CARGA PESADA
SÃO PAULO (lindos de morrer) – Olha aí o vídeo feito pelo Jason Vôngoli com Osvaldo Strada e seus amigos que fizeram uma viagem com três FNMs até Salvador. Saiu matéria hoje no caderno de automóveis de “O Globo”, o “CARROetc”. Grandes textos, como sempre. Diz o Jason que a pauta nasceu aqui no blog. Um exagerado.
Simplismente, maravilhoso!!!!! Esse motorista dirigindo, dá-nos a impressão de ser tão facil cambiar esses alfas/FNMs …. Ledo engano!!!! É muito, mas muito difícil!! Outro dia desses, dirigi um fiat com motor 111 e caixa ZF 6 marchas com GV e como foi dificil cambiar, sobretudo reduzir! Imagine essa caixa de 4 do alfa com reduzida no painel! PARABENS!!!!
Estou impressionado com a matéria sobre os velhos brutos FNM, é muito lindo! Me lembro quando aprendi a dirigir em 1973 em um FNM D 11000, cavalo-mecânico em uma carreta LS de três eixos, era demais! Quando via meu pai pilotando o velho bruto fazendo as cruzadas de marchas, utilizando a barriga para segurar o volante, mão esquerda para reduzir e direita na alavanca comum era coisa de dar água na boca mesmo! Isso sim, era veículo pesado, onde o motorista era tido como um grande cidadão, um maestro comandando aquele que deveria estar sendo fabricado até hoje, porém com mais um pouco de tecnologia. O D 11000 era ano/modelo 1964, placas HR 0377 e de propriedade da Cooperativa Agraria Vale do Itabapoana (CAVIL) em Bom Jesus do Itabapoana RJ.
Se voçes gostaram coloquem no youtube, Ito fnm la tem ums 10 videos com outros FNMs do Osvaldo.
Se voçes gostaram coloque no youtube, ito fnm la tem mais ums 10 videos com outros FNMs do Osvaldo.
Um sonho, muito bom!
Belo vídeo! Sempre me chamou atenção o ronco dos motores FNM/Alfa.
A pouco tempo viajei de carro para a região de Ponta Grossa PR e me chamou atenção a quantidade desses velhos senhores que ví rodando: Foram 6 na estrada em plena atividade e um no pátio da Policia, danificado.
que video mao tem como mim lembra do meu avo uma verdadeira viagem no tempo fnm paixao que o brasil as vezes esquece o comeco de tudo
Caraca, meu, que trocas de marcha são aquelas! Se somar tudo deve ter umas 10 ou 12… hehehe…
Sensacional!
FG fantástico, sabia que existia mas nunca tinha visto. Parabéns pelo post.
flavio eu vi os caminhoes aqui em salvador eles estavam em frente a um hotel perto do bairro do costa azul na entrada da pituba,só senti nao poder parar para tirar fotos e adimira-los de perto,pois estava atrasado para a aula na faculdade,quando voltei eles ja nao estavam lá,mas que eles sao caminhoes lindos nao há duvidas,adoro os detalhes desses veiculos antigos,e as cores que sao mais incomuns nos dias de hoje e que destacam eles nesse mar de carros pretos e pratas,abraços
Possui 3 FNM , um 1960 , 1975 , 1976 , e trabalhei com um FIAT 190 F 27 ano 1977 , maçarico (sem turbina) cambio EATON FULLER , e hoge tenho um FORD CARGO 4030 cambio EATON FULLER , cambio seco sem cincronizado , so no tempo , caminhao e isto ai FNM , e igual sanfona so toca quem SABE…
Sensacional.
Flavio, boa tarde.
Esse post me fez lembrar um domingo em minha vida, quando eu ainda morava ai em SP, na Freguesia do Ó.
Na época eu devia ter uns 12 ou 13 anos, e meu falecido irmão que morava em Americana ligou para o nosso pai dizendo que um cara que devia para ele (ele era funileiro e químico colorista, acho que é isso), não tinha como pagar e deu para ele um “cavalo” de um caminhão (acho que o nome “oficial” é cavalo-mecânico, ao certo) para quitar a dívida. Mas não disse no telefonema que caminhão que era…
No domingo cedo, quando ele apareceu lá em casa, ouvi um barulhão enorme em frente a minha casa, e eu assustado, saí para fora para ver o que era, e na verdade era o mano acelerando um caminhão FIAT desse antigos, parecido com esses FNM’s…
Lembro que fiquei praticamente do início da manhã até a hora do almoço tentando entender aquela trapizonga (que era linda por sinal, porém muito diferente do Mercedes-Benz 2013 que meu pai tinha na época).
Enfim, como meu irmão não tinha o que fazer com aquela raridade (que para meados da década de 90 não eram tão raridade assim), ele acabou passando para frente o veículo.
Tempos depois, pouco antes do falecimento dele, na penúltima visita que ele fez a nossa casa, quando já morávamos em Artur Nogueira-SP (hoje não estou mais lá), eu perguntei sem mais nem menos se ele tinha notícias do velho “Fietão”, como diz meu pai. Ele não tinha a resposta sobre o paradeiro do mesmo, mas disse que tinha um arrependimento grande de ter vendido aquela “jóia azul-desbotado”, ano “sabe-se Deus qual”… E também sem mais nem menos, vi os olhos dele marejarem brevemente.
Toda vez que tenho a honra de ver esse velho guerreiro nas estradas, lembro do meu mano, que a quase 10 anos partiu e nos olha de algum lugar…
Saudades “Fietão”… Saudades mano…
Sempre gostei dos FNM. O ronco do motor era inconfundivel. Meu modelo preferido era aquele vermelho que aperece no video. Na minha infancia, nos anos 80, tinha um daqueles de plastico, amarelo e tentava imitar o rocnco do motor. Aqui em Blumenau – SC o FNM era bem comum até uns 10/12 anos atrás. Hoje são raros, mas ainda se ve.
Rodrigo
Sensacional o vídeo!
Guiar os monstrengos (lindos por sinal) não é fácil.
Essas trocas de marchas… Não tem como não ficar forte! hehehe
Fábio Aguilera, a manobra na alavanca do paneL é para ativar a reduzida. O que ele estava fazendo é cruzando marchas, nos caminhões de hoje acho que apenas um botão ja na palanca do proprio cambio.
Uma aula!!!
O melhor video que já assisti.
Lembrei de uma porção de belas histórias que meu avô conta, ao relembrar de quando subia Serra de Santos umas 2 vezes por dia.
Reclamava muito, pois era muito puxado. Mas era lindo, ainda mais na antiga estrada.
Hoje vou na casa dele para mostrar este video.
O português vai chorar.
Show parabéns.
D+
cabo …….quando terminou as marchas …muito legal
Eu leio os comentários para ver se aprendo alguma coisa e me divertir , mas tem vezes que não dá , Flávio . Seu saco deve ficar que nem um airbag pronto pra explodir moderando tanta besteira . Como tem gente que gosta de aparecer , não ?
Pomba. Com tanta coisa boa pra ver , só ficam falando em cinto de segurança.
Flávio, como tem chato que te acompanha… pqp.
Imagina…
Simplesmente é show.Nunca entendi muito bem o lance da reduzida, uma vez um senhor do Paraná queria me ensinar , eu fiquei com medo de danificar o cambio,mas o que mais me chamou a atenção era fisionomia dos pilotos, todos com cara de meninos que receberam a visita de papai noel, o que me dá enfado é os comentários sobre o cinto de segurança, . Estes que prestam atenção neste detalhes devem ser os mesmos que estacionam carros em vagas para deficientes, na estrada quando existe congestionamento vão pelo acostamento e quando o transito está parado vão enfiando o carro na frente do seu para passar e parar um pouco mais na frente em resumo, sentam no rabo para falar do alheio.
Ai que inveja!!!
Meu Deus, como tem gente babaca ou metido a besta, o povinho politicamente correto chato……entra num blog que fala de carro,competição carro antigo e fica escrevendo b……de lei ………vai acompanhar os blogs meu carro e prata e não polui….tenho uma Tucson………tomo suco de rosa para flatular cheiroso………
n° 37=, o que é isso que eu acabo de ler?
é o comentario do colatreello e não o n}º 37
Esse ronco do Fenemê é a parte mais legal. O cara fazendo marcha foi algo que nunca tinha visto parecido. É assim mesmo ou era pura balaca do motorista?
Olha,
tenho um minimo de noção com caminhões, minha família é toda de motoristas e meus tios são da época dos FNM’s
O Ito Bir tem a manha do negócio, “cambiar cruzado” um FNM como ele faz ai no vídeo é pra quem sabe. Lidar com a alavanca do cambio mais aquela alavanquinha no painel, que é da redução, exige “ciência”…
Tirei o chapéu pra ele.
Juliano.
Eu ficava assistindo esse vídeo em “real time” 6 dias seguidos…..não deu nem p/ começar a chorar de emoção. Aprendi os fundamentos da “direção” num desses com um amigo do peito
Hahahah… Sensacional… E eu apanhando pra trocar as marchas da minha moto….rs
O mundo chato do cacete em que vivemos……tem neguinho reparando no cinto e nas mãos no volante.
Um dos meus maiores arrependimentos na vida foi ter vendido um TL 1970 que eu tinha….coisa linda, verde e eu era o segundo dono…….usava diariamente e ao comprar um carro novo acabei me desfazendo dele…….burrada….., mas eu digo isso pois eu usava o cinto sempre rigorosamente trançado sobre meu peito e religiosamente desafivelado, pois não via nescessidade para tal e não me inspirava segurança o dito cujo e por outro lado não me agradava levar multa e gastar com o Estado o meu rico e suado dinheirinho ganho honestamente ( por essa razão cometia esse pequeno embuste). Sei que é uma questão pessoal, mas melhor eu avaliar os riscos que eu corro do que o Estado avaliar por mim.
Gostei de uma frase acima que diz “hipocritamente correto”……vou usar essa com frequência.
Eu as vezes fico pensando que você, Flávio Gomes, tem que ter a paciência de um monge tibetano ao ler certos comentários aqui postados……como no exemplo acima, você disponobiliza para nós blogueiros vídeos espetaculares como esse e vem neguinho reclamar de cinto, mão no volante e comparar as trocas de marchas cruzadas com asas quebradas……eu com minha calma meio lusitana meio italiana mandaria esses neguinhos tomarem no meio do olho de baixo.
Enfim, falando do vídeo, como outros disseram pena que é curto, mas pelo menos esta disponível e torço sinceramente que outras dessas viagens desses amigos do FNM se realizem…..parabéns Strada.
esse lusitano deve ser o da piada Feliz Natal Manoel,,FNM, o, sujeitinho tacanho. FBAeb PARA VOCE antonio luiz siqueira;
do cacete, pena que nãi os vi aqui em ssa…
O barulho desse motor é inconfundivel, é uma sinfonia para os ouvidos de quem é apaixonado por caminhões.
tambem gosto do barulho do motor, mais o 2 tempos detroit, (maritimo) dos GMC era mais bonito
Em Palmital (SP), tem o melhor alfeiro do Brasil. Quem duvidar pode procurar o Vadê Ciscato
Aqui no sul o pessoal comentava como reconhecer um motorista de FNM, bem as caracteristicas são essas:
– Tem uma respeitável barriga e a camiseta esta marcada (suja) bem na altura do volante (isso é para travar o mesmo nas trocas de marcha);
– Vive com as mão sujas de graxa (pois FNM’s mais velhos vivem quebrando);
– É o único motorista que ao chegar ao posto recebe do frentista, de brinde,uma latinha de “pasta Jóia” (pasta para limpar as mãos).Esse brinde é cortesia do dono do restaurante, que não quer ver o individuo naquele estado dentro do seu estabelecimento.
Esso é o comentário dos camioneiros em tom de piada.
Já me disseram que o braço direito não tem pelos por causa do calor do motor. hehehehe
A preservação de algumas unidades desses caminhões e a existência desses entusiastas que os colocaram de volta na estrada é uma homenagem a tudo que tais veículos e seus valentes condutores fizeram pelo transporte no país. Foi muito bom ver as imagens.
Airton
Eu não sabia que os “pesados” não saiam de fábrica com cintos de segurança por exemplo.
Não que eu tenha prestado atenção nisso, pois estava tentando entender que loucura é esse câmbio!
Tem que ter braço amigo! E ainda tem gente que reclama de câmbio manual de 5 velocidades em carros urbanos, preferindo o diabólico câmbio automático…
porra subir uma serra nisso aí deve ser uma tarefa hercúlea
cambio automatico é conforto,,tanto é que já existem caminhões com esse equipamento. tem que ser bom no tempo dar duas debreadas, tnto na cambiagem como na reduzida, trocar marchas cruzadas como o cara estava fazendo não era muito saudavel para o bruto, desgatando prewmaturamente o motor.
vasio até que era facil, imagine isso com 13 toneladas no truck ou 25 no cavalo atrelado a uma carreta.
já comentei que esse caminhão era chamado joão bobo, ´pois todo e qualquer peso que se colocasse em seun lombo ele levava,, na subida da anchieta era comum encontrá-los em bvaixa velocidada reduzidos, dava pra contar os cilindros, tou, tou, tou, tou.
gostaria de ver um deles puxando o papa fila, q1ue existia em sp antigamente.
Assisti ao vídeo umas 20 vezes e ainda não entendi direito como funciona aquele câmbio… É um treco de outro planeta! O cabra precisa ter pelo menos uns 4 braços pra dirigir o bruto! E tem piloto de F1 reclamando de botãozinho no volante… Ora, ora, eles não são “caveira”.
o john watsom andando de maclarem certa vez contou de uma passada que ele levou do ayrton senna em determinada curva e disse que o cara parecia ter quatro braços,,pois frear trocar de marchas e virar o volante com apenas duas mãos parecia impossivel na velocidade com que o ayrton fez a curva.
Caro Flávio, boa noite.
M A R A V I L H O S O S!!! Antigo tem que andar mesmo!!! E essas passadas de marcha? Os camioneiros de fato tinham que ter braço bão!!!
Abç´s, Túlio.
Show de bola! Ver um FNM passando marcha é sempre legal! Uma pena o pessoal não entender de veículo antigo e ficar pedindo cinto de segurança, duas mãos no volante… Querem encosto de cabeça, air-bag, abs, o que mais?
Que pena que durou só 3min.
PQP!!! É sensacional!!! Viva o FENEMÊ!!!
Mas será possível que o Flávio Gomes vai ter que repetir 1000 vezes que caminhões dos anos 60 não tinham cinto de segurança? Ou vai ter que colocar isso piscando bem na página inicial do blog, em negrito e amarelo?
e quanto a não dirigir com as 2 mãos no volante: vai, numa subida, carregado, ficar manejando 1 alavanca de cada vez até achar a marcha certa pra vc ver….o tempo pra reduzir 1 marcha o caminhão já tá descendo a ladeira.
Belo vídeo. Da até vontade de guiar um!
Carlos, o último pelo menos tem cinto de segurança. Se tem vamos usar né? Não custa nada.
Este pessoal que esta reclamando da falta de cinto não sabem que na época, no verão, em subida de serra, Porto Alegre para Caxias por exemplo, iam com a porta aberta (porta com abertura suicida) para refrescar ventilando um pouco a cabine. Vi isto muitas vezes.
A caminhão trafegava nesta situação a 10 – 20 km/h, para ultrapassá-lo, na serra, não era fácil.
Isto nem contava como infração
Sensacional o video.Como é dificil fazer as trocas de marcha, coisa de “braço” mesmo. O ronco de motor de FNM é maravilhoso.
Agora notei que cometeram uma infração grave de trânsito, explico dirigir ouvindo aquela música “sertaneja” é de tirar a concentração no volante e digno de perder 10 pontos na carteira. Motoristas de caminhão não precisam ser “rotulados de brega”, ou seja poderiam dirigir aquelas jóias ouvindo AC/DC,Krokus,Motorocker e etc.
Sem brincadeiras, lindo os caminhões e a aventura.
Voltei
Depois de ver as “cruzadas , resolvi “fuçar” no voce tube , encontrei ele, o proprio fazendo mais umas cruzadas rsss, agora além de tudo tira o pé da embreagem . Fantastico o negocio, quem quizer ver ai esta o link
http://www.youtube.com/watch?v=FDYnRf1bWPU&feature=related
Caramba , aqui pra mim não aparece o video, aparece o video da oficina de Rurais! Por favor veja isso Flavio , to doido pra louvar os fenemes!
Muito legal!!!
Mais um
http://www.youtube.com/watch?v=QX05SIoRAAg&feature=player_embedded
custava esse mão de vaca comprar uma manopla para a alavanca de cambio?
Magnífico. Lembro de meu pai contando da ginástica necessária para o troca de marchas do Alfa 9000 que ele dirigia, levando arroz do Rio Grande do Sul para São Paulo nos idos de 1960.
E depois doidos somos nós do OpalaGyn que viajamos 200, 300km numa frota de 10, 20 carros de 20, 30 anos…
E que massa essas mudanças de marcha cruzadas, coisa pra quem tem braço mesmo!
Ah, os caras estão sem cinto, mas é só isso. Estão colocando em risco a própia vida. É bem diferente de outros vídeos criticados aqui, onde uns malucos colocam a vida de todo mundo em perigo. Vai comparar isso aí com aquele vídeo da tal “quebra de asa”?
bem, tirar as mãos do volante em tese coloca, sim, a vida dos outros em risco. Mas compreendo – era uma subida, baixa velocidade, espero que não tenha buraco ou desnível pela frente, etc.
Qual o ano do caminhão amigo?
se bobear não tinha nem cinto, no máximo um abdominal, e pelo vídeo não da para afirmar que não estão usando um…
cada um que aparece nesse site…
Putz!!! Estou tonto com as trocas de marcha!! Manda o Vetel pra ver ele sabe!
Eles nem precisam malhar!
Imaginem o que eles gastam de calorias só em trocar as marchas!
Fazem exercício só na troca de marchas. Não tem nem como ficar com sono.
Tinham caminhões antigos que o câmbio de marchas chegava até o pé do caminhoneiro!
Outros tempos