MENU

domingo, 12 de outubro de 2008 - 4:27F-1

FUJIANAS (12)

SÃO PAULO (dormir, eu?) – Massa não tem muito do que se orgulhar nesse GP japonês. Exceto, talvez, pelas últimas voltas, quando foi buscar um pontinho. Que pode ser mais de um, caso punam Bourdais por aquele toque na saída dos boxes. O que, se acontecer, será igualmente ridículo. Ou pode ser menos de um, porque podem punir Felipe, também. Vai saber.

Mas, enfim, escrevo ainda sem saber se as bestas dos comissários vão punir mais alguém. Então, consideremos que Massa marcou um ponto e a diferença dele para Hamilton caiu para seis. Não acho que muda muita coisa, mas pode ser importante, claro. No ano passado, Raikkonen foi campeão por um ponto.

Felipe, insisto, não deveria ser punido pelo toque em Hamilton. Se eu acho que Hamilton não deveria ter sido punido na Bélgica, por que acharia diferente agora? Tem gente aqui que acha que sou antipatriota (tem hífen?), que torço contra os brasileiros, e que isso e que aquilo. Bem, se fosse assim, diria aqui que Massa foi sujo, sacana e sacripanta. Mas não é o caso. Nem sou antinada (tem hífen?), nem pró-coisa nenhuma, quando se trata de esporte. Apenas vejo, analiso com meus parcos recursos e emito uma opinião. Pronto.

Voltando, eu dizia que Felipe não tem muito do que se orgulhar, porque quando Hamilton despencou para último, saindo da corrida, era hora de ele partir para o ataque sem muita hesitação. Mas, ao longo da prova, empacou atrás de Bourdais e Button, dos que me lembro, perdendo muito tempo. A ponto de, num certo momento, ter Hamilton quase nos seus calcanhares — e o inglês tinha caído para último, lembrem-se.

Massa, quando anda na frente, de cara para o vento, como diz Galvão Bueno (será que ele abre a viseira?), vai muitíssimo bem. Atrás, quando precisa de alguma, digamos, criatividade, não avança muito. Foi o caso hoje. Parece que se rende ao tráfego. Como eu, quando estou na Doutor Arnaldo às seis da tarde. Também não passo ninguém.

65 comentários

  1. andersonj disse:

    FG, uma pergunta:

    no caso do bourdais eu acho que o massa nao conseguiu passar pois o carro teve problemas depois do acidente com o hamilton

    e com relação ao button nao acho que tenha demorado tanto levando-se em consideração que ele estava com tanque cheio

    mas acho que o hamilton é mais arrojado que o felipe; o hamilton as vezes é ate demais, mostrando uma burrice sem tamanho tbem

    Anderson

  2. Altair disse:

    Na minha opinião não só o Hamilton deveria ser punido como também o Kovalein, os dois da Mclaren jogaram o Kimi deliberadamente pra fora da pista e o Massa também fez uma manobra estúpida depois de ter feito besteira na entrada da chicane.
    Se eu fosse o Kimi teria dado com o carro no meio da Mclarem pra esse cara ver o que é bom pra tosse.
    Ele já estrepou 2 corridas do Kimi e ainda continua agindo de forma desonesta…
    Ai de mi se fosse o Schumacher que fizesse as coisas que o Hamilton fez…….

  3. João Carlos disse:

    Massa não foi bem punido. Ele merecia bandeira preta, ele jogou o carro para cima do Hamilton

  4. JBCarneiro disse:

    Roberley tem razão. Além de viver do passado o brasileiro quer um piloto que seja clone ou do Emerson ou do Piquet ou do Senna, talvez seja isso que esperam do Nelsinho. Ou querem um piloto perfeito, melhor que todos os outros em todos os tempos e em todos os mundos. É como a seleção, se não for igual a de 1970, mesmo que ganhe a COPA, não mereceu, a outra é que era “A SELEÇÃO”.
    Temos de aprender a “amar” o que temos agora, o que é nosso e que pode nos fazer vitoriosos hoje.

    Do lado de fora do carro é fácil analisar e imaginar o que aconteceu e dizer qual foi ou não foi a intenção de cada piloto. O Galvão faz isso a corrida toda, ele sabe o que cada piloto pensou, está pensando e também a intenção de cada um em cada manobra. Até parece que é o Galvão que controla a mente dos pilotos…

    O Ron Denis deveria comparar a dificuldade que o Massa teve para passar o Buton com a dificuldade que Hamilton teria para passar o Alonso, isto se não for retardatário é claro, mas uma disputa de posição mesmo…

  5. HC disse:

    Massa foi muito bem punido.

    Subiu duas rodas na grama?
    Atitude de desespero depois de ser ultrapassado, como fez contra o Alonso ano passado… aprendeu com o seu professor e ídolo Michael “a parede viva” Schumacher.

  6. Ricardo disse:

    Flávio, o Massa disse que quando ficou preso atrás do Button e do Bourdais o carro estavo com pneus macios que não rendiam. Depois quando colocou os duros o carro voou e ele deu uma recuperada. Vc acha que isso procede ?

  7. Jonas disse:

    É.. o Massa realmente quando cai lá pra trás não passa ninguém.. inclusive no Candá esse ano é FG?? Qndo ele passou dois de uma vez soh.. Aquela ultrapassagem no Webber tbm foi ruim neh?? Ter de pagar a punição, perder 10 segundos no toque com o Bourdais e ainda arranjar dois pontinhos é coisa de piloto que não sabe correr la atrás mesmo..

    Eu soh não sei pq vc não fala logo que não gosta do Massa..

  8. Sergio disse:

    pq criticam o Massa? o Hamilton achou alguém que tem “bolas” como ele mesmo disse

  9. Paulo Funke disse:

    Elena Ysinbayeva….. acho….

  10. Thiago Azevedo disse:

    Achei ridículo o Ron Dennis comparar o tempo que o Massa ficou atrás do Button e o tempo que o Hamilton levou para ultrapassá-lo. É claro que o Button abriu para o inglês passar!

  11. Paulo Funke disse:

    Tenho a impressão que nenhum dos dois merece ser campeão.
    Comparo com a Russa do Salto com Vara nas Olimpíadas.
    Aquilo é preparo, concentração, profissionalismo, confiança e competência.
    Na F1 atual vejo Alonso como o melhor.
    Na disputa pelo título de 2008 a F1 está sendo vítima das circunstâncias. Hamilton e Massa precisam de mais um, apenas, para formarem “os três patetas” da temporada.
    Aliás, seria um bom tópico: Quem deve se juntar a Massa e Hamilton para formar os “3 patetas”????

  12. ROBERLEY CANDIDO disse:

    BEM, FG
    O HAMILTON QUANDO SAI QUE NEM LOUCO, JOGANDO CARRO DE ADVERSARIO PRA FORA E GENIO, QUANDO MASSA FAZ ALGUMAS MANOBRAS MAIS ARROJADAS E MEDIOCRE, É DIFICIL ENTENDER A IMPRENSA BRASILEIRA, ACHO QUE NÃO QUEREM VER MAIS NENHUM BRASILEIRO CAMPEÃO, SO QUEREM VIVER DE RECORDAÇÕES DO PASSADO (SENNA, PIQUET E EMERSON).
    ABRAÇOS
    ROB

  13. marcel disse:

    Acho que é muita puniçao

    só o massa talvez merecesse ser punido… e só talvez…

    Ofato é que se ultrapassar na F1, virou risco de puniçao

  14. Braulio Gerhardt disse:

    A propósito, se alguém acha a TV Globo nacionalista (e eu sou um desses), experimentem assistir a corrida pela ITV…

  15. Braulio Gerhardt disse:

    O Massa tava com o carro bem pesado, ele tinha acabado de abastecer e o pit-stop dele foi o mais longo. Com o carro mais leve, ele fez várias vezes a volta mais rápida da corrida e saiu passando quem estivesse na frente.
    Vale lembrar que o Button dificultou pra ele, mas abriu a porta pro compatriota.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>