VALE TUDO
SÃO PAULO (sabíamos disso?) – Imagine um campeonato que reúna carros de F-1, GP2, F-3000, Indy, World Series, Champcar e F-Nippon. Tudo junto, mas com classificações separadas para três classes distintas, correndo em pistas como Imola, Nürburgring, Zandvoort, Dijon, Hockenheim, Spa, Monza, Nogaro e Zeltweg (hoje Red Bull Ring).
Demais, não? Pois existe.
Chama-se BOSS GP (Big Open Single Seaters) e tem feito muito barulho, com grids de respeito (ano passado, foram 37 pilotos que participaram de ao menos uma corrida), geralmente fazendo preliminares de outras categorias.
Os carros pertencem a pilotos-colecionadores e andam tanto quanto andavam quando disputavam campeonatos com os melhores pilotos do mundo. Tem muitos vídeos no YouTube que merecem ser vistos e, principalmente, ouvidos — ronco de motor de verdade, não esse zumbido chato dos V8 de hoje na F-1.
Quem descobriu a BOSS GP para nosotros foi meu amigo Rogério Gonçalves, colecionador de F-1 antigos com residência em Mônaco e Xerém.
Em 2010 eu já tinha postado sobre Abba kogan, um brasileiro (nascido em Macau) que corria com um Tyrrel-Yamaha na BOSS GP.
http://blogpossante.blogspot.com.br/2010/12/brasileiros-que-voce-nao-conhece-abba.html
Também tenho no meu blog outros exemplos de “Vale Tudo” com monopostos:
Fórmula Libre Irlandesa
http://blogpossante.blogspot.com.br/2009/10/la-fora-formula-libre-irlandesa.html
Interserie (Alemanha)
http://blogpossante.blogspot.com.br/2009/09/interserie-formula-mistureba.html
E a nossa Fórmula Premium, direto do Paraná (Não é “big”, mas é um começo)
http://blogpossante.blogspot.com.br/2013/03/renascimento-das-formulas-no-brasil.html
bem legal a categoria…. mas guardadas as devidas proporções,o publico de lá é igual ao nosso regional… tirando uma pequena parte do “estádio”, publico zero nas arquibancadas!!!
Tem até um piloto chamado de Luke Skywalker! Por que ele não equipou o carro dele com o R2?
Xará, fui na etapa de Monza ano passado:
http://www.youtube.com/watch?v=DNCjPL1fufM
http://www.youtube.com/watch?v=p80nwf2l-dQ
Achei interessante pela variedade de carros. Tinha até um Indy de noventa e poucos com motor Alfa Romeo do Roberto Guerreiro. O único porém é que os pilotos são “gentlemen” drivers, logo a disputa não é tão acirrada.
A F1 bem que podia fazer uma corrida no sábado com os modelos antigos todos juntos, com certeza ia dar ibope.
Flávio, sem querer descobri à venda a Ferrari do Massa que venceu o GP Brasil de 2006!!! Veja o link: http://www.classicandsportscar.com/classiccarsforsale/ferrari-f1-f248/51274
Vamos fazer uma vaquinha??? rsrsrs E a gente bota pra correr nesse Boss GP…
A única coisa ruim desse vídeo é ver como esse imbecil chamado Hermann Tilke trucidou Hockenheim.
Avisa o Barrichello!!
…Antes que o Schumacher apareça por lá!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Muito legal, tem até o site com mais informações dos pilotos e qual carro está utilizando.
http://www.bossgp.com/drivers/2012
O carro que venceu por um acaso era um McLaren do tempo de Raikkonen/Montoya (~2005), com a pintura alterada? Tinha mais algum F-1 com pintura alterada? Só reconheci a Arrows (2002 provavelmente), a Jordan (1991) e a Dallara (1991 provavelmente), de pinturas originais.
Quem liderou mais voltas seria um GP2 (preto)? De quem teria sido esse carro?
Deu pra ver que tinha 1 ou 2 Indy/Champ cars, mas não reconheci as pinturas. Não me lembro de carro da Indy patrocinado pela cerveja Labatt’s, quem seria?
Como é linda a Jordan 191, pelamor!
Tinha carro patrocinado pela Labatt´s sempre que a corrida era em Toronto ou Vancouver, porque a marca é canadense. A Jordan 191 eu tenho a miniatura também, montadinha hehehehe
O carro que venceu é um Jaguar 2005.
Tem as informações dos carros e pilotos aqui:
http://www.bossgp.com/drivers/2012
Pena que sejam só os carros (antigos).
Teria que ser na pista antiga também, não só no stadium. A floresta e suas grandes retas continuam lá…
Muito bacana esta categoria. poderiam vir correr aqui em Interlagos para nós apreciarmos esta bela orquestra. Mas Flávio, aos 1:48, do vídeo, tive uma leve impressão de ter visto o Gerd tentando se disfarçar usando o #269 ao lado da ambulância. Você notou?
Se eu fosse colecionador até poderia diputar estas corridas.
Mas morrendo de medo de bater um carro desses!
Credo! Fico imaginado a bagunça que deve ser isto.
Vai parecer a coisa mais óbvia para alguns, mas dei um google e me chamou a atenção como há oferta e procura por carros de competição antigos. Sempre achei que esses carros iriam para um museu ou para a fábrica do time, ou para a casa do piloto – até porque as equipes faziam 4 ou 5 modelos para o ano, na F-1. Pelo menos era assim, acho.
Tinha uma Eurobrun 88/89 à venda…
http://www.classiccarsforsale.co.uk/classic-car-page/136318/eurobrun-189/
Caraca, vendem até pista de testes http://www.racecarsforsale.com/clothing_etc/race-track-remote-3772.html
149 mil euros?!? Tá barato pra caramba!!! O_O”
que som!!!
Muito legal . Acho q é tudo q tio Bernie não queria. Mais vamos a alguns detalhes.
Na década de 70, mais precisamente em 1972. foi transmitida uma prova, se não me
engano pela tv tupi direto de Brands Hatc em que era composta por carros de diversas
categorias aos mesmo tempo. Havia f1, f2, f5000, protótipos todos juntos. As informações
não chegavam como hoje, por isso conto apenas com minha memoria. O vencedor,
Emerson com a Lotus 72d patrocinada pela JPS.
Tentaram fazer uma prova de F1 clássicos em interlagos a dois anos atras, mais com
preços dos ingressos muito caro. Outra coisa q notei, foram as arquibancadas também
vazias o q prova q não é só aqui q o automobilismo verdadeiro está perdendo adeptos.
Mais também vi ( 1.49 ) o irmão mais novo do Meianov pronto para entra na briga juntos com alguns protótipos.
talvez eles só tivessem aberto o setor que está atrás do primo do Meianov. Lá estava lotado!
É fato. E os carros não eram de coleção e nem com pilotos aposentados, era prá valer mesmo, se não me engano era um festival de final de temporada. O Emerson havia comentado que os F5000 aceleravam demais nas retas, davam pau no F1!
Teve a F-Aurora, não?
A Aurora AFX F1 Championship, também conhecida como British F1 Championship, era um campeonato reservado aos ingleses, com chassis de temporadas passdas, e participação de carros de F-2 pra encher linguiça.
Foi na “F-Aurora” que os Fittipaldi (os carros, não os pilotos!) tiveram suas únicas duas vitórias, nas mãos de pilotos ingleses.
Esta prova acontecia uma vez por ano e acredito que se chamava corrida dos campeóes, a mistura eclética era o maior charme e lembro bem das balas imagens dos carros de diversas categorias correndo juntos a “VERA” , o rato é que deve ter as melhores lembranças e histórias para contar…
Na mesma volta uma deliciosa variade de “tenores”.
Enquanto uns preservam outros no ficam no vale tudo – vale um quilo de sucata de mini challenge.
tem um cara correndo com um Lola Indy de 1989 e outro com um Reynard f3000 de 91!! muito legal, quando eu for milionário vou comprar um desses : http://www.racecarsforsale.com/single-seat-race-cars/benetton-benetton-1995-b195-chassis-no-02.html pra correr por lá
Sacanagem, enfiaram um Judd nele!
Eles fazem isso. Afinal, o motor é o que mais vale.
O cara que compra um bólido desses deve se ver no seguinte dilema: ou bota o carro na “conserva” e fica com as mãos coçando, ou pega o bicho e vai pra pista, talvez se cagando de medo de bater, de algo quebrar. Não o motor, porque algum mecânico das antigas deve fazer. Mas, por ex., deve ser meio problemático quando quebra um bico, como aconteceu com a Dallara. Ou não tem dilema nenhum, vai lá, acelera e é feliz. Tomara que seja assim.
Invejinha, mas daquela saudável. Eu, se pudesse, compraria a Ligier JS27, de 1986 ou então o Lola/Chevy-89 do Al Unser Jr pra correr lá. Vocês comprariam qual?
tem esse Penske que o Fittipaldi em 89, só $100,000.00 obamas, corre que tá na promoção.
http://www.race-cars.com/carsales/march/1299871385/1299871385ss.htm
A vontade eu tenho, só não tenho as obamas rsrs. Uma pechincha, é o carro campeão de 1989. Topa fazer uma vaca, aí a gente racha a propriedade? Aliás, uma pergunta: se eu compro um desses, que impostos (além dos de importação) terei de pagar?
E esse então?
http://www.race-cars.com/carsales/march/1271783713/1271783713lm.htm
Me pergunto onde os caras encontram pneus de antigamente…
Eles botam uns Avon genéricos. Também é muito comum, eu estava vendo, eles tirarem o motor original. Então, não se espante se você vir um Benetton B196 com motor Judd 4.0, e não o Renault.
Onboard com o Jaguar R5: http://www.youtube.com/watch?v=OeYPKQXT1Sg
Uau!!
http://www.youtube.com/watch?v=Jbd_x2kAbCc
Demais!!!
Copiando o título de uns posts abaixo ” GENTE QUE SABE VIVER”.
Belo achado ! Fantástico!