NA ESTRADA DE SANTOS
SÃO PAULO (agora, só a pé…) – Empresto até o título do post colocado no site da histórica família Marazzi. Foi de lá que veio a Foto do Dia de 19 de setembro, uma peruinha Universal DKW 1957. O Eugenio Chiti descobriu onde era a competição: na Estrada Velha de Santos, onde em 1958 aconteceu uma prova de subida de montanha com tudo que era carro da época. As fotos são do acervo do saudoso Jorge Lettry. Peguei mais uma a esmo, só para ilustrar o post. Comentem aqui, claro, mas deixem seus comentários também na página dos Marazzi, que é legal demais.
Adoro fotos históricas, acredito que é um dos meios de guardar um acontecimento por um tempo indeterminado, gostaria de receber mais fotos como está. grato
Acho que essa é uma bela foto da estrada velha de Santos
http://www.enferrujado.com.br/index.php/v/Estrada+Velha+de+Santos+2009/47.jpg.html?option=com_gallery2&Itemid=41
E por falar em Santos, onde andará o Sérgio Aparecido que tinha uma coluna de automobilismo no jornal A Tribuna ? Lembro de ter visto algumas fotos de DKWs de corrida, não sei se ele era o piloto.
Flávio,
Muito legal o post, principalmente pelo lugar que está muito bem preservado. Existe turismo guiado na estrada que está fechada para carros. É um lugar muito bonito com cachoeiras e piscinas naturais, além de construções históricas. Moro em Cubatão e é possivel visualizar essas contruções da janela da minha casa. Mesmo quando se está indo pela Anchieta no sentido Santos-Cubatão é possível visualizar e também pela piaçaguera-guarujá, hoje chamada de Conego Domenico Rangoni Segue um link para saber mais sobre o passeio por lá.
http://guiadolitoral.uol.com.br/estrada_velha_de_santos-2635_2009.html
Me lembro, estive lá. Agora, muita gente acha “lindo e demais”. Mas na época todo mundo criticava. Não havia informação sobre quem estava competindo e sobre os tempos. Como a prova era subida de montanha, a comunicação sobre os tempos de cada competidor era vital.
Na prática, de repente aparecia uma pessoa no meio dos que estavam assistindo e dizia “quem ganhou foi fulano”. Todo mundo olhava, sem ter a menor noção da procedência e da confiabilidade daquela informação.
Esta competição era realizada no fim de semana. No segunda-feira seguinte, o Estadão não circulava. Assim, tínhamos de esperar a terça-feira, para ler uma curta nota no Estadão para conhecer os vencedores das diversas categorias. Muitas vezes nem isto, só publicava de uma ou outra categoria. Não era raro errar nome dos pilotos. Enfim, as informações eram rudimentares.
Eram rudimentares? Por que não usavam tablets? Chips? GPS? E queria sediar a copa?
primeiro, quero agradeçer quem me ajudou aqui no blog. E esta foto tem um belo DKW. Fico imaginando a dificuldade de pilotar esses carros com esses pneus finos, haja habilidade!. Já estive perto de DKW e ouvir o ronco do dois tempos e sentir o cheiro da gasolina, da fumaça, é algo que não se esquece jamais. Pra quem não sabe, os DKWs são apelidados de blue clouds, por causa da fumaça azul.
A primeira vez que vi a “fumaça azul” saindo pela descarga do meu DKW após a retífica do motor: não tem preço.
Que inveja dessa turma participando/assistindo a esse evento espetacular.
A ultima foto do post dos Marazzi é de arrepiar, hehe.
Que tipo de pneu seria o ideal para este piso? Soft, médium, hard, rock, pop?
e os Porsches em bando !!!! e o fuca com parachoques cortados???!!! De mais !!!!
O cara que legal , a Deka dos Marazzi, e eu me lembro que subi a serra velha de chevete
uma semana antes dela fechar definitivamente … saudades!!!!!!!
Flavio,
Acho o máximo suas escolhas “a esmo”!
Abraço!
Flavio,
Acho o ,máximo suas escolhas “a esmo”!
Abraço!
FG, o piloto parece você!! rs…
Muito bacana a foto, o post, enfim, nota 10!
Será que foi a única edição?
Flavio
Sou kartista, motociclista (cross) e admirador assíduo do automobilismo e esporte motor. Leio seu blog há pelo menos 5 anos, e posso garantir que seus ideais me influenciam muito não só no campo do automobilismo como no campo da vida.
Agora tem uma coisa que eu preciso saber. Porque vc gosta tanto dos DKWs? Pq te remetem a sua infância? Pela mecânica particular? Pelo estigma da marca (?)? Entenda que eu não sou da mesma época, por isso a pergunta…
Ah, são muitas razões. Infância, dois tempos, brinquedos que ganhei quando criança…
Tenho 2 Dts (180 e 200r) e um Kart RD 135. Nunca andei de 4 tempos na pista…
no kartódromo o barulho do meu RD é inconfundível e sem dúvida o mais bonito de todos
é o cheirinho de oleo 2T, aquilo vicia!
Legal demais as fotos… quem dera, poder ver uma competição como essa nos dias de hoje.
Demais, que coisa linda, não sou desse tempo, mas vendo as fotos, eu sinto uma coisa mais pura nas pessoas, todos estão ali para se divertir, curtir realmente a prova, Fusca, Dkw, Porsche, todos juntos e felizes.
Que bacana isto. Vale a entrada do dia no blog!
off topic. Flavio você viu o acidente que aconteceu com um empresário e sua Lamborghini galhada em São Paulo? acho que daria um bom post sobre superesportivos e seus motoristas despreparados para a potência dos carros.
Não vi. Mande o link para mim.
Putz, não mandei porque achei que não teria nada a ver com o post …