O SENHOR DOS CORCÉIS
SÃO PAULO (para quem não viu…) – Não sei se a blogaiada tem acompanhado, mas neste ano tenho feito minhas matérias mambembes para o “Limite”, na ESPN Brasil. E sempre tem alguém que pinga os vídeos no YouTube, o que é ótimo. Outro dia mostrei aqui a das réplicas da Romi-Isetta, um pouco antes apareceu a do Passat Iraque, e hoje achei essa aí, sobre a inacreditável coleção do médico Sérgio Minervini, “O Senhor dos Corcéis” (título que peguei emprestado da extinta revista “Quatro Rodas Clássicos”, em matéria assinada pelo amigão Celso Unzelte).
Está em duas partes. Menos pelo repórter, muito mais pelo entrevistado e pela coleção, deem uma olhada. Ficou muito legal.
Gostei do corcel vermelhor rsrs…
qual o nome da música estilo jovem-guarda que passa a partir dos 2:23 do vídeo?
Parabéns pelos vídeos. Os carros são muito legais quando contam a nossa história…
eu tenho uma belina 4×4 estou vendendo interessado manda mensagem no whatsap 012982993497 ou 981083911 fala com o helio valor 12,000 esta no meu nome documento em dia tudo ok
quero vender corcel 2 l ano 1982 carro conservadisssimo com manual do proprietario documentos em ordem interessados entrar em contato com carlos em sao paulo.
Olá, tenho um Corcel II e desejo vendê-lo com URGÊNCIA, ano 1978.
Muitas peças semi-novas.
Chevalier.
Telefone: (11) 95438-9157.
Bom dia Flavio e amigos, ganhei todos os aparatos de uma oficina mecânica e quando comecei a separar as coisas para dar destinação percebi que 99% das pecas eram de Corcel I portanto tenho um arsenal de pecas…. gostaria de saber se alguém tem interesse nelas ou parte… segue um pouco do que tenho: pecas de suspensão, para lama, para choques, espelhos, radio, relógios de painel dos mais variados, acabamento de painel, calotas, 1 motor inteiro, 1 cambio inteiro e uns 3 desmontados, entre outras centenas de pecas….. ah e a joia da coroa uma grade GT……
ola tenho um corcel dois que ficou parado 20 anos o veiculo e integro,
tenho interesse em vende lo, 30,000km rodados originais todas as pecas originais ,e douradas ate mesmo os minimos detalhes.
ja vendeu? que ano é e qual o modelo?
OI Flavio,tenho um corcel GT 74, verde limão a cor dele, carro com migo a mais de 20 anos, foi restaurado em 1998, está precisando de alguns retoques mais nada de mais, carro muito bom de estrutura, sem podres, estou precisando de vende-ló, caso saiba de alguém que se interesse, deixo o meu o meu e-mail [email protected] obrigado, caso queira ver fotos dele, me manda o seu e-mail
Att
Evaristo
http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-676692316-corcel-1970-para-colecionador-_JM
Olé meu nome é Ailton, encontrei o Sergio há mais ou menos uns 2 anos na feira de carro antigo na região da Luz (SP), ele me deu dicas de como encomendar pneus originais da Pirelli.Na ocasião me passou o telefone, no entanto eu perdi o celular (o telefone estava na agenda). Gostaria de uma opnião, tenho um Corcel 1974 com a pintura original ainda e gostaria de saber se eu efetuar uma nova pintura o veiculo ira ou não perder o valor ?
Agradeço desde já a atenção, pois preciso tomar esta decisão.
Tenho um corcel I, 76 cor creme e sou 2º dono gostaria de contato do Senhor Sergio, para saber onde posso conseguir peças e um bom restaurador.
E Parbéns pela belas maquinas!!!
Parabens pela reportagem
Gostaria do contato do Sr Sergio, pois estou restaurando um Corcel e gostaria de uma informação
Grato
Parabéns pela matéria.
Como faço para conseguir o contato do Sérgio?Estou reformando um.
Abração.
GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA ENTRAR EM CONTATO COM O SERGIO MINERVINE. TENHO UM CORCEL ll GT ANO 79 SOU O SEGUNDO DONO DO CARRO TENHO MANUAL DO MEU CORCEL ELE É TODO ORIGINAL ESTÁ LINDO .SOU FÃ DO SERGIO E GOSTARIA QUE ELE ENTRE EM CONTATO COMIGO. DESDE DE JÁ OBRIGADO.
Meu parabens Flavio, gostei muito da reportagem…..Gostaria de saber como faço para entra em contato com o Sergio Minervine, sou muito fã dele e de seus carros. Eu tenho 18 anos e acabei de comprar uma belina LDO 77 e gostari de dicas do Sergio. Se puder me ajudar ficarei muito agradecido. Desde de já muito obrigado.
Realmente foi uma matéria inesquecível. Parabéns!
No entanto, segundo Paulo Cesar Sandler e Rogério de Simone, autores do livro “Opala – O carro que conquistou o Brasil”, a sigla L.D.O. significaria “Limitada Decoração Opcional”, e não Luxuosa Decoração Opcional, por vezes dita nas concessionárias. A confusão ocorre devido a tradução do inglês para o português.
Abraços,
Rafael
Olá, tudo bem ?
Estou estudando o corcel, pois tenho um 1980 e estou para restaurá-lo, será que consigo o contato do Sergio para tirar algumas dúvidas com ele ?
Atenciosamente,
Thiago Patricio Ramos
Parabens Sérgio,
Nunca ví nada igual, que cuidado tremendo você
tem com estes veículos.
Fiquei maravilhado.
Amei os carros. Abraço
ciao Sergio sono tuo cugino Bruno
complimenti mi piacerebbe contattarti ora hai la mia e mail fammi sapere come contattarti direttamente ciao Bruno
gostei muito da materia,e gostaria que vc flavio continue mostrando as raridades de nossa terra principalmente os nacionais,tenho um corcel um,zero com 63.000km manual chaves originais e faz 18 com um litro de gasolina.abracos lekeo.
Tive um Corcel II 83, por 23 anos!, quando casei, talvez por ciúmes rsrrs, minha esposa passou a odiar o carro. como havia comprado um carro para ela e outro para mim e apedido da minha mão, dei o carro para um amigo dela. O Corcel continua rodando e eu já ameacei…se ele continuar rodando em 2013 e completar 30 anos, vou comprar de volta reformar e vou passar a usá-lo…quem viver verá!
ESTIVE COM O AMIGO SÉRGIO….ESSES DIAS AGORA….E FIQUEI MARAVILHADO…..É SÓ FICAR UM ANO SEM VER A BELA COLEÇÃO DE CORCEIS DO SÉRGIO….QUE A FROTA AUMENTA!!!…PARABÉNS, MEU CARO!!!!…SÓ PARA LEMBRAR….VOCÊ AINDA NÃO TEM O 71…QUE PAPAI TIROU DA AGÊNCIA….E CUIDO BEM DELE, COMO VOCÊ SABE….ALIÁS…VOCÊ TEM ME AJUDADO MUITO A CUIDAR DO CARRO….MAS, SOU MEIO NEGLIGENTE….NÃO TANTO CUIDADOSO COMO VOCÊ. UM GRANDE ABRAÇO. REITERO TAMBÉM MEU ABRAÇO AO AMIGO E FLÁVIO. MAIS UMA VEZ, PARABÉNS PELA MATÉRIA!!! GENIAL!!!!
Olá FLAVIO tenho um corcel 76 esta comigo a 10 anos reformei ele todo, mas tive problemas com os frisos dos parabrizas eles não encaixaram bem.Gostaria de saber se o SERGIO me daria a dica de como envaixalos corretamente.?Desde ja Muito Obrigado
Olá. Tenho aqui comigo um corcel de 1970 todo original, claro precisa de alguns reparos e é quatro portas branco, está no nome do meu velho pai que morreu, mais era a paixão dele. Moro no Rio de janeiro nova Iguaçu, caso tenha enterece
Adorei a materia dos “corcéis”, meu pai teve vários e sempre que ve um nas ruas seus olhos brilham.
Gostaria de saber se é possivel visitar a coleção do Dr Sergio? Seria uma honra!!!!
Parabéns Flavio, não tem ninguem que faça materias sobre esses carros como voçe, contando sua historia completa, indo à fundo, não se limitando apenas as suas formas e motores. Fico fascinado!!!!
Ví a materia sobre o Senhor dos Corceis hoje e fiquei maravilhado, pois este foi meu primeiro carro e tenho histórias muito boas com ele. Era um Corcel L 1974 “tunado” para a versão GT que ficou comigo uns 5 anos. Gostaria de saber se o Sergio tem alguma restrição para que eu possa ver ao vivo estas pérolas que ele possui e matar um pouco a saudade. Abraço
amei a reportagem lindos os carros so queria saber quantos corceis são fiquei curiosa tentei contar as chaves mais não consegui……
gostei muito do carros são muito bem cuidados com capricho, amei o carro vermelhinho lindoooooooooooo.
Parabéns pela materia, poderia ter mais assim :D
Ola amigo, vi q vc coleciona corceis…..parabéns….pois bem….tenho um Ford Corcel/Del Rey 1985 unico dono, nota fiscal do ano de compra do carro, manual, chaves e todos acessorios originais inclusive o radio. Pertencia ao meu pai e no começo do ano ele veio a falecer e o carro ficou para eu cuidar. Gostaria de saber se qto tempo posso deixar o carro parado sem ligar? Nao tenho muito tempo em estar cuidando como deveria e um carro desse eu sei q é muito raro ter…. e tb nao confio em dexiar o carro com qler um…Tem um lugar onde eu poderia estar deixando ele parado??? Qdo posso eu uso ele, realmente é um carro muito macio e confortavél….”A EVOLUÇÃO DOS CORCEIS-DEL REY” merece ter o nome de rei….rsrs Se puder me ajudar fico muito grato. Obrigado.
MUITO INTERESSANTE….A MATÉRIA….QUANTO AOS CARROS DO AMIGO SÉRGIO, JÁ OS CONHECIA…..SOMOS “VELHOS” AMIGOS….E GOSTO MUITO DO CUIDADO QUE O SÉRGIO TEM COM OS SEUS CARROS E COM OS CARROS DOS AMIGOS. TENHO UM CORCEL 1971 E O SÉRGIO TEM CUIDADO DELE PARA MIM. APROVEITO PARA AGRADECER.
ABRAÇOS.
PARABÉNS PELA MATÉRIA, FLÁVIO!!!
Tenho um corcel aqui de 1970 para vender, todo original e Quatro portas Sou do Rio de janeiro Nova Iguaçu
amei ,adorei a materia dos carros do dr. sergio minervine são show… lindos maravilhosos tem que voltar não teria escolha melhor…para uma materia….parabens;
Excelente matéria ! Você poderia fazer a parte 2 com os demais carros da coleção, principalmente com aqueles maravilhosos FIAT 147. Finalmente aprendi o que significa LDO . Parabéns FG !!!
Fantástica a matéria. Merece ser aprofundada, visto a expressividade do acervo!
parabéns ao Dr. Minervini.
Valeu ter dito, ao comentar sobre o 73 amarelo Tarumã (lindo demais), que o circuito gaúcho fica na cidade de Viamão (próxima de minha cidade), ao lado de Porto Alegre, e não na própria capital.
Detalhe pequeno mas importante para os nativos, mas que muitas vezes passa despercebido pela maioria da “imprensa especializada”, que aborda tudo de maneira rasa e em escala quase industrial.
A atenção à esses detalhes são o diferencial do teu trabalho, Flávio. Parabéns.
Ah, na saudosa edição QR clássicos sobre a coleção em questão, conta que esse amarelinho era de uma senhora italiana que adorava o carro, e quase o levou para a terra natal quando retornou definitivamente. Esse autinho poderia ter ido parar na europa…
Flavio, eu sempre acompanho as suas reportagens do Indiana Gomes na ESPN, e nessa em especial eu vi uma Belininha 71 azul que estava no canto, onde a mesma foi minha a um tempo atrás……inclusive eu tive o prazer de conhecer o Sr. Sérgio. Um forte abraço, Fernando
Acho que um dos poucos carros nacionais de coleção que gostaria de ter é o Corcel II GT, aquele que vinha com duas cores.
E admito que sou fã da Ford. Não poderia ser diferente. Saí da maternidade em uma Belina, passeava nos fins de semana no Corcel do tio-padrinho ou no Escort do meu pai. O mesmo carro que me levou para o primeiro dia de aula. A primeira vez que vi o belo litoral paulista foi a bordo de um Escort tb. Passava as férias nas praias catarinenses andando de Del Rey com meu avô ou de Verona com outro tio. Depois, aprendi a dirigir em um Fiesta e mais tarde namorei uma garota que acabara de ganhar um Fiesta.
Infelizmente a Ford me sacaneou na hora de comprar o carro. Ia levar o Ka XR quando ela destruiu o carrinho e lançou essa colcha de retalhos que é o Ka atual.
Bela matéria! Não conhecia todas as inovações do Corcel e FINALMENTE descobri o que significa LDO!
Indiana Gomes é meu novo herói (tem acento, sim)!
1.000.000 de parabéns ao Sr Sérgio Minervini.
Colecionador de mão cheia,ainda tem mais carros que não aparecem aí que são de babar.
Quando eu tinha 2 anos,meu pai me colocou no volante do Corcel II amarelo zerado e foi pegar a bolsa…..quando ele voltou,eu estava trancado dentro do carro,com a chave no contato….hahahahahah
Ele tirou o vidro traseiro do Corcelão para me resgatar…..hahahahahahah.
Eu particularmente,adoro a “menina” da coleção…..aquela Belininha é de babar.
Simplesmente inacreditável a coleção de Corcéis do doutor!
Chega a dar raiva!
E aquele GT? Jesus Cristo!
Como eu gosto de carros antigos…
Um dia ainda terei um.
Abraços, amigo Flávio e parabéns pela matéria.
Pena que ele não falou do Amarelo Tarumã (1973) – o Minervini tem um muito bonito, com teto de vinil.
Está na segunda parte da matéria?
Rá, tu achou que ia sair com o marronzinho… dançou.
Mas realmente, de longe é a cor mais bonita da coleção, aliás, o início dos anos 70 são de uma variedade de cores nos automóveis que vou te contar.
Meu pai teve um 72, um choque cultural para quem tinha sempre andado de Fusca, no lugar daquele interior apertado, um mundo de espaço com direito a vidros traseiros que desciam, uma diferença absurda, sem falar na maciez do rodar.
A única coisa que pecava era o fato de volta e meia ele ferver, já não era um carro novo, tinha uns seis anos de uso, e estava meio maltratado, mas tenho boas lembranças dele, ficou com a gente por um ano, depois ele teve de vender e algum tempo depois comprou um Fusca 61, mas isso já é outra história.
Mas voltando a essa história das cores, acho que teve alguma revolução na indústria da pintura automotiva na época, algum novo método de produção de tintas, pois nunca mais se viu tanta variedade de cores como aquela.
Tenho até pena da molecada de hoje em dia, quais serão as suas referências automobilísitcas no futuro já que hoje em dia temos apenas carros cinzas/pretos/pratas?
A última cor que eu lembro que marcou época nos carros modernos foi o azul do Gol GTI e também teve aquele azul do Voyage Los Angeles (foi uma febre, tive um Passat repintado com essa cor), e algumas cores de carros esportivos, tipo o amarelo do Gol GTS.
O resto é uma mesmice só.
vi o Limite hoje, a matéria do seu Lada… parabéns… nunca tinha interessado por Lada e deu vontade de arrumar um huahuahu…
Ai que saudades do meu Del Rey Ghia… Aquilo que era acabamento, o reloginho com cronômetro e display azul no alto, entre os quebra-sóis (sabe-se lá como escreve isso…), revestimento aveludado no teto, painel azul lindo (aliás, identifiquei na reportagem do Hoffstetter que os botões do acendimento do farol são do painel do Del Rey…), como era macio rodar naquele carro… Fazia falta uma regulagem de altura no volante, e o motor AP 1.8 bebia e esquentava demais (era modelo 89), mas, fora isso, era simplesmente um luxo, como diria Athayde Patreze. Pena que a Ford esculhambou o acabamento dos seus carros de lá pra cá, aliás, o acabamento de todos os carros de hoje em dia estão um relaxo só, com plásticos soltos fazendo um monte de barulho.
Parabéns Flávio, finalmente fiquei sabendo o que diabos significava LDO! A sigla era famosa, mas só dava pra deduzir o L de luxo; o D e o O não dava pra imaginar…
Já acabou? Poxa, queria ver mais…
Merece um documentário essa coleção!
Belo trabalho, Flávio. Parabéns!
Mas eu queria ver mais…
apodrecia que era uma maravilha!
Flávio
Acho que só vou ter um carro zero no fim de minha vida. Sabe esses desejos de criança de ter determinadas coisas? Pois é. Não os esqueci. Agora que sou adulto e trabalho, vou começar a realizar todos esses desejos: Um ferorama, um carrinho de controle remoto, um Corcel I, depois um Corcel II, passando por Opalas 4 e 6 cc, Del Rey e Versailles Ghia, Passat, Ômega e, finalmente, terminarei num Galaxie V8. Só depois vou pensar em algum Peugeot 307 ou num carro voador.
Quanto ao Corcel, aquele motor Renault era absurdamente econômico!
O que dizer de um cara desse com esses carros. Só uma coisa: MARAVILHOSO!!!!!!!! Isso sim é preservar o carro antigo nacional, que para mim, chama mais atenção que qualquer carro antigo importado!! VIVA O CARRO ANTIGO NACIONAL!!!!
Edu Pereira, Corcel I com motor 1.8? Que eu saiba só teve o 1.4 originário da Renault..
Flávio excelente reportagem.
Meu pai teve alguns Corcéis e Belinas, aprendi a dirigir em uma Belina 77, o carro parecia uma roupa minha tamanha afinidade… coisa de louco né? O fato é que os carros de hoje, como tudo que está por aí é tão descartável que não tem a menor graça.
Sensacional a coleção do Sr Sérgio.Sempre fui fã do modelo,que sonhava ser meu primeiro carro.Infelizmente por razões financeiras acabou sendo o terceiro(73),quarto(75).Depois tive Belina II ,Del Rey Ghia.Sempre me fascinou a qualidade do acabamento da Ford nesta época.Pena que hoje ,a Ford ,assim como as demais montadoras,não apresentem mais o mesmo padrão.
Na minha família houveram muitos Corceis, eu ia buscar e levar a última Belina do meu pai à concessionária, e sempre ouvi que LDO significaria “luxo desprovido de opcionais”.
Só esqueci de um detalhe: o ano do bichinho era 72 LDO
parabens pela matéria e pela inicitiva de mostra um poco da história automobilistica do Brasil.
Não é atoa que o corecel foi a maior venda da ford, o carro é impresionante, ja tive corcel e posso falar sobre o carro:
Economia: apesar de grande é economico mesmo que comparado com carros atuais o corcel é economico.
suspenção: o bonto forte do corcel, o carro é estremamente convortavel (coisa que não se ve nos carror atuais pelo mesnos nos mais simples de cem mil pra baixo), e firme um corcel bem revisado faz curva com qualquer carro atual.
Entrada de ar: as entradas de ar do painel do corcel entrava ar mesmo, difrentemente desse coarro de hoje que ou anda com o vidro aberto ( tem que ser o vidro porque nem quebra vento tem mais) ou anda com ar condicionado ligado que não renova e gasta gonbstivel tira potencia do carro.
eu considero que esta linha de carros que começou com o CORCEL e terminou com o DEL RÉY, o grande desfauque da industria nacional.
Tanto o Corcel como o Del Réy, são os carros que eu conheço que melhor enfrentam as condiçoes das estradas do Brasil, isso comparando com carro de qualquer época, aquela suspenção enfrenta qualquer estrada muito bem.