ESTORIL, 25
SÃO PAULO (rápido, muito rápido) – Talvez hoje não haja muito mais a falar. Faz 25 anos que Senna ganhou sua primeira corrida, com uma atuação estupenda numa pista totalmente encharcada, impraticável.
Estoril. Tenho saudades de lá. Muitas.
21 de abril de 1985. Não me importei muito com essa corrida, na época. No mesmo dia, morreu Tancredo Neves. Eu era um garoto de 20 anos, elétrico, sedento por um país melhor. A vida parecia não caber em apenas 24 horas.
Um quarto de século atrás. Parece que foi há 25 anos.
Eu era bem melhor há 25 anos.
O Senna foi o maior de todos os tempos porquê enquanto viveu ganharia de qualquer um. E, muito provavelmente, de qualquer outro com equipamento semelhante, em qualquer época. Em qualquer casa de apostas de londres apostariam nele, mesmo com carro inferior. A pesquisa da Autsport foi indiscutível nesse ponto, como todo mundo sabe. Ponto.
O Shumi merecia uns 4 campeonatos, como o Prost. O Senna, pelo menos 6.
Realmente eram outros tempos não dá para comparar.
Claro que foi fácil para o Senna nesta corrida. Todo mundo com pneus para tempo seco e só ele no grid com pneus de chuva. Por isso que ele ultrapassava com extrema facilidade. Colocar uma volta no terceito colocado e o carro dele nem erra o mais rápido do grid. O que eu nao entendo é porque todos os outros carros do grid continuavam com pneu para pista seca.
Pessoal,
Esta história de comparar pilotos é complicado, pois são de épocas diferentes, regulamento diferentes, mas nesta corrida do Estoril, o Ayrton fez uma das melhores corridas. de F1. Infelizmente naquele ano, a Lotus do Ayrton tinha problemas com o turbo, ora por problemas mecânicos, ora por problemas de consumo. Tanto que quando ele terminou as corridas, sempre ficou entre os 3 primeiros. Agora em Donington Park, falar que o Ayrton usava controle de tração e o Schumacher é uma grande bobagem, pois o carro da Benetton era mais desenvolvido que o Mclaren e a Benetton utilizava um motor da FORD mais atualizado do que o da Mclaren. Fico com as palavras do Alain Prost depois da Corrida. Ayrton utilizava ABS? Reposta, só se for nos pés….hehehe.. Sem contar, as desculpas de Prost após a corridas, Ayrton sugeriu que pintasse a Williams de vermelho a branco e trocassem de carro com ele….
Abraço a todos!
Eu lembro e tenho saudade dessa F1
Pessoal,
Esta história de comparar pilotos é complicado, pois são de épocas diferentes, regulamento diferentes, mas nesta corrida do Estoril, o Ayrton fez uma das melhores corridas. de F1. Infelizmente naquele ano, a Lotus do Ayrton tinha problemas com o turbo, ora por problemas mecânicos, ora por problemas de consumo. Tanto que quando ele terminou as corridas, sempre ficou entre os 3 primeiros. Agora em Donington Park, falar que o Ayrton usava controle de tração e o Schumacher não é uma grande bobagem, pois o carro da Benetton era mais desenvolvido que o Mclaren e a Benetton utilizava um motor mais atualizado do que a Mclaren. Fico com as palavras do Alain Prost depois da Corrida. Ayrton utilizava ABS? Reposta, só se for nos pés….hehehe.. Sem contar, as desculpas de Prost após a corridas, Ayrton sugeriu que pintasse a Williams de vermelho a branco e trocassem de carro com ele….
Abraço a todos!
Olha, de fato os Sennistas são fanáticos, neuróticos. Esbravejam contra tudo e contra todos quando se fala que qualquer outro piloto era ou é melhor do que ele foi.
Não importa quem é o piloto da vez, se Piquet (esse então….), se Prost, Schumacher, Mansell, etc. Tudo com as viúvas do Senna termina em bate-boca. Isso cansa!
Isso mesmo, Álvaro. Até agora só deu viúva nos xingando, e ainda falam mal de nós, fãs do Schumy, não falamos nada demais!!!!!!!!!!!!
Meu caro Roberto Andrade,
Não importa de quem sejamos fãs. É só lamúria.
Pessoalmente, faço parte de um (infelizmente) não tão expressivo grupo de torcedores que admiram Emerson, Piquet e Senna. Tenho preferência pessoal pelo Piquet, mas e daí? Todos tem seus méritos.
Isso sem esquecer do nosso Felipe Massa, que espero ver ganhar este ano em Interlagos o campeonato e a corrida!!
Schumacher fez corridas melhores? Em que categoria? Só se foi no Playstation 3. Senna, Prost, Lauda, piquet, rosberg e outras lendas não podem ser comparados com o maior de todos, já que eles tinham competidores fortes com carros iguais ou ligeiramente superior ou inferior e não uma equipe com orçamento de 500 milhoes de dólares e um companheiro de equipe que tinha que deixar ele ganhar. Schumacher é o maior de todos os vencedores, mas as melhores corridas nem sempre são as dos vencedores. Um exemplo: Damon Hill de Arrows GP Hungria 1997. Outro: Mauricio Gugelmim de March Silverstone 1988 querem mais?. Ou o moço do playstation vale mais.
Oh, Deus! Quanta viuva: Do difunto, do alemão vigarista neo-pereba… Vade retro!!
Sou fã do Schumacher, mas para mim, Senna foi o melhor de todos na pista molhada…não queiram contradizer, é uma realidade, como Schumacher é o maior campeão de todos…
Alguem lembra de alguma corrida com chuva que o Senna não ganhou? Só lembro de 1, na austrália, que ele acertou a traseira de um retardatário. Isso sim é hegemonia na chuva!
Quem viu essa cara pilotar um carro de f1, não consegue aceitar esses piltos de hoje!! kkkkkkkkkk o Senna com 50 anos dava show nesses pé de chinelo de agora. kkkkk
O cara era um peixe….
A 25 anos eramos todos mais humanos, não existia essa tecnologia que hoje nos faz de idiotas….
Senna ganhou no dia em que Tancredo morreu e no dia em que o Brasil foi eliminado na copa de 1986.
Levando alegria em dias de tristeza.
Primeira Vitória no segundo ano de F1 já na segunda corrida,
na chuva,
fazendo a Pole Position,
fazendo a melhor volta
Colocando 2 voltas em cima do quinto lugar e
1 volta em cima do terceiro !
Quando vimos isso na F1 ?
De fato , é por essas e muitas outras é considerado por quem dividiu curvas com ele nesse e em outros dias , o melhor piloto de todos os tempos.
Esse vídeo mostra tudo.
Vocês são todos iniciantes! Foram memoráveis p/os amantes da F1 ver o Senna brilhando nesta pista, pela primeira vez !
Álias, se o carro “prestasse” o Senna teria sido campeão neste ano. Senna sempre foi incomparável!
Senna sempre será o melhor piloto de todos os tempos !!!!!! me lembro do seu primeiro titulo mundial no Japão quando seu carro apagou e ele teve que sair passando todo mundo uma corrida incrivel do nosso herói Senna !!!!!!
Neste video nos temos uma grande noção do que era antes e hoje. Antes o cambio era manual, o cara guiava no peito e na raça mesmo, não tinha esse monte de tecnologia, e o Estefan Bellof naquele temporal todo e sem a metade do bico!!!! Naquela época sim era de arrepiar. Hoje se o cara gospe na pista (desculpa o termo) entra o saftcar. Se risca um pouco o bico tem que trocar.
Me desculpa os puxas saco do Shumacher mais se ele fosse piloto naquela época, será que ele seria tudo isso???
Não teria sido, o alemão não teve adversários, não existe possibilidade de compará-lo e mais que queiram o contrário não passou de um bom piloto.
A prova está vindo agora
O MAIS INTERESSANTE NISSO TUDO É A VISÃO GERAL DE QUE O PAPAGAIO GALVÃO BUENO SEMPRE FOI MUITO RUIM E PENA QUE A GLOBO COMPRA TODOS OS DIREITOS , MAS É MUITO BOM VER AS IMAGENS GERADAS PELA GLOBO E OUVIR PELA JOVEM PAN , TÉO JOSE E O VELHO ITALIANO , EU ENTREI EM INTERLAGOS ANTES DE O GRANDE PREMIO TER VALIDADE , ANTIGAMENTE SE FAZIA UMA CORRIDA E SÓ NO ANO SEGUINTE VALIA PONTOS PARA O MUNDIAL.
Há 25 anos Galvão tinha seu primeiro orgasmo ao gritar Ayrton Senna do Brasil.
foi uma corrida boa, até, mas o grande Schumacher já fez iguais ou melhores, várias vezes….
Muito bacana essa corrida de Estoril em 85, mas eu preferi Monaco em 1984, quando se não terminassem a corrida, Senna passaria a McLaren do Prost com seu Jet-Ski da Toleman.
Pior pro Prost, que venceu a corrida, mas levou só 4,5 pontos. Se tivesse chegado em segundo levaria 6 e não perderia o título para o Lauda no final…
Isto é verdade, pena que aquela corrida foi interrompida
Isso não é novidade, você sempre fez questão de não dar importância às vitórias do Senna. Azar o seu!
eu concordo com roberto andrade, gustavo, affonso, e outros…
schumacher mataria a pau esse cara, e fezcorridas MUUUUUUUUUUUUITO melhores
Ué, Schumacher não estava em Donnington 93?
estava sim, fazia uma ótima corrida, até que teve falha mecânica, e ele não usava controle de tração, como o Senna!!!!
com certeza vc nao viu senna, bom vc era novo vi os dois mas nao comsigo comparar ambos,infelismente quando senna morreu;no gp da italia,shumacher venceu e dominava o campeonato ate e depois dessa corrida tragica.
como vc disse schumacher mataria a pau esse cara;;;; nao concordo, e quando as corridas os davao show…
Não me lembro muito bem desse dia. Apesar de querer antes, só consegui nascer em 1985.
Essa vitória do Senna foi realmente marcante, tanto por ser a primeira quanto pela chuva. E ainda dando volta no terceiro, o que foi facilitado pela chuva, claro. Mas foi demais.
E o Roberto Andrade voltará para dizer que o Schumacher fez isso em Mônaco 1997 como já falou 5 vezes aqui.
É, falei 5 vezes, pra ver se vocês viúvas aprendem alguma coisinha sobre Fórmula 1, pois são cegos apaixonados!
Alias sabe quem ficou em segundo em monaco 1997??
Rubens Barrichelo!!
é brincadeira o destino do cara!!
Não falei que ia voltar?! Voltou. Ri muito com a sua presença aqui.
E não sou viúva não, ao contrário de você, Roberto. Eu gosto de corridas, não de pilotos. E entre os brasileiros, sou muito mais o Emerson.
“Cegos apaixonados”? Você se encaixa muito bem nessa descrição.
“Estoril. Tenho saudades de lá. Muitas.”
Poucos jornalistas conseguem se expressar de forma tão simples e lógica ao mesmo tempo..
Simply the best !!!
O Senna tava encapetado nessa corrida. Deu volta no companheiro de equipe, mal passa pela bandeirada e já vai diminuindo e tirando o cinto pra desespero de quem vinha atrás… Realmente uma bela corrida.
Tudo era melhor há 25 anos !!! Não havia celular e não havia motoboys !!!
é engraçado.. fan do Senna nesse blog é chamado de viúva certo?? mas tem umas três viúvas do Shumacher (sim viúva porque a carreira dele já era) indignadas, só porque o FG lembrou da data… rsrsrs
nada contra o alemão, mas que é engraçado é…
o que eu sei dessa corrida é de um documentário e as palavras do Peter Warr sobre a performance do Senna.. alías disseram que a Lotus andava bem na chuva… esqueceram que ele deu volta no De Angelis??
Legal, video pra lembrar os bons tempos. Detalhe: O carro da McLaren de Prost parado até o fim da corrida ali do lado. Se fosse hoje, SC na certa, alguém duvida?
Valeu pelo FG
Isso era legal, o circuito depois da corrida parecia uma cidade após uma guerra, carrros batidos e peças espalhados pelos cantos.
Hoje um carro bate e lá vem o trator tirar da visão (isso se não entrar o SC para o trator entrar na pista).
Será que vc era melhor ha 25 anos meu caro Flavio?
E a experiencia de vida, as conquistas… Basta saber como usa-las pra ver que, certamente, hoje vc é ainda melhor.
Em 85 eu tinha 10 anos… assisti essa corrida, mas antes disso, ja era fã do Senna.
Acredito estar melhor hoje aos quase 35, rs.
Flávio, desculpa o termo do comentário, mais pior que as viuvas do Senna são os lambe-saco(tem hífen?) do Schumacher, puta merda
Legal você lembrar de datas importantes, como os 30 anos da vitória do Piquet em outro post.
As Shumaquetes tão se tornando a nova sensação dos fórums.
Eu tinha dez anos,depois dessa corrida começei a gostar da f1
Airton Senna nessa corrida mostrou que mesmo com um carro;
ruim o braço faz a diferença, so pra lenbrar vetell o ano passado,tambem com um carro ruim ganhou na chuva em monza.
e esse ano pode ser campeao.
Eu tinho dez anos,depois dessa corrida começei a gostar da f1
Airton Senna nessa corrida mostrou que mesmo com um carro;
ruim o braço faz a diferença, so pra lenbrar vetell o ano passado,tambem com um carro ruim ganhou na chuva em monza.
e esse ano pode ser campeao.
Bons tempos que tínhamos pilotos que se arriscavam na chuva….se fosse hoje a prova teria safety car com certeza
Ora, mas a entrada do safety car independe da vontade dos pilotos…
Gostaria que vocês me tirassem uma dúvida. O Bellof corria de Tyrrel, certo? Essa Tyrrel tinha motor aspirado? Alguém confirma isso?
A Tyrrell em 85 tinha Renault turbo.
Corrigindo a informação: no começo da temporada, que é o caso desse gp de Portugal, a Tyrrell ainda usava os Cosworth aspirados (deu pra ver no vídeo). Depois vieram os Renault turbo.
interessante assistir todo o vídeo e depois abre mais links e tem um muito interessante sobre a globo que não conhecemos, lembra toda a epoca de censura que vivemos antes desse 1985 com o regime militar e a glbo gazendo as cabeças das pessoas na epoca como se vivessemos no paraiso, sobre a vitória de Senna foi muito emocionante até porque já estavamos esperando desde Monaco 84, foi uma epoca aurea para nós brasileiros principalmente se levarmos em conta que entre 81 até 91 Piquet e Senna venceram 6 mundiais,ou seja em 11 temporadas eles juntos venceram mais de 50%, pena que o sonho acabou
Só ele mesmo para fazer isso tudo!!!!!!!!!
Me digam: o que teve de espetacular nessa corrida? Os Lotus tinham sempre o melhor rendimento sob chuva, disparado, ele só se aproveitou. E a vitória de Schumacher em Mônaco 1997 é muito mais bonita, mais difícil, mais marcante, e mais histórica do que essa!
Pô, de novo! Sinto muito, então também vou repetir a réplica.
É, mas para aprender teve que desperdiçar uma corrida lá com uma beijada no muro na descida depois do hairpin ainda na volta de apresentação sob chuva. Não sei qual ano, isso é com você fã inveterado do alemón.
Mais difícil, vírgula – o cara sempre teve controle de tração na viatura. De todo modo, do alemón prefiro a vitória em Barcelona 96.
Tão histórica que entre mais de 6 bilhões de pessoas no mundo, só você fala dela desse jeito.
Prefiro a da Austria 2002.
Grande Video sem mais
Chocante !!! Gande Ayrton !
Como disseram, colocar 1 volta no terceiro colocado numa corrida como esta é demais.
E como sempre o anão (Prost) dando um showzinho a parte de como não se pilota numa corrida com chuva.
Flavinho, se entendi bem, tu cosideras o Massinha ruim de chuva? Why? Uai?
Esse dia é inesquecível pra mim por 2 motivos:
– Sou natural de São João del Rei, terra natal do Tancredo, e a nossa cidade viveu esses dias de forma muito intensa;
– Essa foi a última corrida que acompanhei junto ao meu pai, grande responsável pelo meu amor ao automobilismo. Ele faleceu no dia 2 de junho de 1985.
Me lembro que após a corrida, os ânimos estiveram exaltados em casa, porque aos 15 anos, eu já tinha predileção pelo novato Senna. Já meu pai, era um Piquetista típico, dizia que o Senna não tinha preparo físico e blá, blá, blá…
Saudades do velho.
Ah sim! Esse era o nosso Vettel com uma STR nas mãos. E depois os fãs do Schummy vem me dizer que ele fazia milagres com uma Bennetton 1994, que por sinal, passados anos e anos, se confirmou como um dos melhores carros já concebidos na história da F1. Uma obra de arte do Ross Brawn e Cia.
Obra de arte desenvolvida em pista por Piquet e Moreno.
Flavio esse ano não esqueça de comemorar os 10 anos do primeiro título do schumy, os 15 da vitória na bélgica, os 14 da espanha, os 13 de mônaco… todas melhores que essa aí, na boa…
Acho que foi uma corrida comum, na verdade. Muito meelhor foram as obras-primas, de verdade, que Schumacher fez, como em Mônaco 97, Espanha 96, Malásia 2001, aquele sim, rei da chuva.
Eu não vi essa corrida, lembro de começar assistir F1 no meio de 86 e a minha primeira temporada completa (entendendo quem era quem, acompanhando pontuação, etc) foi 87.
O impressionante é quanta água tinha na pista, aquela tomada no final da reta, mostra o quanto de água é jogado para fora da pista. Parece que um gordão estava mergulhando (tipo bomba) na piscina…
guerreiros da vida !
Eu morava em Lima nessa época.
Me lembro bem do meu pai me acordando com a notícia da morte do Tancredo e dizendo que estávamos de luto em respeito ao nosso país e que, portanto, eu não iria à escola.
A televisão peruana não transmitia ao vivo as provas da formula 1, as imagens eram passadas depois num programa chamado Auto 85 (depois 86, 87 e etc…).
Só vim a conhecer bem o Senna quando retornamos ao Brasil, em 1987.
Prezado Flavio,
Não achei o seu email por isso mando por aqui. Não se preocupe em publicar este comentário.
Há 75 anos o automobilismo brasileiro perdeu Irineu Corrêa em um acidente no Circuito da Gávea. Uma tirada por meu avô, inédita, mostra um flagrante do acidente. Coloquei no artigo: http://cariocadorio.wordpress.com/2010/04/12/trampolim-do-diabo/
Sensacional a foto, João Carlos.
Grande Petropolitano, Irineu Correa. http://petropolisnoseculoxx.zip.net/arch2007-10-01_2007-10-31.html#2007_10-13_22_15_58-2962274-0