BUS STOP | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 19 de maio de 2011 - 19:35Bus Stop, Miniaturas

BUS STOP

SÃO PAULO (eu fico bobo) - Recebo e-mail do Aluízio Lemos, sobre mais um extraordinário trabalho de miniaturista que tem como tema a frota paulistana da CMTC. Leiam primeiro, depois entrem neste site aqui, depois vejam as fotos, depois digam o que eu sempre digo quando vejo essas coisas: como é possível ter tanto talento e paciência?

Bom, outro dia você postou sobre um ônibus feito em papel, mas este que vou te passar agora acho mais interessante. Um amigo meu, o Leonardo Fontalva Nicolau, fez dois ônibus em escala, um MB O364 e um O362 da CMTC. Só que ele faz até a estrutura interna, tudo perfeito. Ele mesmo descreve o método de construção: “O modo construtivo se dá com início em um projeto e planejamento em CAD, como se fosse construir um automóvel original, só que em escala. A partir daí, são plotadas em sulfite a estrutura do ônibus e as laterais, que mais tarde servirão de gabarito para a construção da estrutura, que por sua vez é feita em perfis de madeira. A lataria é milimetricamente calculada para se alcançar um perfeito encaixe das peças. Tudo é feito o mais próximo possível do original. Mais tarde a carroceria recebe pintura em esmalte sintético, para selar o papel cartão, e depois recebe primer cinza como fundo. Esse processo faz com que pareça chapa de aço. O acabamento é feito com spray esmalte sintético. As faixas e os números são de tinta também, eu não uso adesivos para que fique o mais parecido com as técnicas da época. As rodas são usinadas em polipropileno e recebem rolamentos. O ônibus tem suspensão com molas espirais.”

15 comentários

  1. Mário Gasparotto disse:

    Fantástico! Assim como os outros aqui postado! Já que é muito difícil montar um museu com os veículos originais, sugiro que algum doido destes comece a montar veículos com este grau hstórico para exposição.

  2. Luisinhosmurf disse:

    Putzz!! E eu que achava que era doido em montar os meus Formula 1…..brincadeira né! Por falar nisso esse cara num tem algum Blog…site ou outro local pra mostar essa arte!!?? Parabéns!!!

  3. Renato RRE disse:

    Lindo!
    Eu pegava esse onibus quase todo dia, quando não ia de metrô, para a escola. A linha Itaim-Imirim que depois ficou vermelho. Mas o que eu curtia mesmo era o elétrico da linha Parque Peruche – Casper Libero que costumava ir mais vazio e era um dos eletricos mais antigos, não lembro o modelo.
    Abs

  4. Fabio Amparo disse:

    Sensacional, o trabalho.

    Uma miniatura que espero muito ver é a do famoso Papa-Fila.

    Quem já foi a Aguas de Lindoia pode ter visto um original, mas em miniatura nunca vi.

    Abraços

  5. Renato disse:

    Fantástico, Flávio. Gostaria de ter este tipo de habilidade. Parabéns a ele.

  6. Rogério Magalhães disse:

    PQP!!!! Que trabalho duca! Ficaram show de bola… para completar a coleção matadora, faltou só o O-371 vermelhinho da CMTC, hehehehe… aliás, era uma miniatura que eu sou louco para ter, do O-371 vermelhinho da CMTC… se bem que eu queria todas as miniaturas possíveis… como eu queria ter esse tipo de habilidade manual…

    Sensacional…

  7. Marcello disse:

    Show de bola.. pena que no link não tem todo o processo de construção.

  8. LucPeq disse:

    E eu aqui me matando pra montar uma kombi da revell, esse cara é doidão…. deve ser o Caio ( o de Santos)….

  9. Dionisio disse:

    Fantástico !
    Que capricho . Quem guiou em São Paulo na década de 80 lembra deles e sabe como são verdadeiras essas miniaturas.

  10. Pedro do Opala, da Caravan e do Kadett disse:

    eu quero um O-362 rodoviário, de seis janelas laterais (fora a do motorista).
    Tem como encomendar?

  11. Wilson disse:

    Coisa de doido, ficou muito bom !!!!!

  12. Ricardo disse:

    Flavio…se você gostou deste trabalho, e ainda por cima, curte coisas soviéticas, olha então, um modelista que beira a insanidade, neste link abaixo:

    http://www.su27.de/inhaltindex.htm

    Trata-se da construção de um SU-27 a partir do nada, até o vôo de teste. Creio que 99% das peças foram fabricadas, visando a reprodução do avião real.
    Esse russo ou sei lá que nacionalidade é esse cara, só pode ser doente.
    Muito legal o trabalho do ônibus também.

    T+

    • Luiz disse:

      Esse modelista do Su 27 é alemão e o cara é aeromodelista profissional. Por isso a quantidade absurda de detalhes funcionais. Note que ao lado da bancada do SU 27 tem um mig 15, e a bolha em fibra de um apache e um outro helicóptero que agora não lembro. Esse projeto do SU 27 é de demonstração em feiras e eventos.
      Aqui no Brasil, que eu saiba só tem um cara nesse nível e ele tem ou tinha um stand na Daslu com um Mirage 2000 a venda por mais de 30 mil dinheiros.
      Sou plasti e aeromodelista também, mas, pena que aqui tudo beira o absurdo com relação a preço.
      Cada turbininha dessas que o cara usou custa em torno de R$ 8000,00, mais que o motor de um carro comum comprado numa consessionária qualquer! Depois tem rádio, trens de pouso e etc…
      Infelizmente esse tipo de coisa só acontece em países desenvolvidos onde se pratica preço justo, caso contrário é inviável. Imagina viver de construir aeromodelos ou miniaturas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>