QUANDO QUER… | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013 - 13:51Brasil

QUANDO QUER…

SÃO PAULO (…pega, claro) – Vejam o exemplo deste delegado de Vitória, Fabiano Contarato. Um palhaço postou vídeo no YouTube a 180 km/h nas ruas de Vila Velha (nas ruas!) e, depois, a 253 km/h numa estrada local. O delegado viu, mandou identificar o cara e abriu inquérito contra o sujeito. O blogueiro Cleiton Rossa mandou a notícia.

É simples, basta querer. O que contraria as opiniões de muitos advogados que vêm aqui, sempre que mostro esses casos, alegar que “ninguém pode fazer nada, porque vídeo não é prova” etc, etc e etc.

A abertura de inquérito pode não resultar em nada muito grave para o criminoso, o acéfalo provavelmente não será preso por causa do vídeo. M ele terá dor de cabeça, vai precisar contratar advogado, gastar dinheiro, pode perder a carteira, certamente vai pensar antes de fazer merda de novo, o que pode evitar que mate alguém graças à sua estupidez inata.

Parabéns ao delegado. É um exemplo de que quando um servidor público tem a disposição de servir ao público, não é tão difícil assim. Gostaria de cumprimentá-lo pessoalmente. E espero que os promotores capixabas transformem a vida desse sujeito num inferno permanente, chamando-o para depor, marcando audiências todas as semanas, quem sabe levando-o a algum hospital numa madrugada de domingo para ver de perto o que gente como ele costuma causar.

51 comentários

  1. João Carrieri disse:

    Outro(a) Delegado(a) que merecia um post “QUANDO QUER 2″ é essa boliviana Abigail Saba! Não engoliu a estória da carochinha do Consórcio SCCP/Globo/PCC/GF e continua com o processo normalmente por lá. Aquele advogado da Facção Organizada pensa que todo mundo é idiota! Montaram a estorinha, arrumaram um laranja (“di menor” claro), ligaram pra Globo, agendaram uma entrevista pro Fantástico (que fizesse só as perguntas que ajudasse no caso), só esqueceram que a mulher parece séria (assim como o promotor). Parabéns à eles.

  2. Luis disse:

    Boa notícia esta…
    Só vejo um problema….os babacas que assistem e curtem vídeos de idiotas como os deste cara e como aquele outro, o tiozão da hornet……
    Outro dia vi numa rede social um cara achando o máximo a direção “defensiva” desse povo, então, não sei quem é pior….quem dirige assim ou o bando de idiotas que acha isso legal……
    Abraço.

  3. Banana Joe disse:

    Sempre que aparece esse tipo de post eu reafirmo que as autoridades não fazem nada a respeito simplesmente porque pela lei não se pode aplicar multas ao motorista.
    E governo e as autoridades em geral não estão nem aí para a segurança das pessoas e sim para a arrecadação.
    Taí uma autoridade que pensa efetivamente na segurança.
    Parabéns ao sr. Delegado Fabiano Contarato.

  4. Andre disse:

    Que bom.

    No entanto antes de dar a mao.. eu penso duas vezes quando se trata de alguem que fez direito no Brasil (porque o nome da Faculdade de Direito no Brasil deveria ser Faculdade de Aprimoramento Criminal)…

    Ainda estou pra conhecer alguem que fez direito que e direito.

    Mas parabens pela iniciativa “Doutor”

  5. Wesley disse:

    Fabiano é um ótimo exemplo mesmo.

    Flávio, mandei o link desse post por mensagem privada no facebook do Fabiano.

  6. Felipe Sangali disse:

    Muito bom, quem dera todos fossem como ele.

  7. Ron disse:

    Realmente parabéns ao delegado Contarato.
    O problema é ver se a Justiça depois não vai aliviar a barra para o indivíduo.

  8. Tom disse:

    A Policia paulista tem um dos menores salarios do país ,sei que isso não justifica a vontade de trabalhar,mas chegar todo dia na delegacia e olhar para cara do picolé de chuchu pendurado na parede,aí voce pensa este cara que é o chefe de Sp?ninguém respeita um chefe peguiçoso e afeminado.

  9. Fabricyo disse:

    FG sou leitor assíduo desse blog, moro em Vitória, o Fabiano contarato é um solitário nessa causa, infelizmente. E para piorar a situação ele tem que revirar para achar em algum ponto, de alguma lei, o enquadramento dos infratores porque nossas leis de trânsito não servem pra nada. Acho até ele muito “corajoso” de enfrentar toda essa gente.

  10. RENE FERNANDES disse:

    Num país que nada é mais privado do que o servidor público, é um alento termos alguém que quer fazer algo pela ordem pública. Cadeia para esses chumbetas!!!!!

  11. ColinZeal disse:

    Por quê? Por que fui ler os comentários no G1? Por quê?

  12. Diego disse:

    Não entrando no mérito das atitudes do cara, achei absurdo também… mas 80 Km/H em rodovia duplicada e reta é foda…
    Não me entendam mal, não sou a favor de andar a 250 por aí, mas todo mundo sabe que tem muita rodovia subdimensionada em velocidade máxima. Aqui em SC, a 282 está cheia de radares a 60 Km/H, e muitos deles colocados em faixa intermitente, ou seja, pontos de ultrapassagem, vai explicar…

  13. Lucas disse:

    Olá, Flávio.
    Acabo de sair da página de comentários do G1 e, pelo que vi por lá, você se equivocou.
    O senhor que dirigia a 253km/h não não fez nada de mais, estava corretíssimo.
    Errado tá o delegado que não pode servir de exemplo de conduta, de ética e de respeito aos valores da sociedade porque usa um brinco.

    Como você falou, não dá pra ter esperança!

    • Rodrigo Falcão disse:

      Se o colega fosse de Vitória, como eu sou, saberia o quanto esse delegado tem trabalhado pra tentar acabar com as barbaridades que ocorrem no trânsito. Quanto ao seu comentário a respeito do brinco do delegado, realmente não merece nem uma reflexão sobre o assunto que dirá uma resposta.

  14. Pablo Muniz - Vitória disse:

    O delegado Contarato, além de tudo que foi dito, é coerente em suas atidudes. Por exemplo: a ele não importa a classe social do sujeito infrator, ele frequentemente participa de atos públicos em favor de redução da violência no trânsito. Naturalmente, suas atitudes causam percepções pessoais diferentes (uns o acham rígido, outros classificam como exemplar).
    Durante um tempo, os delegados que “davam trabalho” no ES foram transferidos para funções … menos nobres. Bons delegados foram colocados em delegacias de bairros, não especializadas, fazendo BOs de perda de documentos. Contarato passou por isso também. Dizem que quando voltou à delegacia de trânsito, voltou “insano”, querendo ir às forras. Muito bom! hehe

  15. Yuri Nehy disse:

    O delegado apenas cumpriu seu dever. O que, infelizmente, no Brasil, é raro – um funcionário público cumprindo seu dever.

  16. Nelson disse:

    É muito triste as coisas corretas virarem manchete, pois realmente são cada dia mais raras.

  17. Ricardo disse:

    infelizmente a unica coisa que vai acontecer é que estas pessoas que costumam publicar os videos de suas asneiras feitas sobre rodas vão deixar de de publicar mas vao continuar fazendo as cagadas que sempre fizeram.

    • Speed Racer da Mooca disse:

      Ricardo, de certa forma você tem razão. Mas se pensarmos que o que os move em grande parte é justamente a divulgação do feito. Precisam de platéia. Ok, farão jus à sua falta de cérebro, mas pra muitos deles, não poder estrelar os vídeos perderá a graça. Acabo de recebe minha multa por ultrapassar o limite de velocidade na Fernão Dias, num trecho em que a velocidade regulamentar é reduzida drasticamente. Com certeza uma falha minha, confesso que não vi nenhum aviso, mas o fato é que à mim sempre pegaram de cara, de primeira. Minha pergunta é como eles nunca são pegos? Nunca nenhum bloqueio é feito em algum trecho de estrada à espera desses caras.

    • Carlos Galvão disse:

      Eu acho que alguns vão fazer menos. Afinal, a exibição é um dos motivadores.

  18. sérgio castro disse:

    Parabéns ao bom delegado, aliás ele é bem diferente de tantos outros, usa até brinquinho….

  19. JP disse:

    Vendo os comentários do site da Globo à favor do manolo, parece até que só tem nóia por lá.

  20. Zeno disse:

    Pensando aqui, quantos delegados desse “naipe” seriam necessários pra por ordem nessa putaria chamada brasil heim?

  21. Bruno disse:

    Esse Delegado é exemplo mesmo. Parece que ele é muito conhecido em vitória pelo seu rigor.

    Abri o link que você publicou para a matéria, e a proposta deste delegado vai além de multar os infratores: mostrar a população que uma atitude como essa, simplesmente não leva a nada, nenhum beneficio. Será que as pessoas vem agindo de uma forma benéfica, útil, nos dias de hoje? Devemos refletir sobre nossos hábitos, não só no transito.

    Acredito que um cretino que anda a essa velocidade em uma via onde circulam até pedestres, não tenha a menor idéia do que está fazendo, afinal, não tem nível intelectual e cultural suficiente para avaliar suas próprias ações e hábitos. Desejo a ele o cumprimento da lei, com seu devido rigor.

    Assim como para idiotas que tem uma “preparadora” ao lado da minha loja aqui em são paulo, que ficam “testando” os “bólidos” em uma avenida pública em alta velocidade. É muito fácil flagrar, filmar, tirar fotos….os caras fazem isso a anos e não acontece nada.

    • Osni disse:

      Lamento dizer, mas canalhice não escolhe classe social, nível cultural ou grau de instrução. Saber o que fazia ele sabe, que punha os demais e a si mesmo em risco, ele também sabe. É simplesmente um sujeito para quem ter os instintos satisfeitos é mais importante que o bem estar alheio ou o respeito às leis. Puro egocentrismo de um tremendo canalha.

  22. João Carrieri disse:

    E o pior é ler os comentários no site da notícia! Todo mundo dizendo que quem tem carro bom tem que fazer a mesma coisa, que o Delegado tinha que ir prender bandido. Chegam ao cúmulo de dizer que o Delegado usa brinquinho, pinta o cabelo e não tem ética (???) para falar alguma coisa de alguém. Lamentável! Raros aqueles que defenderam a ação do Delegado. Depois que provocam acidentes, não tem um homem de verdade para assumir a m*** que fez, ficam com desculpinhas de que tomam remédio, que o freio falhou, que brigou com a mulher, etc. Um bando de frouxos!

  23. Luke disse:

    Moro em Vila Velha/ES e o Dr. Contarato, da Delegacia Especializada de Trânsito, é mesmo linha duríssima. Às vezes acho que exagera um pouco, mas é inegável a sua vontade de fazer cumprir a lei, com todo o rigor. É um exemplo numa sociedade tão conivente com as más condutas, como a nossa.

  24. Thiago disse:

    O que me espanta ao ler estas notícias da Globo.com, é quantidade de gente retardada que se vê nos comentários. Não é raro você ver um imbecil apoiando a atitude destes animais, vide o tal tiozão da moto. As vezes da vontade de jogar a toalha mesmo…

  25. Marcelo disse:

    Queria ver o Tiozão da Hornet falar cheio de razão na frente desse delegado sobre seus “feitos” no trânsito, com certeza nem gíria ia falar, nessa hora o macho treme de medo!

    Parabéns ao delegado Fabiano Contarato, com essa atitude com certeza esta salvado vidas. Motorista que fez o vídeo tem 41 anos, tenha dó, toma vergonha nessa cara safada.

    Nada melhor que um bom puxão de orelha, mas se isso não resolver, cadeia nele! Delegado ainda foi um amigão, vamos ver se o Alan Martins aprende!!! Eu no lugar do delegado colocaria um investigador atrás, só pra ver se o Alan Martins tomou juízo, se não…flagrante no ato e cadeia sem dó, fode o cara!!!

  26. Pai Baô disse:

    Exemplo de servidor público.

  27. André Almeida disse:

    Não acho que foi uma bela atitude.

    Foi UMA ATITUDE.

    Ele apenas cumpriu o dever dele.

    O que acaba “pegando” é que em terra de tolos, mesmo com capacidade de raciocínio e ação, quem começa a agir acaba fazendo uma diferença que, na verdade, nada mais é que sua obrigação.

    É bom parabenizar, mas dizer que a sociedade espera nada menos que isso dele.

    Ele está aí pra isso.

    Muito obrigado por cumprir nada mais que a sua função.

    O sonho é fazer com que os milhares de funcionários públicos que possuem esta função façam a sua obrigação, ao invés de darem desculpas de que não podem agir.

  28. Engraçado né, como a lei muda de acordo com a boa vontade do “servidor” público.

  29. Marcelo dos Santos disse:

    Só uma sugestão, Flávio: Mudar o título do post. De “Quando quer…” Para “Quem quer…”.

  30. Mauro Kondo disse:

    Parabéns ao Delegado. Polícia para quem precisa de polícia anda fora da moda aqui no Brasil.

  31. Rafael disse:

    Bela atitude do delegado.

    Lugar de correr é na pista.

  32. Estevão disse:

    Infelizmente do jeito que MP e Judiciário são frouxos, capaz do delegado – que teve uma atitude para lá de homérica – acabar vendo todo seu trabalho indo para o ralo.
    Torço para que isso não aconteça.

  33. Alexandre disse:

    Concordo plenamente com tudo que foi dito. Parabéns ao Delegado.
    Só acho uma pena que tenhamos que enaltecer alguém que é correto. Penso que deveria ser o contrário, seria melhor se criticássemos os incorretos por eles serem a exceção.
    É o mesmo caso quando endeusamos alguém que devolveu uma mala de dinheiro perdido. Não critico os elogios que estas pessoas merecem e com toda a razão, mas eu preferia viver num lugar onde estas atitudes corretas fossem as normais.

  34. Moacyr Lopes disse:

    Sugestão de pena para o meliante:

    Colocá-lo todos os sábados, durante 1 ano, sempre no turno da noite / madrugada, prestando serviço voluntário no SAMU e Bombeiros.

    Talvez ele se sensibilize.

    Um abraço.

  35. Fernando Carvalho disse:

    Parabens ao Delegado. Comento: guardando-se as devidas proporções, porque não a ação como como no caso Pretorius? delito comprovado ? identificou ? julgou… rapidinho….. por aqui não … a lei é cheia de meandros….

  36. Alexandre - BH disse:

    É isso aí, parabéns ao delegado. Que sirva de exemplo para as autoridades cagalhonas deste país, bando de bundões omissos.

  37. Leandro Castro disse:

    Ele é linha dura Flávio!!
    Já pôs um monte na cadeia, mas os juízes soltam…

  38. Daniel disse:

    Melhor leva-lo ao necrotério ao invés de hospital, pois a essa velocidade não vai sobrar nada para levar ao hospital. Também apoio totalmente o delegado.

  39. Rodrigo R. Garcia disse:

    Esse motorista é retardado, ta certo que a estrada é boa (sabe daquelas com pedágio quase uma Autobahn) mas tem suas armadilhas, fora o trecho urbano que sempre tem gente atravessando. Contarato não ta dando moleza pra ninguém, no dia que ele voltou de férias foi anunciado nos dois grandes jornais do estado, “motoristas cuidado, Dr.Contarato voltou de férias”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>