BRUNO NA WILLIAMS | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011 - 14:16F-1

BRUNO NA WILLIAMS

SÃO PAULO (e então…) – A notícia está se espalhando como rastro de pólvora por conta de algo divulgado pelo Twitter da rádio Bandnews. A informação é de Ricardo Boechat, apresentador da emissora e âncora da TV Bandeirantes: Bruno Senna assinou com a Williams e o anúncio sai em breve.

Não há porque duvidar de Boechat, um dos mais importantes e brilhantes jornalistas brasileiros, embora ele não tenha ligações com o automobilismo. Mas tem no campo empresarial e político. E o que tem isso a ver? Tem a ver com Gillette, Embratel, Eike Batista… Principalmente com Eike Batista.

É claro que é preciso esperar o anúncio oficial. Mas quando as coisas começam a se espalhar desse jeito, é porque não tem volta. E há outros indícios. Victor Martins recebeu a informação de que Bruno esteve sexta-feira na fábrica da Williams. E a frase “boa notícia pra começar a tarde” postada por um amigo meu no Twitter, com fortes ligações com a Gillette, me parece outro.

Creio que a carreira de Barrichello na F-1, assim, terminou. E, para Bruno, a Williams é uma boa opção. Agora, resta aguardar os acontecimentos.

Ah, e vai ser divertido, uma vez confirmada a contratação, saber o que acham aqueles que se descabelaram quando a Lotus fechou com Grosjean “por causa do dinheiro da Total”, uma completa injustiça com o talento verde-amarelo. Bruno, não é preciso dizer, não vai correr em lugar algum se não for o dinheiro de alguém. Mas brasileiro pode. Francês, se for para tirar lugar de brasileiro, não.

310 comentários

  1. Ado Pereira disse:

    As viúvas sennistas conseguem destruir qualquer discussão, agora entendo porque o Galvão Bueno ainda tem tanto destaque no meio esportivo, brasileiro não gosta de esporte, gosta de festinha ufanista, brasileiro é arrogante, não admite que o outro seja melhor. Nunca o livro de Lima Barreto (Triste Fim De Policarpo Quaresma) foi tão atual. Parabéns as viúvas, transformaram Ayrton Senna na Eva Péron brasileira.

  2. Andre Martins disse:

    Rapaz, a Williams tem que fechar com o Bruno Senna mesmo, pois é o melhor custo benefício dos que estão disponíveis. O garoto tá começando ainda e tem aquela paixão de correr e aprender e apesar de não ser o mais rápido dos novatos, comete poucos erros e é regularmente constante tanto nas corridas como em um campeonato.
    O Barrichello teve a sua chance de ouro em 2004 (quando o Schumacher já era o recordista de títulos e o rubinho já tinha experiência de sobra em uma equipe de ponta; e em 2009 quando á meu ver desperdiçou o início de campeonato), não adianta gente, o Barrichello não tem mais o mesmo ritmo que tinha de 1999 á 2010.

  3. Bruno Senna disse:

    Assinei, e vou correr.

  4. Higor Wendrychowski disse:

    Tô impressionado com a quantidade de “especialistas” no meio destes comentários…
    O outro diz q não torce por Bruno porque este originalmente não carrega Senna no nome…
    Meu Deus…quanta asneira… vão torcer pro Curintia e me deixa curtir o meu esporte preferido.

  5. Pasinatto disse:

    O B. Senna já tem até o nome no bico do carro… KKKKKKKK

    Abraço e Feliz Natal

  6. jorge disse:

    O negocio é o seguinte: voces ficam com o brune, rubinho e caralho à quator e u fico piquet, moco, emerson o os cambau…

  7. Eduardo disse:

    A realidade é que o Felipe Massa está na Ferrari pq o Brasil é o maior mercado da Fiat (tirando a própria Itália), pq ele criou a Formula Fiat por aqui e pq rola essa política e investimento em marketing. Ponto.
    Barrichello atualmente nada tem a acrescentar. Só se a Arisco ressurgir e usá-lo como garoto propaganda. Carreira encerrada, obrigado pelos serviços prestados.
    Nelsinho Piquet tinha o sobrenome e o papai.
    Bruno Senna tem o sobrenome e dinheiro, coisas que a Williams necessita e o mercado publicitário estará de olho, além de ser um Senna na F-1, também trará recursos.
    Tirando o fato geral de que tudo é negócio, nenhum dos três hoje tem algo a acrescentar à F-1. Há tempos o Brasil está fora tecnicamente da F-1. Não há promessas.
    Uma matéria excelente da Warm-up (revista do Grande Prêmio) trazia as heranças do Senna, dentre elas a maldição de que todo brasileiro tem obrigação de ser um Senna nas pistas. Ou seja, os brasileiros acima são pilotos, não gênios. E como pilotos, desculpem, existem outros muito melhores. Alemães, ingleses, finlandeses…

  8. GLAUCIO PESSOA BRANCO disse:

    VIAJANDO NA MAIONESE : … Poderemos ter os dois (RB e BS) na Williams…. B. Senna assinando como piloto principal e R.Barichello como Piloto de testes para desenvolver a carroça ou então RB como tilular no seu ultimo ano de F1 e BS com um contrato de longo prazo, o 1o ano como reserva e treinando as sextas feiras e em 2013 COMO PILOTO PRINCIPAL. vai que acerto.. rsrsr
    AXÉ

  9. Dino Dragone disse:

    FG, não se esqueça q o Boechat trabalha com o Joelmir Beting, antigo editor da revista AUTO ESPORTE q pode ter recebido a info e repassado ao amigo. Sei lá…

  10. Gomes, isso parece ter dedinho da RENAULT. Como a francesa irá fornecer motores para a Williams ano que vem, a Renault deve ter “plantado” o Bruno na Williams. Além de dinheiro, leva talento e sobrenome. E revive o trio Williams-Renault-Senna.
    O que acham?

  11. Leo disse:

    Que bom termos pelo menos um brasileiro no grid, né? Senão nunca mais vai passar na TV.

    • Renato F1 disse:

      Ué, o Zacarias pode não ser piloto, mas é brasileiro!

    • torcedor disse:

      É isso aí, o Brasil tem um monte de caras frustrados que adoram torcer contra, se o Brasil vence na f1 criticam se perde criticam mais ainda. O próprio Flavio Gomes é um piquetista alucinado que adora ferroar o Barrichelo e o Bruno Senna. Vamos torcer pelo Brasil galera.

      • Flavio Gomes disse:

        Sou o quê?

      • torcedor disse:

        Piquetista (puxa a sardinha pro lado do Piquet) que, por sinal foi um fantástico piloto, mas acho que devemos dar mas apoio aos nossos pilotos do momento. Tanto o Barrica quanto o SENNA, merecem nosso total apoio e torcida!

      • Flavio Gomes disse:

        Apoio? Eu sou entidade de fomento, meu filho? Você tem uma visão bem equivocada do que deve ser o jornalismo.

      • torcedor disse:

        E como bom jornalista que é, deve saber que nessa profissão ninguem é totalmente imparcial, sempre existe a defesa de um ponto de vista, ainda que de maneira velada. Mas isso é totalmente aceitável e digno de qualquer bom jornalista. Sendo assim, é dificil negar que que sempre existe certas preferências que acabam por interferir na tão aclamada imparcialidade.

      • Fabiano Lacerda disse:

        Um monte de palavrinhas bonitas pra acobertar um “patriotismo” digno de um fracassado que se indentifica como “torcedor”. Como diria ou outro: Eu dou mais valor ao cheiro da m….

    • Francisco Ernesto Guerra disse:

      Voce considera o Massa brasileiro? Tudo bem, ele tem a nossa nacionalidade, mas a mim ele não representa.

      • Leo disse:

        A emissora que tem os direitos acha, então… amém! Pelo menos serve pra alguma coisa…

      • Renato F1 disse:

        Existe uma grande diferença entre ser brasileiro e representar o Brasil! Se ele nasceu no Brasil, ele é brasileiro. Agora, se o jeito dele, principalmente nas últimas temporadas, não é o desejável por nenhum de nós, aí são outros quinhentos!!!

      • Luiz Reis disse:

        Parem com essa m. de ficar falando de representar o país! Que coisa mais babaca! Isso é apenas corrida de carro, pôrra!!!! Que pessoal mais chato, cacete! Se quiserem se sentir representados, cuidem dos deputados, vereadores, senadores, governadores e presidente nos quais vocês votaram, manés!!!! “Piloto representa o Brasil…” Putz, FG, censura esse tipo de comentário… é ofensivo… ao cérebro!

  12. Fato disse:

    Há uma diferença aí: o buraco é mais embaixo! Bruno não vai correr porque tem dinheiro. Vai correr porque tem sobrenome!! O sobrenome é que chamou dinheiro…

    Sobrenome este que ele nem leva na certidão de nascimento e no RG.

    E o Frank Williams deve ter um tal “fantasma” puxando o seu pé toda a noite. ”

    Por via das dúvidas, contrata o garoto com o sobrenome do fantasma!”

    • Fernando Cruz disse:

      “Sobrenome este que ele nem leva na certidão de nascimento e no RG”

      O nome de baptismo do piloto é Bruno Senna Lalli.

      Como pode alguém pensar que o Bruno não tem Senna na certidão de nascimento quando as suas irmãs são Bianca Senna e Paula Senna?

    • Fabio disse:

      Fato que você é um idiota.

    • Renato F1 disse:

      Caiaio! Quanta asneira! Dizer que o Bruno Senna não tem Senna no nome é intragável!

    • Pera lá! disse:

      Garantem que se ele usasse o nome Bruno Lalli estaria na F1???? Não foi estratégia de MKT usar o sobrenome Senna?

      Tem certeza que ele tem mais talento que outros brasileiros que correm na Europa e não receberam alguma chance na F1??

      Garantem que utilizando o sobrenome senna, as pessoas “ao redor do mundo” não confundem e pensam que é o filho do Senna (tio)????

      Pelo jeito, os defensores do menino devem ter até xerox do RG do rapaz.!!

      Mexeu com esse sobrenome, mexeu com o séquito das viúvas…Vão lá, vão chorar a saudade olhando pro sobrinho e imaginando o tio…

      Na argentina, é só ter sobrenome Maradona. No Brasil, até pobre anda fazendo a mudança da grafia de sena para seNNa…

      Cada um com seu ufanismo.

      Cristian é filho de Wilson e sobrinho do Emerson Fittipaldi, Nelson Angelo é filho do Nelson Piquet…Jacques é filho de Gilles Villeneuve…Nico é filho do Keke Rosberg…

      Tá bom, pode até ter o mesmo sobrenome (da mamãe), mas não tem o sangue, o talento e nem o DNA do tio!!

      • Giancarlo disse:

        Lembre~se que Piquet é Nelson Piquet Souto Maior.

      • Fernando Cruz disse:

        Quase nenhum piloto de segunda geração tem o talento do familiar que inspirou a sua carreira. Neste caso temos ainda a agravante de um hiato de uma década. Será que o Ayrton seria o piloto que foi se a sua família o tivesse impedido de seguir a sua carreira na altura própria? Claro que não! O talento também se trabalha, não há milagres.

        No entanto, mesmo correndo como Bruno Lalli poderia estar agora na F1, pois mostrou talento nas categorias de acesso. Em vez de 2 épocas na F3 e mais 2 na GP2 poderia gastar 3 épocas na F3 e 3 na GP2 mas tinha tudo para chegar à F1 na mesma. Talvez até tivesse mais sorte, não chegaria em má altura (2009) e não teria passado 3 anos (2009, 2010 e 2011) sem uma época normal num carro competitivo. Mas não devemos condená-lo por fazer uma coisa que qualquer outro no lugar dele teria feito. Só porque não é filho de Ayrton já não podia usar o potencial de marketing do nome Senna em seu favor? Ele começou tarde e para os padrões atuais (com pilotos a chegar cada vez mais jovens) convinha não ficar muitos anos nas categorias de acesso.

        Ele até tem rasgos que fazem lembrar o tio (qualificações de Spa e Interlagos com a Renault), sendo também bom no piso molhado (vitórias em Mugello na F3 inglesa e em Silverstone na GP2, desempenho à chuva nos treinos de Spa, com a Renault). O que lhe falta é uma época de F1 completa num carro minimamente competitivo, onde poderá mostrar muito mais do que entrando a meio. Falta-lhe experiência, sem a qual não poderá ganhar a confiança e consistência próprias de um campeão.

  13. Gerson disse:

    Semanas atrás, Barrichello disse que não é chorão…

    Esperemos os próximos dias.

    Sou a favor de aposentadoria do Barrichello. Mas também acho ridículo, do ponto de vista MORAL da Williams optar por um cara que pelo menos até o momento, não vai ajudar a equipe no acerto de carro ou mesmo na pista não tem sido muito melhor que barrichello.

    Aliás, a Williams, desde 94 é o pior exemplo de confusão entre moralidade e dinheiro na F1.

    O sr. Frank Williams não se cansa de “esmolar”. Se pilotos como barrichello já deveriam ter parado, para não dar mais vexame, o que dizer de Frank Williams?? Aposenta coroa!! Deixa alguém levar á equipe de novo para o nível das melhores como foi na década de 80!!

    O BARRICHELLO É TÃO ZICADO NA F1, QUE VAI TER DE ENCERRAR A CARREIRA, FORÇOSAMENTE PARA DAR LUGAR AO SOBRINHO DO “CHEFE”, AMIGÃO QUE ELE TANTO CHORA A PERDA, QUE ADMIRAVA TANTO.

    AGORA VAI FICAR MAIS CHATO AINDA NO MOMENTO DA CHORADEIRA DO ADEUS!!

    O MUNDO DÁ VOLTAS. IRONIAS DO DESTINO.

    Vcs acham que Bruno está mais pra barrichello ou para AS???? Como acham que vai ser a carreira do rapaz??

  14. Evandro Mussoi disse:

    É uma pena que muitos torçam para o Sutil que é estrangeiro e nem é bom piloto assim como muitos defenden,temos é que ficar felizes se um brasileiro conseguir ocupar este cockipt,vejo a coisa de dois angulos diferentes,a Willians tem a opção da experiencia do rubinho que apesar de não ser um piloto espetacular tem conhecimento,mesmo que em algumas ocasiões tenha ficado a sombra do maldonado,quantas dicas o rubinho não passou ao Maldonado,o Bruno não tem muita experiencia,cometeu erros,mas mostrou ser competitivo,tem que adquirir mais experiencia,e é jovem ainda pode se tornar um excelente piloto vale a pena dar este voto de confiança,sobre o que estão falando sobre gratidão,esqueçam isso,na F-1 não existe gratidão,o dinheiro fala as pessoas escutan,mas entre o dinheiro e um piloto como o Sutil,se fosse dono da equipe escolheria o dinheiro,para a opção mudar só se no lugar do Sutil fosse o Alonso,Button,Hamilton ou Vettel.

  15. Nem Pacheco e Nem Viuva. Que nem um “expert” venha me rotular se eu disser que a notícia me agrada.

    Gostaria de ver o Rubinho mais um ano, mas entre ele e o Bruno acho mais justo que o cara que esta começando tenha uma chance em detrimento do outro que ja tem 19 anos de F1.
    ´
    Não vou ficar discutindo se o Sutil tinha mais méritos ou não, quem tinha que discutir isso seriam os dirigentes de williams e force india. Se a Williams de fato optou pelo Bruino, jóia, fico feliz pq simpatizo com o cara, e ficaria feliz tbm se fosse o Rubinho pois tbm tenho muita admiração por ele.

    Galera, torcer por brasileiro não é crime, existem exageros e delírios que não são legais, concordo, mas essa pegação de pé e movimento “sou do contra” ta um saco tbm… PQP, haja paciência, será que não da para ter um equilibrio?

  16. Fernando Cruz disse:

    Compare com Damon Hill, o outro piloto de sobrenome famoso que começou tarde a sua carreira nos automóveis, e logo verá que o Bruno apresenta muito melhores resultados nas categorias de acesso. A diferença é que na altura do Hill havia testes quase ilimitados, enquanto o Bruno chegou na altura em que deixou de haver testes. Por isso o Hill entrou em 1993 com o melhor carro, enquanto o Bruno perdeu a vaga na Brawn para um piloto que aproveitou circunstâncias que lhe foram favoráveis. Foi isso que colocou a carreira do Bruno numa espiral negativa, sobretudo porque ao perder essa vaga tão tarde perdeu também a possibilidade de fazer mais um ano na GP2, o que lhe teria permitido entrar em 2010 numa equipa já estabelecida.

  17. Ricardo Bigliazzi disse:

    Muito bom… veremos novamente uma parceria Chavez – Eike – Lulla.

    Acredito que o Bruno é um excelente produto de marketing e esta longe de ser um piloto ruim.

    Pena que ele já tem uma certa idade, o lugar ideal para ele teria sido a Toro Rosso.

    abraços

    Imperador

  18. André Luis disse:

    MALDONADO E SENNA NINGUEM MERECE!…a Williams so volta por cima se contratar alguem de Peso, quem sabe um ex campeao, ou tentar trazer o Villeneuve e ter um carro bom, mesmo Villa estando mais velho tem maturidade mas um Maldonado ninguem merece e Bruno Senna? bom, este ai está mais para estagiario do que profissional…SINCERAMENTE , fudeu…..(perdoem meu palavrao…)
    De Certo fez a Lotus, tirou o PETROV e ainda trouxe o Kimi, vai dar certo? bom ninguem sabe mas é uma tentativa arriscada PETROV E GROSJEAN, isso se chama reformulacao, com a dupla que estava nao dava pra ganhar nada…PRA MIM ESSE PETROV sempre foi piloto do fundao..
    Voltando a Williams eu duvido, vao trazer novamente um carro pífio!…..
    PRO BARRICHELLO…so resta a Stock ou entao se aventurar na F-INDY, seria um puta desafio….lá sim qualquer um pode vencer, vai que dar certo….

    abçs!

    • André Luis disse:

      corrigindo acima: KIMI E GROSJEAN ( dupla da Lotus)

      • Renato F1 disse:

        Não concordo. Um beberrão e um inexperiente da Lotus é melhor de dois novatos na Williams? O motor vai ser o mesmo. Estão a diferença vai ser a aerodinâmica e o piloto!

        Na Lotus, um vai beber mais que o carro e o outro não vai ter orientação (exceto se for para beber, aí vai conhecer tudo de vodca)! Por mais que não tenham experiência, a dupla da Williams pode se dar muito melhor que a da Lotus.

      • Edimar Carlos disse:

        Se o carro for bom, qualquer um aparece. Esse lance de acertar carro já foi, hoje e telemetria. O Rubens e um dos melhores né? O engenheiro projetou mal fudeu. Agora, os fora de série, como o Alonso, Buton, Shumacher, Vetel(sim Vetel venceu de carroça ou vocês começaram a assistir F1 ontem), fazem a diferença. O carro não aquece pneu, sai de frente e de lado, trava muito as rodas e o caralho a quatro, O piloto faz a diferença, não ganha mas mostra que esta em outro nível e dai sim vai para uma equipe de ponta.

  19. André Luis disse:

    Fudeu pro Barrica..que fim de carreira mais triste…putz! e agora ainda tem alguma vaga? pode ser que ele assine com a Carteham pois ainda tem uma vaga que esta sendo disputada…vamos ver

  20. Francisco Guerra disse:

    Mais um ano tenebroso para a Williams.

    Vai disputar palmo a palmo com as nanicas de novo.

  21. Boris disse:

    Pô Flávio Gomes, você não fica meio chateado e envergonhado ao perceber que 95% da sua audiência é de completos imbecis?

  22. Levi Davet disse:

    Preferia Sutil, mas até vou gostar da contratação do Bruno Senna, porque isso vai significar que Barrichello, finalmente, ficará de fora da F1, e o que é melhor, sem direito a uma despedida bacana!

    Agora, pena que a Williams, por quem tanto torci quando comecei a acompanhar F1, tenha se tornado esse antro de pilotos pagantes como Maldonado, Senninha e afins…

  23. alex disse:

    tan tan tan tan tan tan
    senna do brasiiiiill!!!!!!

    ae tio frank nada de solda na barra de direcao

  24. antonio disse:

    frank tinha 2 pilotos com dinheiro para escolher ,preferiu o mais talentoso. agora ‘e treinar no simulador

  25. galileu disse:

    a temporada nem começou, ninguém confirmou ainda, e já está essa zona, imaginem só no meio de janeiro/fevereiro.
    parece que resta ao rubinho ainda uma vaga entre as nanicas.
    vamos esperar

  26. Bob Rodman disse:

    Prefiro 1000000000000x ser Pacheco (como o povo do GP gosta de chamar quem torce para pilotos Brasileiros) do que uns aí falando que SUTIL é talentoso kkkkkkkk!!!!
    Mano, Sutil……. que sutil seja a sua saida da F1, não fará falta alguma!

  27. Marisa tavares disse:

    hoje é dia de dançar, bebê!

  28. Dyego disse:

    O Francês vai correr pq tem dinheiro. o Brasileiro vai correr pq também tem dinheiro.
    O que nao faz sentido é afirmar que o Francês vai correr somente por ter talento.. Isso sim não tem qualquer cabimento!

  29. Geraldo Coelho disse:

    Lendo os comentários aqui na coluna do FG, fico impressionado com tanto leigo dando opinião sobre o mundo altamente tecnológico e empresarial.
    Pelo que vejo eu com 44 anos e com 200 milhões de dólares piloto um carro na F1, ou melhor o FG com 50 milhões de dólares virá Piloto de F1..Parem com essa bobagem,, ~e duro ler isso!!!
    amigos deixam de serem desinformados,, a F1 não é lugar de brincadeiras e nem de bobagens.
    Hj a telemetria sabe quem é bom piloto tecnicamente, pois sabem tudo sobre a pilotagem do cara!! os caras que estão sendo dispensados e não estão arranjando lugar , tem problemas de pilotagem e não de falta de dinheiro, e todos eles tiveram mais de 3 anos de F1 para mostrar resultados.
    Outra coisa, empresários não entram em fria, vamos pegar o Eike, se ele vesse que o Bruno fosse fraco ele não entraria nesta parada e nem a Willians, n~em a Gillete, nem a Embratel, todoas empresas privadas que visam lucro em tudo que entram
    Da forma que todos estão falando ai (só merda) parece que todos lá na F1 não sabem nada do que fazem!!
    Para com essas coisas, estude ou se informe e parem de falar besteiras!! e passarem ridiculo
    F1 é uma união de talento e dinheiro.. dinheiro só não dirige carro na f1….. Talento puro talvez…
    Fico mais admirado ainda alguns colunistas (viúvas do Piquet e que detestam o Senna tio) entrar em uma bobagem destas. ao colunistas eles devem buscar info nas equipe de F1
    Se Sútil, barrichelo, Alguessuares, Petrov e etc.. tivesse algo a dar a F1 eles não estariam a pé
    Não estou dizendo que o Bruno seja um grande talento, pois não acho que seja, mas também foi bem na Gp2, foi mais rápido que o Petrov na Lotus, e outra, a telemetria dele guiando deve ter algo que permita que ele esteja entrando em uma equipe de F1 juntamente com uma Grana .
    Abraços a Tdos
    Geraldo

  30. FTrack disse:

    Acabou de ser veiculado na emissora oficial da F1 que “faltam poucos detalhes” para Bruno assinar o contrato.
    Fico feliz, pois ainda há esperança para Rubens.

    • Fernando Cruz disse:

      Esperança para quê? Para fazer mais uma época num carro que não será ganhador e cortar assim a carreira de um jovem que, esse sim, pode ter um bom futuro na categoria? Um piloto com 19 anos de F1 já não vai acrescentar nada, apenas cortar as pernas de um jovem compatriota com potencial e que apenas precisa de uma temporada completa num carro decente.

  31. do amaral disse:

    dinheiro do Eike, mas também a ligação vitalícia de Sir Frank com o Instituto Senna.

  32. Anderson disse:

    Boa Sorte ao Bruno se essa noticia for verdadeira e tomara que seja, chegou a hora dele, dessa vez ele não vai ter desculpa pelo desempenho dele mesmo em um carro ruim ele tem que mostrar ritmo.

    E a Williams quer mesmo dinheiro para construir um carro bom já que ela valoriza o mundial de Construtores do que de pilotos. Depois desse anos fraquíssimos ele quer dinheiro para ter um carro bom e tentar se ressuscitar na F-1. Tomara que consiga pois essa equipe tem historia na F-1.

  33. Emerson disse:

    Sorte do Galvão Bueno baba-ovo. Antes era porque era o capacete verde-amarelo na Lotus preta e dourada, agora é porque é o dito capacete na Willians cinza… haaaaaja coração (e saco).

  34. disse:

    A fila na porta da fábrica está virando o quarteirão. Logo leilão pela vaga no E-Bay.
    A draga que o carro está, o Bruno ficando para andar no fundão, vai ser mais um Senna que a Williams vai encerrar a carreira na F1.

  35. Marcelo (1 Carioca em SP) disse:

    Pior é a Williams confirmar Bruno e Pastor como titulares e deixar o Sutil de fora… Grana sim, talento não, é o lema desta atual Williams F1.

    • Allan disse:

      Mas o Sutil não dirige Renault nem se for Sandero… Salvo se alguém emprestar ou ele comprar usado. :)

    • Fernando Cruz disse:

      O Sutil não tem mais talento do que o Bruno mas sim mais experiência. O Sutil dos primeiros anos estava longe de ser o que é agora. O Bruno também será muito mais forte daqui a uns anos, quando tiver mais experiência.

      • Luiz Reis disse:

        Rapaz, o Sutil não tem mais talento que o Bruno. De onde tirou isso? Com qual critério você escreve asneiras e pronto, fica assim? Que embasamento para tal? Não há nem comparação se for ver as coisas sem emoção galvãobuenista… se o brasileiro fosse bom assim, ele não estaria com 27 anos brigando por um lugar em qualquer equipe… pense, pelo amor de Deus!

      • Fernando Cruz disse:

        Quem devia pensar antes de escrever é você. Basta analisar as coisas de forma justa e não ter memória curta. Nas categorias de acesso o Sutil não fez mais do que o Bruno e na F1 não tinha consistência nos seus primeiros anos, errava muito mesmo fazendo épocas inteiras.

        O que acontece com Bruno Senna é estar já um pouco fora do timing certo para os padrões atuais da categoria. Para um piloto que esteve 10 anos sem competir era fundamental entrar na altura certa. A saída da Honda no final de 2008 colocou a sua carreira numa espiral negativa da qual nunca mais saiu. Teve um efeito pior na carreira dele do que o acidente nos ralis teve para Kubica. Aliás, sem o acidente do polaco no início do ano o Bruno nem teria sequer a possibilidade de fazer estas 8 corridas com a Renault.

        Talento ele tem (tal como muitos outros, concordo) mas para se ter sucesso o talento tem de ser bem trabalhado e foi isso que falhou até agora. Ele fez muito mais do que Damon Hill nas categorias de acesso, portanto, não sendo um fenómeno, tinha condições para ter uma excelente carreira na F1 tendo as mesmas oportunidades que o Hill teve. A diferença é que na altura do Hill os testes eram quase ilimitados enquanto o Bruno chegou na altura em que deixou de haver testes. Por isso o Hill entrou na melhor equipa da altura enquanto o Bruno perdeu a vaga na Brawn para um piloto muitíssimo mais experiente. Com a Honda ele teria todo o inverno europeu de 2008/2009 para se preparar e condições para fazer um excelente campeonato ao lado do Button. Com a saída dos japoneses teve de arriscar a disputa pela vaga na Brawn e perdeu tudo, pois quando perdeu já não havia lugares disponíveis na GP2. Poderia ainda ter entrado na Toro Rosso (fez bem mais do que o Buemi na GP2 de 2008) mas com a falta de testes os lugares passaram a ser muito mais leiloados e na altura faltou-lhe dinheiro. O mesmo aconteceu em 2010, devia ter entrado pelo menos numa Renault mas faltou dinheiro. Nessa altura é que fazia jeito ele ter os apoios que tem agora. Agora já perdeu muito tempo, três anos em que não teve uma época normal num carro competitivo. Mesmo assim ainda pode ter sucesso se conseguir a vaga na Williams, ou seja, uma temporada inteira num carro minimamente competitivo. Terá condições que nunca teve na F1 e fará certamente muito melhor do que entrando a meio. Em qualquer desporto um atleta é tanto melhor quanto mais treina.

    • Anderson Ramos disse:

      Marcelo, não sei onde você vê talento no Sutil..? 5 anos na F1 e o que ele conseguiu…só perder o emprego. Acorda Kara, falar que o Bruno Senna não tem talento…você está de brincadeira.

      Será que você assistiu corridas dele na F3 e na GP2 ? E este ano na F1, andou na Frente do Russo o tempo todo.

      Acho bom você ler mais informações na NET, antes de escrever besteira.

  36. Ao Rolandinho Rola disse:

    Dívida de gratidão?

    A equipe Williams faz uma baita CAGADA na barra de direção no carro do tio, mata o piloto, e anos depois contrata o sobrinho por gratidão? Rolandinho deve assitir muito a emissora global…só olha o lado emotivo, só pode.

    A equipe esta atrás é da grana do sonbrinho, tem que ser muito CEGO para não perceber isso, essa pachecada vou te contar, só rindo.

    Ou vc vai querer provar que a Williams vai contratar o sobrinho porque ele vai fazer a difrença no braço? Até o Rubens com todas trapalhadas na pista é melhor que o sobrinho.

    O Bruno correu esse ano na Renault por causa da grana do Xeike Batista, só vc que não acordou pra realidade…rs

    Porque a Williams pode querer apostar em dois pilotos com pouca experiência? Oras, com a grana de Maldonado e Bruno, a equipe pode contratar um staff técnico melhor e melhorar o carro, dois novatos podem fazer uma boa temporada, basta ver o caso da Sauber. O que adianta ter um piloto melhor como Rubens, se a equipe não tem grana para evoluir o carro? Quem sai queimado é justamente o Rubinho, mas ele mesmo não tem culpa da equipe ser fraca na parte financieira(se bem que Rubens podia correr atrás de patrocinado desde 2010, nunca fez porque é acomodado). No braço ninguém faz milagres, a Williams esta certa, melhor a grana de dois novatos. Rubens ficou 2 anos na equipe e ela não evoluiu, só piorou, mas isso não é culpa de nenhum piloto.

    Por outro lado, eu não trocaria o Sutil por Bruno, o alemão tem 10 milhões, então Bruno vai entrar no mínimo com uns 20, só assim pra desbancar o alemão, através do dinheiro, como piloto Sutil é muito melhor, e se ele tem uma certa quantia, vale a pena ficar com ele.

  37. Evaldo disse:

    Putzzzzzzz…pensei que a Willians estivesse pegando o rumo certo, mas se isso for verdade, eles estão no caminho de disputar as ultimas colocações com a turminha da GP2/F1

  38. Piloto de carrinho de supermercado disse:

    Senna e Maldonado, a dupla mais “arroz com chuchu” do grid. Triste ver a Williams privilegiar a grana em detrimento do talento… E não, não estou falando do Rubens, e sim do Sutil, que vai ficar desempregado. Mas é sempre interessante tentar enxergar o lado bom das coisas. Bruno Senna finalmente terá a chance de mostrar o piloto mediano que é. Se tivesse ficado a pé, os malas dos seus fãs se apoiariam eternamente no argumento de que faltaram boas oportunidades para o sobrinho do tricampeão mostrar sua genialidade adormecida – em coma, para ser preciso. Agora não tem mais desculpa – para mim já não tinha, apanhar do Petrov é o fim! Quanto ao Barrichello, admito que fico com pena dele, afinal são 18 anos na F-1. Sua parada, de certa maneira, simboliza a passagem do tempo, ou seja, sinal que fiquei velho assistindo à F-1… Mas, em termos técnicos, não fará falta alguma. Montoya, por exemplo, com seu jeito agressivo, quase demente, de guiar faz muito mais falta à categoria – quanta emoção em ver o colombiano rodando na volta de apresentação, batendo infantilmente numa ultrapassagem sobre um retardatário, perdendo a cabeça por causa do Schumacher… Rubinho, infelizmente, nem para isso serviu.

    • Fernando Cruz disse:

      O Bruno tem talento, mas para se ter sucesso o talento tem de ser bem trabalhado e foi isso que falhou até agora. Ele fez muito mais do que Damon Hill nas categorias de acesso, portanto, não sendo um fenómeno, tinha condições para ter uma excelente carreira na F1 tendo as mesmas oportunidades que o Hill teve. A diferença é que na altura do Hill os testes eram quase ilimitados enquanto o Bruno chegou na altura em que deixou de haver testes. Por isso o Hill entrou na melhor equipa da altura enquanto o Bruno perdeu a vaga na Brawn para um piloto muitíssimo mais experiente. Com a Honda ele teria todo o inverno europeu de 2008/2009 para se preparar e condições para fazer um excelente campeonato ao lado do Button. Com a saída dos japoneses teve de arriscar a disputa pela vaga na Brawn e perdeu tudo, pois quando perdeu já não havia lugares disponíveis na GP2. Poderia ainda ter entrado na Toro Rosso (fez bem mais do que o Buemi na GP2 de 2008) mas com a falta de testes os lugares passaram a ser muito mais leiloados e na altura faltou-lhe dinheiro. O mesmo aconteceu em 2010, devia ter entrado pelo menos numa Renault mas faltou dinheiro. Nessa altura é que fazia jeito ele ter os apoios que tem agora. Agora já perdeu muito tempo, três anos em que não teve uma época normal num carro competitivo.

      Mas claro que numa temporada completa terá condições para fazer muito melhor do que entrando apenas no 12.º GP, sobretudo ao nível da consistência. No entanto, se tivesse entrado em 2009 faria sempre melhor, pois vinha de uma temporada competitiva na GP2 e teria o melhor carro (Brawn).

      • Piloto de carrinho de supermercado disse:

        Fernando, ou seria Gilles_Senna? Enfim, acho muito otimista esse seu ponto de vista, cara. Bruno fez um bom teste com a Honda, nada mais. Não dá para se apegar a isso eternamente. Vários pilotos fizeram o mesmo, mas ninguém se lembra, porque eles não tinham sobrenome de peso. Isso é normal em qualquer esporte, o cara arrebenta num jogo e some nos outros 30. Senna, a meu ver, ficou devendo na Renault, pois deveria ter vencido o igualmente fraco Petrov, mas não conseguiu… Sem falar no desempenho do Heidfeld em relação aos dois… Não sou dono da verdade, mas não acho que o brasileiro vai ser grande coisa na Williams.

      • Roberto Carvalho disse:

        Será um Fiasco, um Ricardo Rosset.

      • Fernando Cruz disse:

        Barrichello, com muita experiência, foi batido pelo Maldonado. Se o Bruno andar ao nível do venezuelano será um excelente desempenho, pois será a primeira temporada completa do Bruno num carro de F1 decente e a sua margem de progressão é enorme, pois ainda é jovem.

      • Fernando Cruz disse:

        Sim, concordo que há muitos pilotos talentosos como o Bruno. Muitos fazem bons testes e também arriscam cair no esquecimento, pelas mais variadas razões. Este não é um desporto como os outros, o piloto depende do carro, precisa ter uma oportunidade e um carro pelo menos razoável.

        O Bruno fez jogo igual com o Petrov nas qualificações, o que por si só já é um feito para quem entra apenas no 12.º GP. Nas corridas sofreu com falta de experiência, errou em algumas e não teve uma boa capacidade de gestão das corridas. É neste ponto que ele tem de melhorar e vai melhorar, numa temporada completa terá condições muito melhores para isso.

        Se ele for mesmo para a Williams, andar ao nível do Maldonado já será um excelente desempenho, pois o venezuelano estará na sua segunda temporada com a equipa e fez melhor do que o experiente Barrichello este ano. Sim, Maldonado levou o Williams ao Q3 por 4 vezes e o Barrichello nem uma. Nas corridas teve menos pontos mas teria mais sem o azar no Mónaco onde merecia marcar pelo menos 8 pontos, mas foi abalrroado pelo Hamilton. Se o Bruno fizer o que fez o Barrichello (batido por pouco pelo Maldonado) já será excelente, pois é jovem e tem muita margem para progredir.

    • Anderson Ramos disse:

      Um Kara que usa pseudônimo para escrever um monte de Bobagem , não pode ser levado a sério. E outra coisa o Sr. Barrichello vem enganando na F1 19 anos ok, e não 18 anos.

      Outra coisa, Sutil tem talento ? o que ele fez nestes 5 anos de F1 ?

      Bruno Senna mediano ? Você não deve ter assistido nenhuma corrida dele na F3 ou na GP2. Vai ler um pouco ok, Sr. Piloto de carrinho de supermercado

      • Jonas disse:

        Se as categorias anteriores gabaritam tanto assim, tá reclamando do Barrichello pq? Foi tão bom ou melhor que o Seninha nelas.

      • Anderson Ramos disse:

        As categorias de base de hoje são a F3 Inglesa e a GP2, em todas elas o Bruno Senna ganhou corridas e disputou o titulo, na GP2 ele foi vice-campeão.

        Agora a diferença Jonas e que o Sr. Barrichello fez algo de bom na F3 Inglesa e foi campeão, mas na F-3000 ele não ganhou nenhuma corrida, na F1 demorou 7 anos para ganhar o 1º GP, e depois…bom resto você já deve saber já que parece ser fã do Rubinho.

        Agora o Bruno chegou na F1 com 5 anos de automobilismo, e só chegou por conta do seu talento, e se for falar de patrocinio, saiba que foi o Alonso que levou o Santander para a Ferrari…então o que manda e ter bons contatos e talento na pista, isso o Bruno já mostrou que tem.

        Se só para terminar, sempre fui torcedor do Piquet na F1, e também na F1 torço pelo talendo, Vettel, Hamilton, Rosberg e cia.

      • Piloto de carrinho de supermercado disse:

        Sr. Anderson, se eu não posso ser levado a sério, por que perder seu tempo comigo, cidadão? O que o Sutil fez na F-1? Chegou lá sem precisar de sobrenome famoso, marcando ponto com aquela carroça da Spyker, fez temporadas, as duas últimas, muito boas… Está saindo porque brigou com quem não devia. E o Senna? Com todo o marketing do nome, está suando sangue para conseguir uma vaga! Nem a GP2 ele ganhou. Mesmo que tivesse, o que conta não é desempenho em categorias de base, e sim na categoria principal. Ah, e antes que eu me esqueça: 2011 – 1993 = 18.

      • Renato F1 disse:

        Alto lá: a regra da matemática diz que a subtração é excludente em um dos extremos. Fazer 2011-1993 é dizer que ou ele não participou em 1993 ou ele não participou em 2011. Como nenhum dos dois casos é verdade, é necessário adicionar uma unidade à operação. Então: 2011-1993+1=19 anos!

      • Piloto de carrinho de supermercado disse:

        Ok, desisto, 19 anos então…

      • Anderson Ramos disse:

        Agora para você Piloto de carrinho de supermercado, o mundo é livre para torcer para quem quiser, pode ficar com seu Sutil e as grandes conquistas dele nestes 5 anos.

        O que importa é que quem decide na F1, não tem o mesmo pensamento que o seu.

        Você dizer que o que vale é só na categoria principal…mostra que realmente você não entende nada de F1.

        Só para você saber, em 2012 teremos quase todos os campeões da GP2 e alguns vices.

        Rosberg campeão e Kovalainen vice em 2005, Hamilton em 2006, Glock campeão em 2007, Bruno Senna vice-campeão em 2008, Hülkenberg campeão em 2009, Maldonado em 2010 e agora o Romain Grosjean foi o campeão em 2011. Isso é para você ver que como te falta conhecimento dos pilotos e suas conquistas nas categorias de base.

        Chega né, vamos apostar na nova geração…somente assim surgiram Hamilton e Vettel…quem sabe essa lista não aumente com outros pilotos de talento.

        Feliz 2012.

      • Piloto de carrinho de supermercado disse:

        Meu Sutil? Sai pra lá, rapaz… De qualquer modo, feliz 2012 para você também. E obrigado por explicar a este ignorante por que pilotos como Glock e Kovalainen ainda estão no grid da F-1, são seus resultados na GP2…

    • Jonas disse:

      Hahaha Rubinho fazendo essas merdas é idiota, Montoya fazendo as mesmas merdas, é quase um gênio?

      Eita ferro…

  39. konnyaro disse:

    Meses atrás já havia postado que para 2012 o destino de Grosjean seria a Renault e Bruno iria para para a Williams. Era apenas uma análise fria dos fatos da época conjuntamente com mensagens telepáticas de Ashtar Sheran… Agora o kamarada Gomes, com toda sua rede de informantes e conhecidos dentro do mundo da F1, só dá bola fora… Se quiser me contratar como ”consultor” (vulgo palpiteiro remunerado) estou à disposição, e ainda vai de brinde os números da mega da virada…

  40. Fabio Vilaça disse:

    A Williams com Senna B. e Maldonado vai ser de ponta sim …de ponta de estoque. Vai andar lá atrás novamente. e que noticia boa saber que nosso amado rubinho vai forçosamente se aposentar. Chega de ouvir chororô desse brasileirinho!

    • Eduardo Melo disse:

      Eu acho difícil fazer previsões sobre f1 baseado nos pilotos, a verdade é que muito depende do carro. Se a Willians conseguir construir um carro razoavel seus pilotos farão um papel razoavel, se construir um carro ruim, nem Vettel salvaria a pátria.

  41. Williams disse:

    Cara, não entendo esse tanto de paga pau do barrica. Vá lá, ele tem todos os méritos em permanecer na F1 por 19 anos… mas dizer que sem ele agora a Williams vai pro brejo… já é demais. A Williams já ta indo pro buraco a muitos anos. O Barrica chegou lá falando que ‘agora tinha a grande chance da sua vida de ser campeão’… cara, que ridículo – vocês acreditaram nisso também? Não mudou absolutamente nada nos rumos do time no ano… não “acertou” o carro, não botou o Maldonado no bolso… não fez nada de mais que o Pastor não tenha feito. Se não fosse o Hamilton telo tirado absurdamente de Mônaco, o cara teria mais pontos que Barrica. O Barrica além de não melhorar o carro… porque piloto hoje não melhora carro… quem melhora de verdade são os engenheiros e suas telemetrias… não traz dinheiro pro time. Piloto hoje melhora o ACERTO do seu carro. Melhorar o carro, é outra coisa totalmente diferente – melhorar o carro é o que o Piquet fazia. Nem dinheiro, nem mídia… o rubinho não oferece nada de mais! Não vejo outro motivo a não ser esse falso nacionalismo de tanta revolta pela possível saida desse cara. O Maldonado é muito melhor no custo benefício que o Rubinho… será que não enxergam isso? ele além de marcar seu ponto (o Barrica marcou 2), trouxe um montante bem alto de grana pro time. Se não fosse ele, esse time taria brigando com a Hispania no final do ano – sem dinheiro pras atualizações que o carro teve ao longo do ano. Será que não veem que um piloto médio pagante é muito melhor que um piloto médio experiente? Muito melhor pra Williams o Senna (piloto nota 5 até o momento) com grana, do que o Rubinho (nota 6) sem nada! Com grana dá pra investir de verdade no desenvolvimento do carro!

    • BragaEterno disse:

      Barrica terminou com 4 pontos, mas o Maldonado teve vilipendiada sua posição em Monaco. Se resto está tudo certo. Barrica sempre foi uma Portuguesa, simpática e tal, mas que nunca ganhou nada de importante. Só categoria de base e uns vices.

    • Abner disse:

      O seu mal informado …o Barrica marcou 4 pontos…..e a williams tem que dar graças a Deus por estes pontinhos….porque senão o $$$$$$$$ da Fom ia fazer falta em 2012!!!!!!!

      • Williams disse:

        uauu, 4 pontos! lembrar se o barrica marcou 2 ou 4 pontos… é deprimente isso! hahahaha. quando li “o seu mal informado”… achei que fossem pelo menos uns 40. A Toro Rosso com seus brilhantes pilotos que foram dispensados pra entrada de 2 novatos marcaram 41. Um piloto em sua 19 temporada marcar 4 pontos… é um final de carreira muito feia essa. Mas cada um tem o que merece né não. Será que o Barrica vai pra hispania tentar marcar 1 pontinho em 2012?

      • Jonas disse:

        Garanto que a Williams iria agradecer a tudo que é deus de tudo que é religião se ela estivesse com o carro da Toro Rosso.

        Marcar 41 com a Toro já vem sendo muito mais fácil a anos que marcar uma merda de 1 ponto com a Williams.

      • Fabio disse:

        Esse Abner é um fracasso.

  42. Carlos Tavares disse:

    Só assinou pela grana, mesmo.

    Maldonado e “Senna B”, que duplinha -” inha”, hein?

    Petrov é quase um Maldonado, e Senna B é o mesmo Senna B. Essa configuração já mostrou que não dá em nada, nem pra superar o Heidfeld de meia temporada serviram.

    Pra Williams, era melhor ter o Rubens.

    • Fernando Cruz disse:

      Entrar a meio é muito mais complicado, sobretudo quando o carro está em quebra de rendimento. Quem entra no início tem os testes de pré-época para se preparar, entender melhor o carro e os pneus, etc. Depois vai-se melhorando sempre um pouco mais em cada fim de semana de GP. Quem entra apenas no 12.º GP do ano está sempre em nítida desvantagem, acho que não é preciso ser-se muito inteligente para se perceber isso.

      O Bruno merece uma temporada completa com um carro decente, coisa que ainda não teve a sorte de ter na F1.

  43. Ao Felipe(16:01) disse:

    Para de ser chorão, e se informa melhor, Rubinho chegou atrás do Button no mundial em:

    2006(Button 56 x 30 Rubens)
    2007(Button 06 x 00 Rubens)
    2009(Button 95 x 77 Rubens)

    Rubinho tem o recorde de surra contra companheiros de equipe, chegou atrás no mundial em 00/01/02/03/04/05/06/07 e também 09…muita coisa não?

    Em 4 anos correndo ao lado do inglês Rubens só chegou a frente no mundial uma vez em 08, e em 09 Rubinho chegou atrás do inglês 12 vezes em 17 corridas.

    Primeira metade da temporada(9 corridas), época de dominio da Brawn:
    Button a frente:AUS,MAL,CHN,BHR,ESP,MON,TUR,ALE
    Rubens a frente uma vez:ING
    Button 8 x 1 Rubens

    Segunda metade da temporada, 8 corridas, época com carro ruim.
    Button a frente:HUN,CIN,BRA,ABD
    Rubens:EUR,BEL,ITA,JPN
    Button 4 x 4 Rubens

    Total: Button 12 x 5 Rubens, o inglês deu de goleada…

    Com carro bom ou Ruim, Button dominou o brasileiro nas corridas e tabela, foi fácil demais, Rubens não teve nem forças para segurar o vice, baita fiasco.

    Faltando ainda 10 corridas para a temporada terminar, Flávio Gomes já “profetizava”, Rubinho dificilmente seria campeão em 09.

    Rubinho e o GP da Turquia:
    http://tvig.ig.com.br/esporte/automobilismo/rubinho+e+o+gp+da+turquia-8a49800e2b4a9e15012b4b9272b70d5e.html

    Quanto ao Bruno correr “PAGANDO” pela Williams, isso é um verdadeiro TAPA NA CARA da pachecada que vivia pegando no pé dos “pagantes”. Se for para a Williams, não pensem que o sobrinho vai chegar e bater fácil o venezuelano, Maldonado deu maior sufoco no Rubens em 2011. Sem conhecer nada de F1, Maldonado fez duas belas corridas em MON e BEL, foi ao Q3 por 3 vezes(Rubens nenhuma), e a disputa de grid foi apertada(Rubens 10 x 9 Maldonado), mas o venezuelano pelo menos em 3 classificações ficou no Q1 por problemas técnicos, isso atrapalhou na dipsuta.

    Quanto ao Rubens chegar a frente no mundial contra novatos, tenha dó, isso é pura obrigação, mesmo assim “Huck” deu uma bela riscada no capacete do brasileiro em Interlagos 2010 fazendo a pole.

    Rubinho só bateu pilotos sem expressão na F1, basta ver Irvine que também jogou fora a chance de ser campeão em 99, quando Rubens pegou piloto de verdade como Schumacher, ou bom o suficiente para ser campeão(caso de Button), Rubens não deu no “couro”, pra variar só ficou na reclamação. Piloto que é fera supera as adversidades e bate o companheiro(basta ver o mesmo Button em 2010), o brasileiro não foi campeão em 09 por causa do exesso de “CAGADAS”, quantos pontos Rubens perdeu em 2009?

    1-AUS-Péssima largada de Rubens, na ânsia de recuperar posições força em cima de Webber na primeira curva provocando acidente e abandono de alguns pilotos, depois quase tira Kimi da prova, em corrida desastrada e apática com um grande carro Rubens chegou em segundo porque Vettel e Kubica se enroscaram abandonando nas voltas finais.

    2-MAL-GP com chuva, Rubens vacila nos boxes, sai mal e perde 1 posição na volta a pista, depois durante a prova erra novamente e perde 2 posições, antes da bandeira vermelha.

    3-CHI-GP com chuva,RBR mostra sua força e Vettel vence a prova, Rubinho novamente errou durante a corrida e não conseguiu se recuperar, chegou atrás de Button que foi ao pódio. Onde foi parar o “Rubinho muito bom de chuva” nessas duas corridas?

    4-BAH-Rubinho levou 3 voltas para passar Piquet que tinha carro pesado(tinha acabado de reabastecer), e ainda Rubens ficou reclamando com as mãos querendo jogar pra torcida: “Olha aí a família Piquet me atrapalhando”. Depois, durante a corrida era 5º, estava 1 segundo mais rápido quando chegou no pelotão da frente, mas decidiu mudar a estratégia de 2 para 3 paradas, não deu certo, chegou em 5º.

    5-ESP-Prova teve safert-car nas primeiras voltas, Button e seu engenheiro observaram que a prova ficava mais curta, então decidiram mudar a estratégia de 3 para 2 paradas, era a chance de “neutralizar” a ótima largada de Rubens que estava na ponta. O que ficou fazendo Rubens nas voltas com safet-car? Porque engenheiro e piloto não se questionaram na estratégia? Aconteceu isso no time de Button e isso mudou a corrida do inglês. Rubens ficou bravo por ninguém avisar que Button mudou a estratégia, mas precisava avisar? Button parou primeiro que Rubens, era só o engenheiro do brasileiro observar o tempo que foi em torno de 7 seg, isso já entregaria a mudança de estratégia do inglês. Ninguém do time de Rubens se manisfestou, lembrando que cada piloto tem seu time e ninguém tem obrigação de avisar mudança de estratégia ao rival. Depois o brasileiro fez o maior “carnaval” ameaçando deixar a equipe e até a F1 se Button estivesse sendo favorecido.

    6-MON-Rubinho não cometeu erros, mas sequer conseguiu acompanhar o ritmo do inglês, mas isso já tinha virado rotina nas primeiras corridas.

    7-TUR-Novamente péssima largada de Rubens perdeu várias posições(isso largando pelo lado limpo), depois quando era 10º rodou sozinho ao tentar ultrapassar Kovalainen, depois de tanta trapalhada na pista, Rubens danifica o bico ao tentar ultrapassar Sutil. Quando ia tomar uma volta do líder Button, Rubens decide abandonar indo para os boxes acusando problemas no câmbio. Até aqui são 7 provas, em fase de domínio da Brawn, Button 61 pontos, Rubens 35. Button fez o que Schumacher fazia nos tempos de Ferrari, só massacre!!!

    Treino:
    Button 6 x 1 Rubens

    Corrida:
    Button 7 x 0 Rubens

    Poles:
    Button 4 x 0 Rubens

    Enquanto Button era veloz e preciso, Rubens sequer conseguia andar no ritmo do inglês, fora as trapalhadas nas corridas, e ainda tinha que aguentar reclamação do piloto.

    8-ING-RBR mostra sua força no seco e faz nova dobradinha, Rubens pela primeira vez no ano(aleluia), chega a frente de Button, o inglês nesse GP fez uma prova discreta, mas nessa altura podia se dar ao luxo, venceu 6 das 8 provas cometendo pequenos erros que não comprometeram provas ou tabela.

    9-ALE-Outra vez RBR faz dobradinha, dessa vez com Webber, os carros da Brawn já não eram mais os mesmo, Rubens melhora nas classificações, mas Button muitas vezes até o final do ano largou mais pesado. Durante a prova, a Brawn já se sentia ameaçada pela RBR e começa fazer jogo de equipe favorecendo Button, nesse GP na última parada a equipe antecipa a parada de Rubinho deixando Button mais tempo na pista(Galvão começa questionar a atitude da equipe), Button termina na frente de Rubens. Meteram tanto o pau na Ferrari, a Brawn foi e fez jogo de equipe igual…

    10-HUN-Em fase muito ruim da equipe Button termina em 7º, Rubens em 10º(novamente péssima largada de Rubens, perdeu 4 posições na largada, quantos pontos o brasileiro perdeu em 09 só nas largadas?), os carros da Brawn já não tem a mesma força do início do ano, muito por culpa da falta de suporte da Honda que acompanhou a equipe apenas nas primeiras corridas, sem dinheiro o carro não evoluiu, quando a corrida era em tempo frio ou chuva, o carro ficava limitado. Button começa fazer corridas pensando nos pontos, “marcando” sempre o vice líder no mundial. A Brawn nessa fase fica dependendo da pista e condições climáticas para vencer, se o carro se adaptar, ótimo, senão fica atrás…

    11-EUR-É o que acontece nesse GP o carro da Brawn volta a ser competitivo, Rubens depois de 11 corridas(PQP, depois de onze) consegue superar todas as adversidades e vencer a prova, mas o campeonato nessa altura pra equipe já tinha dono, Button!!! Com a RBR em alta investindo forte, contando com Newey e um piloto fora de série (Vettel), tudo pode acontecer nas últimas 6 corridas.

    1-Button,72
    2-Barrichello,54
    3-Webber,51.5
    4-Vettel,47

    12-BEL-Rubinho desperdiçou uma ótima chance de se recuperar na tabela era 4º na largada, Button longe apenas em 14º. Na largada Rubens larga novamente muito mal(o cara é muito ruim de largada, só ele tinha problema com o “anti stall”), Button abandona na primeira volta em acidente provocado por outro carro. Rubens se recupera, mas, do que seria um provável pódio, acaba apenas em um 7º lugar, tira 2 pontos do líder Button, a diferença cai muito pouco, 16 pontos.

    13-ITA-O “instável” Rubinho volta a brilhar em Monza fazendo uma bela corrida, o problema é que Button chega logo atrás, a diferença caí para 14 pontos. RBR volta a ter problemas, e no geral faz corridas discretas nos GPs HUN/EUR/BEL/ITA/CIN, o problema é que Ferrari e Mclaren reagem bem, Button mais que nunca “marca” o vice líder Rubens na tabela.

    14-CIN Outra corrida discreta da Brawn, Rubens reage nas classificações largando a frente de Button, mas lembrando que o inglês optava por largar mais pesado pensando em uma parada a menos nos boxes. Button chega a frente de Rubens, a duvida que fica é se a equipe novamente favoreceu o inglês, claro que favoreceu ele estava a frente na tabela, fora que, Button não era piloto de jogar nada fora.

    15-JPN-RBR volta reagir, dessa vez quem vence é Vettel, outra corrida discreta da Brawn Rubens 7º chega a frente de Button tirando apenas 1 ponto, mas faltando apenas 2 provas Button tem 14 pontos, uma diferença confortável.

    16-BRA-Rubens pra fazer um “bonito” pra torcida assumi o risco de largar mais leve, faz a pole, a pachecada vai a loucura, mas Webber larga mais pesado pensado nas “3 voltas voadoras” antes de parar nos boxes. Na corrida Rubens mais leve não consegue abrir diferença pra Webber, o canguru depois do reabastecimento assumi a liderança até a bandeirada. Rubens com vários problemas faz uma corrida apática e termina e 8º ,Button ao contrário larga em 14º dá show na pista garantindo o título chegando em 5º, um título merecido, Button foi disparado o melhor piloto do ano. Rápido e preciso quando tinha carro para fazer poles e vencer, quando o carro não era bom, foi “cerebral” marcando pontos importantes, e administrando a tabela, uma tática muito usada por Prost e outros campeões.

    17-ABU-Dobradinha da RBR com vitória de Vettel(4º no ano) tirando o vice de Rubens, o jovem alemão já mostrava sua “fome”, mesmo com altos e baixos na temporada chegou em 2º no mundial, Rubens tem que “engolir” outra SURRA de comapanheiro de equipe, fora, ver novamente um alemão chegar a sua frente no mundial. Brawn GP fez o certo em favorecer Button em algumas corridas(ESP/ALE/CIN) R.Brawn sabia que não teria grana para evoluir o carro na segunda parte da temporada, apostou tudo no melhor piloto, Rubens sequer conseguiu segurar a 2º posição no mundial.

    Nesse ano Rubens jogou toda culpa nos freios( e também no “ant stall”), mas o que fez diferença mesmo foram o exesso de erros na pista…quantos pontos Rubens perdeu com tantas vaciladas…20,30 pontos? Ele ficou 18 pontos atrás do campeão, dava para bater Button se não errasse tanto na pista, paciência…

    Onde foi parar o Rubinho muito bom de chuva em 09? Só Button e Vettel venceram em piso molhado em 09. Onde foi para o Rubinho grande acertador de carro em 09? Sequer conseguiu acertar os freios em 09, ele mesmo disse que a opção de não usar os freios do Button era dele, ele nunca se dava bem com eles por ser de marca diferente, e quando melhorou não foi melhor que Button, venceu 2 corridas, mas Button já tinha vencido 6, o inglês dominou fácil o brasileiro na segunda metade da temporada.

    Quantas vezes Button jogou corrida fora? Pelo que me lembro, nenhuma…pra perder uma corrida alguém teve que tirar o inglês da corrida, caso do GP da Bélgica.

    • Geraldo Coelho disse:

      muito bem coloCADO!!! so faltou vc falar que o Sutil ficou sem vaga não por causa do Senna, m,as porque não fez nda em 3 anos de F1 e segundo os caras da Force India a telemetria dele mostrar que é fraco!!
      não to entendo o nervosismo dos comentários!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Andre Giordano disse:

        Quanto ao Sutil, tenho minhas dúvidas sobre o real motivo de sua ausência no ano que vem.
        Será que não foi porque ele cortou a garganta do cara da Genni em Cingapura? (Se não me engano foi Cingapura…)

        Ano que vem a Williams usará motores Renault. Vai ver o cara da Genni tinha influência dentro da Renault, sei lá.

        Agora, na minha opinião, o cara precisa ser muito ‘sangue no zóio’ pra meter um caco de vidro no pescoço de outra pessoa.

    • JOSE RENATO disse:

      E nem precisa de análise aprofundada para saber que o Rubinho é um pilotinho medíocre….

      Nunca quis sabre de títulos e disputa, sempre teve atrás de dinheiro. Vai ser sempre lembrado como um dos maiores mercenários da F1.

      Vai tarde, com uns 18 anos de atraso!!!!!!!!!!!

    • Rodrigo Borges disse:

      Desculpe, dormi no começo do comentário.

    • Guilherme disse:

      Arrume um emprego rapaz

    • Abner disse:

      OHHHHHHHH!!!
      Maldonado foi bem?????????????…quantas vitorias pela Williams??????????
      quantos pontos mesmo ?????????????
      “HuCk”???????????????????…que foi reserva na temporada seguinte???????????

      Vc é entendido mesmo hein??????????????

    • Fabiano disse:

      Será que alguém lê um comentário deste tamanho ???????????

    • Renato F1 disse:

      Até onde eu me lembre, em nenhuma outra equipe o Rubens reclamou do controle de largada! E depois, quando ele “entendeu” o carro, foi tão bom quanto o Button. O problema é que o Button de 2009, assim como o Vettel de 2011, atropelou os rivais, dentro e fora da equipe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>