo parecido. Mas, na europa, o carro é oficialmente Beetle. O nome que vai na lataria, vc escolhe na hora da compra. Podem olhar no configurador on line, é possivel escolher Beetle, Fusca, Käfer ou algum outro nome do carro que tinha em cada mercado um nome diferente, de acordo com o lugar. No méxico por exemplo, é Vocho. Acho que ate mesmo BUG, é possível escolher. Isso acho legal. Com relacao ao estilo do carro, acho o New Beetle mais iconico, uma releitura mais artística do carro, um tanto feminino, na minha opiniao. O novo, digo este último, segue mais fielmente a silhoueta do fusca e é um carro mais masculino, mais forte. Perdeu um pouco a coisa do ícone, mas ganhou em proporcao e estilo. Gosto da silhoueta do carro com a linha do teto oticamente mais baixa na frente… Quase um Hot Rod! Só precisa da roda de 19″, que é disponibilizada na europa. Nao acredito q no Brasil irao oferecer a roda grande. Uma pena, ele precisa de rodas grandes pra compensar o volume das caixas de roda. Abraco!
Os carros populares mudaram bastante, viu… Modelos como Mini, 500, até mesmo Golf que em 74 era o compacto da VW, e hoje é um médio beeeem luxuoso (verão européia), deixando Polo e Up! na sequencia (sempre lá fora). É a evolução. Acho inclusive que não mexerá na áurea da versão “a ar”.
Desculpem a ignorância, mas eu pergunto: qual é o conceito de sedan? Por que o Fusca era chamado de VW Sedan? Sedan, pra mim, é Del Rey, Oggi, Voyage, carro “com bunda”. Pô, Fusca não tinha bunda, e o porta-mala era na frente! Num intendo!
Sedan precisa ter porta-malas destacado do interior, ou seja, sem acesso, coisa que o Fusca tinha. Mas é bom lembrar que o Fusca na verdade estava muito mais para um cupê…
1 mês atrás mais ou menos já tinha visto um desse em cima de um caminhão plataforma escrito Fusca na traseira, pensei que era uma customização do dono, mas vejo que não.
precedente já existe, o Passat.
mas seria realmente engraçado essa confusão entre o velho e o novo…
Em agosto passado realizei um sonho que era comprar um New Beetle. Sempre fui louco com o carro, desde seu lançamento. Mas o sonho durou pouco, pra ser exato um fim de semana. Peguei o carro na sexta-feira e na segunda-feira me desfiz dele. O carro foi uma decepção. Depois que peguei o carro e comecei a analisar os detalhes em si, vi que não valia o preço que a VW cobra por ele. Acabamento de péssima qualidade. O carro era 2009, com apenas 28 mil km, mas batia tudo (painel, tampa traseira, banco traseiro, porta). A porta ao fechar era pior que a dos Fuscas antigos. Para tirar um dos barulhos, resolvi desmontar o painel. Numa boa, já mexi em vários carros, mas nunca vi um painel com material tão vagabundo e encaixes mal resolvidos como o do New Beetle. Plástico de péssima qualidade que passam a impressão de serem de carros chineses. Outra coisa que me desanimou foi o espaço no banco traseiro (apenas para crianças), não que o espaço para as pernas seja o problema maior, mas o teto é tão baixo que quem tem mais de 1.60m fica esbarrado a cabeça.Outra coisa que me incomodava era a alavanca de marcha (comprei um mecânico), ao trocar as marchas minha mão esbarrava nos controles do ar condicionado , aquilo me matava de raiva. A conclusão que cheguei é que o New Beetle é um carro de fim de semana. Não é um carro para o dia a dia. É um carro para curtir e isso com ele se faz com gosto. Por onde rodei, as pessoas torciam o pescoço para olhar, é um carro que chama atenção, principalmente se tiver teto solar, como era o caso do meu.
Acho que isso foi uma tremenda bola fora. O brasileiro esta muito metido hoje em dia para pagar 60-70 mil num carro com nome de Fusca. Concordo totalmente com a colocacao do Flavio Gomes.
Ficou com cara de Porsche mesmo.
O carrinho ficou muito bacana, vi rodando no Mexico semana passada e adorei. Realmente ficou mais masculino que o Beetle, carro de mulher ou biba. Com esta usina 2.0 turbo com injeção direta, chega 210km/h e vai até 100 km/h em 7.5 s. O foguetinho é a melhor coisa que a conservadora VW fez nestes últimos anos. Melhor que aquela cara cansada que vai do Gol, Voyage, Fox, pula Golf, Kombi e Polo (mortos por aqui) passa pelo Jetta e termina no caro Passat. Parabéns também pelo nome. Fusca 2013. Fantástica jogada de marketing. Vai virar carro de colecionador, uma pena que virá caríssimo, imagino, preço de audi e bmw, no mínimo ou mini cooper.
Nossa, os estudos do Eduardo são geniais, é uma ideia legal. Pelo menos é mais bonito que muita coisa que roda hoje em dia aqui no brasil.
A Volkswagen está “tirando do caixão” nomes antigos de seus carros. Tudo começou pelo Voyage, descontinuado na década de 90 e que agora retorna à família Gol. Em seguida anunciou o retorno do Santana, que deverá ser produzido em breve. Agora, o Fusca…
Daqui a alguns tempos irão anunciar o retorno do Karmann Guia, dBrasília e o SP2.
“… E posso vos garantir que excêntricos que gostam de carro antigo não encantam todas as minas. Só algumas…”
Gomes, só as mais inteligentes e interessantes!
“…A chance de a mina da nossa historinha procurar outro bacana à simples menção do nome Fusca é bastante razoável…”
Vá com Deus, minha filha. Quando era largado, o Kadett me ajudou muito a afastar maria-gasolina e interesseira, e nunca me faltou companhia feminina.
Certamente a própria VW vai chamar de “Novo Fusca”. E, a jogada de marketing foi bem pensada. A ideia de ressucitar o nome não é só no Brasil. Na Alemanha existe a opção de colocar logos Käfer no carro.