Bicho-papão
SÃO PAULO (está no dinamômetro, o que vai dar?) – Com algum atraso (a corrida foi em 19 de março), vale registrar a vitória do Audi R10 movido a diesel nas 12 Horas de Sebring. O carro foi “lançado” aqui, lembram? Falamos um monte e esqueci de falar da corrida.
Quem deu o toque foi o blogueiro Luiz Fernando Buck, lembrando que é a primeira vitória de um carro diesel nesse tipo de corrida.
De qualquer forma, feito o registro, e deixo no ar a pergunta: alguém será capaz de derrotar esse carro em Le Mans?
A usina que move o bicho é nada mais que um V-12 a 90 graus, 5,5 litros, biturbo, com 48 válvulas (4 por cilindro), debitando 650 hp e um torque de “apenas” 112,0 kgfm, injeção por Common Rail System. É mole?
Ao VELOZ-HP.
Grande e participante.
Tudo bem, esse negócio de motores fumacentos é barra, mas a iniciativa (com sucesso) da Audi pode ser histórica. Em provas de Endurance, rodando a baixos RPMs, é com certeza um diferencial fundamental.
Só vai se estabelecer se a competência for inequívoca. A história nos contará.
além de tudo, o carro tem 2 lugares…ou será que tô viajando?
Apesarde ser a diesel, seu ronco e faixa de torque são parecidos com os motores gasolina.
Tem que lembrar que o motor do R8 tinha potência máxima na faixa dos 6300 rpm, então esse diesel não funciona tão em baixa assim.
Mas ainda acho que a implementação dele é muito mais por questões de desenvolvimento e marketing que pela vantagem competitiva.
Um comandão da Polícia Rodoviária vai monstrar para esses gringos quem manda no pedaço !!
vi no site do post que a faixa útil de rotações é de 3000 a 5000 rpm, o que para competição é muito baixo (para motores a gasolina). Imaginemos que a F1 usasse motores a diesel com esta tecnologia da Audi, quantos GPs eles durariam ? Que tal, hein Max Mosley ?
Me desculpe a tecnologia, mas carro de competição à diesel ? Arrrggh.
Não gosto desse tipo de motor nem em trator, que mer.da.
Será esse o futuro ?
Deus me livre, quero partir logo mais.
Acho que o único capaz de derrotar esse carro é vc FG… seja de DKW ou kart de 6,5… outra coisa, não se esqueça de colocar o resultado do dino!!!
não acho que tenha pra mais ninguem em le mans, a experiencia da audi na prova e o inicio promissor da nova maquina devem confirmar minha expectativa
qto ao rubinho, que tal esperar a proxima prova ?
A Porsche lançou o Spyder RS para disputar a ALMS e as 24 hs de Le Mans. Gozado é que os dois carros são muito parecidos e bebem da mesma fonte tecnológica, o grupo VW. Onde será q isto vai dar?
Eh carro a diesel sempre foi sinonimo de durabilidade, precisava de potência para competições…
Muito legal essas tecnologias alternativas para carros de corridas, quantos avanços eles terão para por em prática algum dia.
Eu sei que não tem nada ver com o post, mas vale como registro.
Rubinho ficou em 2º na sessão de testes de hoje da f-1.
e aí gomes? ele estaria resurgindo das cinzas? conseguiu se adaptar aos botões do volante? tá pisando no freio com mais delicadeza?
Bom, só pra registro mesmo!
COmentando o post!
O R-10 com essa vitória em Sebrin vai ser favorito com certeza os Alemães são bons nessas corridas de longa distância!