MENU

segunda-feira, 13 de setembro de 2010 - 17:51Automobilismo brasileiro

CALÇADA DA FAMA

SÃO PAULO (arqueologia moderna) – Curiosa a história enviada pelo Loreno Antonio Menegotto, de BH. Vejam…

Vou te contar uma história interessante sobre Belo Horizonte. Nos idos dos anos 90, abriu uma concessionária da Ford bem no centro, próximo à rodoviária. Se não me falha a memória, era da Mesbla. De um lado era uma agência de carros, do outro eram barcos, algo assim. Para a inauguração, foi feita uma calçada da fama, com estrelas com os nomes de famosos pilotos de F-1 e Indy, mais alguns da Stock. Era muito bonito, o desenho da calçada (ou passeio, como se diz por aqui) lembrava uma pista, cinza com bordas amarelas, e laterais em quadradinhos de pedra sabão. Imagine uma volta em um quarteirão inteiro de estrelas! Elio de Angelis, Bobby Rahal, André Ribeiro, Gilles Villeneuve, Roberto Moreno, todos lembrados em suas estrelas. A quem teve essa iniciativa, ficam meus parabéns. Mas… Sempre tem um “mas”, e como todos sabemos, a Mesbla faliu, a Mesbla veículos faliu, a Mesbla náutica também faliu… Ficaram o prédio e as estrelas da calçada da fama no chão. Anos mais tarde, das ruínas da Mesbla Ford, nasce o glorioso Shopping Tupinambás, referência em artigos eletrônicos a baixo custo e sem nota fiscal… Importados para todos os gostos, que junto com os Shoppings Oiapoque e Xavante, fazem a alegria da garotada no Natal. Apesar de não contar mais com o glamour dos tempos da Mesbla, as estrelas estão lá, conforme as fotos que tirei sábado. Ando muito por ali, a onde compro peças para meu belíssimo Corcel 74. Confesso que dou uma volta a mais, apenas lendo os nomes nas estrelas. Descobri o Gilles debaixo de uma lixeira, Emerson todo sujo, Rubinho quase sepultado… Coisas de BH!

27 comentários

  1. Adalberto Antônio da Silva disse:

    Trabalhei como vendedor na Mesbla Veículos (Consórcio Nacional Mesbla) nos anos 80 e lá fiz muitos amigos.
    Bons tempos aqueles!
    Era uma boa empresa pra se trabalhar (tinha até o clube da Mesbla na BR 040 ) e tenho certeza de que assim como eu muitos sentem saudades!
    Abraços a todos!!!

  2. Rodrigo disse:

    A Concessionária chamava Miragerais, inaugurada em meados de 1997 após a falência e fechamento da Mesbla Veículos. A calçada da Fama foi idealizada pelo Diretor da empresa, Silvio Queiroz, à época da reforma do prédio.

  3. Cesar disse:

    Trabalhei na Mesbla DME (Divisão de Máquinas e Equipamentos) na R. Rio Grande do Sul, 54 Centro/BH de 03/1977 a 08/1978 e já era concessionária Ford. Fritei muito pneu de Maverick no pátio do segundo andar…

  4. Fernando Rettore Júnior disse:

    Eu tive o prazer de estar na inauguração da Concessionária (FORD) e da Calçada da Fama, juntamente com o Governador Eduardo Azeredo.
    A Empresa realmente era no endereço da antiga Mesbla Veículos, se chamava “MIRA-GERAIS” e pertencia a um Grupo de empresários mineiros que atuavam em Goiás, no ramo de transporte rodoviário de passageiros.
    Eles também estabeleceram uma filial na Av. Antonio Carlos, perto do Aeroporto da Pampulha mas não prosperaram.
    Bons tempos………………..
    Abraço.

  5. Orlando Salomone disse:

    Arqueologia automobilística da melhor espécie.

  6. Tadeu Vieira disse:

    Não tinha o nome do Piquet ! Isso eu me lembro bem.

    • Loreno Menegotto disse:

      Tem sim! Onde era a entrada principal da Mesbla, e hoje uma das inpumeras entradas, está a maior concertação de brasileiros… tá bem perto da estrela do Senna que aparece na foto. Lá, além do Senna, está o Piquet, Emerson, Wilson, Ingo Hoffman e Barrichello. Emerson estava debaixo de uns sacos de lixo, Piquet fica bem no meio da calçada (tá gasto…) e a estrela do Barrichello teve uma das pontas ceifadas para a colocação de uma caixa de telefone….

  7. Paulo Jr disse:

    A Estrela do Senna fica na Av do Contorno! No Ponto de Onibus!

  8. Rodrigo Duarte disse:

    Já morei em BH por um tempo, e não sabia disso. Fica aonde exatamente essa calçada? Conheço o Shopping Oiapoque, Xavantes, etc. Mas em que rua fica? Se alguém puder informar, talvés na minha próxima visita a BH (vou pra lá umas 3, 4 vezes ao ano) eu passe para ver esse “passeio”.

    • Paulo Jr disse:

      Desde de moleque nos anos 90 eu lembro dessa calçada! O ponto final do meu ônibus para o centro da cidade era ali próximo!
      Rodrigo, essa calçada circunda o quarteirão inteiro ….. então pega a Av do Contorno, a Rua Tupinambás, a Rua Rio Grande do Sul e a Rua dos Carijós … fechando o circuito novamente na Av do Contorno!
      Muito legal essa calçada!

  9. Luiz Salomao disse:

    Eu ja fui nesse lugar e nunca reparei na calcada!! Quando for a BH novamente vou procurar as estrelas! Grande dica!! Parabens!!!

  10. Otavio Augusto disse:

    Vivo aqui em BH, conheço essa calçada, inclusive já dei a volta no quarteirão lendo os nomes dos pilotos, são muitos nomes mesmo, mas não sabia da história sobre como havia surgido (vergonha), mas também sou de 87, acho que mereço um desconto.

  11. Max disse:

    Com certeza é da década de 70. O préido fica na rua dos Tupinambás esquina com rua Rio Grande do Sul e Avenida do Contorno.

  12. Helvécio disse:

    A concessonária realmente existia antes dos anos 90, porém a mesma passou por uma reforma nesse período e uma das intervenções foi a calçada. Reduziram também o espaço da Mesbla náutica (que não devia estar dando lá muito lucro). O curioso é ver nomes de pilotos que não foram lá essas coisas (não me lembro de nenhum pra citar, mas estão lá).

  13. Rodrigo disse:

    Boa noite Flávio 69, também sou daqui de B.H, já tirei fotos dessa calçada com essas estrelas, pena que não lembrei de mandar a você.Uma pena quem comprou aquele predio todo não ter mantido pelo menos a calçada. Algumas pessoas dizem que aquele predio todo é de Chineses famigerados por contrabando. Ali do lado da antiga e falida Mesbla vende peças para antigos da Ford.

  14. Henrique Lima disse:

    Sou de BH e passo por ali as vezes.

    É muito legal ver as estrelas e uma pena estarem tao mal cuidadas.

    Abraços

  15. Carlos Lins disse:

    Era pequeno quando a Mesbla ainda vivia.. mas lembro dessa concessionaria no auge, era linda a calçada, adorava passar lá quando tava andano na Parati do meu pai!!
    Agora ela ta bem sujinha mesmo, bem que a administração do shopping popular podia da uma revitalizada, mas duvido que seja de interesse deles

  16. Breno disse:

    Lembro das estrelas. Jamais imaginava que elas ainda estivessem lá. Agora fiquei curioso para vê-las novamente.

  17. Adriano Santi disse:

    Mesbla Náutica em BH? Pra quê, navegar na Pampulha?

    • Renato Passos disse:

      Lagoa dos Ingleses, Furnas, Três Marias, Vale do Aço…

      E aí, que tal?

    • Adriano Santi disse:

      Não perguntei com a intenção de ofender. É que me parecem lugares bem pequenos para justificar uma concessionária de barcos.

    • Bino47 disse:

      Sim, na época se navegava na Pampulha, cuja lagoa não era tão poluída. Lembro-me de muitas lanchas circulando por lá. Ainda hoje existe em suas margens o Pampulha Iate Clube, o PIC, um dos mais chiques da cidade. Só que de Iate creio que não tem mais nada.

      Além disso, os pescadores dos nossos vários rios também eram clientes assíduos da gloriosa Mesbla Náutica, cujas origens remontam à década de 60. Vendia lanchas, barcos de alumínio, motores de popa, etc.

      Um abraço,

      Bino – BH

  18. Sou de BH a concessionária realmente era a Mesbla, que na época representava a Ford, e foi inaugurada nos anos 90, infelizmente hoje abriga um shopping popular, e a calçada não tem a conservação devida e merecida.

  19. Guilherme Costa disse:

    Também moro em BH e conhecia a historia. Interessante ver a criatividade que tiveram, algo que marca até hoje o lugar.

  20. Sou de BH, mas não sabia dessa história!
    Só corrigindo um detalhe: a concessionária Mesbla é muito anterior aos anos 90, provavelmente remonta aos anos 70!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>