PÓS-MANGUEIRA
SÃO PAULO (falar é bom) – A poeira cingapuriana vai baixando e o “day after” da Ferrari chega com algumas informações extras. Primeiro, o nome do pirulitoman, Federico Uguzzoni. Ninguém vai mandá-lo embora, claro. Afinal, são anos de bons serviços prestados. Embora haja uma curiosidade envolvendo sua pessoa: foi ele, em 2000, que liberou Schumacher de um pit stop enquanto o carro era reabastecido. O resultado foi a queda do cara da mangueira que era ninguém menos que Nigel Stepney… Quebrou o pé. Depois, quebraria a Ferrari, passando informações secretas à McLaren.
O que só me faz concluir: nunca confie nesses caras que seguram mangueiras e pirulitos. (Sorry, Nick, não resisti.)
Massa foi muito legal ao abraçar o pirulitoman depois da corrida. Ele chorava copiosamente. De onde vem esse termo, copiosamente? E de onde vem “visivelmente abatido”? Estou cheio de perguntas, hoje.
As corridas deste ano, graças à falibilidade humana, têm sido bem divertidas. Para um blog, uma delícia. Todo mundo quer falar alguma coisa, dar uma opinião, redigir uma tese. A mais engraçada de todas, que vi em alguns comentários, foi de que a Renault mandou Nelsinho bater de propósito, para Alonso ganhar a corrida.
De fato, a Renault é incrível. Porque fez isso, e ainda combinou com Kubica e Rosberg para entrarem nos boxes com a luz vermelha, com Fisichella para segurar todo mundo antes de seu pit stop, e, claro, com o pirulitoman para ferrar o Massa.
Foi uma estratégia e tanto.
Para matar o tempo que falta para ir embora do trabalho hoje (26/05/2011), dei uma fuçada aqui no seu blog, nesses posts antigos. E encontro com isso… Quem diria, hein, que o que mais parecia teoria da conspiração ou palhaçada era, na verdade, a realidade…
Abraço!
Inacreditável mesmo.
Caramba, quanta conspiração. Da proxima vez sera mais facil provocar um apagão, ai ninguem veria nada ,e não teriam a quem culpar ,a não ser os dirigentes do GP.
Flávio, pense bem, o Alonso era o unico que já tinha feito a parada na 12º volta, Kubica e Rosberg se continuam na pista fariam logo depois e perderiam a posição pra Alonso tbm, isso não vem ao caso, eu acredito sim que houve uma estratégia da Renault nisso ai, primeiro porque achu muito estranho um piloto que sai da 15º posição em uma pista de rua, sair com pouco combustível como ele saiu e Piquet bater na 13º uma volta depois de Alonso parar, pense bem!!! com a performance da Renault eu penso que o certo seria ele saindo da 15º posição enxer o tanque e procurar fazer uma corrida de recuperação, nao parar na 12º volta, sem chances de passar na pista e com menos chance ainda de passar com a estratégia, a unica justificativa pra isso foi o eles planejaram, Piquet vc vai escapar um pouco em ponto estratégico sem área de escape na 13º volta, assim safty car e ALONSO dando o bote pra vitoria.!!! acabou com a Ferrari este safty car,,que ritmo alucinante que faziamos(sou ferrarista), uma decpção, o resto que vimos no GP nem teve tantu importancia, pq com aquele ritmo so tinha um resultado bom para a Ferrari, a dobradinha!!! que teve suas possibilidades zeradas com o safty car!!
Não estou querendo acreditar, mas parece que tem gente levando a sério a hipótese da batida do Nelsinho ter sido planejada.
Nada que um psiquiatra não resolva. Tem uns remedinhos bons, um comprimidinho de antipsicótico antes de dormir e já começa a melhorar…
Isso ainda acaba num zoológico humano…
Blablabla…
O fato é que o Nico voltou em 2º, e o Kubica lá atrás, parando juntos.
Ninguém sacou isso? Só o Montezemolo…
Felipe nao ganharia essa corrida, de forma alguma. Mas pelo menos nao ficaria no ZERO.
DANTESCO! a ferrari meteu a mangueira no massa. PUTZ !
A minha teoria é a melhor:
O Briatore é o responsável pelo aquecimento global, pela instabilidade da bolsa, pela crise dos EUA, pela quebra do meu kart na semana passada… Tudo pra que Alonso ganhasse ESSA prova (só essa).
Andei observando que alguns comentários postados no Blog são tratados com desrespeito, ironias e gozações por outros colaboradores, e até pelo Sr.FG. Assim, nunca mais participo do Blog.
FG,
A TV inglesa chegou a comentar bem sutilmente que o Nelsinho tinha ajudado o Alonso…
O Briatore não é nenhum santo.
Agora, vamos partir do princípio que não fizeram. Mas agora que se fala do assunto, como é que se poderia fazer?
Pista de rua, sem Area de escape, onde um safety car pode decidir uma corrida, não são propícias para esse tipo de coisa? Não pode ninguém pensar em uma estratégia para isso?
Quem ganha no safety car? Quem fez o pistop antes dele entrar. Pode ser então uma estratégia de stints curtos?
O Schumacher não bateu em um treino em Monza para que o Alonso não fizesse a Pole? Que tinha o Nelsinho a perder?
Outra coisa – todos falavam que o Massa e o Hamilton iam parar na volta 15. Não era sabido então qual a volta certa pra bater?
Divertido?
Eu achava bem mais divertido quando acontecia essas merdas com o Schumacher! Mas como o alemão tinha, além de absoluta competência (nada de genialidade, diga-se), um rabo sem precedentes, esse tipo de coisa quase não acontecia com ele (em momentos decisivos, acho que só no Japão em 2006).
Fiquei com pena do Massa, apesar de não considerá-lo o melhor piloto da F1, ele tem feito tudo certo (com exceção de Silverstone) e tem sido seguidas vezes prejudicado por erros da equipe. É uma merda!
Ps.: Bem feito pro Nelson Piquet, que tanto falava do Rubinho e agora está a amargar as desastrosas atuações do seu pupilo que, no seu dizer, era melhor que ele próprio.
Inegável que F-1 está mais interessante este ano, com o fim do controle de tração os erros estão em evidência o que diga Kimi Raikkonen; dos veteranos é o que teve mais dificuldade com isso.
Independente de quem faturar o título de 2008, será merecido, tanto para Massa ou para Lewis, pois foram os mais críticados e elogiados da temporada passaram por tudo neste ano.
sandro,
você é mais um patrulheiro? e ouvir é sem h.
FG,
Tá na cara que falei da estratégia do Briatore para sacanear as corridas do Nelsinho, que estão cada vez pior, mas sua leitura da corrida não está correta. Pense bem, caso o Kubica e Rosberg não tivessem se antecipado e fizessem o pit com os demais, eles sairiam atrás do Alonso, pois ele foi o único que reabasteceu antes do acidente e, o Fisichella é café-com-leite.
Abraços,
Carlos – Leme/SP
Eu, como não sou baba-ovo do FG, sinto-me no direito de discordar.
Nico e Kubica, se não tivessem sido punidos, tb não teriam levado vantagem. Portanto daria na mesma.
Sobre o Fisichella, ele segurou até mesmo o próprio Alonso.
E sobre o problema do Massa, se não tivesse ocorrido, ele teria provavelmente voltado logo a frente do Hamilton e, portanto, atrás do Alonso.
Deste modo, sua ironia no último parágrafo, foi totalmente desnecessária e sem nexo, FG.
Além de tudo isso, uma estratégia de largar leve, com os piores pneus, numa pista de rua em que a ultrapassagem é praticamente impossível não tem muito nexo, né… Ou alguém saberia explicar a vantagem de se adotar essa estratégia.
Tb não sou muito de acreditar em teorias de conspiração.
Mas, nessa teoria da Renault, não há conspiração alguma. Eram dois pilotos da mesma equipe. Um se sacrifica e o outro se beneficia. As regras permitem e favorecem. Portanto, por quê não fazer ?
Abraço a todos!
Depois da besteira com o Alemão, trocaram por um espelho convexo, onde ele mesmo conferia se já tinham terminado o reabastecimento, rudimentar e seguro….
Briatore chefe de equipe e estrategista
Eurico MIranda – Manager e responsável pela parte judicial
Pilotos – Qualquer um
Projetista – não precisa
Taí uma dupla que conseguiria operar milagres na F1-
O Massa foi muito gente fina com o cara do pirulito eletrônico. Ah, se fosse eu… metia a mão na cara dele, faria ele engolir aquela parada. Juro que faria. Filho da mãe!
Agora, 7 pontos atrás, vamos ver se o Massa é mesmo um grande piloto e leva este campeonato ou se apenas vai ficar chupando pirulito… Pra mim, se a equipe não cagar de novo, ele consegue o título.
O Massa está fazendo o certo. Não adianta nada puxar o saco só dos diretores, afinal aqueles m***** não sabem nem o que é uma chave de fenda, o negócio é cativar os engenheiros e mecânicos, como o Massa está fazendo. Vejam o Rubinho, depois que começou a meter o pau na equipe deliberadamente na mídia, o carro dele vem sendo continuamente pior que o do Button.
O Massa pode não ser o melhor, mas é muito bom piloto, pensa no coletivo e dá valor aos caras que estão realmente ligados ao carro, como fez com seu engenheiro ano passado, que mandou trocar o antigo para colocar o que sempre esteve com ele, e agora dando forças aos mecânicos depois da lambança. O Schumacher foi o melhor, mas grande parte das suas vitórias se deu porque os mecânicos e engenheiros se dedicavam ao máximo para dar um ótimo carro a ele.
Vai ver se os mecânicos se dedicarão no carro do Raikkonen como farão ao carro do Massa, daqui pra frente.
É minha modesta opinião.
Abraços a todos.
P.S.: Outra teoria conspiratória! O Jean Todt ligou pro Ross Brawn mandar o Rubinho largar o carro no meio da reta, pro Safety Car ficar mais tempo na pista, dando mais tempo pros mecânicos da Ferrari irem arrancar a mangueira do carro do Massa, fazendo assim com que ele conseguisse ir ao fim do pelotão sem perder volta! Sensacional! Ahahahahahaha
A culpa da desastrosa corrida dos brasileiros em Cingapure foi a narração do Galvão Bueno que é um azarão, o cara so fala besteria, infelizmente a Globo não troca de vez pelo Cleber Machado.
Fla, seu danadinho!
Há pegadores de mangueiras e pirulitos que se pode confiar.
Dentre os quais, Nick, obviamente.
O que o Federico precisa é de carinho, pobrecito.
Já pensou se ele tem daqueles sogros sarristas?
Domingo que vem, macarronada da nona, o Federico leva a patroa e a criançada pra degustar a tradicional massa na casa da sogra e o véio começa:
– Muda de vida, Fefê, já te avisei que esse negócio de segurar pirulito para os outros não ia dar certo.
– Federico, essa pressa em liberar o pirulito tem algo a ver com o seu crônico problema de ejaculação precoce?
– Olha, benhê, o Federico tá tão tramautizado que quase nem levanta o garfo pra comer!
E o véio chama a criançada pra se divertir e qual começa é a brincadeira escolhida?
– Pirulito que bate, bate. Pirulito que já bateu!
E meio de tarde, aquele soninho batendo, e o véio passa do seu lado na sala cantarolando:
– Mangueira o teu cenário é uma beleza….
Creiam: Tem sogro que ganha facinho de sogra. hehehe.
Bitocas.
Nick, o confiável.
(ouvindo Eletrodomésticos, Choveu no meu chip).
Pensa que é só você que está contaminando com a ointentite, Fla?
concordo com o willy que escreveu aí em cima, eu tentei a té fazer uma dissertação sobre os acontecimentos improváveis que aconteceram nas duas ultimas corridas de 2007 e ia ter o ” Teoria da Conspiração”, quem sabe ainda faça, um dia que não tenha nada pra fazer. mas não acho que a ferrari vai jogar um campeonato fora não. ao menos torço pra que não.
aproveitando a sugestão de um amigo, gostaria de lançar aqui a campanha “Volta Pirulito, Volta!” para que pixotadas como a de Cingapura não voltem a acontecer. Sem duplo sentido, é claro…
Embora as coisas estejam apontando para um campeonato relativamente até fácil de ganhar para o Hamilton, se ele deixar de pontuar em uma das tres provas que restam, apenas uma, e o Massa não permitir mais que sua equipe o ajude da forma que o tem ajudado…..pode até passar a frente na pontuação…só não pode deixar de combinar com a Mac e o ingles, né?
O Nelsinho realmente foi demais cara, isto acontece somente no susto, nem que você treine com 1 ano de antecedência, você consegue ser tão preciso quanto nelsinho… HAHAHAHAHAH
Foi impressionante, como você mesmo resaltou: “isto que é jogo de equipe” :D
Se palavras o cara está se revelando um belo escudeiro, Raikkonen deve pegar umas aulas com ele se parar de ir “pra balada” também.
Vale lembrar que os dois SC entraram por causa dos brazucas… Nelsinho já comentado e o Sutil, por causa do Massa…
Nao acho tão impossivel a ideia do Piquet bater de proposito… Primeiro, o Alonso sabia que tinha ritmo pra andar na frente do trenzinho (mais um circuito assim… tsc tsc), caso entrasse no pit antes de um SC.
Segundo, o Piquet pediu desculpas ao vivo para a Renault??? Estranho, não… Ainda mais de um piloto que se acha o “must”?? Nao seria caso para o canal 2 do radio??
Terceiro, FG, nao precisaria combinar com Rosberg e Kubica, ja que as estrategias de paradas entre as voltas 15 e 20 (mais ou menos) seriam automaticamente esculhambadas pelo sinal vermelho do box (achei ate que foram poucos os que dançaram com isso), outra regra a meu ver, que estraga legal… Ou seja, “nelsinho bata na volta 12, 13 e eu me viro”…
Quanto ao Fisichella segurar, ele estava na ponta do trenzinho, porque foi um dos ultimos a parar… Se ele segurou de FI, que diria o Alonso com a Renault?
Nao descartaria tanto assim essa hipotese…
FG,
O que mais encheu nessa estória é ouvir um monte de gente que não conhece nada de corridas (alguns até narram corridas) falar um caminhão de besteira e posar de entendidos.
OK, foi uma pichotada, mas corrida de carro depende de dezenas de detalhes, F1 então depende de centenas ou milhares, então quando um cara ganha parece que tudo foi fácil, simples, mas não é!
Fico imaginando se o Hamilton fosse brasileiro o que fariam com ele após o gp do Brasil do ano passado. O cara taria lascado por umas 3 encarnações.
Ninguém vai perder o título só por causa do pirulito, no final tudo será consequencia de 18 corridas. Se o Massa nao tivesse rodado na Malasia estaria liderando por 1 ponto, por ex.
Como diria o João Manuel, Carreras son carreras…
Que ninguém ouse perguntar ao Massa: “No carnaval, você viu a Mangueira entrar?”
Bonito e correto o fato de a Ferrari não mandar o Uguzzoni (que nome!) embora. Até porque, quando se trata de trabalho em equipe, nunca se pode julgar no âmbito individual, o problema da Ferrari é muito mais de Gestão – Gestão sobre a equipe. Por outro lado, supor que a Renault tenha mandado Nelsinho bater propositadamente, permite também suspeitar de boicote encomendado ao Mangueiraman. Não é? Outra coisa; Massa foi muito legal, mais uma vez.
Ai, ai, ai….você pegou pesado com seus leitores criativos….rs.
Está difícil para o Massa, mas algo me diz que Lewis ainda vai fazer uma cagadinha daquelas pra botar fogo no GP Brasil!
Puxa, também achei super legal o Felipe Massa perdoar e abraçar o coitado do mecânico que falhou no reabastecimento. O Domenicali falou que a Ferrari age como uma equipe, quando ganhamos ganham todos e quando perder perdem unidos… Bem, a história prova ao contrário quando falamos da casa de Maranello, e na primeira oportunidade a Ferrari frita os dois chorões… O Comendatore que o diga, dizia que somente um piloto o entusiasmou, Gilles Villeneuve. Bem, Felipe, lembre-se, como falha ou sem falha de mecânico, o que conta na casa italiana são títulos, resultados. Este é o negócio dos caras, que os fazem vender mais e mais carros de rua. No Mercy!!!!
Pelo jeito vamos ter que deixar pro ano que vem , esse ano já era pros brasileiros…estava confiente no massa , mas dai acontece isso…kkk sem comentarios..
É que você não sabe do plano “B”. Eles estavam “planejando” jogar um fio de cobre na fiação dos postes de iluminação pra dar um apagão e mandar o Alonso dar marcha ré até os lideres e enganar todo mundo.
coitado do barrichello… parece que nada dá certo pra ele!
Ele até que tentou ser gentil com o publico:
http://br.youtube.com/watch?v=9tMmuyfaYMY
É.
O Massa se ferrari.
Sobre o Massa ele foi grande com esse gesto e aprendeu com o seu professor,,,, o Top Michael Shumacher,,,, ele sim foi prejudicado pela Ferrari no Japão em 2006 quando estava a poucos pontos do oitavo título e a poucas voltas do fim o motor explodiu,,,, MIguel então voltou aos boxes feliz e abraçou um a um da equipe e consolou a todos pois o pessoal estava na lama,,,, isso faz parte do esporte,,, uma dia se ganha no outro pode-se cometer um erro bobo e colocar tudo a perder,,,, mas a meu ver o Massa ainda tem boas possibilidades de ser campeão pois o carro da Ferrari mostrou-se claramente mais veloz que a Mc,,,, e principalmente no Brasil pode garantir a dobradinha
Eu ouvi comentários que a Force India está a procura de um pacote chassi-motor,,, seria interessante eles usarem o mesmo pacote da Toro-Rosso,,, chassi Adrian Neway e motor Ferrari,,,, então seria 06 carros bons e certeza de boas disputas na temporada 2009,,,, sem contar que os gastos com chassi e motor seriam bastante reduzidos e a equipe poderia investir em outras areas,,,, é uma boa mas parece que eles estão atras da Mclaren-Mercedez
Acho que Massa andou tendo aulas ou trocando ideias com Sir Jackie Stewart, ja que o hamilton metido nojento não quis os conselhos do genial escoces
O pessoal tá muito criativo hoje, heheh. Vamô por parte: A teoria ferrarista de que o 2º piloto não pode ser campeão parece verdadeira; 2º ninguém me tira da cabeça que a McLaren foi “forçada” a entregar o título do ano passado à Ferrari p/não ter consequencias piores e 3º ridículo mesmo é ver o Barrichello jogar as luvas ao público e elas irem para o lado contrário, é o palhaço do circo da f-1 e se acha o “bacana”, ele é hilário demais, deveria ir para Hollywood fazer filmes de comédia.
O MAssa está realmente se mostrando um grande piloto e um grande homem neste ano. Essa atitude dele com o mecânico foi sensacional e com certeza aumenta o apreço de todos por ele dentro da equipe. outro dia ele deu uma declaração bem bacana sobre o Hamilton…
(É impossível não lembrar das bobagens homéricas que Barrichelo dizia em seus tempos de Ferrari…)
Flávio, impressionante como tem gente que adora criar essas teorias “mirabolantes”. Quem sabe o americanófalo de araque Ricardo Gualda não nos brinda com a sua. Aliás, cadê ele?
Pô, não sabia que o Massa foi abraçar o cara…que bacana…gosto de pilotos que amadurecem e viram gente…to cada dia mais fã desse rapaz, viu…
Nem o Michael Scofield do “Prison Break” conseguiria fazer tal estratégia para fazer o Alonso ganhar.. hehehehehe
Coitado do Nelsinho apesar de tudo eu ainda que ele merece continuar guiando. Agora se a Ferrari manda o cara embora ai sim ia correr riscos, se ele que é o experiente do pirulito/farolzinho ja fez duas cagadas dessas, imagina um novato no lugar, segurando a pressão toda.
o Ugozzona fez jus ao nome….agora, mesmo dizendo que tá bom ,tá perdoado, acho que ele vai ter um tete-a-tete com o Gino e o Pepe….lá na Sicilia….
Esse Briatore é o capeta!!
kkkkkkkkkkkk
Tudo bem, também não gosto de ver ninguém quebrando a cara como ocorreu com o pirulitoman Federico Uguzzoni, mas tem que ocorrer algum movimento profissional e que mostre alguma competência em relação ao posicionamento de seus mecânicos e engenheiros, dentro da Ferrari.
Mas que foi um fim de semana estranho,isso foi.
A.., a idéia da Renault mandar o Piquetezinho bater é ridícula de tão impossível.
Mas é bem legal pensar que isso poderia ser verdade!
“Ou bate, ou não corre mais pra nós!”
deviam eh chamar o jean todt p assumir a equipe nessas 3 ultimas provas p ver se pelo menos diminuem os erros
Cara eu achei que ja tinha lido e houvido tudo, mas, esse comentario do petrafan, é a coisa mais idiota que li nestes ultimos dias…..