SEM PRESENTE

SÃO PAULO (desisti) – O site São Paulo Abandonada, tocado pelo Douglas Nascimento e pela Glaucia Garcia, dedica um post às ruínas da fábrica da Vemag. Eu já não tenho mais esperanças de ver ficar de pé pelo menos essa parede que, na foto abaixo, tem o logotipo da empresa. Seria um presente legal. Um memorial para marcar a história da indústria automobilística brasileira. Foi a primeira de todas. Mas não adianta acreditar no futuro. É só ver o estado em que está o prédio.

VEMAG_1

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael Poliszuk
14 anos atrás

A antiga VEMAG fica aqui perto de casa e ali vão construir alguma coisa grandiosa … Só não sei o que. Mas o metrô está quase, quase pronto.

FABIO
FABIO
14 anos atrás

Flávio, parabéns por postar aqui esse maravilhoso material. Eu só lamento com o nosso descazo perante a nossa história tão recente e brilhante. É, me sinto pertencente a um povo infeliz, incapaz de preservar uma simples, mas, importante lembrança. Material Fantástico. . .

Luis Antonio
Luis Antonio
14 anos atrás

“… Parabéns ao Douglas que para quem não sabe é torcedor da LUSA assim como nós Flávio !!!…”

Saloma
Saloma
14 anos atrás

FG temos uma recordação de poucos. Parte da história está conosco…é isso!

Daniel Ramos de Oliveira
Daniel Ramos de Oliveira
14 anos atrás

É realmente uma pena que mais um pedaço da nossa história automotiva irá desaparecer.As vezes eu vejo,que alguns prédios ficam anos e anos sem conservação dos seus donos,e quando eles vem que a situação tá complicada,eles querem restaurar,dai não dá mais,e eles falam que foi por causa da estrutura do prédio,uma pena que existe ainda pessoas que não valorizam a história do Brasil.Uma pena :(

Jeffy Paiva
Jeffy Paiva
14 anos atrás

FG, mesmo não podendo lhe ajudar com a preservação da Vemag, só posso orar e pedir que nalguma alma possa realizar isso por ti.

Feliz Natal Mestre =)

Renan Veronezzi
Renan Veronezzi
14 anos atrás

Esqueçendo os DKW´s e tudo mais relacionado ao blog, FELIZ NATAL FLÁVIO, EU ADMIRO MUITO O SEU TRABALHO ASSIM COMO O SEU JEITO DE SE EXPRESSAR.

christian alves piloto corinthaino carioca
christian alves piloto corinthaino carioca
14 anos atrás

Goooomes! manda um feliz natal meu pro GERD e pro lada96 de corrida! ok! rsrsrsr

ah e pra vc tmb! hihihih

abs

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
14 anos atrás

Na minha coleção de pedras, tenho um pedaço pequeno do piso interno do galpão de quando se podia entrar lá, sorte minha ter prestado serviços de fretes numa firma de banco
que fica em frente. Esta relíquia com toda certeza será preservada por mim. Digo que vale mais do que as do muro da vergonha, porque esta marcou o orgulho de muitos motoristas profissionais (como se dizia na época: Chauffers)

GERALDO CASSELLI JÚNIOR
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
14 anos atrás
Marcelo Mendes
Marcelo Mendes
14 anos atrás

Vejam meu presente de natal…Uma DKW 1964. Achei a DKW q procurava a anos, vou postar fotos da reforma…fotos no meu album do orkut….
http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=10729327281843326646&aid=1261666570

JP
JP
14 anos atrás

Um dos problemas é que a maioria das pessoas acha que o 1º carro nacional foi o Fusca. Até eu mesmo achava isso pouco tempo atrás. O sucesso do Fusca foi tão grande que ofuscou outras marcas.

Maurice Stambouli
Maurice Stambouli
14 anos atrás

Estimado Flávio, antes de mais nada quero te desejar um feliz natal e um 2010 de galpãp novo, incluindo um lugar de destaque para o Gerd. Quanto à antiga fábroica Vemag, a quem pertence o prédio. Sugiro que se faça uma parceria entre os proprietários e os vemagueiros fazendo um museu, um memorial, ponto de encontro, etc. Não deve ser tão caro.
Forte Abraço

Pry
Pry
14 anos atrás

É uma pena, mas mantenha as esperanças! Quem sabe alguma alma caridosa decide dar um “up” na fábrica?

Queria aproveitar tb pra desejar um Feliz Natal pra vc e toda a sua família e q 2010 seja mais um ano de muitas realizações.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
14 anos atrás

Pois é… e quando vou do trabalho em São Bernardo para os jogos da Lusa no Canindé, naquelas frias noites de terça ou calorentas noites de sexta, passo de trem ali do lado e sempre lembro de como aquele espaço podia ser melhor preservado…

Mas preservação neste país é um palavrão impronunciável…

E como sempre, mais um grande trabalho nessa grande empreitada que é o site São Paulo Abandonada, dos meus amigos Douglas e Glaucia… esses dois não são brincadeira não…

Pedro Araújo
Pedro Araújo
14 anos atrás

Pois com Jacarepaguá vai ser a mesma coisa, também, Gomes.

Um amigo meu é da equipe/empresa de arquitetura que está planejando as instalações das olimpiadas, e ele me confirmou que o autódromo vai ser mesmo todo destruído, não vai sobrar nada.

Mas a vida segue, e então eu mando um Feliz Natal pra todo mundo aí!

GERALDO CASSELLI JÚNIOR
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
14 anos atrás

Matéria simples e caprichada . São poucos fora desse nosso meio , que trataram do assunto “DKW” com dignidade . Chega de prédios , São Paulo não aguenta mais ! Happy Xmas !!!

Josaurelio Medina
Josaurelio Medina
14 anos atrás

Olha Flavio. Se ainda existe algo que lembre VEMAG é por incompetência dos “alemães” da Volkswagen. O que eles tentaram foi acabar com os carros, a fábrica, sua história e sua lembrança. Recriar uma nova história onde só existia VW.
Pena Wolfgan Hüle não estar mais vivo pra contar.

@ndrebz
@ndrebz
14 anos atrás

a quem interessa esse pouco caso com a nossa história/cultura. Vide a exportação da Kombi recem mostrada neste blog

Dú
14 anos atrás

Muita calma nesta hora, afinal coisas estão aparecendo;
http://www.youtube.com/user/windflag#p/u/6/i9BZCdzsGAo

Aqui já tem algo.., http://www.youtube.com/user/jeanmanzonfan#p/u/17/vcTIlKJlhgc

Jayme
Jayme
14 anos atrás

Aqui não preservamos nem prédios públicos históricos, que dirá predios particulares. É uma pena pois era um belo galpão, embora para os padrões atuais muito desuatualizado. A industria automobilistica tem histórias incríveis por aqui, alguém já ouviu falar na história de que o imóvel onde está a VW em SBC é grilado? Pois eu já ouvi e dizem que é verdade e que aquele terreno imenso tinha dono e não era nem a prefeitura e nem a VW.

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
Reply to  Jayme
14 anos atrás

A área da Petroquimica União numa reportagem antiga do Diario do G ABC, também dizia algo parecido e os descendentes de uma tribo indígena estariam pleiteando
indenização sobre o local.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
14 anos atrás

O site São Paulo Abandonada é show de bola! Que matéria caprichada, dando até histórico da empresa, dos veículos, google map… Quem da minha geração (tenho 46 anos) não vai lembrar dos taxis DKW? Abraços|! Ótimo 2010! (Em tempo, neste final de 2009 descobri esse blog e o visito quase todo dia)

Beto Ique
Beto Ique
14 anos atrás

Legal Flavio! Visito seu blog várias vezes, junto com demais da área e, acho justo ressaltar: – o é, disparato, o mais ativo de todos.

Parabéns pela assiduidade nas atualizações, pela qualidade do conteúdo e pelas tiradas qualificadas e, principalmente, por continuar ativo neste final de ano.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Não esquenta Flavinho! Alguma alma boa vai fazer algo!

Feliz Natal a toda blogaiada! :)

rafael quevedo
rafael quevedo
14 anos atrás

não sabendo como te enviar uma mensagem resolvi postar aqui nos comentários este link [ http://www.youtube.com/watch?v=z-dTPo3_TZg ]. pobre lada sofrendo as consequências da (falta de) inteligência do ser humano.

Rodolfo I. Vieira F.º
Rodolfo I. Vieira F.º
14 anos atrás

É uma pena mesmo , mas acho que uma grande parcela dos brasileiros nunca gostou ou nunca se preoculpou em preservar a hsitória deste país . Mas todo mundo fazendo um pouco , acho que dá para mudar .

Lio
Lio
Reply to  Rodolfo I. Vieira F.º
14 anos atrás

Por falar em PRESENTE queria agradecer ao Flavio as boas matérias do ano e desejar um Feliz Natal para Ele e todos familiares e que em 2010 continue pondo ( o dedo como dizia antigamente ou a caneta ou como se faz hoje A TECLA do computador ) nas feridas das noticias e dizendo o que ninguém tem coragem…um grande abraço Lionel