TROLLER FORTE
SÃO PAULO (calada!) – Quando, no começo de 2007, a Ford comprou a Troller, o espertalhão aqui metido a vidente vaticinou: o jipão cearense está com os dias contados.
Mais de cinco anos depois, não só os dias não pararam de ser contados, como a marca persiste firme e forte no mercado de 4×4, ou de veículos off-road, ou de jipões, como queiram. Acabo de receber um release da Ford informando que mais de 200 jipes foram comercializados na pré-venda da linha 2013. A média mensal é de 130 carros vendidos.
O Troller é um jipe chique e caro, quase 93 mil dinheiros nacionais, com ar, direção hidráulica, freio a disco nas quatro e todas as mamatas modernosas que os carros têm hoje em dia. Mas conserva o ar 4×4 de verdade e tem uma legião de amantes. Coisa raríssima, hoje, uma marca/modelo que tenha admiradores. Os eventos específicos para seus proprietários são divertidos e funcionam muito bem como ferramenta de marketing.
Legal que a Ford não descontinuou a Troller, como imaginei que aconteceria, por puro preconceito. Não houve apocalipse nenhum. Pelo contrário. E aquele Stark, de Santa Catarina, que surgiu lá em 2006, também está vivo, embora não seja fácil de vê-los por aí — outro dia cruzei com um na Paulista. Boa notícia, também.
Tive oportunidade de visitar a Agrale e andar no Marrua. Fiquei apaixonado, queria um desses,
Mas alem de ser caro, mercado civil nao é o alvo deles. Adoraria ver ele no mercado.
Parabens para a Ford pela iniciativa. Quem sabe eles nao melhoram o preço uma hora. É mais legal que o Ecosport
Troller é jipe pessoal, e como tal tem os seus desconfortos. Mas acabo de adquirir um e estou muito satisfeito, se tivesse tido condições financeira antes, ja teria realizado o meu sonho a mais tempo. E carro indiferente da marca é satisfação, que tem troller tem satisfação em tê-lo, e eu tenho.
Moro no Ceará e conheço algumas pessoas amigas dos pioneiros fundadores desta marca .. então para registro, vale a pena ler isso:
http://aletp.com/2007/04/27/troller-historia-da-marca/
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/54096-historia-da-troller-no-paris-dacar.html
http://www.jalopnik.com.br/a-historia-do-titulo-mundial-conquistado-por-um-jipe-brasileiro-parte-1/
lenda ou não .. , nos ralis do sertão, deram pau direto nos mitsubish ..
http://www.webventure.com.br/sertoes2012/resultados/mostrapop/pagina/resultados-frame?pdf=carros_pt2_final
Continua lindo!!!!
Muito, mas muito ruim no asfalto…
Não é Troller. É Trôla.
Tive um dos últimos modelos com o motor AP2000, gasolina (1999/2000), já era um carro caro (lembro que quando o comprei, custou os mesmos quase 40.000 que a Marea Turbo, carro mais caro da FIAT, que tinha). E não achei que valesse. Os materiais usados e o seu acabamento eram bem semelhantes aos de alguns buggies da época, e recentemente participei de um raid e pude ver que não mudou muito. No meu, o painel rachou (não o forro do painel como nos Passat mais antigos, mas o painel em sí), o pedal do acelerador se soltava em momentos terrivelmente delicados (off e on-road), os instrumentos pararam de funcionar, o tanque vazava combustível, a capota rígida permitia mais água dentro do carro do que a de lona, etc…Foi um drama, e tudo isso porque o vendí com menos de 20.000km !! Diferente de você, eu esperava que a Ford tirasse dele esse jeitão mambembe, de fundo de quintal, mas pelas quebras que ví nesse raid, e pela qualidade geral, ele continua com um jeitão meio “Frankenstein”, de catadão de peças de vários carros diferentes para fazer um. E custando 90,000.00 !!!!
Ah, ia me esquecendo: e para engatar a reduzida, então ??? Só com reza brava….
Legal a Marca Troller ser uma marca forte nacional e internamente. Vamos torcer pra que em breve fabrique carros populares como sedan’s e station wagon. Bem que eles poderiam começar a fazer os jipes do tipo o Pajero da Mitsubishi. Carros da marca troller já é comum nas grandes cidades e nas áreas rurais.
….complicado é pagar 90 pilas num veículo sem ABS e Airbags….
A Ford não só manteve em produção como evoluiu o Troller trocando uma série de componentes que vinha de outros modelos como Fiat, VW e Chevrolet. Deixou de ter aquela cara de salada que nem era o antigo.
Existe até um boato que estaria desenvolvendo um Troller 2, que teria até uma versão 4 portas.
A Ford nunca foi de matar carros, quando comprou a Willys manteve os Aero até os anos 1970, manteve o projeto M, um autêntico Renault e o lançou como Corcel (aliás, não entendo o cara que amava o Corcel ter preconceito de Renault). Manteve o Jeep até 1983 e só perdeu o direito de uso do nome no Brasil porque não tinha nada que prestasse para colocar o nome Jeep por um bom tempo. Quando entrou em crise, resolveu vender suas marcas, Jaguar de Land Rover, ao invés de matá-la como fez a GM com a SAAB.
Aliás acho que ela fez muito mais pelo automóvel em geral do que sua conterrânea, a GM. Gosto dos carros da Ford.
Sobre o Troller a Ford profissionalizou muitos processos que eram precários sem matar a essência do carro. Ponto para ela e sorte para nós.
É um belo carro.
Caro Flávio, não foi só você que errou no seu prognóstico, muitos erraram junto com você.
O interessante é que, muito antes de comprar a TROLLER, a FORD esteve em meio a uma LONGA batalha jurídica pelo nome ‘JEEP’ no Brasil. A FORD julgava ter comprado da então KAISER-JEEP a empresa Willys-Overland do Brasil (WOB) e a marca JEEP, para uso no nosso país e exportação.
E pensando no sucesso do TROLLER lamento é que o JB Gurgel não tenha, via buggy etc., enveredado pelos veículos 4×4 ao invés do carro popular. Vida longa para o TROLLER!
É um produto bom porém muito caro. Como qualquer outro carro no Brasil.
Em mercados “decentes” pelo mesmo preço compra-se um carro com as mesmas habilidades 4×4 porém que: não entra chuva, não entra pó, é bem acabado e … é aprovado em crash tests.
Um dos meus sonhos de consumo, ao lado do Chamonix 550…
Eu ja sabia dessa montadora catarinense. E, assim como vc, fico feliz que a Ford nao tenha destruido a Troller. As duas montadoras de jipes fazem carros de qualidade, pena que extremamente caros, muito acima do real preço. Mas possuem qualidade e comprovam que nossa engenharia nao é fraca, so carece de investimento.
Foi uma atitude rara da grande montadora manter a fabricação do jipe em questão, mais raro ainda é um jornalista retomar o assunto um bom tempo depois, lembrando que sua previsão não se concretizou, parabéns pela atitude, é por isso que sempre estou acompanhando o blog, valeu.
O Stark, fabricado pela TAC (Tecnologia Automotiva Catarinense) em Joinville, SC está de partida para o Nordeste.
A empresa fundada por aqui, resolveu se mudar para o Ceará atrás dos incentivos do governo de lá, para a montadora. Aqui no estado não houve acordo entre a montadora e o governo.
Parece que houve até aporte de dinheiro público no projeto, que agora terá que ser devolvido, mas não posso afirmar com certeza.
A Ford ainda não descobriu o ponto fraco do Troller na parte de segurança, são as colunas do parabriza que não suporta o propio peso do veiculo caso coloque ele de cabeça para baixo, imagine em uma capotada, gosto muito das qualiddade que o veiculo tem.
http://flaviogomes.warmup.com.br/2007/01/mais-sobre-troller-e-ford/
http://flaviogomes.warmup.com.br/2007/01/sobre-carros-ii/
Eu gosto de jipe pra viajar, aí o Troller é muito pequeno, e eu sigo com minha Toyota longa. Mas se a Ford fizesse um jipe grande, usando mecânica e chassi da F-250 4×4, aí a brincadeira ficaria séria! Mas acho que não passa de um sonho…
Puxa, Rodrigo, fique com sua Toyota longa mesmo !! (Bandeirante, né?)
É um BELÍSSIMO carro, não se compara a um Troller, você iria se decepcionar MUITO, como aconteceu comigo. Abs
Sim, é uma Bandeirante! Fui ao Chile esse ano ver o Dakar com ela: http://probiom.com.br/dakar2012/atacama.html . Acho que o problema do Troller é a mistura de peças. Se eles fizessem o “Trollão” 4 portas, usando como base a F-250 CD 4×4, seria tudo Ford, apenas com a carroceria de fibra. Não tem muito como errar.
A F-250 saiu de linha há algum tempo. Pelo que soube, além das vendas em baixa, a unidade da Ford nos EUA que produzia alguns componentes (da suspensão dianteira, se não me engano) foi fechada. Ou seja, Troller “T250”, jamais…
O Stark ex-Santa Catarina, a fabrica mudou para o nordeste ano passado.
Aqui em Joinville(onde ficava a fabrica) é até comum ver um dos carrinhos amarelinhos, mas também é comum velos parados em oficinas.
Não tinha uma picape da Troller que foi descontinuada pela Ford, que inclusive comprou todos os chassis de volta por conta de um defeito estrutural?
Flavio, meu comentário não tem nada a ver com o Troller. Vi que você vai participar do Desafio Intermodal nesta quinta-feira, de carro. Legal, eu também vou. Nos vemos na largada.
Pocha, tem uma revenda Stark aqui em João Pessoa, passo por eles, eles piscam pra mim, só me falta a grana :(
É ruim ser pobre viu!!! Aliás, muuito ruim!!! Tem anos que adio minha ida a interlagos por falta de $$$ e meu sonho de consumo é um Troller! Não é um Ferrari, não é um Audi, mas um Troller!!! Mas até ano que vem realizo esse sonhos, e tenho dito!
Isenção fiscal é tudo, não fosse isso acho q a ford não compraria!
curiosidade,
com a obrigatoriedade do carro dispor de airbags chegando em alguns anos, como ficaria esse modelo? existe alguma isenção para utilitários, ou veículos artesanais, ou vão modificar o carro para isso?
Ótimo na terra, porém ruim de sentir no asfalto!!!
milagres existem, mas custam muito mais que 93 mil dinheiros nacionais.
Não foi feito para asfalto !