MENU

sábado, 7 de maio de 2011 - 11:13F-1

BOSFORADAS (2)

SÃO PAULO (treinar cansa) - A quarta pole em quatro corridas, e Tião Alemão vai escrevendo sua história. Com 23 bem vividos anos, chega a 19 poles na carreira e na próxima entra para a lista dos dez mais de todos os tempos. Não é pouco. E o rapaz faz tudo com uma naturalidade irritante para os adversários. Nem treinou ontem, depois de um pancão na chuva, mas hoje fez a pole do jeito que quis, sem esforço, colocando quase meio segundo em Webber, com quem divide a primeira fila turca.

O início da temporada europeia, pelo jeito, não mudou muito as coisas, exceto pela troca entre Mercedes e Ferrari na condição de terceira força. Os italianos estão andando para trás, às voltas com um carro problemático, com o mau humor de Alonso, com as limitações de Massa, com a tensão da chefia. Fernandinho ficou em quinto no grid e Felipe foi o décimo, depois de gastar inexplicavelmente um jogo de pneus macios no Q1 — ele contou que não sentiu muita firmeza no tempo que obteve com os duros e quis se garantir. É uma falta total de confiança no potencial do carro, entre outras coisas.

Aliás, a história de guardar pneus macios novos vai virar moda, depois do que aconteceu na China. Cerca de 1s5 mais rápidos por volta que os duros, o negócio é mesmo poupá-los para a corrida. Fazem uma diferença tremenda. Massa, no Q3, nem fechou volta. Contou que cometeu um erro na curva 9 naquela que seria sua tentativa única e preferiu abortar para economizar uma volta de pneu chiclete para a prova. A que ponto chegamos…

A Mercedes confirmou a melhora e Rosberguinho ficou com o terceiro lugar no grid, melhor posição do time desde a Malásia no ano passado. E Schumacher, em oitavo depois ficar a 0s001 de Vettel no último treino livre, pode até não ter gostado do resultado, mas se colocou entre os dez primeiros pela primeira vez no ano. Está na cara que a equipe alemã entra na briga por pódios, a partir do resultado de hoje. E afasta Ferrari e Renault — esta, depois de um ótimo início, começou a patinar com Petrov e Heidfeld, embora ambos tenham passado ao Q3.

A McLaren continua sólida e próxima da Red Bull, mas ainda sem condições muito claras de derrotar os rubrotaurinos em condições normais. Hamilton só ganhou na China por causa dos pneus. Alertada, a trupe de Adrian Newey saberá administrar essa história da borracha a partir de agora.

Sem surpresas entre os dez primeiros (as cinco grandes e quase-grandes ocuparam todos os lugares), restou uma briguinha interessante no pelotão intermediário, com Barrichello se superando e obtendo um ótimo 11º, à frente de forças emergentes como a Force India (esperava-se mais, pelo menos um no Q3) e a Sauber, que teve um dia ruim: Koba, o mito, nem fez tempo porque teve um problema na bomba de gasolina ainda no Q1 e larga em último; Pérez foi discreto, 15º. No grupo das nanicas, a Lotus continua sobrando, e Virgin e Hispania brigam para ver quem é pior. Está dando pena de Glock, um bom piloto, relegado ao purgatório virginiano.

Na transmissão da TV, Reginaldo Leme afirmou que a Williams acertou com a Renault para o ano que vem, uma novidade. Especulou-se no final do ano passado que isso poderia acontecer já em 2011. Agora, pelo jeito, fechou. Boa notícia para a Williams, que além de ter um carro ruim e uma conta bancária apertada, ainda convive com um motor pouco emocionante, o Cosworth. A melhora da Lotus neste ano deve-se basicamente ao motor. Confirmada a mudança, a Renault terá quatro times clientes em 2012: Lotus, Williams, Red Bull e a própria Renault, ou Genii, ou Lotus preta, sei lá como vai se chamar a equipe no futuro.

A corrida? Aparentemente, sossegada para a Red Bull e Vettel, que terá em Webber, talvez, um adversário para as primeiras voltas, até acabar o gás. Vai ser aquele passa-passa divertido por conta dos pneus e da asa móvel, mas o resultado final não deve apresentar grandes surpresas e uma dobradinha é mais do que provável — desde que os dois energéticos não façam o que fizeram no ano passado, um batendo no outro, o outro batendo no um. Desconfio que a briga, mesmo, vai ser pelo terceiro lugar no pódio. E para ele aposto em Hamilton.

36 comentários

  1. carlos disse:

    como brasileiro e amante de corridas de carro, vejo a coisa da seguinte maneira: burrinho e macarrão pra casa, ja passou,e quanto ao sonho de pintar um espirito do Senna, para incorporar em algum tupiniquim, só em terreiro de umbanda, portanto a fase Brasil, passou. e gostemos ou não, não ha outra alternativa.

  2. Maurice Stambouli disse:

    É O CARRO? É O PILOTO? É A TECNOLOGIA? É O ADRIAN? OU CONJUNTO DE TUDO? OU TEM MARACUTAIA ESCONDIDA?

  3. Ron disse:

    Não vi o treino porque fui fazer uma prova.
    Será que vai ser passeio do Vettel por conta dos pneus economizados?
    Será que a Williams melhorou mesmo ou foi uma melhor adaptação ao circuito do que as equipes “menores”?
    Esse motor Renault já era para estar na Williams desde ano passado e, se for verdade, talvez motive o Rubens a ficar por mais um ano.

  4. Williams Head disse:

    BOSFORADAS (2)? E a BOSFORADAS (1)? Pra mim não aparece!

  5. Ronaldo disse:

    O Alonso com a Ferrari está perdido. A Ferrari com o Massa está perdida. O Alonso luta para chegar na frente de todo mundo. O Massa luta para chegar na frente do Alonso. No ano passado o Massa não se entendeu com os pneus. Este ano o Massa não está se entendendo com o carro. O Alonso tira o máximo que a Ferrari pode dar. A Ferrari tira o máximo que o Massa pode dar. Quando a Ferrari terá 2 pilotos de ponta e não um piloto que anda a mais de 0,5s do 1o piloto?

  6. Andre disse:

    Acho que Weber toma a liderança na 1ª curva. Nico bate em Vettel. Um dos dois deve aprontar nesta corrida.

  7. pedro ar do carvalho disse:

    Ta na hora de alguma coisa nova acontecer…
    Essa previsibilidade corta a adrenalina no esporte
    Mesmo sabendo que a vitoria da Mac foi acidente,
    Na Turquia poderemos ter novos atores e novo script
    Se novas possibilidades se oferecem alguém pega
    Na minha opinião pode dar estrela ou cavalinho la
    Na parte mais alta do podium… SPH

  8. ags disse:

    FG..Boa noite………………….Hamilton…webber….el fodon… nick,,,,besta vettel… barrica……..e depois a pataiada…

  9. Williams disse:

    Como diz o Silvio Luiz: o caixao je ta fechado e a viuva ja foi beijada. Pode enegar o caneceo pro Vettel. Tem como mais alcançar essa Redbull não. O Webber heim… ta na hora de pular fora, q nem o rubinho no post anterior. Webber, a viuva desse ano filho, ja ta sendo enterada. O cafezinho ja foi servido. O padre ja rezou a missa amigao. Campeonato ta se encaminhando pra muitas disputas… pelo segundo lugar.

  10. onassis bruno disse:

    Flávio aposta na previsibilidade. Para não perder a vontade de assisitir ao GP prefiro apostar nos caprichos do acaso e do fator humano. Há ainda a questão dos pneus.Veremos…

  11. Henrique - botafogo RJ disse:

    Bom, Flavio sou jornalista e tenho ouvido bastante que o Piquet Jr. pode voltar a categoria ano que vem guiando um carro do Tio Frank…acha possivel?

  12. Dino Dragone disse:

    Anota aí, terceiro pro Hamilton vai ser pouco. Mclaren #1.

  13. luiz alberto disse:

    Há,há,há,há;mais uma vez a Pachecada vai ficar esperando o ano que vem pois este,mais uma vez não deu. Como tem gente credula neste pais,elegem os mesmos representantes,acreditam nas mesmas balelas de sempre e por ai vai.a DEZENOVE ANOS temos a mesma desculpa e ainda tem gente que acha que ele fará alguma coisa alem do que já fez,se com a equipe de Maranello nos aureos tempos não fez nada ,preferiu covardemente ser pura e simplesmente um segundinho piloto e garantir seu rico dinherinho,não será no ocaso da carreira,onde sonhos e ambições já não existem é que fará alguma coisa.Por tanto é tolice torcer por um perdedor ASSUMIDO. Perdedor SIM ,pois quem abre mão de vitória e sede é um PERDEDOR ASSUMIDO.
    Covarde traidor de seus fans e da história de outros pilotos que abriram o mercado para as atuais gerações de pilotos brasileiros.

  14. Carlos Roberto da Silva Junior disse:

    Mesmo com o motor Renault para o ano que vem á equipe Williams ainda andará lá a trás.

  15. Regis disse:

    Fantastic Vettel fez uma voltinha só pra esquentar e nem precisou trabalhar mais depois. Ficou de boa tomando uma Refrescola rubro-taurina e ainda deu tempo de dar entrevista, olhar pras bundinhas das modelos e escolher “…qual eu delas vou comer amanhã?” enquanto o resto, roda, roda, roda e avisa. Senhoras e senhores, depois de algumas corridas finalmente percebo que estamos vivendo o segundo Reich dos alemães na F1.

    Fez pole? Tem música!

    http://www.youtube.com/watch?v=nxtJoGdujYo&feature=player_embedded

  16. George McCrae disse:

    O Vettel ta chegando no grupo dos pilotos que fizeram mais poles, ele estava empatado com Laffite ou Arnoux (18 poles) e agora chega aos 19. Não duvido que ele logo vai superar Alain Prost, Nigel Mansell e outros, mas o Senna (65) e o Dick Vigarista (68) vai demorar um bom tempo pra chegar neles.

  17. Paulo Franco disse:

    Qual é a vantagem real na corrida, em segundos, de um pneu macio para um duro?
    Sim, porque todos os pilotos que “economizaram” os macios estão falando que serão beneficiados.
    Desconfio que, entre quatro posições no grid e um jogo de pneus macios a mais, Massa fez um mau negócio.
    Falam mal do Barrichello, mas poucos reparam na luta que é lá trás e o quanto ele está se defendendo dos novos nomes que vem “babando” para conquistar um lugar ao sol na F1.
    Williams + Renault, será que vai ter Rubinho por lá?
    Espero que sim, pois encerrar a carreira desse jeito, será lastimável.
    Falando em novos pilotos, d’Ambrosio virou melhor que o Glock, só que foi penalizado.
    Glock é um bom piloto, mas tanto di Grassi no ano passado, quanto d’Ambrossio tem conseguido andar na frente dele, com certa constancia.

  18. Marcelo disse:

    Bem que vc falou, Vettel é um “monstrinho”,já esta ofuscando Hamilton e Alonso…e o inglês começou com carro de ponta em 07, Vettel veio progredindo desde a nanica Toro Rosso, seus feitos são maiores. Alonso tem 164 GPs, mais 3 anos aposenta, se conseguir o tri antes, cai fora antes, não vai dar para repetir o que Schumacher fez na Ferrari, não é tarefa fácil mesmo sendo número 1 na equipe…Schumacher no passado em grande fase estava em outro nível, digo na parte de organizar e dar estabilidade a equipe, na pista era quase perfeito, raramente errava, ninguém chegou tão longe na F1. Logo, logo a pachecada vai se morder de RAIVA e dizer que os números de Vettel não valem nada, vai repetir tudo de novo, só que dessa vez não tem papinho de que Vettel pegou rivais fracos. Conseguindo o Bi Vettel já pode estar entre os 10 maiores da história da F1, imagina daqui 10 anos onde vai estar…Galvão vai estar guspindo fogo de RAIVA…rs

    Sebastian Vettel
    GPs disputados 64
    Campeonatos 1
    Vitórias 12
    Pódios 21
    Pontos 431
    Pole positions 19
    Voltas mais rápidas 6

    Lewis Hamilton
    GPs disputados 72
    Títulos 1
    Vitórias 14
    Pódios 37
    Pontos 514
    Pole positions 18
    Voltas mais rápidas 8

    Fernando Alonso
    GPs disputados 164 (163 largadas)
    Campeonatos 2 (2005, 2006)
    Vitórias 26
    Pódios 61
    Pontos 758
    Pole positions 20
    Voltas mais rápidas 19

    • Roberto Andrade disse:

      Marcelo, concordo com você. Sem dúvida, o Schumacher é muito melhor que Senna, mesmo com tudo que está acontecendo, porque ele só está dando uma forcinha pra Mercedes, não precisa fazer nada, ele saiu no auge, como o MELHOR EM ATIVIDADE, só não foi campeão porque o motor estourou no Japão, a Renault era um carro BEM melhor naquele ano e Schumy, aos 37, com toda sua genialidade, foi ofuscando a tudo e a todos, realmente não ganhou por azar, ams todos sabem a verdade. em 2005, só não ganhou pq roubaram, inventaram a regra dos pneus, e mesmo asism, ele obteve uma grande vitória, em Indianápolis, e fez mais uns pódios. De 2000 a 2003, nem se fala, nunca teve adversários, mas isso porque ele era muito melhor, em 2000 ele superou o Hakkinen no auge e com melhor carro, em 2001 ele massacrou o grande David Coulthard, que era muito bom mas por aqui era desprezado só porque substituiu o senna em 1994, depois em 2002 e 2004, o Rubinho foi vice, e por aqui não entendem que o alemão era melhor mesmo, a ferrari fazia cagadas, mas a diferença era no rbaço, schumacher derrotou rubinho em seu auge, nas melhores temporadas dele, sendo vice-campeão, e em 2003, ele superou kimi raikkonen, que tinha melhor carro, e estava no ápice da forma, schumacher também destruiu naquele ano, fazendo performances sem igual, e no final, no último GP, só precisava de um oitavo, foi o que conseguiu, nem precisava se esforçar. em 1999, estava liderando o mundial e ia ganhar fácil, fácil, mas sofreu o terrível acidente, ficou de fora, mas ia ganhar antecipado naquele ano! em 1998, tinha um carro fraco, mas disputou até a última corrida, quando a ferrari ferrou com ele, o carro teve problemas no gp do japão. em 1997, tinha apenas o terceiro melhor carro, e quase ganhou, aí a williams vinha roubando, e ele perdeu a cabeça, admito, mas foi o melhor naquele ano, uma grande vitória no japão, depois do Viulleneuve ter trapaceado! em 1996, ele abriu mão de toda a sua glória e foi rpa Ferrari, começou do fundo, com um carro que ERA UM LIXO, não ganhava mundial havia 20 anos,e ra coadjuvante, hoje seria uma renault, e ganhou três corridas, humilhando as Williams, Hill só foi campeão pq tinha o melhor carro. em 1995, tinha motor Renault, mesmo da Williams, mas o carro era bem pior, a renault fornecia uma série inferior pra Benetton, ajudava a Williams, e Schumy novamente massacrou, basta ver que Benetton era ruim, que o johnny Herbert ganhou só duas corridas, menos que os pilotos da Williams!!!!! e em 1994, hahahaha, as viúvas pachecos se matam pra inventar que o benetton er airregular, mas a williams que era, a benetton foi prejudicada, perseguida pelo regulamento, o schumy massacrou a williams, senna estava pressionado, rodou em san marino nos treinos, nunca vi schumacher rodar em treinos de decisão, aí ele só fazia as poles na sorte, schumacher andava muito mais!!!!!! em 1993, ele tinha o quarto carro, a benetton, e ganhou um gp, a mclaren tinha um motor ford também, mas numa série mais avançada, só por isso schumacher ficou atrás de senna!!!!! porque em 1992 já tinha provado, massacrou o senna, fez 3 pontos a mais, com um carro MUITO PIOR, e em apenas a primeira temporada!!!!!!!!!! em 1991, só correu no finalzinho, e foi o suficiente para APOSENTAR O PIQUET!!!!!!!!!!!!!! ele aposentou piquet e senna morreu tentando superá-lo, agora é Vettel, o segundo maior de todos os tempos!!!!!!!!!!!!!! Valeu Marcelo, abraço Flávio, viva Schumy, o maior de todos, e Vettel, o segundo maior!!!!!!!!!!

  19. Daniela_Rio disse:

    Flávio ! que aconteceu com Schumacher ? No último treino livre ele esteve muito bem e na classificação algo errado aconteceu. De qualquer forma ele tem largado muito bem em todas as provas. Vc acha que ele pode fazer uma boa corrida amanhã ?
    Abraços.

  20. Luiz Franco disse:

    O Kobaiashi sai em penúltimo, vai passar um nanico atrás de outro, se sobreviver à largada. Acho que o japinha vai buscar um ponto, proporcionando emoção garantido no?

    • Carlos disse:

      Pois é, todos falando muito da Ferrari, Massa e Rubinho e etc… O q eu realmente acho, e q o Alonso se ferrou! foi p a Ferrari com toda a grana disponível p fazer um exelente carro, e nada. Tudo bem q quando as coisas não vão bem desde o início, a tendência é piorar mesmo, mas o q falta hj para a Ferrari? Será q quando o Frank Willians falava q um carro bom era melhor q um piloto exepcional ele estava errado? E quando junta-se os dois como a Red Bull fez? Bom, pode até ser praga, mas acredito q a Ferrari está pagando um preço altíssimo pela falta de investimento em pessoal (engenheiros, mecânicos e etc…). Acredito q em relação ao ano passado, o Felipe reagil bem, mas tenho q reconhecer q Alonso é bem superior a ele.

  21. Zé-Taubaté disse:

    Resumindo: Massa é o Rubinho II. Ruim iguar queném. Vai embora, Massa!

    • Kensy Froid disse:

      mequié? Péra lá pô! o Massa vai ter que melhorar muito prá ser ruim igual o Rubinho… Se ele tá andando sempre atrás do Dick vigaris… digo do Alonso, imagina ele andando com o Schumaker (quando o schumy andava…). Gostaria de ver o Massa andando com a Williams e o Rubinho com a Ferrari…

  22. Batista Haddad disse:

    GRAÇAS À DEUS!!!!!

    Agora sim a Williams fez a coisa certa!

    Esperemos 2012 então… força Rubinho!

  23. Samuel disse:

    FG, ate o Roubonso afirmou que a Ferrari andou para a frente, e diminuiu a diferenca para a Red Bull.

    Chega desta estoria de dizer que a Ferrari eh uma carroca soh para justificar o mau desempenho do Choronso.

  24. Zé Zanine disse:

    Concordo quando diz que Felipe Massa é limitado ! nestes primeiros GP já deu pra ver, a Pancada na cabeça o modificou + o nascimento do filho

  25. felipe disse:

    flavio a condicao dos pneus eh assim tao ruim comparada com a outra fabricante?
    ano passado era dificil vc ver os pneus chegarem no fim da corrida tao no OSSO quanto os desse ano.
    sera q essa mudanca de fabricante foi benficiaria a competicao em si?
    teve uma corrida q eu vi q me lembrou os tempos da f1 de marcha manual com os pneus chegando quase na roda no fim :)

  26. Mauricio disse:

    Ficar com medo de não se garantir com pneus duros no Q1??? Com uma Ferrari???
    Ah, tenha dó. Vá correr de stock.

  27. Angelo disse:

    A Red Bull foi para os boxes antes do término do treino, tamanha superioridade. Mas, como fica a garantia de que não estavam abaixo do peso?

  28. MARCO ANTONIO disse:

    A chuva poderá mudar as coisas. Mas gostaria de falar sobre Massa. Ele, ao menos pra mim, tem parecido mais incomodado do que o normal com as preferência da Ferrari por Alonso. Isso deve estar influenciando positivamente a performance de Massa. Ao invés de esperar a guilhotina, como no ano passado, ele tem demonstrado querer mudar o panorama da guerra. Ou seja, voltou a correr com a faca nos dentes. Se vai conseguir superar Alonso são outros quinhentos, mas é uma atitude positiva. E é muito importante que ele esteja “bem na foto”, no fim do ano, para que valorize seu passe numa eventual dança das cadeiras.

  29. Alex disse:

    O “Ffffffetel” está tão à frente dos outros que ele parece fazer o tempo que quiser, quando quiser. A Ferrari realmente involuiu e piora a cada corrida. Barrichello tirou leite de pedra. A corrida deve ser bem chatinha, apesar dos pneus que se esfarelam.

  30. Erick Breder disse:

    Esqueci de comentar.. e a Toro Rosso.. que vários reporteres “sabe tudo de F1″… falaram que estaria muito forte esse ano.. que daria um salto… tá provando que vai brigar é com as nanicas. Pior até que a Williams.

    Já que na Williams, tinha muita gente que não botava fé mesmo, na pré-temporada.

    Prova que tem muito jornalista torcedor tb.. Lá na Toro Rosso o patrocinio é da Reb Bull, mas o projetista não é o Adrian Newey.

  31. Erick Breder disse:

    Pra mim a Williams foi uma boa surpresa… ficou a apenas 0s024 do Heidfeld no Q2… o que é interessante.. já que até a Lotus Verde estava pensando em chegar na Williams… e ela, pelo menos nessa pista, conseguiu não só superar Sauber e Force India, como chegar perto “em tempo de classificação” na Lotus Renault.

    Até porque, o discurso da Lotus preta, era evoluir o carro e se colocar na disputa com a Ferrari. Mas pelo jeito não conseguiram esse objetivo e a Ferrari também não evoluiu.

    Já tinha um tempo que comentava com amigos, parentes e afins.. que a Williams precisava de mudança…. mudança de mentalidade e de pessoal… porque se tem gente lá a 10 anos no time e a coisa não engrenou.. é porque com esse time não vai engrenar.

    E parece.. que só com a decisão de mudança (já que todas as mudanças mesmo vão ser na virada de ano), o time já deu uma reagida.

    Outra coisa interessante.. é a Williams fazer a parceria com a Renault para fornecimento de motor. Outro ponto que sempre mencionei, foram essas parcerias erradas da Williams. E pelo jeito a Williams decidiu mudar mesmo… e sair desse motorzinho fraco da Coswoth… e parar de “se sujeitar” a qualquer parceria.

    Um time que quer volta a ser de ponta… tem que ter parcerias sólidas e fortes. Principalmente se tratando de F1… onde a busca é sempre por desemepenho. E sendo assim, a Williams nem poderia ter assinado com a Coswoth em 2010, e já devia ter mudado em 2011 (naquele boato em relação a parceria com a Renault).

    Torço pra Williams voltar a ser grande. A grana no momento tá ruim. Mas se parcerias boas e promissoras forem feitas, o time pode voltar a brigar, e brigando, tem patrocinoi e parcerias financeiras também. As ações na bolsa sobem, etc… e aí o time pode se estabilizar novamente como um time forte.

    Sorte pra Williams, e que as mudanças que começaram possam surtir efeito.

  32. Guilherme Maitelli disse:

    Belo texto, Flavinho. Dá gosto de ler.

    Sobre o qualy, eu não vi. Esqueci de acordar. Pelo jeito, não perdi muita coisa…

  33. disse:

    A negada se matando para fechar as ultimas voltas e Vettel dando entrevista. Logo a RedBull coloca um piloto de testes para andar sexta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>