NO ESCURINHO (1) | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sexta-feira, 26 de setembro de 2008 - 12:45F-1

NO ESCURINHO (1)

SÃO PAULO (deu certo) – Não choveu, e o primeiro dia de treinos noturnos da história da F-1 transcorreu sem maiores problemas. Ficou bonito, na TV. Não tem como ficar feio: pista bem iluminada, carros coloridos, bastante gente (mas muito espaço em algumas arquibancadas, o que é normal às sextas na maioria dos circuitos), um monte de prédios futuristas com suas luzes acesas e suas fachadas espelhadas ao fundo, uma ponte, água, alguns iates, e tem-se o que as pessoas costumam chamar de “cenário deslumbrante”.

Eu não iria tão longe. OK, é legal, mas acho que é tudo um pouco mais do mesmo, um desperdício desgraçado de energia, um certo ar de coisa artificial que vem contaminando esses países asiáticos montados na grana, como a Coréia do Sul, a Malásia, Abu Dhabi, Dubai, a China e seus anexos… Tudo exagerado, riquíssimo, uma ostentação desnecessária. Depois não entendem por que o mundo está quebrado.

Bom, é fase. Fato é que essa exuberância feérica toda me enche um pouco o saco.

Do ponto de vista puramente esportivo, a pista é ruim. Tem algumas ondulações, mas nada tão grave, e se bobear, bate mesmo. Alguns trechos me pareceram bem estreitos. Aquela famosa frase “não perdoa erros” será ouvida durante o fim de semana e anexada aos comentários-padrão sobre Marina Bay até o fim dos tempos.

Hamilton foi o mais rápido do dia, fazendo o tempo no treino “da manhã”, o primeiro. Alonso ficou na frente na segunda sessão. A Ferrari ficou ciscando bem perto por ali, mais com Massa do que com Raikkonen.

Os tempos de volta são altos, acima de 1min40s, e é bem provável que essa prova estoure as duas horas, se houver safety-car, o que também é bem provável.

Daqui a pouco eu volto.

31 comentários

  1. Walter disse:

    O pessoalzinho chato,corrida é corrida,não importa pista,nem horário,precisamos aprender a olhar a propria bunda,desperdicio de energia tá cheio aqui, lá em Brasilia por exemplo,fica tudo ligado e nenhum neguim pra trabalhar,só o Mula…alias cadê ele foi inaugurar o circuito?

  2. Pedro Jungbluth disse:

    Pelo jeito eu estava certo. Uma pista que vai exigir muito fisicamente e esportivamente!
    Se tivéssemos mais pistas assim, os atuais pilotos seriam sujeitos muito mais durões, como se era antigamente.
    Se a ondulação está ruim, que deixem suas molas mais moles, e o carro mais alto. E parem de reclamar quando tem a oportunidade de trabalhar e fazer a diferença!

  3. Pedro Jungbluth disse:

    Finalmente uma pista com personalidade. Valem todos os seus elogios para Hamilton pra essa pista.

  4. Marcelim disse:

    Para quem citou Cuba, vale a pena dar uma pesquisadinha sobre a economia singalesa, muito curiosa.

    60% do PIB deles é gerado por um fundo de investimentos estatal.

    E o asfalto das avenidas ao lado do El Malecón em Havana são melhores do que a da maioria das ruas brasileiras.

  5. jugger disse:

    parece Speed Racer… tudo artificial…

  6. Ricardo disse:

    jose , o choronso teve o melhor carro ano passado , e perdeu prá um estreante !! portanto ….

  7. Leo Galiza disse:

    Concordo com o Gustavo…

  8. Gustavo Souza disse:

    Desperdicio de energia é algo relativo.

    Por se tratar de um evento esportivo, que atraí grande publico, podemos imaginar que estamos mobilizando uma populaçao, que caso não estivesse lá, estaria em casa ou em outra atividade, tb gastando energia eletrica! Isso equilibra um pouco o dito desperdicio. Sem contar outras variaveis nessa equação, como ar condicionados, e qual a origem da energia eletrica la na Cingapura?

    Sei lá… Esse papo de não correr a noite pq gasta energia demais pra mim não cola!

  9. Trovão disse:

    corrigindo….
    Se não chover no GP, essa corrida será pior do que a de Valencia!
    Ultrapassar com essa pista seca, só se o carro da frente errar, ou melhor, se estatelar nos muros ou nas banheiras d´agua.
    Caso não chova ainda terá a grande chance das banheiras(proteções cheias d´agua) começarem a vazar, dado as várias pancadas que poderão ser dadas durante a corrida.
    Isso aconteceu pouco nos treinos, porém não houve nenhuma pancada relamente forte!
    Vou começar a tocar os tambores para a chover a partir de amanhã!
    Aí sim teremos uma corrida e não um desfile de carros “alegóricos” na “Marquês de Cingapura”!

  10. Trovão disse:

    Se não chover no GP, essa corrida será pior do que a de Valencia!
    Ultrapassar com essa pista seca se o carro da frente errar, ou melhor, se estatelar nos muros e banheiras d´agua de proteção.
    Caso não chova ainda tem a grande chance das banheiras(proteções cheias d´agua) começarem a vazar dado as várias pancadas que deverão ser dadas durantes a corrida. Isso aconteceu pouco nos treinos, porém não houve nehuma pancada relamente forte!
    Vou começar a tocar os tambores para a chuver a partir de amanhã! Ai sim teremos uma corrida e não um desfile de carros “alegóricos” na “Marquês de Cingapura”!

  11. Biason disse:

    Que saco … depois de Spa ver uma coisa horrível dessas.
    Odeio prédios espelhados, odeio ver boxes parecendo centro cirúrgico de algum hospital por ai. Tudo muito asséptico, certinho cheio de nhenhenhém.
    Acho então que os carros deveriam ser dourados, prateados fazendo um composê (não sei como se escreve isso) de cores tudo isso sem pilotos, apenas monitorados por controle remotos, como os autoramas.

  12. Roberto Martinez disse:

    Concordo com vc, FG. A ostentação e desperdício que alguns “pedaços” extra-ricos do oriente querem passar nessas oportunidades, é um saco mesmo. Mandou bem, sôa artificial demais…Prefiro os “velhos” e “batidos” autódromos da Europa… Mas, corrida é sempre corrida…

  13. Pantaneiro disse:

    Sobre-tudo…. tem Hifen???????

  14. Dante Arnaes disse:

    Alguem acordou do lado errado da cama hj!!!!!!

  15. Pantaneiro disse:

    Achei a Mclaren o carro mais estavel na pista, acho que Renault e willians vão forte para a prova, Acho que o kimi ta mais a fim de curtir a noite do que trabalhar durante a noite….. acho sobre-tudo que treino livre não vale para comparar tempo algum…..

  16. Adriano disse:

    A pista vai ficar marcada pela novidade da prova noturna, é isso. Em breve outras virão e será normal. Vale curtir enquanto é a única.

    Particularmente acho a pista parecida com aquelas de videogame, como o Need For Speed. Cheia de curvas. Me parece bastante escorregadia e suja pelas imagens dos primeiros treinos. Ainda sem borracha também. Com chuva isso deve parecer mármore molhado!

    Quanto à ostentação, sei lá, acho que sempre foi assim. Não é de hoje que automobilismo é um esporte para abastados; e a Fórmula-1 em especial nunca se caracterizou por ser acessível também, então fica assim mesmo.

  17. Ellery Souza disse:

    hehe grande FG seria estranho se le achasse bonito! se fosse um GP nas rua de cuba, com mulekes ranhentos sentados nas calçadas, com os carros passando em frente as fachadas dos casarões com pinturas descascadas, e as ruas cheias de panfetos no chao, aposto que ele iria gostar! hehehe

  18. jose disse:

    O espanhol fala,reclama,faz biquinho,antepático,fala o que quer,sempre armando uma,mas quando resolve acelerar não tem para ninguem,anda bem com esse Renault bichado imaginem com um carro decente.

  19. petrafan disse:

    carros menos competitivos tentam compensar com menos asa, para ganhar velocidade nas retas.

  20. Satoru Gonzales Naka disse:

    Gomes, vc é um dos ultimos comunistas do mundo!
    Na Asia eu acho que tá tudo beleza, agora no Oriente Médio é que a coisa descanbou pra breguice mesmo!

  21. Marcelim disse:

    Como já comentei, a Australia está hesitando em fazer um GP noturno por causa do impacto ambiental causado pela geração da eletricidade necessária para a iluminação. País consciente é outra coisa…

    Se a idéia de Cingapura era mostrar ao mundo que se tornou um provável destino turístico ou mesmo interesse imobiliário, pode esquecer. As imagens noturnas na TV mostraram só a pista com clareza.

    Acho que no Q2, que é o que importa, esses tempos ainda vão cair uns dois segundos no mínimo.

    Se chover, vai ser um espetáculo de pancadas e batidas.

    O Hamilton parece não ter cometido um errinho sequer e andou rápido logo de cara. Parece estar extremamente confiante. Tá com cara de cagada no domingo.

    A Ferrari tem se mostrado um desastre no segundo trecho, quase meio segundo acima das McLaren. ´

    Vettel só é fenômeno no molhado, no seco, está lá juntinho do Bourdais.

    A opulência de Singapura nos mostra que ao contrário da Ásia, nem petróleo, nem o dinheiro ilícito das drogas e da jogatina produz riqueza por aqui. Exceto para os donos do dinheiro, é claro.

  22. O Alonso fez o tempo dele quando todo mundo havia recolhido e não havia mais tempo para ninguém melhorar.

    Mais um show de marketing da Renault.

    Algo que achei interessante foi o speed trap:

    S Vettel………………287
    H Kovalainen………286,3
    L Hamilton………….285,9

    Só para a gente entender o quanto esse motor da Ferrari “empurra”.

    A temperatura da pista ficou em 28º e constante e isso junto com os “bumpings” devem favorecer o Hamilton…

    Ele vence nesse fim de semana!

    Abs

  23. Mr. R disse:

    “não perdoa” … huahua. Com certeza vamos ouvir isso. É muito bom ver ao vivo na internet, só com o som dos carros.

  24. Osmar Cassão disse:

    Flávio: Swingapura ou Gingapura?

  25. Braulio Gerhardt disse:

    Pelos meus cálculos, se a corrida não tiver safety-car nem chuva, termina por volta de 1:50 h. Se tiver uma das duas coisas (chuva ou safety-car), encerra no limite de duas horas.

  26. Roberto Junior disse:

    Minhas análises do primeiro dia de treinos:1 – A pequena diferença entre Hamilton, Massa e Alonso (tenho que admitir que o espanhol é ótimo). 2 – Não sei se a galera concorda, mas o Alonso pode fazer toda a diferença na corrida, se de repente vier a largar entre Massa e Hamilton ou vice – versa. 3 – Tenho que concordar com o que o Felipe disse: não dá pra esperar muito do Kimi atualmente! Acho que o Massa vai ter que se virar sozinho. 4 – Acho que o Rosberguinho merece ter um carro melhor. Potencial ele tem! 5 – Ou o Alonso é de outro mundo, ou o Nelsinho tem muita dificuldade em se adaptar às pistas que não conhece, ou (espero que não), ele é muito fraco. 6 – A situação do Barrichelo é delicada mesmo! (mais de 1 segundo atrás do Button)7 – Pra terminar, o tal Timo Glock gosta de um muro (o bico ficou num deles) Abraço a todos do blog!

  27. Denise disse:

    Show do espanhol com a sua carroça…

  28. Bugre disse:

    Eu achei que a iluminação unilateral deixa os carros com um lado escuro em certas tomadas de câmera. Parece que estão correndo na rampa de acesso de um estacionamento subterrâneo de supermercado…. Não gostei. Assim como não gostei de Valencia. Seria melhor se fizessem um baita circuito moderno nos arredores da cidade, com pista larga, sem esses muros e alambrados horrorosos e com pontos que permitam ultrapassagem. Já que sobra tanto dinheiro…

  29. disse:

    Losail na Moto paracia ser mais iluminado, mas eita pistinha, as áreas de escape me lembrarm a panca do Regazzoni. O barato é a viseira transparente e as expressões do rosto.

  30. Roberto Junior disse:

    Flávio, se você me permite, aqui vão os tempos do 1º dia pra galera analisar:1º – Lews Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1min45s518
    2º – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1min45s598
    3º – Fernando Alonso (ESP/Renault) – 1min45s654
    4º – Kovalainen (FIN/McLaren-Mercedes) – 1min45s797
    5º – Raikkonen (FIN/Ferrari) – 1min45s961
    6º – Nico Rosberg (ALE/Williams-Toyota) – 1min46s164
    7º – Robert Kubica (POL/BMW Sauber) – 1min46s384
    8º – Jenson Button (ING/Honda) – 1min46s901
    9º – Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) – 1min46s964
    10º – Kazuki Nakajima (JAP/Williams-Toyota) – 1min47s013
    11º – Timo Glock (ALE/Toyota) – 1min47s046
    12º – Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) – 1min47s137
    13º – Nelson A. Piquet (BRA/Renault) – 1min47s145
    14º – Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso-Ferrari) – 1min47s300
    15º – Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso-Ferrari) – 1min47s487
    16º – David Coulthard (ESC/Red Bull-Renault) – 1min47s640
    17º – Giancarlo Fisichella (ITA/Force India-Ferrari) – 1min47s965
    18º – Rubens Barrichello (BRA/Honda) – 1min48s009
    19º – Jarno Trulli (ITA/Toyota) – 1min48s059
    20º – Adrian Sutil (ALE/Force India-Ferrari) – 1min48s311
    Um abraço!

  31. Thiago disse:

    Flávio, vc anda tão ranzinza =P

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>