VERSÃO OFICIAL | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sexta-feira, 6 de maio de 2011 - 16:49Automobilismo brasileiro

VERSÃO OFICIAL

SÃO PAULO (registrada) - Ontem falamos aqui do adiamento da primeira etapa do novo Brasileiro de Marcas. Pois os promotores, os mesmos da Stock, enviaram release hoje para informar que a data da prova inicial agora será utilizada para testes coletivos e apresentação dos carros. Será no dia 29 de maio em Curitiba, com a abertura da temporada remarcada para Tarumã em 19 de junho.

Os carros, como já informado, terão os mesmos motores e chassis, vestidos com carrocerias do Astra, do Focus e do Honda Civic. Confesso que não sei se as carrocerias serão de chapa, dos carros originais, ou de fibra, como na Stock. Se alguém souber, agradeço.

O adiamento se deu por atraso na entrega dos motores, de acordo com o press-release, por conta de mudanças nos procedimentos alfandegários da Argentina, de onde eles vêm. Até agora não se sabe exatamente quem vai correr nesse campeonato.

28 comentários

  1. Rodrigo Elesbão disse:

    Os chassis são fabricados a partir do monobloco original, tendo modificações na dianteira para acomodar a suspensão e o motor. Inclusive foram trazidos carros prontos da TC 2000 que servirão de gabarito para a construção dos carros daqui. Creio que os Astra serão usados aqui pois na argentina esses carros ja foram substituídos, e devem ter sido largados em algum canto.

    Não tem como comparar com a stock, pois cada carro carrega o design próprio, inclusive com a aerodinâmica do mesmo carro de rua, salvo as modificações de spoiler dianteiro.

    Os motores serão padronizados, ou seja, o Berta irá faze-los todos iguais. Não vejo isso com maus olhos, pois é uma forma de nivelar e baratear a categoria, coisa que em qualquer categoria do mundo, é o primeiro passo quando se cria um regulamento onde existem marcas diferentes.

    Estou torcendo que de certo, pois sou um fã da TC 2000, uma pena o brasileiro de marcas ter ficado na mão da Vicar, pois a mesma panelinha que vemos na stock irá continuar.

  2. Igor galuc disse:

    Parece que o regulamento é o mesmo da Argentina, inclusive os motores.

  3. Jacques disse:

    Esses dias vi na tv paga o ‘campeonato gaucho de marcas’.. que bacana… corsa, uno, palio, Ka capotado… um espetáculo… corrida boa de ver…
    Passa um VT desses pra esse pessoal das gaiolas maqueadas ver como é ..

  4. Bruno Perim disse:

    galera, outra picaretagem para passar no EE picado entre alguma transmissão de ping pong ou chute no joão sorrisão…pqp!!!

  5. Zalex disse:

    carros originais (monoblocos), kits para a suspensão e motores iguais… também um kit aerodinâmico p/ equalizar.

  6. Luiz Evandro Águia disse:

    Flavinho
    Este campeonato nao pode ser denominado BRASILEIRO DE MARCAS, PQ como vc escreveu ai,,em cima ,,” Os carros, como já informado, terão os mesmos motores e chassis, vestidos com carrocerias ” ,,,,,. Não podemos Enganar o publico leigo,,,que ama o automobilismo.. ,abs ,

  7. galileu disse:

    a tc 2000 utiliza monobloco, cada marca tem seu motor limitado em 2000 cilindradas, os 4 cantos da suspensão são iguais, livre acho que só mola e amortecedor, nada de subchassis, gaiola e outras invencionices.
    quando vamos aprender com los ermanos a fazer carros de corrida?
    antes tinhámos carros melhores fabricados aqui mesmo, hoje todo esperto acha que pode tomar dinheiros dos pilotos e patrocinadores, inventando essas aberrações que cjhamamos de carro de competição

    • Alexandre disse:

      Amigos, essa estória de que TC2000 usa monobloco é lenda, o carro é um protótipo. O carro é aberto, é colocada uma GAIOLA dentro SIM, e depois fechado. O modelo é um Protótipo tubular que utiliza algumas partes da CARROCERIA original. Ou seja, é uma categoria Silhouette mais caprichada que a Estoque ou TRV6…O engraçado que essa lenda começou aqui no Brasil, pois na Argentina as pessoas sabem ha muito que a TC2000 é silhouette.(muito bem feitos)

  8. Ricardo disse:

    Quando falaram que a Vicar ia promover esse campeonato, já era de esperar que corrida de verdade não iria ser.

    Quero ver quando uma das marcas começar a perder terreno (sem poder reagir) e pular fora no fim do campeonato…

  9. Carlos Miguez disse:

    Acho que é a mesma receita da TC 2000 Argentina, com motores Berta. Até 2009 cada um usava o motor da própria marca. Mudaram em 2010…

  10. Abresser disse:

    Tentando me informar… Seria o Campeonato Brasileiro de Marcas mais uma “Formula Bolha Vicar” da vida ? se for isso. para mim è muito lamentavel. nem perderei meu tempo me informando sobre resultado quanto mais assistir na TV ou ao vivo em Interlagos.. Saudades de Stock (sim ainda cmava Stock Car e nao Estoque Bolha como hoje, esta ai um dos grandes motivos que nem me intersso mais pela atual “Estoque”) com Opalao e Brasileiro de marcas tinha Escort ,Voyage, eu era crianca, mas se nao estou enganado, ate Fiat Oggi acho que teve. Pelo menos eram carros “reais” de montadoras e nao chassis tubulares com bolha em cima . Alias a quem interssa mais uma categoria de Formula Bolha ? ao filho do Giaffone ? .

  11. TOM SEM FREIO disse:

    Bem pobre pelo incio, digo pelas marcas. Na Argentina, as marcas sao as seguintes; Chevrolet, Fiat, Ford, Honda, Pegeout, Renault,Toyota. Isso se nao estiver esquecendoalguma. Porque aqui nao e faz o mesmo ?

  12. Fábio - Sao Paulo disse:

    porque essa insistencia em motor unico chassi unico e só aprarencia do carro, acho ridiculo..

  13. ChristianS disse:

    Ridículo ou é de marcas ou não é!

  14. jackie chan disse:

    Não sei como essas fabricantes envolvem seus nomes (e dinheiro) nessas furadas… Campeonato de marcas, mas com motor único. Parece piada..

  15. Umberto disse:

    Se o press-release diz “mesmo chassis”, então (ao menos deveria) diz(er) respeito a uma estrutura tipo tubular + bolha de fibra (e de minha parte perde-se o interesse). Mas se (falaram aí, e é como eu também tinha notícia) é “sub-chassis”(ou “agregado”) é uma estrutura com o trem de força (motor/câmbio/suspensão dianteira) padronizada a ser instalada nos monoblocos (variados então) das respectivas marcas. Aí é “menos mau”.

  16. Jaison disse:

    Que piada isso, só maquiagem pra diferenciar carros, nada a ver com os anos 80, da estabilidade do passat, do gol/voyage nervozinhos ou do valentes escort’s. Chassis de fabricas, motores de fabrica preparados.

    Também hoje em dia, alguém se arriscaria a isso com esses carros BR’s atuais.

  17. Thiago Azevedo disse:

    Se terão o mesmo chassis e motor, então deveria se chamar “brasileiro de marca”, ou então, “brasileiro de monomarca”.

  18. Danilo Candido disse:

    Será que o agente alfandegário da categoria é o mesmo que tentou liberar os amortecedores da Hispania no início da temporada de F1 ????

  19. Guilherme Corrêa disse:

    Qual a diferença disso para a stock? Conceitualmente falando.

  20. Rodrigo Ferreira disse:

    Os monoblocos serão exatamente os mesmos dos carros de rua. Tirados da linha de produção.

  21. Marco Vilhena disse:

    Sejam lá quem serão os Popós e os Kakas (socorro Prof. Pasquale…), que saudades do Brasileiro de Marcas com carros e Pilotos de verdade.

  22. Jean disse:

    29 de maio?
    E quem vai ver Estoque com as 500 Milhas em pleno andamento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>