Flavio Gomes quarta-feira, 21 de setembro de 2016 11:23 12 comentários
Essas coisas feitas pela Envemo eram muito legais. Tive um Uno, acreditem, com quatro faróis como esses aí. Quem quiser falar mais da Envemo, à vontade.
Essas picapes transformadas eram simplesmente o “Ó”. Eram gigantes e horríveis, linhas duvidosas e super ultrapassadas. Tenho 53 anos e nunca gostei dessas empresas transformadoras de caminhonetes, mas confesso que não acho a “Série 20” um lixo completo, já que tem muito jumento analfabeto (que praticamente desconhecem qualquer outro tipo de carro) ficam “endeusando” esses “Franksteins” por toda a vida.
D20 é carro de velho, e não merece voltar à fábrica nem em outro planeta! Não adianta ficar endeusando essas picapes velhas, que caem a roda e fica tudo um furdunço. Já tive uma picape Envemo Master de cor vermelha (sob chassi da A10 Custom/Deluxo), veículo esse que saiu até num folheto promocional da empresa na época. Era um carro confortável, mas nunca deixou de ter aquele “DNA” de picape envelhecida e fora dos padrões.
Paulo
7 anos atrás
Incrível a precariedade da nossa indústria automobilística nessa época. Bastavam alguns acessórios em fibra de vidro, faróis e lanternas adaptados para os carros se destacarem.
Ainda prefiro o Passat TS, 4 faróis original, sem adaptações tipos Dacon, Envemo, etc.
Zacca
7 anos atrás
E a Furglaine, entra nessa também ? Alguma opinião ?
Irapuam
7 anos atrás
Flavio, já ouviu falar de algum baralho da Simca? Tenho 2 baralhos beeeem antigos, mas sua história é um mistério que não consigui desvendar. Na internet não encontrei nenhuma informação. Se o pessoal do Blog souber, comenta aí!!
Rod
7 anos atrás
Dacon foi a melhor de todas, mas não fazia pick ups. Envemo, SR e Sulam eram a opção para quem era rico e queria ter um SUV cara. Sulam era minha favorita.
Abraço.
Rod.
Qual das adaptações você preferia, Sulam, Envemo ou Souza Ramos? Meu pai gostava das XR das Souza Ramos, eu gostava da Bonanza da Sulam…
Rubergil Jr
7 anos atrás
E o imortal Envemo Camper hein? Virou até carro-estrela de novela. Na “Rainha da Sucata”, o personagem de Tony Ramos era o projetista-chefe do carro.
Frederico
7 anos atrás
Vi esta camionete andando pelo Bairro de Santana no sábado. Curiosamente ostentava o nome de “Blazer”. O mais interessante que a GM encampou a ideia da Brasinca (outra adaptadora) e a transformou na Bonanza depois
Frederico, há um erro no seu comentário. A GM fornecia os chassis e a Brasinca montava as carrocerias das C10/D20 desde muito tempo, tanto é que na caçamba da C10 tinha uma plaquinha da Brasinca.
Quando do lançamento da série 20 (que ocorreu em 1986) ainda havia demanda pelas Veraneio
Tanto é que a minha é 87 quando não haviam mais as C10/A10/D10 e ainda há Veraneio 88 (Quase comprei uma), sempre de compras corporativas não vendidas ao público normal..
Como o lançamento da D20 CD (chassis longo – 50 cm mais comprido que a normal), tinha-se a base para lançar uma SUV similar a Suburban americana, inicialmente chamada de Mangalarga e um modelo com chassis encurtado (em 50 cm) chamada Passofino, similar a Blazer americana (baseada na K-Series e não na S10).
A diferença é que os vidros laterais são curvos até o teto.
Posteriormente elas foram renomeadas para Veraneio e Bonanza, quando receberam o reconhecimento oficial da GM.
Estes carros nunca foram adaptações quando fabricadas pela Brasinca.
Em 1994/95 com a descontinuidade da Veraneio (dada a transferência da fabricação para a Argentina (Embora haja controvérsia sobre este ponto) da Série 20, a Envemo fez, com base nas C20 chassis regular uma adaptação que chamou de Veraneio M, com capota de fibra, vidros laterais normais e recorte da porta traseira acompanhando a caixa de roda.
Enquanto a Veraneio normal seria a Suburban, a Veraneio M seria equivalente a Tahoe.
Esclarecido?
Eddy Bruno
7 anos atrás
Noossa, meu tio tinha uma parecida, vermelhona!!!
Que saudade, de ir na carroceria (era permitido antigamente, ou não havia ‘regulamentação’ contra, não sei) nas viagens curtas entre Goiania e Brasília, fazendo algazarra com os primos….. nossa…
Valeu pela postagem, muitas lembranças na cabeça, agora….
PS: eu sou da época da “algazarra” hehehe
Arnaldo Hauer de Oliveira
7 anos atrás
Eu tive um Opala 80, 250/S, frente Envemo, quatro faróis, era lindo, fazia muito sucesso.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Essas picapes transformadas eram simplesmente o “Ó”. Eram gigantes e horríveis, linhas duvidosas e super ultrapassadas. Tenho 53 anos e nunca gostei dessas empresas transformadoras de caminhonetes, mas confesso que não acho a “Série 20” um lixo completo, já que tem muito jumento analfabeto (que praticamente desconhecem qualquer outro tipo de carro) ficam “endeusando” esses “Franksteins” por toda a vida.
D20 é carro de velho, e não merece voltar à fábrica nem em outro planeta! Não adianta ficar endeusando essas picapes velhas, que caem a roda e fica tudo um furdunço. Já tive uma picape Envemo Master de cor vermelha (sob chassi da A10 Custom/Deluxo), veículo esse que saiu até num folheto promocional da empresa na época. Era um carro confortável, mas nunca deixou de ter aquele “DNA” de picape envelhecida e fora dos padrões.
Incrível a precariedade da nossa indústria automobilística nessa época. Bastavam alguns acessórios em fibra de vidro, faróis e lanternas adaptados para os carros se destacarem.
Ainda prefiro o Passat TS, 4 faróis original, sem adaptações tipos Dacon, Envemo, etc.
E a Furglaine, entra nessa também ? Alguma opinião ?
Flavio, já ouviu falar de algum baralho da Simca? Tenho 2 baralhos beeeem antigos, mas sua história é um mistério que não consigui desvendar. Na internet não encontrei nenhuma informação. Se o pessoal do Blog souber, comenta aí!!
Dacon foi a melhor de todas, mas não fazia pick ups. Envemo, SR e Sulam eram a opção para quem era rico e queria ter um SUV cara. Sulam era minha favorita.
Abraço.
Rod.
Tive um Prêmio com quatro faróis também.
Qual das adaptações você preferia, Sulam, Envemo ou Souza Ramos? Meu pai gostava das XR das Souza Ramos, eu gostava da Bonanza da Sulam…
E o imortal Envemo Camper hein? Virou até carro-estrela de novela. Na “Rainha da Sucata”, o personagem de Tony Ramos era o projetista-chefe do carro.
Vi esta camionete andando pelo Bairro de Santana no sábado. Curiosamente ostentava o nome de “Blazer”. O mais interessante que a GM encampou a ideia da Brasinca (outra adaptadora) e a transformou na Bonanza depois
Frederico, há um erro no seu comentário. A GM fornecia os chassis e a Brasinca montava as carrocerias das C10/D20 desde muito tempo, tanto é que na caçamba da C10 tinha uma plaquinha da Brasinca.
Quando do lançamento da série 20 (que ocorreu em 1986) ainda havia demanda pelas Veraneio
Tanto é que a minha é 87 quando não haviam mais as C10/A10/D10 e ainda há Veraneio 88 (Quase comprei uma), sempre de compras corporativas não vendidas ao público normal..
Como o lançamento da D20 CD (chassis longo – 50 cm mais comprido que a normal), tinha-se a base para lançar uma SUV similar a Suburban americana, inicialmente chamada de Mangalarga e um modelo com chassis encurtado (em 50 cm) chamada Passofino, similar a Blazer americana (baseada na K-Series e não na S10).
A diferença é que os vidros laterais são curvos até o teto.
Posteriormente elas foram renomeadas para Veraneio e Bonanza, quando receberam o reconhecimento oficial da GM.
Estes carros nunca foram adaptações quando fabricadas pela Brasinca.
Em 1994/95 com a descontinuidade da Veraneio (dada a transferência da fabricação para a Argentina (Embora haja controvérsia sobre este ponto) da Série 20, a Envemo fez, com base nas C20 chassis regular uma adaptação que chamou de Veraneio M, com capota de fibra, vidros laterais normais e recorte da porta traseira acompanhando a caixa de roda.
Enquanto a Veraneio normal seria a Suburban, a Veraneio M seria equivalente a Tahoe.
Esclarecido?
Noossa, meu tio tinha uma parecida, vermelhona!!!
Que saudade, de ir na carroceria (era permitido antigamente, ou não havia ‘regulamentação’ contra, não sei) nas viagens curtas entre Goiania e Brasília, fazendo algazarra com os primos….. nossa…
Valeu pela postagem, muitas lembranças na cabeça, agora….
PS: eu sou da época da “algazarra” hehehe
Eu tive um Opala 80, 250/S, frente Envemo, quatro faróis, era lindo, fazia muito sucesso.