MCLAREN MP4-28 | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013 - 10:49F-1

MCLAREN MP4-28

6727SÃO PAULO (não diga) – Nos lançamentos de carros novos na Fórmula 1, além da frase “mudamos o assoalho, as asas e o perfil para otimizar a passagem do ar” (com as variáveis “o desenho dos defletores foi aprimorado para otimizar a passagem do ar”, “o bico é mais alto para otimizar a passagem do ar”, “o bico é mais baixo para otimizar a passagem do ar” e “os macacões agora são vermelhos para otimizar a passagem do ar”), fala-se sempre que “por fora ele se parece com o do ano passado, mas por baixo da carenagem é tudo novo”.

Foi isso que disseram hoje os homens da McLaren na apresentação do MP4-28 em Woking. Foi uma festança e tanto, porque o time está completando 50 anos de vida. E tinha piloto novo na parada, o metidinho Sergio Pérez. Fizeram até um desfile dentro do salão principal com alguns carros históricos, como o MP4-4 que ganhou 15 das 16 corridas de 1988, dando a Senna seu primeiro título mundial.

O novo modelo, como no ano passado, não tem degrau no bico, o que já o coloca como único representante da decência estética na categoria. Como o regulamento não mudou quase nada de 2012 para 2013, era natural que assim fosse. A McLaren terminou bem a última temporada e tudo indica que vai começar brigando na frente. De relevante, no aspecto técnico, houve uma mudança de conceito na suspensão dianteira, para otimizar a passagem do ar.

Algumas dúvidas para 2013. Button será o líder que a equipe precisa, sem Hamilton? E Pérez, como vai se comportar? Será um jovem humilde querendo aprender ou vai chegar atirando nachos na cabeça de quem não atender aos seus pedidos? Terminará o ano feliz por ter conseguido alguns pódios e uma ou outra vitória, ou vai tomar um porre de tequila se for engolido pelo gentil companheiro inglês?

Amanhã é a Ferrari que apresenta seu carro em Maranello. Estou sabendo que mudaram muita coisa em relação ao modelo do ano passado, especialmente nos componentes que permitem otimizar a passagem do ar.

48 comentários

  1. Allan disse:

    Para o ano:
    - Ferrari muda totalmente (como as fotos já mostraram) para avançar sobre McLaren e Red Bull
    - Red Bull e McLaren mudam pouco – a primeira para ganhar mais velocidade em curvas (busca de Newey) e a segunda para ganhar resistência e regularidade
    - Renault melhora um pouco – provavelmente em treinos, ponto fraco do Kimi

    Todos os carros extremamente feios, diga-se. Não tem beleza nesses botos…

  2. Valerio Dias disse:

    Eles continuam com a Mercedes? Não tinha acabado a parceria?

    Quando vão usar os propulsores próprios?

  3. Fábio Eduardo disse:

    Vou analisar bem as imagens. Quero fazer algumas melhorias e otimizar a passagem de ar do meu Gol 1000.

  4. Flaviz disse:

    A Autosport conta que o carro tem degrau no bico. Só usaram a regra nova pra cobrir.
    Além disso parece um carro conceitualmente diferente por usar suspensões pull-rod.
    http://www.autosport.com/news/report.php/id/105351

  5. George McCrae disse:

    Se não me engano a Tag Heuer está retornando a McLaren… Confirmam esse dado?

  6. ALEX B. disse:

    E tanta aerodinamica, mas tanta facilitação da passagem de ar, que eu me pergunto: Nessa aeração toda, se o Auriga peidar ganha alguns centesimos ou perde???

  7. Thiago Azevedo disse:

    O Button e o Pérez têm pilotagens parecidas – ambos são suaves. Fica mais fácil atender a ambos, coisa mais difícil de acontacer quando se tem um Hamilton (bastante agressivo) dividindo e dando pitaco no desenvolvimento do carro.
    Tem tudo para ir bem.

  8. Gostei da festinha, com aqueles carros ícones dando a volta no espelho d’água e roncadinha no salão fechado. Bacana.

  9. Sanzio disse:

    A pergunta que não quer calar é: Que horas o Gola Profonda pretente te ligar amanhã?

  10. Henrique disse:

    Ainda bem que atualmente existe o control+V e control+c, que permitem otimizar a passagem do ar ( no texto )…………

  11. Piquetada disse:

    Pera aí Gomes, quem deu o primeiro título mundial ao Senna foi o regulamento de descartes, na pista e nos resultados(que é o que vale), ele não conseguiu superar Prost. O francês em 88 foi brilhante, em 16 corridas ou foi primeiro ou foi segundo, e só abandonou duas vezes por causa de problemas mecânicos. Já o “herói” nacional não conseguiu igualar Prost nos resultados, ainda deu duas belas pixotadas em MON e ITA quando liderava. Fora aquela vacilada no GP da França com o retardatário, Prost passou os dois de uma vez e venceu a prova.

    Pra mim, esses títulos de Senna em 88 e 90 foram bem artificiais! Que graça tem ser campeão com ajuda do regulamento ou jogando o carro em cima do rival? O que vale é superar o rival sendo o melhor na pista e de forma limpa. Coisa que Senna não conseguiu em 88 e 90!!! E em 89 pelo carro superior que tinha(igual a Prost), Senna fez uma péssima temporada cheia de erros(BRA/ING/HUN/POR/AUS), Prost ainda cutucou mandando recado:

    “Ele é rápido mas erra, e quando errar estarei por perto. Senna é muito rápido em classificações, mas em corridas nunca me impressionou porque erra muito”

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_1988

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_1989

    No terceiro título Senna foi campeão em cima de Mansell que era craque em jogar título fora(o inglês era fera pra vencer corridas, mas fraco pra administrar campeonatos). Em 92 a Williams tinha um carro muito veloz, mas quebrava uma barbaridade(fora erros do time nos boxes). Mansell também colaborou fazendo suas besteiras ao volante. Bom lembrar, em 92 Senna sempre contou com um bom carro e extremamente confiante pra época, raramente quebrava! Em termos de campeonatos os títulos de Senna não foi nenhuma obra-prima. Sou mais o Sebastian Vettel que raramente erra, ainda foi tricampeão de forma limpa-sem-trapaças superando vários campeões em duas temporadas difíceis, caso de 2010 e 2012! Em 2011 Vettel venceu com carro superior, mas Clark também só chegou aos títulos(63/65), graças a isso. Clark podia contar com Chapman e Vettel não pode contar com Newey? E o Senna que pegou tudo “mastigado” na Mclaren, quem desenvolveu aquela fantástica Mclaren no final dos anos 80 foram Prost-Murray-Nichols(motor Honda chegou pronto na Mclaren graças a Piquet nos tempos de Williams). Senna não teve participação nenhuma no desenvolvimento daqueles carros, só sentou e pilotou. E quando o carro perdeu rendimento trocou Mclaren pela poderosa Williams, Senna já tinha feito o mesmo entre Lotus e Mclaren…pegando carro e motor emprestado, assim é fácil chegar aos recordes e títulos…

  12. Fernando disse:

    Seus textos estão cada vez melhores, creio que seja também pra otimizar a passagem do ar no blog

  13. Zé Alonso Muchon (Sorocaba SP) disse:

    Só não por não ter o degrau já é um dos mais bonitos.

  14. Speed Racer da Mooca disse:

    Pronto, lá vou eu colocar essa foto ao lado do modelo do ano passado pra procurar as diferenças….

  15. Jose Brabham disse:

    Periga ser o mais bonito do grid. Vamos ver se anda…

  16. iRineu disse:

    Só tomando Luftal, mesmo, para otimizar a passagem do ar…

  17. Mauricio disse:

    Continua o carro mais bonito da F1 atual. Fluido, limpo e elegante. Diferenças só na suspensão dianteira, no formato das azas dianteiras (com certeza se deformam com a passagem de ar) e o aerofólio traseiro mais baixo e com o famigerado DRS passivo.

    Ficou legal.

    Vamos ver se anda!

  18. Alexey Karpov disse:

    Aí está o carro que por suas linhas fluídicas e pela beleza do layout formam um conjunto estético fantástico que já deveria largar com uns 20 pontos de bônus no campeonato. Merece muito o título de 2013. Pra melhorar, só faltava ser branco no lugar do prata. Aí matava a pau.

  19. Edu Bassan disse:

    Sinceramente, fora o degrau, parece exatamente o mesmo carro do ano passado. Bonito, mas um tédio…

  20. Pablo disse:

    É mais fácil alguém da Mclaren dizer: “Pegamos o carro do ano passado, levamos no lava jato, demos uma encerada e passamos um pretinho no pneu e estamos apresentando como se fosse o modelo 2013″. Sinceramente, parece que é aquelas lojas que vende modelos semi novos. Não há diferença. O carro da Mclaren está lindo. A Mclaren sempre apresenta belos carros.

  21. Celio Ferreira disse:

    Outro carro bonito igual a Lotus, como eu disse os comentarios tecnicos ficam para os
    que pensam que entendem .

  22. Diogo disse:

    Eu estou achando que esse carro está muito “limpo”. Nesse monte de espaços vazios, vão aprecer alguns patrocinadores mexicanos: Jose Cuervo, Disensa, alguma empresa do grupo Telmex…

  23. Allez Alonso! disse:

    Pra quem, como eu, gosta de detalhes mais técnicos (se fluxo de ar fosse o mais importante os charutos dos carros seriam como aviões, rsrs) aqui vão alguns detalhes:
    - o carro esta ligeiramente mais alto; os sidepods sao parecidos com os da Lotus (o das imagens computadorizadas, esqueçam o carro apresentado…); suspensão dianteira pull rod, como na Ferrari; suspensão traseira como da red bull, assim como se especulam as saídas de escape, esqueçam essa apresentada; roll hoop bem reduzido (aquela entrada de ar em cima do capacete). O bico não tem degrau mas é mais angulado, tipo nariz do Prost, as asas tanto diant qto traseira, melhor aguardarmos Melbourne…

  24. EDGAR BIANCHI FILHO disse:

    LINDO CARRO… JA O PILOTO NOVO! PEGARAM O CARA DA SAUBER ERRADO… TINHA QUE SER O NIPONICO

  25. Carlos Trivellato disse:

    Lindão, hein? Só espero que, como bom ferrarista, não ande nada!

  26. Willian disse:

    esse carro da mclaren é bonito…………..vamos ver a ferrari amanha

  27. Maurício Stork disse:

    Luiz Razia fechou com a Marussia !!!!!!!!!!!

  28. Renato disse:

    Pelo menos o carro nao se parece com um lego em escala real….sobre os pilotos vale lembrar que Button com seu estilo gentleman ja deixou Barrichello pra tras nos tempos de Honda/Brawn e nao tenho dúvidas que foi o motivo que levou Hamilton para a Mercedes.Grana era só bater o pé que Ron Dennis acertaria.Button se nao é o rei das voltas lançadas, em ritmo e leitura de corrida é o melhor do grid atual.

    • Thiago Basilio disse:

      Com base em que vc considera Button o melhor do grid?Beleza?Gentileza?Esperteza?

      • Thiago Basilio disse:

        Agora entendi.Você o considera em ritmo de corrida.Deve ser por isso que ele passou o ano passado inteiro reclamando da falta de ritmo de corrida e da falta de grip enquanto Hamilton estava sempre entre os primeiros do grid e foi o responsável pelo carro da mclaren ter sido o carro o mais rápido ao longo do ano.

  29. Rafael Silva Santos disse:

    Quem otimizou bastante a passagem de ar foram os pais do Fabio Seixas que o fizeram com aquele nariz com um duto generoso.

  30. Alves disse:

    Acho que já deu dessa pintura né ? Todo ano é a mesma. Eu até acho bonita e tal, mas já cansou. Até a Ferrari muda mais de pintura !

  31. Paulo Mendes disse:

    É tanta otimização na passagem de ar, que os pilotos estão treinando apnéia :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>