CARNIFICINA
SÃO PAULO – A semana em Macau tem sido trágica. Ontem, morreu um piloto português de moto. Hoje, um piloto de Hong Kong de carros de Turismo.
A pista sempre foi perigosa, apesar de todos os cuidados que se tomam para circuitos de rua. Podem ser apenas duas coincidências trágicas. Mas é preocupante, claro. Assustador. E, sobretudo, muito triste.
O acidente de Yau Wing Choi, pelo vídeo, não tem nada demais. Mesmo. Muito estranha, a morte, que deve ser investigada a fundo.
Este circuito é loucura de carro, com aquela reta enorme que acaba em uma esquina. Só louco corre lá de moto . Pergunto, há corridas de motos em Mônaco????
Não podemos descartar a possibilidade de uma solda, da gaiola de proteção,ter se rompido com o impacto e ter acertado o piloto. Seria um absurdo isso ocorrer, mas infelizmente ocorre.
É plausível. Acho muito difícil carenagem externa causar um ferimento tão profundo nos turismos de hoje em dia.
É sabido que o cérebro não tem a mesma resistência a impactos laterais como tem a impactos frontais. É uma questão de anatomia.
Porém me pergunto se havia alguma proteção contra deslocamento da cabeça lateralmente, como tem na Nascar.
De acordo com as fotos a que tive acesso não parece que nada tenha penetrado no cockpit, mas a amolgadela lateral pode ter partido a Rollbar e esta ter atingido o piloto mortalmente.
Alguma coisa atingiu o piloto lá dentro. Só pode ser.
Putz… Fico imaginando o clima no autódromo. Tem corrida que valha a pena num ambiente desse?
A batida foi forte, mas a desaceleração nem tanto. Ou o cinto não estava atado ou alguma parte da carroceria/guardrail o ferfurou. Sou mais a segunda hipótese.
Triste. Força as famílias.
Não sei se o “HANS” segura impactos laterais… de vez em quando o pescoço não aguenta esse tipo de tranco. Realmente é um mistério o que aconteceu.
Corridas são perigosas… todos sabem dos riscos… dessa forma só resta desejar que o Senhor ampare as Familias aqui na Terra e que os receba os pilotos de braços abertos.
Imperador
Amigo Flavio,
Parece que algo do guard rali entrou dentro do carro e atingiu o piloto.
Numa célula de sobrevivência e batida lateral, ele não poderia sangrar tanto…
Puro “achismo”…
Abraços
Marcelo
Ele vinha com motor cheio para ganhar a reta, então a pancada deve ter sido considerável. Impacto lateral é f*da, especialmente se ele estava sentado do lado esquerdo do carro. RIP Phillip Yau Wing Choi.
Eu estive, em 2008, pra ver o WTCC de Macau, quando eu morava em Hong Kong (pertinho de lá).
Acho um absurdo corrida de moto naquele lugar. deveria ser proibido motos correrem em pista de rua em qualquer parte do mundo
Reparem na foto que há MUITO sangue no piloto e não parece ser de uma eventual traqueostomia, porque tem até no braço direito.
Tenho a impressão de que algo não aguentou o tranco e “rasgou” o cara. Lamentável.
caro Leo…parece que aquele protetor metalico,com tela,que fica acima do guard rail…entrou pela janela…e acertou o Portugues de forma fulminante…e triste…+ quem gosta de dar PAU…andar FORTE nas Pistas de varias modalidades Perigosas…sabe o Risco…Infelizmente Morreram ate agora neste final de semana Sino/Portugues 2 Pilotos…que os anjos de Luz os recebam com Carinho no outro plano…valeu.
acertou o CHINES.
Foi a impressão que tive também.
A batida foi absolutamente corriqueira, ninguém morre por uma batidade desse tipo.
Alguma coisa deve ter entrado pela janela, possivelmente um pedaço do guard rail.
alguem sabe qual lado o piloto fica? direita ou esquerda? esses impactos laterais são um perigo, na hora me lembrei desse aqui: http://www.youtube.com/watch?v=fCcKrHegYFI&feature=related da V8 australiana muito parecido e tambem muito estranho considerando que o impacto foi do lado oposto ao piloto
Estranho mesmo…será que o cinto se soltou? Ou bateu a cabeça na lateral do carro? E com isso ficou desacordado e pode ter ingerido aquela fumaça?
Acidente normal em corrida de alta velocidade, uma vacilada na curva e o carro esparramou um pouca a mais do que devia , a pancada não foi tão forte assim a ponto de causar a morte do piloto. Realmente deve ser investigado a fundo a morte do piloto. Mas houve um certa demora para tirar o piloto do carro .
A pancada foi forte. Talvez tenha ficado desacordado e foi asfixiado pela quantidade de fumaça dentro do carro.
Essas batidas as vezes parecem fracas mesmo, insuficientemente graves para levar a óbito. Mas o acidente do Dale Sr. na nascar em 2001 também não pareceu fatal. Ai levanta-se milhares de teorias. Mal súbito, infarto, lesão cervical… etc
Sufocou com a fumaça ???? Só pode, pois da batida seria impossível.
intoxicação pela fumaça? Pq a pancada não parece ter sido forte.
Parece uma falha mecânica mesmo, ou um mal súbito do piloto, pois ele mal fez a curva e pouco desacelerou.
O piloto tocou levemente no guadrail do lado de dentro da curva, mas foi o suficiente para jogá-lo em direção ao muro. A pancada, mesmo lateral, foi muito forte. Uma pena.