Flávio, se cogita em algum futuro longínquo, talvez usar esta área como uma pista de rua, após as obras fatídicas das Olimpíadas?
MARCO ANTONIO
11 anos atrás
Os cariocas não têm mais onde pilotar carro e moto com segurança. O comércio de motos importadas aumentou muito e tem ganho força no Rio. Sobra turma de motociclistas querendo acelerar, fazer cursos e track days. Como não têm onde, acabam indo para as rodovias. E o número de mortes de motociclistas aumenta muito. No autódromo isso era feito com segurança.
Rodrigo Mota
11 anos atrás
pelo menos no circuito de Jacarepaguá que eu tenho no meu RFactor a prefeitura do Rio de Janeiro não mete a mão…
largo em último, causo um puta de um acidente e chego em último. mas me divirto pacas…
Leandro
11 anos atrás
Não considero a destruição de Jaca essa heresia toda não. Um terreno enorme, em uma área que se valorizou terrivelmente e, principalmente, sub utilizado (junto ou separado ?).
Vendo os comentários acima, fico com a impressão que destruíram um belissimo autódromo onde ocorriam dezenas de campeonatos em um esporte super popular no Brasil.
Quando passava por ali, na verdade, via um terreno abandonado, caindo aos pedaços onde, de vez em quando, os endinheirados iam correr com seus carroes importados em campeonatos irrelevantes.
Melhor assim, serve para a Olimpíadas e depois vira condominio de luxo.
Aquilo não era um museu, era um terreno abandonado, com mato crescendo por todo lado. A questão que coloco é justamente esta, se não for para cuidar do autodromo, ussa-lo para o desenvolivmento do automobilismo ou mesmo como centro da memoria do esporte, para que mantê-lo lá. Só para falar que temos autódromo ? Lembrar do GP Brasil de 88 ?
Ó lendro tu tão pequeno conto teu nome tu naõ viveu quando tudo começou era um pantano que tinha cobras etá jacarés e o dinheiro que foi gasto para fazer essa obra era o autodromo mais bonito e fechado do mundo ,, tu deves sêr erdeiro desses f.da. p.que destruiram esse trabalho de 45 anos.
Autodrómos não tem importância. Nem todos gostam de corridas de carro, podemos viver muito bem sem elas. Já museus mostram a história. Não vamos comparar e distorcer as coisas, por favor.
Sou de São Paulo e concordo com você, Leandro. Ninguém cuida, ninguém liga, vira um terreno baldio sem utilização e depois quando dão um outro destino para o bem todo mundo sobe nas tamancas.
O problema é que existem pessoas e instituições que movimentam muito dinheiro que deveriam cuidar de espaços como Jacarepaguá.
Que aliás, era sub utilizado também por inépcia destas pessoas e instituições.
E inépcia é um termo leve, porque o que foi citado “melhor assim, serve para olimpíadas e depois vira condomínio de luxo” é melhor só pra quem vai ganhar (muitíssimo) dinheiro com isso.
O autódromo ter sido destruído é só o capítulo final de uma situação que não deveria ocorrer.
Se existe uma praça ou parque público perto da sua casa, a prefeitura abandona a área, deixa o mato e a sujeira dominarem o local, voce concorda que seja transformado em um condomínio ?
Que lógica é esta ?
Marcos André - Rj
11 anos atrás
Moro perto e trabalho perto…mas ainda não tive coragem de ir até lá…estranho, acho isso meio covarde da minha parte…vou a enterros e não chego perto do morto…foi assim com todos os meus entes que partiram…quando ví a foto..senti arrepios…
PRNDSL
11 anos atrás
OBA, tive uma idéia : CHAMA O PESSOAL DA TRUCK SERIES DA NASCAR e vai no terrão mesmo eheheh
Dalton
11 anos atrás
Nossa que terreno bom, hummmm tabom para plantar Soja, tudo agora no Brasil é assim só commodity, não se fabrica nada, e o que existe de bom se acaba.
Jose Brabham
11 anos atrás
Era o autódromo que eu mais gostava nos anos 80. Foi o também o primeiro que eu decorei a pista. Foi o primeiro lugar que vi um F1 correr (testes de pneus em 1984). De suas arquibancadas assisti a minha primeira corrida ao vivo (1985) e a primeira vitória brasileira (1986). Foi a primeira pista que invadi e os primeiros boxes de F1 que visitei (1986).
Não era o melhor traçado do mundo, mas foi por muitos anos o “nosso” GP: aquele com calor, degradação de pneus e gatas de biquini no pit-lane… A pista de Jacarepaguá, o Autódromo Nélson Piquet, já deixou saudades…
Deixando um pouco de lado a paixão e o romantismo que temos, e tendo em vista que a área de um autódromo é enorme, este problema de valorização imobiliária sempre existirá.
Para citar como exemplo, comento sobre o de Curitiba, (particular) cujo qual tive a missão de implodir o antigo, levantar o novo, administrá-lo e fazer ser viável financeiramente por 8 longos anos.
Sinceramente não é nada fácil, mas no nosso caso, fizemos um estudo de valorização imobiliária na época e chegamos a conclusão de explorarmos por 20 anos. Dito e feito……em 2015 vence este prazo estipulado em 1995, e a área já recebeu inúmeras super propostas, portanto na minha ótica para um autódromo tem que existir planejamento e com o Objetivo Definido atingido, parte-se para outra empreitada, a não ser em casos esporádicos como o Parque Beto Carreiro, Velo Citra do Souza Ramos.
No caso dos públicos,de tempos em tempos(+- 30 anos) devem ceder para o imobiliário e partirem como chamaris para áreas mais afastadas com incentivos de acessos e outros mais.
Abs.
Flávio Trindade.
No caso do Rio, o Autódromo atraí-a grandes eventos para a cidade que girava um monte de dinheiro e de impostos, como grande Prêmio de F1, Mundial de Motociclísmo, Mundial de Fórmula Indy, etc.
Eventos filmados ao vivo e que mostravam as belezas do Rio para todo o mundo atraindo mais turistas.
Isso tudo se perdeu, antes de se perder o Autódromo de Jacapaguá.
Portanto………hora de refletir e rever o passado.
Abs.
Flávio Trindade.
Realmente voce está certo. Me parece que já foi de caso pensado, perde-se a F1, não se investe para modernizar e quando estiver bem ruinzinho, a gente alega FALTA DE PUBLICO e todos nós (bons políticos do Rio ) ganhamos uma grana!!!
Flávio Trindade
Seu raciocínio sobre valorização imobiliária é válido para propriedade privada.
Se existe uma praça ou parque público perto da sua casa, a prefeitura abandona a área, deixa o mato e a sujeira dominarem o local, voce concorda que seja transformado em um condomínio ?
Patrimõnio público não pode ser refem da especulação imobiliária.
Márcio Rezende
11 anos atrás
Muito triste… masi ainda quando se vai a fundo e descobre-se que por tras de tudo existe um enorme interesse imobiliário, de novo, poucos se aproveitando ilegalmente de um evento que seria para promover o esporte no país… vergonhoso…
ALEX B.
11 anos atrás
Credo! Esqueleto de historias…
John McClane
11 anos atrás
É a tal passividade bovina…
Mauricio Camargo
11 anos atrás
Previsível.
Marcelo
11 anos atrás
A revista Quatro Rodas instituiu em 1989 o Ranking de todos os tempos(semelhante ao Ranking Oficial da FIA). Os 6 primeiros de cada campeonato recebem pontos(9,6,4,3,2 e 1). A soma é multiplicada pelo resultado da divisão do número de vitórias pelo total de GPs disputados. Este critério valoriza os títulos, a regularidade e a média de vitórias. Esse critério vale apenas para quem venceu uma vez na F1.
Desde 89 me baseio por essa lista, como foi criada por uma revista brasileira tem que ser levada em consideração(mais imparcial que isso impossível), a revista estranhamente deixou de publicar essa lista no final dos anos 90(o vento começou a soprar contra, acabou a imparcialidade não é Galvão). Mesmo assim, resolvi atualizar ano a ano para ver como fica, acredito ser uma boa base para saber o nível dos pilotos. Para muitos por causa da “raivinha”, ela não que dizer muito, mas ninguém pode negar o aproveitamento que cada piloto conseguiu na F-1(fora as conquistas históricas, como por exemplo, formar um time em torno de si começando por baixo até os títulos, casos de Lauda, Piquet, Prost, Schumacher, Alonso e Vettel). Bom lembrar, mais de 700 pilotos passaram pela categoria, entrar nessa lista já é um grande feito mesmo vencendo apenas uma vez no mundial.
Atualizado até o GP de BRA 2012, abaixo somente os Campeões(pilotos na ativa com *). Achei melhor separar os campeões dos não campeões, mostra melhor a realidade. Essa coisa de colocar S.Moss entre os super-campeões, na minha opinião é forçar muito a barra. Pela média, ele ficaria a frente de tricampeões como Vettel, Lauda, Piquet e Brabham, de vários bicampeões, e todos campeões. Uma coisa fica bem claro, em termos de eficiência, Moss foi disparado o melhor piloto sem títulos da F-1.
Muito boa planilha, talvez uns 4 ou 5 vão aceitar. Já o resto…..
Ulisses
11 anos atrás
Então … coisas corriqueiras de um país sem planejamento.
Que pena!
E todos nós temos alguma responsabilidade nisso, somos um povo demaisiado passivo (em tudo)!
kiko
11 anos atrás
Interlagos será o próximo??? Começo a achar que sim.
Bira Martins
11 anos atrás
Enquanto isso, nós aqui de Barretos/SP, conhecida mundialmente pela Festa do Peão de Boiadeiro, estamos tentando de tudo para ver se conseguimos construir pelo menos um pequeno autódromo de terra batida. Já temos a abertura do nacional de Rally Cross Country, prevista para 8,9 e 10 de março.
Helton Fernandes
11 anos atrás
Flávio, algum outro autódromo do mundo já foi destruído nesse nível, ou esse desrespeito pelo esporte só acontece no Brasil?
Zerstörung, não destruizonen.
Hock não foi destruído como Jacarepaguá, foi desfigurado como Interlagos e Jacarépaguá em 2007.
Rafael Chinini
11 anos atrás
enquanto só falavam a gente reclamava, protestava, xingava e blz..
mas agora que é real, é bem mais triste..puta merda
Claudio Aun
11 anos atrás
Ganha mais uma bateria a industria imobiliária
Lucas Martin
11 anos atrás
Bonito vai ser se ficarem enrolando e não construir o complexo a tempo dos jogos… imagine que belo condomínio de luxo cabe ali!
Adriano Martarelli
11 anos atrás
Passo na frente do autodromo diariamente para ir ao trabalho no Recreio dos Bandeirantes. As vezes até paro para na frente, pois tem um supermercado e aproveito para comprar algo.
Infelizmente no RJ existe uma corja do empreendimento imobiliario que está passando sobre tudo e todos. Já ouvi diversos comentários sobre o condominio, (isso mesmo, condominio), que será estabelecido nesse local após as Olimpiadas. A tal da Ilha dos Atletas também está envolvida nisso, por estar ao lado do finado autodromo.
Quem está rindo com tudo isso é a expeculação imobiliaria, que já contabiliza as doletas que irão estar em seus devidos bolsos…Pq na boa, pobre ali nao terá vez, agora os nossos queridos governantes e seus secretários de plantão já devem estar mordendo uma boa grana com esse complexo, que nao é olimpico, e sim imobiliário.
Tá dito !
Roger V
11 anos atrás
Que sirva para Interlagos;
Que a mão que destrói …seja tão rápida quanto…para reconstruir!!!
Temos o imbróglio da transferência dos boxes para a reta oposta…. e o ano é 2015 não é?
-Sobre Jacarepaguá….uma LÁSTIMA!
Putz, não tava lembrando desta transferência…aí sim, acabou-se o sonho de ver o antigo traçado de interlagos…olho sempre no you tube corridas antigas de diversas categorias e dá uma puta saudade daquelas curvas…era incrível ver Peterson fazendo a um flat…infelizmente o tempo passou, Interlagos mudou e acabaram-se, por enquanto, os campeões brasileiros em categorias top (F1 principalmente). Do jeito que vai, acabarão os campeonatos tbm.
Pena….tristeza…
Abraços e sorte a todos.
Marcelo
11 anos atrás
Próximo é Interlagos, e não se atreva a duvidar, estamos nessa lata de lixo chamada Brasil, que nada mais é que um pedaço de chão com um monte de tontos em cima. Não ficaria surpreso se “amanhã”, mudassem os planos e construíssem no lugar um estádio de futebol de 1 bilhão de Dilmas. Cada povo tem o que merece!
1 bilhão de Dilmas foi ótimo. Foi engraçado, mas, se tratando de BRASIL, tudo pode acontecer.
Galvão Bueno "clone"
11 anos atrás
“Um crime-esportivo nacional verde-amarelo, não é mesmo Reginaldo?”
“Com certeza Galvão, eu ia falar isso mesmo, não é Burt”
“Com certeza”
Camila
11 anos atrás
Parafraseando Caetano em “Sampa” – “do povo oprimido nas filas, nas vilas e favelas, da força de grama que ergue e destroi histórias belas”.
Heitor GOmes
11 anos atrás
Já jogaram até a pá de cal.
DOuglas
11 anos atrás
Que bom que uma obra das olimpíadas está andando! Alguém tem fotos das obras de Deodoro?
Walerson
11 anos atrás
Cada um tem os autódromos que merecem, elegemos tiriricas, titicas e esses caras ai, e suportamos tudo isso calados, vamos reclamar do que?? Tudo culpa nossa, parabéns para nós…
Kuka Lienert
11 anos atrás
Judiação!
Futuramente ficaria muito feliz vendo fotos aéreas da construção do novo autódromo no RJ. Será?
Felipe AG
11 anos atrás
Que coisa! Que cena mais lamentável. Tudo por esta p… chamada Olimpíada. No final, haverá uma penca de elefantes brancos e não haverá traço do grande autódromo que Jacarapaguá já foi um dia. Obrigado, CBA, Nuzman, COI e, é claro, menção honrosa ao homem que deu o canetaço para tudo isso acontecer, Luis Inácio Lula da Silva.
EduardoRS
11 anos atrás
Filosofia brasileira: para construir algo, é necessário gastar com a destruição de outro algo, e depois gastar novamente para reconstruir o que foi destruído, em outro lugar. Somos o supra-sumo da eficiência.
Alexandre esse
11 anos atrás
Da vontade de chorar quando vejo uma barbárie dessa. Nao perdia nenhuma corrida ai, e com certeza, o autódromo era muito mais utilizado que a porcaria do sambódromo.
Pablo
11 anos atrás
Uma coisa que eu nunca consegui entender, é que há tantos terrenos vazios por aí e precisam destruir o autodromo. Quem mora no RJ sabe que na Barra da Tijuca há tantos terrenos vazios para construção dos locais das práticas esportivas da RIO 2016… E depois somos nós é que contamos a piada de português!! Pq não construir o local do jogos lá em DEODORO?? Sinceramente, não acredito que haverá um outro autodromo…
Alex
11 anos atrás
Existe automobilismo no Brasil? Existe uma confederação? Existem autódromos? Existem categorias conhecidas pelo grande público, além daquela corrida em São Paulo que passa todo fim de ano na tv da esfera platinada? Acabou.
PRNDSL
11 anos atrás
TERRA ARRASADA.
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás
Seria interessante tirar uma foto aerea do terreno daqui a vinte/trinta anos… creio na seriedade do Governo Carioca e de seus aliados em Brasilia… acredito que não haverá nenhum predio residencial ou comercial na área… e que a mesma continuara sendo utlizada como local de praças esportivas com acesso publico (gratuito e fomentado por “bolsa esporte”) a todas as classes da população do Rio de Janeiro e do Brasil. Acredito até que esta área será o verdadeiro celeiro de um Brasil Olimpico respeitado pelas maiores nações do Mundo.
Só nos resta esperar (sentados a beira mar) por Deodoro.
Imperador
Obs.: Repitindo uma famosa frase do Flavio Gomes: “Ignorancia não tem limites”
Obs1: Ironic mode – ON.
O que é realmente o caso é que se observarmos a imagem aérea do entorno do (ex)autódromo, verifica-se a quantidade de terrenos vazios e que estarão completamente tomados daqui a vinte, vinte e cinco anos. Essa é realmente a principal razão dessa catástrofe. E com certeza, a favelinha que está ao sul do terreno, vai voar com tudo e, bem provável que seja antes da olimpíada. Vejamos no que vai dar…
É, talvez se transforme na passagem para xangri-la. ..
Eduardo
11 anos atrás
Cada povo tem o governo que merece.E infelizmente o povo quer é olimpiadas, copa, em vez de investirem em saude e educação.
JOSE LUIZ DUARTE
11 anos atrás
Só nos resta torcer muito (é o que sabemos fazer ultimamente) para que a ‘enganação’ de Deodoro saia como projetado. Mas acho que acabou mesmo e, nós apaixonados por automobilismo, devemos procurar outro esporte para admirar, torcer, brigar, discutir, se emocionar… mas qual? fica a pergunta…. qual?…….
Que os responsáveis por isso sejam lembrados eternamente por esta decisão infeliz.
Alexey Karpov
11 anos atrás
Que merda… bah… sem palavras.
Murillo Sperandio
11 anos atrás
Desgraçados!!!!!!!!!
Acarloz
11 anos atrás
Votaram em todos os filhos da puta responsáveis por isso aí, agora chorem.
Marcos
11 anos atrás
Estão gastando uma fortuna para nada, absolutamente nada. É claro que alguns poucos espertalhões vão ficar milionários, ou seja mais milionários do que já são.
Leo
11 anos atrás
Enquanto isso, o prefeito passa o carnaval inteiro bajulando celebridades internacionais feito uma fã adolescente de 13 anos, na ânsia incontrolável de aparecer. Lamentável…
Paulo Emilio
11 anos atrás
Sou de BH ! Pensando bem é até bom que nunca existiu em Minas um autodromo decente ! Caso contrário poderiamos estar vendo cenas como estas de Jacarepaguá !
Os 03 melhores dias de minha vida: Quando mesmo sem credencial pude assistir nos boxes os treinos de sexta e sabado do GP do Brasil de Formula 1 de 1978 , ver de perto meus idolos os irmãos Fittipaldi, Peterson, Regazzoni, Reutemann , Andretti e outros grandes presentes como Surtees, Stewart e até o Fangio ! E no domingo na arquibancado no final do retão ver o show do Emerson, além de Peterson e o Villeneuve batendo rodas ! Só uma lobotomia para me fazer esquecer ! Isto eles não vão conseguir destruir !
Adalberto Hoffmann
11 anos atrás
Retrato do moribundo automobilismo tupiniquim. Espernear não adianta até porque outros casos virão. Analisem no Google Earth os principais autódromos que restam em meio à pressão imobiliária urbana e apostem em qual será o próximo.
Zeno
11 anos atrás
beleza, mais um autódromo, estamos precisando…… rá…
Roberto Martinez
11 anos atrás
Lamentável…palco da F1 em 78 e de 81 a 89 …palco de muitas provas nacionais…lamentável !
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
“Já que o Rio não tem pista…” http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/automobilismo/2013/02/24/noticia_automobilismo,243137/ja-que-o-rio-nao-tem-pista.shtml
Flávio, se cogita em algum futuro longínquo, talvez usar esta área como uma pista de rua, após as obras fatídicas das Olimpíadas?
Os cariocas não têm mais onde pilotar carro e moto com segurança. O comércio de motos importadas aumentou muito e tem ganho força no Rio. Sobra turma de motociclistas querendo acelerar, fazer cursos e track days. Como não têm onde, acabam indo para as rodovias. E o número de mortes de motociclistas aumenta muito. No autódromo isso era feito com segurança.
pelo menos no circuito de Jacarepaguá que eu tenho no meu RFactor a prefeitura do Rio de Janeiro não mete a mão…
largo em último, causo um puta de um acidente e chego em último. mas me divirto pacas…
Não considero a destruição de Jaca essa heresia toda não. Um terreno enorme, em uma área que se valorizou terrivelmente e, principalmente, sub utilizado (junto ou separado ?).
Vendo os comentários acima, fico com a impressão que destruíram um belissimo autódromo onde ocorriam dezenas de campeonatos em um esporte super popular no Brasil.
Quando passava por ali, na verdade, via um terreno abandonado, caindo aos pedaços onde, de vez em quando, os endinheirados iam correr com seus carroes importados em campeonatos irrelevantes.
Melhor assim, serve para a Olimpíadas e depois vira condominio de luxo.
putz…entao vamos destruir museus que ficam nos centros valorizados das nossas cidades e viveremos todos em condominios de luxo!
que babaca
Aquilo não era um museu, era um terreno abandonado, com mato crescendo por todo lado. A questão que coloco é justamente esta, se não for para cuidar do autodromo, ussa-lo para o desenvolivmento do automobilismo ou mesmo como centro da memoria do esporte, para que mantê-lo lá. Só para falar que temos autódromo ? Lembrar do GP Brasil de 88 ?
Ó lendro tu tão pequeno conto teu nome tu naõ viveu quando tudo começou era um pantano que tinha cobras etá jacarés e o dinheiro que foi gasto para fazer essa obra era o autodromo mais bonito e fechado do mundo ,, tu deves sêr erdeiro desses f.da. p.que destruiram esse trabalho de 45 anos.
E põe babaca nisso!!!
Autodrómos não tem importância. Nem todos gostam de corridas de carro, podemos viver muito bem sem elas. Já museus mostram a história. Não vamos comparar e distorcer as coisas, por favor.
Sou de São Paulo e concordo com você, Leandro. Ninguém cuida, ninguém liga, vira um terreno baldio sem utilização e depois quando dão um outro destino para o bem todo mundo sobe nas tamancas.
O problema é que existem pessoas e instituições que movimentam muito dinheiro que deveriam cuidar de espaços como Jacarepaguá.
Que aliás, era sub utilizado também por inépcia destas pessoas e instituições.
E inépcia é um termo leve, porque o que foi citado “melhor assim, serve para olimpíadas e depois vira condomínio de luxo” é melhor só pra quem vai ganhar (muitíssimo) dinheiro com isso.
O autódromo ter sido destruído é só o capítulo final de uma situação que não deveria ocorrer.
O abandono foi premeditado, a 1ª fase para o golpe no patrimônio público em benefício de poucos.
Se existe uma praça ou parque público perto da sua casa, a prefeitura abandona a área, deixa o mato e a sujeira dominarem o local, voce concorda que seja transformado em um condomínio ?
Que lógica é esta ?
Moro perto e trabalho perto…mas ainda não tive coragem de ir até lá…estranho, acho isso meio covarde da minha parte…vou a enterros e não chego perto do morto…foi assim com todos os meus entes que partiram…quando ví a foto..senti arrepios…
OBA, tive uma idéia : CHAMA O PESSOAL DA TRUCK SERIES DA NASCAR e vai no terrão mesmo eheheh
Nossa que terreno bom, hummmm tabom para plantar Soja, tudo agora no Brasil é assim só commodity, não se fabrica nada, e o que existe de bom se acaba.
Era o autódromo que eu mais gostava nos anos 80. Foi o também o primeiro que eu decorei a pista. Foi o primeiro lugar que vi um F1 correr (testes de pneus em 1984). De suas arquibancadas assisti a minha primeira corrida ao vivo (1985) e a primeira vitória brasileira (1986). Foi a primeira pista que invadi e os primeiros boxes de F1 que visitei (1986).
Não era o melhor traçado do mundo, mas foi por muitos anos o “nosso” GP: aquele com calor, degradação de pneus e gatas de biquini no pit-lane… A pista de Jacarepaguá, o Autódromo Nélson Piquet, já deixou saudades…
Deixando um pouco de lado a paixão e o romantismo que temos, e tendo em vista que a área de um autódromo é enorme, este problema de valorização imobiliária sempre existirá.
Para citar como exemplo, comento sobre o de Curitiba, (particular) cujo qual tive a missão de implodir o antigo, levantar o novo, administrá-lo e fazer ser viável financeiramente por 8 longos anos.
Sinceramente não é nada fácil, mas no nosso caso, fizemos um estudo de valorização imobiliária na época e chegamos a conclusão de explorarmos por 20 anos. Dito e feito……em 2015 vence este prazo estipulado em 1995, e a área já recebeu inúmeras super propostas, portanto na minha ótica para um autódromo tem que existir planejamento e com o Objetivo Definido atingido, parte-se para outra empreitada, a não ser em casos esporádicos como o Parque Beto Carreiro, Velo Citra do Souza Ramos.
No caso dos públicos,de tempos em tempos(+- 30 anos) devem ceder para o imobiliário e partirem como chamaris para áreas mais afastadas com incentivos de acessos e outros mais.
Abs.
Flávio Trindade.
No caso do Rio, o Autódromo atraí-a grandes eventos para a cidade que girava um monte de dinheiro e de impostos, como grande Prêmio de F1, Mundial de Motociclísmo, Mundial de Fórmula Indy, etc.
Eventos filmados ao vivo e que mostravam as belezas do Rio para todo o mundo atraindo mais turistas.
Isso tudo se perdeu, antes de se perder o Autódromo de Jacapaguá.
Portanto………hora de refletir e rever o passado.
Abs.
Flávio Trindade.
Realmente voce está certo. Me parece que já foi de caso pensado, perde-se a F1, não se investe para modernizar e quando estiver bem ruinzinho, a gente alega FALTA DE PUBLICO e todos nós (bons políticos do Rio ) ganhamos uma grana!!!
Flávio Trindade
Seu raciocínio sobre valorização imobiliária é válido para propriedade privada.
Se existe uma praça ou parque público perto da sua casa, a prefeitura abandona a área, deixa o mato e a sujeira dominarem o local, voce concorda que seja transformado em um condomínio ?
Patrimõnio público não pode ser refem da especulação imobiliária.
Muito triste… masi ainda quando se vai a fundo e descobre-se que por tras de tudo existe um enorme interesse imobiliário, de novo, poucos se aproveitando ilegalmente de um evento que seria para promover o esporte no país… vergonhoso…
Credo! Esqueleto de historias…
É a tal passividade bovina…
Previsível.
A revista Quatro Rodas instituiu em 1989 o Ranking de todos os tempos(semelhante ao Ranking Oficial da FIA). Os 6 primeiros de cada campeonato recebem pontos(9,6,4,3,2 e 1). A soma é multiplicada pelo resultado da divisão do número de vitórias pelo total de GPs disputados. Este critério valoriza os títulos, a regularidade e a média de vitórias. Esse critério vale apenas para quem venceu uma vez na F1.
Ex: M.Schumacher 91 / 287 X 92 = 27,27
Fonte para dados: http://www.statsf1.com/
Desde 89 me baseio por essa lista, como foi criada por uma revista brasileira tem que ser levada em consideração(mais imparcial que isso impossível), a revista estranhamente deixou de publicar essa lista no final dos anos 90(o vento começou a soprar contra, acabou a imparcialidade não é Galvão). Mesmo assim, resolvi atualizar ano a ano para ver como fica, acredito ser uma boa base para saber o nível dos pilotos. Para muitos por causa da “raivinha”, ela não que dizer muito, mas ninguém pode negar o aproveitamento que cada piloto conseguiu na F-1(fora as conquistas históricas, como por exemplo, formar um time em torno de si começando por baixo até os títulos, casos de Lauda, Piquet, Prost, Schumacher, Alonso e Vettel). Bom lembrar, mais de 700 pilotos passaram pela categoria, entrar nessa lista já é um grande feito mesmo vencendo apenas uma vez no mundial.
Atualizado até o GP de BRA 2012, abaixo somente os Campeões(pilotos na ativa com *). Achei melhor separar os campeões dos não campeões, mostra melhor a realidade. Essa coisa de colocar S.Moss entre os super-campeões, na minha opinião é forçar muito a barra. Pela média, ele ficaria a frente de tricampeões como Vettel, Lauda, Piquet e Brabham, de vários bicampeões, e todos campeões. Uma coisa fica bem claro, em termos de eficiência, Moss foi disparado o melhor piloto sem títulos da F-1.
Piloto Vitórias GPs Pontos Média
No Pódio:
01) M.Schumacher 91 307 92 27,27
02) J.M.Fangio 24 51 57 26,82
03) A.Prost 51 199 70 17,93
Tricampeões
04) A.Senna 41 161 52 13,24
05) J.Stewart 27 99 45 12,27
06) S.Vettel* 26 101 33 8,49
07) N.Lauda 25 171 41 5,99
08) N.Piquet 23 204 45 5,07
09) J.Brabham 14 123 34 3,86
Bicampeões
10) J.Clark 25 72 33 11,45
11) A.Ascari 13 32 26 10,56
12) F.Alonso* 30 197 43 6,54
13) M.Hakkinen 20 161 32 3,97
14) G.Hill 14 175 38 3,04
15) E.Fittipaldi 14 144 31 3,01
Campeões
16) N.Mansell 31 187 33 5,47
17) D.Hill 22 115 26 4,97
18) L.Hamilton* 21 110 25 4,77
19) G.Farina 5 33 24 3,63
20) K.Raikkonen* 19 176 33 3,56
21) J.Scheckter 10 112 23 2,05
22) D.Hulme 8 112 25 1,78
23) A.Jones 12 116 17 1,75
24) J.Rindt 6 60 16 1,60
25) J.Hunt 10 92 14 1,52
26) J.Surtees 6 111 26 1,40
27) M.Hawthorn 3 45 21 1,39
28) M.Andretti 12 128 14 1,31
29) J.Button* 15 232 24 1,55
30) J.Villeneuve 11 163 17 1,14
31) P.Hill 3 47 15 0,95
32) K.Rosberg 5 114 16 0,70
Abaixo, os melhores pilotos sem títulos da F-1. Com “*” pilotos na ativa até 2012:
Piloto Vitórias GPs Pontos Média
No pódio:
01) S.Moss 16 66 36 8,72
02) T.Brooks 6 38 12 1,89
03) C.Reutemann 12 146 22 1,80
04) R.Peterson 10 123 18 1,46
05) J.Ickx 8 116 21 1,44
06) D.Coulthard 13 246 27 1,42
07) G.Berger 10 210 22 1,04
08) J.P.Montoya 7 94 14 1,04
09) F.Massa* 11 172 15 0,95
10) R.Barrichello 11 323 27 0,91
11) F.González 2 26 11 0,84
12) B.McLaren 4 98 18 0,73
13) C.Regazzoni 5 132 16 0,60
14) Luigi Fagioli 1 7 4 0,57
15) P.Collins 3 32 6 0,56
16) M.Webber* 9 196 12 0,55
17) J.Alesi 1 201 11 0,54
18) G.Villeneuve 6 67 6 0,53
19) D.Gurney 4 86 11 0,51
20) W.V.Trips 2 27 6 0,44
21) R.Schumacher 6 180 12 0,40
22) B.Vulkovich 2 5 1 0,40
23) R.Patrese 6 256 16 0,37
24) D.Pironi 3 70 8 0,34
25) P.Flaherty 1 6 2 0,33
26) Piero Taruffi 1 18 6 0,33
27) R.Arnoux 7 149 7 0,32
28) J.Laffite 6 176 9 0,30
29) M.Alboreto 5 194 11 0,28
30) P.Revson 2 30 4 0,26
31) E.Irvine 4 146 9 0,24
32) J.Watson 5 152 7 0,23
33) H.H.Frentzen 3 156 10 0,19
34) M.Trintignant 2 81 8 0,19
35) F.Cevert 1 46 8 0,17
36) L.Musso 1 24 4 0,16
37) R.Ginther 1 52 8 0,16
38) P.Depailler 2 95 6 0,12
39) T.Boutsen 3 163 6 0,11
40) E.de Angelis 2 108 6 0,11
41) J.Parson 1 9 1 0,11
42) l.Bandini 1 42 4 0,09
43) I.Ireland 1 50 4 0,08
44) G.Fisichella 3 229 6 0,07
45) P.Rodriguez 2 54 2 0,07
46) J.Hebert 3 161 3 0,05
47) P.Tambay 2 114 3 0,05
48) R.kubica 1 76 4 0,05
49) J.Siffert 2 96 2 0,04
50) J.P.Beltoise 1 85 2 0,02
51) J.C.Pace 1 72 1 0,01
52) A.Nannini 1 76 1 0,01
53) J.P.Jabouille 2 49 0 0,00
54) Lee Wallard 1 3 0 0,00
55) Troy Ruttman 1 8 0 0,00
56) Bob Sweikert 1 8 0 0,00
57) Sam Hanks 1 8 0 0,00
58) Jimmy Bryan 1 10 0 0,00
59) L.Scarfiotti 1 10 0 0,00
60) Rodger Ward 1 12 0 0,00
61) J.Rathmann 1 12 0 0,00
62) G.Baguetti 1 21 0 0,00
63) Peter Gethin 1 30 0 0,00
64) Gunnar Nilsson 1 31 0 0,00
65) V.Brambilla 1 74 0 0,00
66) H.Kovalainen* 1 109 0 0,00
67) Jo.Bonnier 1 104 0 0,00
68) Jochen Mass 1 105 1 0,00
69) O.Panis 1 158 0 0,00
70) J.Trulli 1 252 1 0,00
71) N.Rosberg 1 128 0 0,00
72) P.Maldonado* 1 39 0 0,00
Ele voltou com os números e as “batalhas de grid”. Salve-se quem puder.
se o piloto colocar esses números no tanque do carro quantas corridas ele vence?
Muito boa planilha, talvez uns 4 ou 5 vão aceitar. Já o resto…..
Então … coisas corriqueiras de um país sem planejamento.
Que pena!
E todos nós temos alguma responsabilidade nisso, somos um povo demaisiado passivo (em tudo)!
Interlagos será o próximo??? Começo a achar que sim.
Enquanto isso, nós aqui de Barretos/SP, conhecida mundialmente pela Festa do Peão de Boiadeiro, estamos tentando de tudo para ver se conseguimos construir pelo menos um pequeno autódromo de terra batida. Já temos a abertura do nacional de Rally Cross Country, prevista para 8,9 e 10 de março.
Flávio, algum outro autódromo do mundo já foi destruído nesse nível, ou esse desrespeito pelo esporte só acontece no Brasil?
Muitos, mas talvez não algum com a, digamos, “importância” de Jaca.
Hockenheim. Se aquilo não é destruição é “destruizonen”…
Zerstörung, não destruizonen.
Hock não foi destruído como Jacarepaguá, foi desfigurado como Interlagos e Jacarépaguá em 2007.
enquanto só falavam a gente reclamava, protestava, xingava e blz..
mas agora que é real, é bem mais triste..puta merda
Ganha mais uma bateria a industria imobiliária
Bonito vai ser se ficarem enrolando e não construir o complexo a tempo dos jogos… imagine que belo condomínio de luxo cabe ali!
Passo na frente do autodromo diariamente para ir ao trabalho no Recreio dos Bandeirantes. As vezes até paro para na frente, pois tem um supermercado e aproveito para comprar algo.
Infelizmente no RJ existe uma corja do empreendimento imobiliario que está passando sobre tudo e todos. Já ouvi diversos comentários sobre o condominio, (isso mesmo, condominio), que será estabelecido nesse local após as Olimpiadas. A tal da Ilha dos Atletas também está envolvida nisso, por estar ao lado do finado autodromo.
Quem está rindo com tudo isso é a expeculação imobiliaria, que já contabiliza as doletas que irão estar em seus devidos bolsos…Pq na boa, pobre ali nao terá vez, agora os nossos queridos governantes e seus secretários de plantão já devem estar mordendo uma boa grana com esse complexo, que nao é olimpico, e sim imobiliário.
Tá dito !
Que sirva para Interlagos;
Que a mão que destrói …seja tão rápida quanto…para reconstruir!!!
Temos o imbróglio da transferência dos boxes para a reta oposta…. e o ano é 2015 não é?
-Sobre Jacarepaguá….uma LÁSTIMA!
Putz, não tava lembrando desta transferência…aí sim, acabou-se o sonho de ver o antigo traçado de interlagos…olho sempre no you tube corridas antigas de diversas categorias e dá uma puta saudade daquelas curvas…era incrível ver Peterson fazendo a um flat…infelizmente o tempo passou, Interlagos mudou e acabaram-se, por enquanto, os campeões brasileiros em categorias top (F1 principalmente). Do jeito que vai, acabarão os campeonatos tbm.
Pena….tristeza…
Abraços e sorte a todos.
Próximo é Interlagos, e não se atreva a duvidar, estamos nessa lata de lixo chamada Brasil, que nada mais é que um pedaço de chão com um monte de tontos em cima. Não ficaria surpreso se “amanhã”, mudassem os planos e construíssem no lugar um estádio de futebol de 1 bilhão de Dilmas. Cada povo tem o que merece!
1 bilhão de Dilmas foi ótimo. Foi engraçado, mas, se tratando de BRASIL, tudo pode acontecer.
“Um crime-esportivo nacional verde-amarelo, não é mesmo Reginaldo?”
“Com certeza Galvão, eu ia falar isso mesmo, não é Burt”
“Com certeza”
Parafraseando Caetano em “Sampa” – “do povo oprimido nas filas, nas vilas e favelas, da força de grama que ergue e destroi histórias belas”.
Já jogaram até a pá de cal.
Que bom que uma obra das olimpíadas está andando! Alguém tem fotos das obras de Deodoro?
Cada um tem os autódromos que merecem, elegemos tiriricas, titicas e esses caras ai, e suportamos tudo isso calados, vamos reclamar do que?? Tudo culpa nossa, parabéns para nós…
Judiação!
Futuramente ficaria muito feliz vendo fotos aéreas da construção do novo autódromo no RJ. Será?
Que coisa! Que cena mais lamentável. Tudo por esta p… chamada Olimpíada. No final, haverá uma penca de elefantes brancos e não haverá traço do grande autódromo que Jacarapaguá já foi um dia. Obrigado, CBA, Nuzman, COI e, é claro, menção honrosa ao homem que deu o canetaço para tudo isso acontecer, Luis Inácio Lula da Silva.
Filosofia brasileira: para construir algo, é necessário gastar com a destruição de outro algo, e depois gastar novamente para reconstruir o que foi destruído, em outro lugar. Somos o supra-sumo da eficiência.
Da vontade de chorar quando vejo uma barbárie dessa. Nao perdia nenhuma corrida ai, e com certeza, o autódromo era muito mais utilizado que a porcaria do sambódromo.
Uma coisa que eu nunca consegui entender, é que há tantos terrenos vazios por aí e precisam destruir o autodromo. Quem mora no RJ sabe que na Barra da Tijuca há tantos terrenos vazios para construção dos locais das práticas esportivas da RIO 2016… E depois somos nós é que contamos a piada de português!! Pq não construir o local do jogos lá em DEODORO?? Sinceramente, não acredito que haverá um outro autodromo…
Existe automobilismo no Brasil? Existe uma confederação? Existem autódromos? Existem categorias conhecidas pelo grande público, além daquela corrida em São Paulo que passa todo fim de ano na tv da esfera platinada? Acabou.
TERRA ARRASADA.
Seria interessante tirar uma foto aerea do terreno daqui a vinte/trinta anos… creio na seriedade do Governo Carioca e de seus aliados em Brasilia… acredito que não haverá nenhum predio residencial ou comercial na área… e que a mesma continuara sendo utlizada como local de praças esportivas com acesso publico (gratuito e fomentado por “bolsa esporte”) a todas as classes da população do Rio de Janeiro e do Brasil. Acredito até que esta área será o verdadeiro celeiro de um Brasil Olimpico respeitado pelas maiores nações do Mundo.
Só nos resta esperar (sentados a beira mar) por Deodoro.
Imperador
Obs.: Repitindo uma famosa frase do Flavio Gomes: “Ignorancia não tem limites”
Obs1: Ironic mode – ON.
O que é realmente o caso é que se observarmos a imagem aérea do entorno do (ex)autódromo, verifica-se a quantidade de terrenos vazios e que estarão completamente tomados daqui a vinte, vinte e cinco anos. Essa é realmente a principal razão dessa catástrofe. E com certeza, a favelinha que está ao sul do terreno, vai voar com tudo e, bem provável que seja antes da olimpíada. Vejamos no que vai dar…
É, talvez se transforme na passagem para xangri-la. ..
Cada povo tem o governo que merece.E infelizmente o povo quer é olimpiadas, copa, em vez de investirem em saude e educação.
Só nos resta torcer muito (é o que sabemos fazer ultimamente) para que a ‘enganação’ de Deodoro saia como projetado. Mas acho que acabou mesmo e, nós apaixonados por automobilismo, devemos procurar outro esporte para admirar, torcer, brigar, discutir, se emocionar… mas qual? fica a pergunta…. qual?…….
Que os responsáveis por isso sejam lembrados eternamente por esta decisão infeliz.
Que merda… bah… sem palavras.
Desgraçados!!!!!!!!!
Votaram em todos os filhos da puta responsáveis por isso aí, agora chorem.
Estão gastando uma fortuna para nada, absolutamente nada. É claro que alguns poucos espertalhões vão ficar milionários, ou seja mais milionários do que já são.
Enquanto isso, o prefeito passa o carnaval inteiro bajulando celebridades internacionais feito uma fã adolescente de 13 anos, na ânsia incontrolável de aparecer. Lamentável…
Sou de BH ! Pensando bem é até bom que nunca existiu em Minas um autodromo decente ! Caso contrário poderiamos estar vendo cenas como estas de Jacarepaguá !
Os 03 melhores dias de minha vida: Quando mesmo sem credencial pude assistir nos boxes os treinos de sexta e sabado do GP do Brasil de Formula 1 de 1978 , ver de perto meus idolos os irmãos Fittipaldi, Peterson, Regazzoni, Reutemann , Andretti e outros grandes presentes como Surtees, Stewart e até o Fangio ! E no domingo na arquibancado no final do retão ver o show do Emerson, além de Peterson e o Villeneuve batendo rodas ! Só uma lobotomia para me fazer esquecer ! Isto eles não vão conseguir destruir !
Retrato do moribundo automobilismo tupiniquim. Espernear não adianta até porque outros casos virão. Analisem no Google Earth os principais autódromos que restam em meio à pressão imobiliária urbana e apostem em qual será o próximo.
beleza, mais um autódromo, estamos precisando…… rá…
Lamentável…palco da F1 em 78 e de 81 a 89 …palco de muitas provas nacionais…lamentável !
Que judiação….