MAIO, 1951

SÃO PAULO (leave me alone!) – Segundo o Ricardo Divila, este vídeo (será que é repeteco?) é do Prêmio Governador Lucas Nogueira Garcez, em 13 de maio de 1951 (exatamente um ano depois do primeiro GP da F-1 moderna, em Silverstone). Interlagos em estado puro, baratinhas lindas, Chico Landi em primeiro.

Quem tiver mais informações, coloque aqui. E quem não tiver, que aprecie uma pista de verdade 61 anos atrás.

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Candreva
André Candreva
11 anos atrás

Flávio,

sensacional o vídeo… raro por sinal…

Ver Chico Landi correr ali é realmente algo muito gratificante, por tudo que ele representa para o nosso automobilismo…

E Interlagos em estado puro… show…

abs…

Geraldo Casselli Júnior
Geraldo Casselli Júnior
11 anos atrás

Saudades de “Seo Chico”. Sempre eu visitava a oficina dele. Acabei me tornando um “Rato-de-Oficina” Eu queria entender de motores um monte coisas. Vivia fuçando ali. Uma vez ele estava muito ocupado, e eu lá, rodando na oficina. Pra ter um pouco de sossego, ele pegou um album enorme, cheio de recortes da carreira dele e deixou comigo pra ver ali na oficina. Fiquei quietinho num canto viajando naquilo tudo, e ele, finalmente, pode trabalhar em paz. Tinha um Maverick “Quadrijet” e já saí algumas vezes com ele pra comprar peças.. Pisava fundo. Só tenho grandes lembranças deste cara !!!

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

O que me toca neste filme é ver que na curva do pinheirinho tinha um pinheirinho…

É lindo…

Parte da pista ainda sem asfalto. Vídeo memorável!

Ed
Ed
11 anos atrás

Putz, o cara de óculos atrás do Chico qdo. ele esta fumando sentado na barata, não seria o Sr. Janio Quadros?

Mauricio
Mauricio
Reply to  Ed
11 anos atrás

é ELE..

Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

Tempos primórdios de Interlagos! O Chico Landi era o melhor piloto brasileiro da época, tanto que foi o primeiro brasileiro a correr na F1, além de ter sido o primeiro a pontuar, e fora que ele ainda montou uma equipe brasileira na F1 que se chamava “Escuderia Bandeirantes” em 1952. Isso são imagens de um tempo que nunca mais volta, e que agora são Lendárias.

Luiz
Luiz
11 anos atrás

Eu tinha um ano e doze dias. Não sei se perceberam a educação do povo. Nenhum cercado, o público na beira da pista, ninguém atirando sequer uma bagana de cigarro nos que passam. Invadir? Nem pensar!!!

zeduardo
zeduardo
Reply to  Luiz
11 anos atrás

é bituca…bagana é outra coisa

D. Viana
D. Viana
Reply to  zeduardo
11 anos atrás

Opsssss

Mauricio
Mauricio
Reply to  D. Viana
11 anos atrás

Deixa de serem chatos!

Eu sei o que é bagana, e não sou tão velho assim.

Antonio
Antonio
11 anos atrás

Um barato ver os pilotos de mangas curtas e fumando um cigarrinho depois da prova, além de Interlagos ainda “selvagem”. Mudando um pouco de assunto, alguém saberia me informar se o Salão Internacional de Veículos Antigos que ocorrerá no Anhembi agora no final de Novembro vale a visita?

Mauricio
Mauricio
Reply to  Antonio
11 anos atrás

VALE!!!!

Antonio
Antonio
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Vou lá então. Só faço a pergunta pq uns anos atrás fui numa exposição no Pavilhão da Agua Funda e estava um fracasso total, com pouquíssimos carros, só valeu a visita pelo Simca do Vigilante Rodoviário que estava exposto lá.

José Bellissimo
José Bellissimo
11 anos atrás

Que espetacular.!!!!..Interlagos é sinônimo de automobilismo. Mesmo andando pela pista a pé tem alguma coisa que mexe com a gente…. Pena que o circuito antigo não possa ser usado…Que Interlagos dure para sempre.

Franco
Franco
11 anos atrás

Flavio arruma uma muda de araucária bem boa e planta na curva do pinheinho, uma não, o certo é plantar várias., a araucária era muito comum em SPaulo de antigamente.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Franco
11 anos atrás

Saudosa época….

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

Foi um verdadeiro crime acabar com esse Circuito… que foi o idiota do Prefeito que deixou isso acontecer?

Imperador

Enko
Enko
Reply to  Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

p circuito,continua lá intacto, é só promoverem as obras necessárias que ele pode voltar a atividade, mas a f1 e mister bernie não deixam.
de cima daquele antigo aterro sanitário dá para ver todo o traçado antigo.

Ulisses
Ulisses
11 anos atrás

Espetacular!

rcastro
rcastro
11 anos atrás

Genial:Chico Landi saindo da barata,já com o cigarrinho na boca.-hoje ele seria massacrado pelos
politicamente corretos,

Mauricio
Mauricio
Reply to  rcastro
11 anos atrás

Como o tudo mais.

A velha frase da vovó cabe nos tempos modernos: Tudo o que é demais faz mal.

Ela morreu com 102 anos e fumava um cigarrinho por dia, de palha, fumo de corda extra-forte. Bebia duas canecas de vinho rascante por dia, uma no almoço e outra no jantar…

O que mata é o excesso.

Martim
Martim
11 anos atrás
Paulo Emilio
Paulo Emilio
11 anos atrás

Imagens muito boas, uma beleza ver a pericia necessária nas antigas curvas 1 e 2 , os pilotos acelerando no inicio do retão ! Espero que a história não se repita mas semana passada tivemos neste blog imagens ineditas do antigo autodromo do Rio, em 1970, ao mesmo tempo em que o autodromo era definitivamente fechado, enquanto se aguardam os condominios ! Espero que estas imagens não sejam um mal presságio para Interlagos, já definitivamente mutilado mas ainda em funcionamento !

Egberto
Egberto
11 anos atrás

Cada vez que vejo uma filmagem desta época é de arrepiar. Camiseta com manga curta, gorro, calça (linho??), RELÓGIO de pulso e na saida um cigarro……………………..é o máximo.
FG, o que a cidade de São Paulo fez que cercou o autodromo??????não dava para crescer para outro lado???

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
11 anos atrás

Nos anos 30 em Nuburgring todos os anos mais de 300.000 pessoas ia ver essas baratas quentes. As alemãs chegavam a ter mais de 500 Hp. Terminou a guerra e esses maravilhosos homens malucos retiraram seus carros escondidos em porões da França, Itália, Alemanha e fora correr por aí. Daí decidiram dar uma passadinha em Interlagos para desafiarem a morte, e debochar dela, e encher os olhos dos apaixonados. A F1 deve seu romantismo e sua história e seu sucesso de hoje a esses pilotos essas máquinas, mas parece que o corpo dirigente assim como os pilotos de hoje pensam o contrário. Que beleza de traçado, me lembro que no final dos anos 70 os mecânicos da Maranello aplaudiam Gilles Villeneuve nos testes de pneus quando este fazia a grande curva depois da reta dos boxes sem tirar o pé chegando lá no final do antigo retão a mais de 340 Km/h em sua Ferrari de motor plano 12, sem ABS, sem borboletas disso e daquilo, sem botões no volante, sem hans, sem teste de impactos, etc… A insanidade desse tipo de coisa é apaixonante.
Abraço a todos.

Acrisio Mota
Acrisio Mota
11 anos atrás

Eles não eram pilotos, eram sobreviventes!! Sensacional esse video!! Moro do lado do Setor G, a duas ruas… fiquei impressionado como era e como está hoje!

gerson
gerson
11 anos atrás

O pinheirinho está lá, na curva.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  gerson
11 anos atrás

Eu vi também… bem legal… pena que acabaram com tudo.

Armando Junior
Armando Junior
11 anos atrás

Depois da vitoria, um cigarrinho pra acalmar.

Carlos Cwb
Carlos Cwb
11 anos atrás

Tinha que ser muito macho. Sem capacete, sem cinto, sem guard rail, só chassi e motor.. Bons tempos…Nasci um ano depois disso…

Carlos Pereira
Carlos Pereira
11 anos atrás

Vamos admitir: Tinha que ter muito peito pra correr aí. Um traçado fantástico, Verdadeira pista de corrida. Na minha opinião, o mais bonito traçado do mundo, ao lado de Nurburgring. Acho que é o melhor, pois você via praticamnete toda a pista e não perdia a corrida… E o Grande Chico Landi. Mestre do Automobilismo, pai de uma geração de grandes pilotos, que culminaram na Vitoria de Emerson quando ganhou o Titulo da F1. Todos pilotos brasileiros devem muito a ele.

WALTER
WALTER
11 anos atrás

Será que a baratinha 18 (que segue chico em segundo lugar) já era o velho lobo?

Mario Valente
Mario Valente
11 anos atrás

Pilotagem em estado puro, também.

Renato
Renato
11 anos atrás

A razão pela qual uma pista como Yas Marina nunca vai ser um Interlagos é pelos fantasmas que existem ali. Interlagos tem alma, coisa que nenhum hotel que muda de cor resolve.

Coisas como o título de Hamilton ou a vitória do Ayrton na chuva somente são possíveis em lugares em que o espírito do automobilismo vive.

Armando Junior
Armando Junior
Reply to  Renato
11 anos atrás

Concordo plenamente!

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Renato
11 anos atrás

Concorco e assino embaixo Renato,

Concordo porque certa vêz ha 20 anos atras, eu queria por que queria pedalar em Interlagos, então fui até lá um domingo no inicio da manha, não haveriam corridas naquele dia, cheguei no portão principal, troquei uma idéia com o vigia que me permitil andar por apenas 1 hora. Então entrei na pista, e tive o grande prazer de dar aquelas 5 voltas no circuito .enquanto o sol raiava, sózinho, sem ninguem, sem ostradicionais bólidos rasgando suas retas , E posso afirmar que pedalando pelo circuito, naquele silencio sepulcral da manha, onde apenas podia escutar o ranger da corrente na catraca, me passava pela cabeça coisas como.. “- Neste traçado já correu a nata do automobilismo de muitas décadas.. Villeneuve, Fangio, Emerson, Rindht, Senna Schumacher, Petterson, Lauda, Landi, Prost, Hill.”. Vibrações incriveis passavam pela minha mente, foi então que percebi que isto não era por acaso.. Esta pista está viva.. Ela tem alma… Coisa de arrepiar..Mesmo que andando por ela a bordo de uma simples bicicleta. Coisa que está encalacrada até hoje em minha mente..

Pode estar propiciando motivos para pagar mico por tais ponderações, mas esta é minha humilde reflexão sobre Interlagos.

Valeu

Claudio
Claudio
Reply to  Renato
11 anos atrás

Espero que um dia o traçado original de Interlagos seja recuperado.