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SÃO PAULO (vai lembrar um pouco…) – Durante quatro anos, entre 1983 e 1986 (a foto é de Mansell em 1983), a Lotus foi parceira da Renault na F-1. Eram os tempos dos motores turbo. Nesse período a equipe conquistou 19 poles, a imensa maioria na conta de Senna, e cinco vitórias. Foram os últimos anos em que o time inglês ostentou o status de “grande”. Depois ainda houve o canto do cisne com a Honda em 1987 e 1988, para então começar a fase decadente, que resultou no fechamento da equipe no final de 1994.

A Lotus voltou nesta temporada, com nacionalidade malaia e as bênçãos dos herdeiros de Chapman, que não participam de nada, mas autorizaram o uso do nome. Não é a mesma Lotus, claro, mas a McLaren também já mudou de mãos e não deixou de ser McLaren. Enfim, enrolei isso tudo para dizer que a Renault deverá voltar a ser fornecedora da Lotus no ano que vem. O contrato do time com a Cosworth será rompido no final do ano.

É um passo para que a melhor das nanicas comece a virar um competidor de verdade. Há um futuro diante da Lotus. O mesmo não se pode dizer da Hispania. Da Virgin, não sei o que dizer.

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Gabriel Pereira
Gabriel Pereira
13 anos atrás

Que o carro era bonito isso era.
não tem como negar, mais será que agora com motores Renault a Lotus resgata um pouco da belíssima história que marcou o início da F-1 moderna?

Eduardo Britto
Eduardo Britto
13 anos atrás

Sem ser profundo conhecedor, mas acompanhando a F1 há quase 3 décadas, declaro: esse é um dos bólidos mais bonitos “ever”! Valeu!

mauro
mauro
13 anos atrás

Agora vai! Só falta pintar de preto e dourado.

pedro afonso scucuglia
pedro afonso scucuglia
13 anos atrás

Lotus 72, preto e dourado. Um dos carros mais lindos que a F! já viu. O suprasumo da elegancia inglesa.

MSM
MSM
13 anos atrás

Boa notícia, tomara que fechem o contrato, pois esses motores Cosworth são muito fracos (a Williams deve estar arrependida). Mas também, precisam trocar os pilotos, pois os dois que estão lá são fracos (Petrov e quem sabe o Bruno não consegue a outra vaga).

Ceara
13 anos atrás

Com motor Renault, pneus Pirelli, nome de Lotus, falta só contratarem o Bruno Senna ….. Assim pode ser que nós consigamos lembrar da época de ouro do automobilimo Brasileiro na fórmula 1

Josilmar Oliveira
Josilmar Oliveira
13 anos atrás

Que bela foto!!! Simplesmente maravilhoso esse Lotus!!!

Marcelo Dalbelles
Marcelo Dalbelles
13 anos atrás

A Ferrari tb não é Ferrari, nõ tem nada a ver com Enzo Ferrari

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Senna conseguiu várias poles em 85/86 graças ao espetacular motor de classificação que durava apenas 15 minutos, era o motor mais forte em treinos, mas nas corridas Senna tinha que usar o motor normal, bem mais fraco. Mclaren e Williams não se preocupavam em fazer um motor especial de classificação porque achavam essa idéia, além de cara… paliativa (eles sabiam que mesmo Senna largando a frente era uma questão de tempo conseguir ultrapassar). Durante as corridas Senna forçava muito para ficar nas primeiras posições, como Piquet e Prost economizavam equipamento sabiam que ultrapassar Senna era questão de tempo, Mansell mais arrojado ia para cima de Senna e era comum ver os dois se “enroscando”, com o motor normal e com equipamento bem gasto ao final da corrida Senna chegava a tomar volta do vencedor! Mas essa era a única forma de Senna se manter a frente, a Renault percebeu que Senna era muito rápido em volta “lançada” e teve essa idéia de fazer um motor especial de classificação, como a Renault era um carro inferior as Mclarens e Williams nas corridas a estratégia era largar o melhor possível com uma parada a menos na troca de pneus, nas voltas finais Senna muitas vezes liderava( com os pneus duros gastos), mas atrás sempre vinha “babando” um piloto da Mclaren ou Williams com pneus novos macios! Essas várias poles de Senna na Renault em 85/86 se deve mais ao motor especial de classificação que ao “braço” de Senna, isso ficou bem claro em 1987 onde Senna conseguiu apenas uma pole, acredito que esse ano o espetacular motor de classificação já não era mais permitido(ou as outras começaram a usar). Nessa época 85/86/87 Senna só tinha chance de vencer em pistas travadas ou com chuvas, aí o talento de Senna se destacava, teve “ajudinha” de motor especial, mas também tinha talento…

Roger
13 anos atrás

Acho que a equipe irá crescer, pois com o motor outras conjuntos vitais chegarão, como o hidráulico. A Renault tem bastante rodagem pela F1 e a Cosworth acaba de voltar depois de longa geladeira. Ainda está difícil para ela, mas com tempo e persistência pode conquistar credibilidade e resultados.
Uma observação: Gosto da coluna, mas estes anúncios das casas bahia sempre encima dos textos são dose. Não dá pra ler o texto na íntegra, tem que ficar adivinhando, e não é só na sua coluna. É em todas as colunas…

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
13 anos atrás

A Lotus malaia tem grana (diferente da inglesa nos ultimos 5 anos).

Se manter esta chama acesa por uns anos, pode ser que brigue até por vitórias (Vide Red Bull).

O motor não fará o carro ganhar corridas, a Toro Rosso por exemplo só não está pior que as nanicas e tem motor Ferrari. A Williams tem motor Cosworth, mas é a Williams, né?

A Lotus precisa de um cara como o Adrian Newey como projetista, um estrategista como Ross Brawn, um 1º piloto como Alonso, um 2º piloto como Barrichello para desenvolvimento e um motor Mercedes… soma-se isto à grana malaia e o resultado pode ser um título (como aconteceu com a Brawn no ano passado).

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
13 anos atrás

A Renault todo ano ameça sair e cada vez mais espalha seus motores pelo grid

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

O piloto, nesses carros, deveria sentir-se como um aríete humano. Vixe. Mas que eram bonitos, eram.

Diogo Sorocaba
Diogo Sorocaba
13 anos atrás

Pelamordedeus!
Flávio, se possível, poste essa foto em 1280×1024.
Lindíssima! Carro lindo, rodas lindas!

Weber
Weber
13 anos atrás

Aposto na pintura preta e dourada dos tempos da Lotus/Renault JPS. Esse anos tinham as cores dos tempos do motor Ford, acredito que seja lógico, não acha Flávio?

Barrabás
Barrabás
13 anos atrás

Eu não lembrava que o Jaspion pilotou para a Lotus.

PeterLockHead
PeterLockHead
Reply to  Barrabás
13 anos atrás

Eu também não sabia que o Jaspion passou pela F1! Sem dúvida, foi o comentário mais engraçado que já vi!!!kkkkk!!! O japonês da Hispania está mais para Power Ranger ao atropelar o seu mecânico!!!

Danilo Candido
Danilo Candido
13 anos atrás

Só um bom motor não quer dizer tudo…terão de fazer um bom chassi (não acho que o Gasgoyne vá acertar a mão dessa vez, mas quem sabe), terem um bom “entrosamento” com os Pirelli além de, e acima de tudo, terem uma dupla de pilotos mais arrojada e competente. Com Trulli e Kovalainem não dá.

CorredorX
CorredorX
13 anos atrás

Renault e Pirelli… já seria um passo pelo menos estético em face a essa beleza da foto.

Peixe
Peixe
13 anos atrás

Bom…, de 67 até sei lá quando a Lotus tinha motores Cosworth (a F1 inteira tinha, praticamente), e nem por isso lágrimas brotaram nos olhos dos fanáticos…

Jean Paul Jones
Jean Paul Jones
Reply to  Peixe
13 anos atrás

Claro, os motores Cosworth DFW eram a mesma porcaria desses de hoje né…

Érico
Érico
13 anos atrás

Meu Deus do céu, que carro lindo. Não sei de onde você tirou essa foto, mas já valeu minha visita ao blog hoje.

Maurício MV.
Maurício MV.
13 anos atrás

Como eram lindos os F1 das décadas de 70/80. Hoje se tirar a pintura é tudo igual.

Marcio K
Marcio K
13 anos atrás

Que carro lindo.

J. Freire
J. Freire
13 anos atrás

Só de ver esse carro preto-dourado (mesmo com o “Leão” abordo e não o Senna) dá vontade de chorar…
Qto a Lotus atual partir para uma nova parceria com a Renault, deixando de lado o saudosismo, a meu ver pouco significará, creio que no máximo conseguirá lutar para por um dos carros (quem sabe até os 2) no Q2! Nada além disso! Mesmo pontuar continuará a ser um milagre!

S/mais.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
13 anos atrás

Entendo até como um prêmio por esses caras da “neo” Lotus estarem sendo a única das nanicas a trabalhar sério…

Carlos Tavares
13 anos atrás

Team Lotus – Renault, pneus Pirelli.

Vai ficar bacana o troço. Mas concordo que merecem ao menos um piloto, digamos, mais expressivo.

Askjao
Askjao
13 anos atrás

E não é so isso. Se reparar bem na foto, os pneus são pirelli, com os aros grandes. Lindo, não?:!

Rodrigo Monassa
Rodrigo Monassa
13 anos atrás

Engraçado, mas eu acho que há alguns meses alguém aqui do grande prêmio mesmo já havia acenado com esta possibilidade. eu acho excelente, porque uma marca de prestígio, com carros tão bonitos, não deve andar lá atrás.
E o próprio Gascoyne já disse que estão todos focados no carro do ano que vem. Torço pra que este “upgrade” realmente aconteça.
um abraço.

Jayme
Jayme
13 anos atrás

Parece que pode ser até na Renault acho que Massa vai dançar.

Jayme
Jayme
13 anos atrás

E o Kimi está voltando, lógico brincou de detonar carros de rally às custas da Ferrari e agora livre do contrato vai voltar à F1, bola cantada a muito tempo.

Jayme
Jayme
13 anos atrás

Carro bonito pra cacete, não essas trapizongas de hoje todas desproporcionais, se fosse presidente da FIA ia obrigar a desenhar carros assim, limpos e simples e liberar tudo na parte mecânica e eletronica.

Guzz
Guzz
13 anos atrás

Como os pilotos ficavam mais à frente e mais sentados nessa época.

EduardoRS
EduardoRS
13 anos atrás

Só falta contratarem 2 pilotos novos para o ano que vem, porque essa duplinha de Trulli e Kovalainen é MUITO sem sal. Se buscarem algum moleque bom e não fizerem nenhuma mancada grande no chassis, podem começar a andar no bolo do meio.

Mauro José Santana Júnior
Mauro José Santana Júnior
13 anos atrás

Linda foto, e a Lotus preta e dourada sempre foi o meu carro predileto!

Podemos observar a tampa do tanque de combustível entre as palavras John & Player, da época em que o reabastecimento pairava na F1.

Saudades dos motores turbo, dos testes de pneus e GPs no Rio de Janeiro, e principalmente de uma época em que a F1 era uma categoria mais “tangível”, com carros e pilotos de verdade!!

Abraço!

Carlos Tavares
13 anos atrás

Ah, o revival continua também no nome da Lotus, que em 2010 chama-se Lotus Racing.

Pra 2011, teremos novamente o Team Lotus.

Valdner
Valdner
13 anos atrás

Para completar, bem que poderiam pintar o carro de preto com faixas douradas, já que foram nostálgicos esse ano, faria mal algum fazer o mesmo ano que vem.

Carlos Tavares
13 anos atrás

Poderiam liberar o patrocínio tabagista. Seria um alento à beleza dos carros.

Comecei a acompanhar F 1 aos 5 anos, em 1983. Nunca fui fumante.

JAL
JAL
13 anos atrás

Ê bons tempos!!
Nessa época era permitido correr, bater rodas, andar na grama, ultrapassar e morrer.
Hj é tudo proibido… uma filinha indiana ridicula e monotona onde tudo é considerado perigoso.
Um bando de bonecos politicamente corretos impedidos de falar algo.
Fora o fato de que os carros eram infinitamente mais lindos que os transformers atuais.

moacir
13 anos atrás

“Há um futuro diante da Lotus. O mesmo não se pode dizer da Hispania. Da Virgin, não sei o que dizer.”

Pô, poder de síntese é isso.

E eu tinha um carrinho “John Player Special”, quem diabos não tinha?

Gustavo Lucena
Gustavo Lucena
13 anos atrás

FG, tão especulando que a Lotus poderá ter como um dos pilotos Vitaly Petrov, como contrapeso do fornecimento dos motores Renault.

Caso esse rumor se confirme, Petrov levará o patrocínio da Lada?

Ia ficar bem inusitado a parceria Lotus-Proton-Lada-Renault.

4 montadoras financiando uma mesma equipe.