MENU

segunda-feira, 12 de abril de 2010 - 14:59F-1

BRIATORE FREE

SÃO PAULO (por que não me surpreendo?) - Podem esculhambar Max Mosley à vontade, mas foi sob sua gestão que Flavio Briatore foi banido do esporte, e é sob a gestão de Jean Todt que ele voltará. O ex-dirigente da Renault e a FIA chegaram a um acordo que foi divulgado hoje. Briatore retira o processo que movia contra a decisão da entidade de bani-lo até o fim dos tempos, e a FIA permitirá que ele volte a atuar no automobilismo — na F-1, especificamente, depois do final da temporada de 2012; em outros campeonatos chancelados pela FIA, depois de 2011.

No texto que a assessoria de Flavione enviou, ele diz que aceita sua parcela de culpa pelo que aconteceu no GP de Cingapura de 2008, já que era diretor da equipe, mas nega qualquer responsabilidade pessoal no episódio. E, igualmente, não reconhece fundamento na decisão do Conselho Mundial que o puniu no ano passado. A FIA, pelo jeito, concorda.

Seus planos para o futuro são desconhecidos. Ao menos deste que vos bloga.

Pat Symonds também teve sua pena de cinco anos reduzida. Nelsinho Piquet, que bateu de propósito naquela corrida, como se sabe, não recebeu punição formal alguma, mas se transformou num piloto errático que, ultimamente, tem se dedicado a correr em várias categorias.

Não mudo muito o que achava na época do escândalo. Para mim, Nelsinho não foi vítima. Foi agente da picaretagem, fez uma grande cagada, denunciou tudo motivado pela demissão iminente, tavez nunca falasse nada se tivesse o emprego garantido. Aí, para mim, o maior de seus pecados. Fez tudo movido por interesses muito pessoais. Mas se arrependeu, é jovem, e não faria sentido pendurá-lo na cruz.

A FIA diz que Briatore e Symonds se arrependeram, também. E se um, Nelsinho, merece ser perdoado, não vejo por que não perdoar os dois, também. Mesmo peso, mesma medida.  Briatore é um escroque, Symonds é indefensável nesse caso, Nelsinho, idem. Cada um que busque seu caminho, agora. Para mim, independentemente das penas formais, todos estão pagando pelo que fizeram.

87 comentários

  1. José Benedito V.Libório disse:

    Depois, usando a mesma lógica, vamos perdoar os mensaleiros, os padres pedófilos etc… É só assumirem a culpa e se desculparem…
    La nave va…

  2. Alexandre disse:

    É assim mesmo, o dedo duro sempre se ferra!
    Tenho certeza que já aconteceu inumeras vezes em temporadas passadas, a diferença é que nunca algum piloto teve a coragem de levar essas pilantragens a tona, sempre foi por baixos dos panos! é chamado ”problemas hidraulicos”!!

  3. Fboarati disse:

    A decisão do Conselho Mundial não é soberana? Para que serve, então, esse Órgão se a FIA é quem manda no fim das contas?

  4. Jose Mauro disse:

    O eu quero saber é: o que motivou a Renault a bater com o carro? Já não disputava nem mundial de pilotos e nem mundial de construtores. Será que tem a ver com casa de apostas, já que era um azarão naquela corrida? Só coonsgo ver esse episódio por esse lado. Um grande abraço

  5. Marcos Godoy disse:

    Olá.
    Esse bandido Briatore, nem bem foi “perdoado”, já começou a falar besteira da Ferrari. Hoje ele disse que a Ferrari tem que escolher um piloto para ser o primeiro, senão não vai ganhar o campeonato. Com certeza ele quer que a Ferrari escolha o Alonso. Ele é bandido e não tem que dar sua opnião onde não foi chamado. Briatore engole o MASSA. rsrs

  6. JC Simonassi disse:

    Caro Flávio,

    Claro que todos erraram feio nesse triste pisódio e portanto merecem punições. Entretanto, como todos estamos vendo, quem está sofrendo a maior delas é o Nelsinho. Mais uma vez (das tantas vezes) acho que o Nelsinho realmente é merecedor de punição, mas acho ele foi vítima da situação, afinal foi ele o pressionado e não o Briatore e Simonds. Como foi amplamente noticiado, estranhamente, desde o início de sua passagem pela F1 a tolerância do Briatore em relação a ele sempre foi muito pequena sendo constatemente ameaçado de demissão. Assim sendo, apesar de não concordar com o seu comportamente também não concordo com o fato dos demais envolvidos estarem por aí, livres enquanto ele continua com o filme queimado !!!
    Abraço
    JCS

    • Cranio disse:

      Concordo contigo… Quem mais se ferrou nessa foi o próprio delator… Dificilmente voltará a Formula 1, despedindo-se de seu maior sonho como piloto. Até o Grosjean, que não participou da marmelada, ficou prejudicado.

  7. Roberto Hackmann disse:

    Bastou este camarada ser liberado que já começou a encher o saco de novo !
    Foi mal a FIA !!!!!

  8. MSM disse:

    Concordo com tudo o que vc escreveu, FG. E além disso, é muito claro que o Jean Todt já fez das suas na época que comandava a Ferrari. E para mim, o Alonso teria que ser punido também, pois é quase impossível que ele não tivesse, pelo menos conhecimento do que estava acertado pelos comandantes da equipe.

  9. Joca disse:

    Este assunto já azedou.

  10. Marcelo disse:

    Tem marguerita, peperoni e calabresa… quem vai querer!?!?!

  11. Felipe de Almeida disse:

    Acompanho formula um desde 1972 e não deveria estar surpreso com isso, pois onde tem dinheiro só tem falcatrua. Não se encontra um ambiente onde se tenha muito dinheiro e muita honestidade e sim muito dinheiro e muito pouca honestidade ou nenhuma honestidade ou qualquer outro tipo de valor integro. Pois em função disso nunca mais verei corridas de F1. Não fará nenhuma diferença para eles, mas fará para mim, pois não estarei alimentando atividades ilícitas. De todos os envolvidos só quem esta sendo punido moralmente é quem não foi punido oficialmente, Nelsinho. E não se fala, mas nele que é o verdadeiro culpado em ter deixado toda esta podridão vir à tona. As punições de resultados em cima de Alonso (que sabia sim, pois isto é lógica e lógica não erra), vitória e resultados do campeonato não voltariam ou vocês acham que as máfias dos jogos mudariam um resultado já pago. Que transtorno que isto não daria heim!

  12. João Vitor disse:

    Bem, o que comentar deste bendito caso? Sinceramente me sinto bem em saber que o homem que quase dividiu a F1 em 2008, com aquela história de campeonato paralelo, “a F1 sem a Ferrari”, está fora. A F1 parece melhor sem ele. Briatore enche o saco faz tempo e tem uma tendência irreversível de manipular os resultados quando tem a chance, o Symonds é culpado também e o esporte não precisa de atitudes como a deles. Sou contra a volta dos dois, não quero, em 2020 talvez, ler que eles causaram novos problemas. Nelsinho não é vítima mesmo, nisso concordo com seu texto plenamente Mestre dos Magos, mas mesmo não tendo sido punido formalmente, ele foi o que mais pagou e está pagando pelo que fez, está fora e só volta se pagar por uma vaga na Hispânia ou qualquer similar que aparecer, mesmo que ele desdenhe como fez na semana passada. Jogou o carro deliberadamente contra um muro e, tenho certeza, que só renovou para 2009 porque tinha este Ás na manga, coisa ridícula, depois que decidiram peitar pai e filho ele quis jogar a merda no ventilador, parece aquelas amantes dos figurões que depois que levam um pé denunciam até os abortos que fizeram, bem brasileiro, infelizmente. Mas, e o Alonso? Se o Piquetzinho fosse bom de braço, bi-campeão (ou bicampeão?) e conseguisse arrastar um banco pra cada equipe que fosse, talvez nada teria acontecido com ele também.

  13. antonio disse:

    É isto aí. se tem algum inocente neste história são apenas os fans. O triste é que em qualquer biografia do Nelsão que se fizer de hoje em diante, este episódio estará lá, provavelmente com algum destaque… Quanto ao Nelsinho piloto, acho que sua ausencia não mudará o curso da história do automobilismo na Via Lactea.

  14. Kobayashi disse:

    O Nelson pai, participou da negociata, sabia de tudo !

    Ele que sempre se achou o esperto (e muitos aqui também
    o acham), dessa vez se deu mal, pois jogou com um cara
    que também é do mesmo nível dele (Briattore).

    O filho consultou o pai, e concordaram com tudo, pensando
    em levar alguma vantagem. Agora resta arcar com as
    consequências.

  15. Thiago Silveira disse:

    Gomes, e o ALONSO!?!?! Sério mesmo, o que eu não consigo entender é como o Alonso saiu limpinho dessa mer** toda! Ninguém fez nenhum esforço de perguntar como ele saiu com uma estratégia tão diferente sem nem questionar…tudo aconteceu por acaso pra ele, foi ingenuo! Não que devam fuzilar ele, mas pera aí né!! Cumplice de crime tem sua culpa!

  16. Finno disse:

    Não sou lá muito favorável a atitudes, tal como um piloto “ajudar” seu companheiro de equipe a chegar em melhor posição, principalmente de forma deselegante… Pô, bater de propósito??? Mas ‘pera lá… e o Prost X Senna e depois Senna X Prost, cada um ajudando a si próprio batendo propositalmente, no mesmo Japão, em anos consecutivos?? Isso não é de hoje! Sei é que Fórmula Um é precisão, é estratégia!! E a coisa de Cingapura foi perfeita!!! E, naquelo momento, o único prejudicado, de fato, foi o carro espatifado do Nelsinho!! Inclusive, ele correu o risco maior; poderia ter se ferido… Bem, sei é que já vi várias situações de pilotos ajudando seus companheiros de equipe: o Patrese, por exemplo, com o carro totalmente entupido de gas, parecendo mesmo um caminhão, segurando todos que pudessem chegar no levíssimo Piquet e o Piquet, felizão, abrindo tempo sobre os demais para fazer seus Pit Stops em paz! Ganhou várias corridas com essa estratégia e essa ainda foi bem elegante, não?! Mas tivemos o Kovalainen esparramando numa curva para “parecer” que o Hamilton passou por ele. Ou a pésssima do Barrichello tirando o pé na reta de chegada para o Schumi ganhar. Enfim, se há estratégias de formas deselegantes ou não, a coisa sempre foi, e será, feita! E, no fim, punir os caras foi uma tremenda hipocrisia!! E, pior, não punir o Nelsinho é que foi estranho!! Ele, sim, deveria sofrer punição por não ter sido profissional o suficiente por não ter tido a ética de manter segredo de uma estratégia devidamente planejada e apoiada por ele próprio! Sei é que de bico calado, quem sabe, ele poderia estar ainda na Fórmula Um… o Cingapurate só deveria ter sido anunciado numa auto-biografia dele, Nelsinho, depois que ele tivesse histórias para contar… ele só tava no início do livro e já quis vender seu best-seller… coitado.

  17. disse:

    Gozado, que não se acha nas bolsas de apostas o retroativo do GP da Pingapura. Neguinho ganhou muitooooo dinheiro.

  18. Orlando Salomone disse:

    As sociedades civilizadas são regidas por códigos. Leis existem para ser respeitadas, não discutidas. Se houve um julgamento formal, seja em que esfera ou instância fôr, e foi definida uma punição, ignorá-la é o mesmo que avalizar qualquer comportamento ilegal ou imoral, daqui p’ra frente. Lamentável.

  19. Antonio disse:

    Nelsinho não tinha nenhum futuro na Formula 1.
    O desempenho superior de Massa frente ao Alonso este ano mostra que ele era muito ruim mesmo.
    Se ele tivesse o mínimo de perspectiva futura ele não teria chutado o balde. Saiu da equipe no meio da temporada por falta de capacidade em pilotar um F1 e nenhuma outra equipe jamais se mostrou interessada nele. Ele que seja “feliz” pilotando pick-ups em ovais nos EUA e no Brasil ou quem sabe a Formula Truck.
    Porque F1 não é pra ele.

  20. Levi Davet disse:

    “A FIA diz que Briatore e Symonds se arrependeram, também. E se um, Nelsinho, merece ser perdoado, não vejo por que não perdoar os dois, também. Mesmo peso, mesma medida.”

    Epa, não é bem assim!

    Por mais que a ação de Nelsinho tenha sido equivocada, a questão é que ele foi coagido a participar do plano, porque senão acabaria demitido (e com fama de piloto ruim). Nessas circunstâncias, se não foi justa a decisão da FIA ao isentar o piloto de responsabilidade, foi justa no sentido de atribuir a ele culpa menor. Os verdadeiros facínoras foram, sem dúvida alguma, Briatore e Symonds, que retornarão ao circo da F1, lugar onde o palhaço, aparentemente, é o público.

  21. rosemeyer disse:

    Todt e’ um mutreteiro cronico.Ainda vai dar o que falar,as sacanagens que ele vai aprontar.Pois no passado ja fez e muitas.Se fosse brasileiro ,seria senador com certeza.Quanto aos outros envolvidos,na primeira oportunidade fazem tudo de novo.Cambada!

  22. ags disse:

    ARRUDA E BRIATIRE SÃO INOCENTES………………………………………

  23. Rhoubini disse:

    Boa noite, Flávio.
    Um leitor assíduo me indicou este blog (Fidjick Hengaard).
    Concordo com vc, e acho que todos devem pagar pelos erros!

  24. João Cesar Colatello disse:

    NOSSA A SEDE DA FIA FICA NO PLANALTO CENTRAL E NINGUÉM AQUI FALOU NADA

    • evandro garcia disse:

      As vezes nós críticamos tanto a política brasileira pelas constantes fornadas de pizzas achando que lá fora é diferente, mas é tudo igual,todos tem rabo preso com alguém,o Todt não é santo no minimo o Briatore ameaçou jogar m…. no ventilador,o Bernie Ecle$$$tone só pensa em dinheiro e não quer escandalos que possam atrapalhar seus planos,desde o começo saiu em defesa do “amigo”,engraçado que o discurso para se defender é o mesmo dos politicos brasileiros,sempre aquele de que “estão sendo alvo de perseguição”,é meu amigo a sede da FIA não é em Brasília,mas apesar da distância que as separa a maracutaia viaja longe!!!!

  25. Pagodeiro Bello disse:

    Putz, esse caso de Pingapura, digo Cingapura, já deu no saco. Saudações Piquetistas.

  26. Tom Semfreio disse:

    Não importa se vão ou não vão. Qual a credibilidade que os três terão no automobilismo? E junto ao público? E junto aos patrocinadores? Já estão cumprindo a sentença, vivendo sob olhares de desprezo e ignorados no circo…para sempre, talvez. O que pode ser pior?

  27. hendrix disse:

    é o q eu sempre digo pros “amadores”, o único problema foi o nelsinho quebrar a hierarquia, pior, delatou o chefe e isso na f1 é imperdoável, bater pra ter resultado é o de menos shummy, prost, senna etc etc já fizeram coisas piores.

  28. Mauricio disse:

    No fundo, quem mais se f*** foi o Nelsinho, apesar de não ter sofrido uma pena formal.
    Além de toda a besteira que fez, saiu com fama de alcaguete.
    E alcaguete é o tipo de pessoa que ninguém quer do lado, muito menos em uma categoria em que notoriamente todo mundo rouba, só que alguns sabem esconder melhor do que outros as tramóias.

  29. Vitor, o de Recife disse:

    Nem tanto, Gomes… pelo que entendi, a absolvição se deu por meros aspectos técnicos. Resumindo: não houve nenhuma prova, apenas a palavra do piloto acusando.

    Insinuar que a gestão Mosley expulsou Briatore e Cia ea de Todt anistiou é forçar a barra. A verdade é que o caso é um reflexo de uma gestão desastrosa que a atual quer esquecer a qualquer custo…

  30. José Carlos Reuts disse:

    Passou da hora do Nelsão processar o Briatori e arrancaer o couro desse FDP!!!!!

  31. RCRG72 disse:

    Era questão de tempo. Briatore deve saber coisas do arco da velha.
    Até o Montezemolo já disse que a punição imposta a ele era muito pesada. Ecclestone também deu declarações neste sentido também.

  32. Moncho disse:

    Na verdade a decisão de banimento de Briatore pelo Conselho Mundial da FIA já tinha sido considerada irregular pela Justiça.

    Continuar apelando era jogo perdido. Não é uma questão de “concordar” ou não com a opinião de Briatore. Não havia outro caminho a não ser o acordo.

    Não vejo qualquer relação com o fato de estar Jean Todt à frente do órgão. Estivesse qualquer outro e a atitude tenderia a ser a mesma, porque juridicamente a mais lógica.

  33. evandro garcia disse:

    Mais uma vez o que tira o brilho da formula 1 estampa as primeiras paginas,a politicagem,este maldito tribunal de Paris conseguiu devolver a formula 1 está figura escrota chamado Briatore,quanta influencia a Renault deve ter dentro destes tribunais a ponto de reverter a situação,absolver o bandido e condenar aqueles que gostam de automobilismo,a FIA por sua vez na fraca figura do Jean Todt ,a qual eu até imaginava ser o melhor nome para presidente da FIA,faz um acordo temendo não ter força para fazer valer sua decisão,são todos uma cambada de chovinistas,estão no mesmo chiqueiro,que vão todos a p$%# que os pariu Briatore, Symonds,FIA,Benie Eclestone…..eles não estão se dando conta,estão achando que nunca vai acontecer,mas basta a formula Indy arranjar bons contratos de transmissão e começar a fazer mais estapas fora dos EUA e já já vão perder o posto de categoria máxima do automobilismo ,é só começar com palhaçadas iguais a estas e com as velhas promessas
    que eles não cumprem!!!!

  34. bi disse:

    Ah, se ele pode voltar depois do fim da temporada de 2012, ele continua banido até o fim dos tempos… já se esqueceu que o mundo acaba em 2012?

  35. Silvio Roesler disse:

    Nelsinho foi o unico prejudicado.

    Os mau caraters Briatore e Alonso se fazem de sonsos e desentendidos, “nada sabiam”…

    Alias, Kubica ja mostrou que o que faltava naera Renault no ano passado.

  36. Mário Mesquita disse:

    Bom, pra quem acha que essas patifarias só acontecem no Brasil… e agora, José?

  37. ALEX B. disse:

    Deixa os picaretas voar! Credo, mas o fuinha, junto com o caduco, tá se saindo pior que o tarado-nazista! O Nelsão deve estar fumegando! COISORROROSA 112!

  38. Luiz Salomao disse:

    Agora so falta trazer o Max de volta!!!!!!! Deixem o Nelsinho na Montana pq ele deu show ontem!!

  39. Edmilson Fidelis disse:

    Em 2013 Briatore monta uma nova equipe de F1.

    Symonds será o chefe da mecânica e Piquet Jr o piloto.

    E todos viverão felizes para sempre.

    Ou até que um muro os separe!

  40. Jose Elano Martins disse:

    Flávio é picareta e continua picareta, Pat é mal carater e continua o mesmo. Nelsinho era piloto e agora é nada!!!!!

    Só ele perdeu…….. Cada dia mais denanimado com esse teatro de F1!!!!!

  41. Aliandro Miranda disse:

    O maior prejudicado no final das contas acabou sendo Nelsinho.

    Arrisco a dizer que, se não comprar uma vaga, nunca mais volta à F-1.

  42. carlos neves disse:

    só nelsinho se ferrou na verdade.

  43. Humberto Corradi disse:

    A Fórmula 1 está viva sem Jack Brabham, Stewart, Fittipaldi, Senna, Piquet-pai, Prost, Chapman, Lauda, e tantas outras figuras e equipes notáveis da história.

    Quem precisa desses picaretas de volta?

    • Moncho disse:

      Quantos chefes de equipe já não influiram de modo sub-reptício no resultado de alguma corrida?…

      A diferença aqui foi que Briatore tirou o pirulito do seu piloto e este deu com a língua nos dentes.

  44. uma pena o Nelsinho ter se perdido com esses caras. Falar agora é facil, mas certamente ele estava cego com a pressão que devia estar sofrendo.
    ´
    Resta apenas o nosso lamento e a esperança que ele se divirta com o automobilismo.

    Na minha modesta opinião a unica equipe que pode ser a porta de entrada dele na F-1 é a “Toro Rosso”… das menores é a melhor de todas – disparado.

    Abraços

    Imperador

  45. Valmir Passos disse:

    Tudo isso é simplesmente nojento. Muito semelhante às picaretagens de Eurico Miranda e companhia, no nosso futebol.
    Difícil manter o respeito pela cúpula desse esporte depois de tudo isso.
    E na minha opinião, ninguém se arrependeu. É tudo teatro. Incluo aí o Nelsinho e seu pai, que só falaram porque o rapaz perdeu o emprego. Caráter zero.
    Agora vamos ter que aturar Reginaldo Leme e Galvão defendendo essa turma.
    É o fim, mas infelizmente, já esperava por isso. Difícil achar honestidade hoje em dia, em qualquer coisa.

  46. Sílvio Rodrigues disse:

    E o Alonso?!

  47. claudio aun disse:

    Tá um cheiro de RABO PRESO!!!!!!!

    • Duque disse:

      Mais do que RABO PRESO, o fato é que ninguém na Fórmula 1 tem moral para punir seus pares ! Quase todos já fizeram sua falcatruas: Ron Dennis e dirigentes da Mc Laren roubaram segredos industriais da Ferrari !! A Ferrari sabotou seus próprios carros para impedir que Eddie Irvine fosse campeão do mundo, quando Schumacher quebrou a perna !!! Jaen Todt cansou de mandar o Rubinho Barrrichello tirar o pé pro alemão ultrapassar !!! E por aí vai !!!

    • Batista Lara disse:

      Duque, desconheço essa informação com relação ao Irvine! DUVIDO, que a Ferrari sabotaria os seus carros em favor de fulano ou sicrano. Ferrari visa somente a equipe. Discordo totalmente do que vc escreveu!

    • Eduardo disse:

      Concordo com o Batista. Acho muito difícil uma equipe que sempre busca ganhar o máximo possível (a Ferrari não é muito de tolerar fracassos), sabotar o próprio equipamento. Não existe NENHUMA vantagem nisso. Mesmo que fosse para forçar um quebra de contrato com o piloto. Lembre-se que a mesma pagou um grana preta pro Haikkonen só pra ter o Alonso esse ano. Mandar o Irvine passear não seria ao difícil assim…

    • claudio aun disse:

      é por isso que Fia fede tanto quanto os dirigentes da F1,,,,,ou voces acham que o Ron Dennis saiu por vontade propria,,,,,,a mercedes não admitiria ter sua imagem maculada pela vaidade pessoal do Ron, (intimo né?)

    • S. Fonseca disse:

      O Duque está certo. Nâo que tenha sabotado literalmente, mas a Ferrari não estava nem aí para que o Irvine ganhasse o título, mesmo estando na fila há 20 anos. Eles detestavam o Irvine.

  48. fernando carvalho disse:

    Não sei se a F1 é uma grande pizzaria ou uma enorme lavanderia ??? Já sei : É uma fossa sem fim …..

  49. Fábio Amparo disse:

    Nelsinho de agora em diante merece correr atrás da sua felicidade nas pistas, não importa em qual categoria seja.

    Já a pena para os três no final foi muito branda. Seja para Nelsinho (que nao pegou condenação) ou para os cartolas, que agora receberam o perdão de Saint Jean Todt.

    Eu, assim como a maioria, achava que ,quando a FIA fosse presidida por alguém que tivesse vivido a história recente da F1 nas pistas, tudo seria diferente. Ledo engano.

    A politicagem pelo jeito é a maior doença infectocontagiosa da humanidade. O difícil vai ser alguém criar uma vacina pra isso.

    Abraços

  50. Rui Barbosa disse:

    A história não é bem assim. A FIA teve revertida pela justiça francesa a sentença que lhe favorecia.

    Diante disso a melhor saída é um acordo.

    Quando o mar bate na rocha quem se f*** é o marisco nesse caso, Nelsinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>