N’AREIA (2)

nareia2SÃO PAULO (Tylenol e cama) – Rosberguinho na pole. E ontem eu dizia que a Mercedes estava mais distante… Bem, duas poles seguidas dos alemães indicam que de fato o carro é bom em classificação e fará outras ao longo do ano. O desafio mercêdico agora é conseguir transformar poles, primeiras e segundas filas em pódios e vitórias.

A favor de Rosberg amanhã, para colocá-lo na lista de candidatos à vitória, está a escolha da Pirelli para essa corrida: pneus médios e duros. Eles vão durar mais voltas que os macios da China. Ninguém vai parar com cinco ou seis voltas. Dos médios para os duros, no Bahrein, a diferença é menos gritante. Serão de 15 a 18 voltas as janelas de uso dos médios, pouco mais de 20 dos duros. Em média, três paradas para todos. Com as exceções de praxe. Sempre tem um ou outro que arrisca dois pit stops para ver o que dá no fim.

Mesmo assim, com diferença menores de durabilidade entre os compostos, foi muito interessante a estratégia de Massa. Ele sabia que dois que possivelmente estariam à sua frente no grid, Webber e Hamilton, tinham punições a cumprir. Assim, optou pelos mais duros e seu discreto sexto tempo converteu-se num quarto lugar no grid.

Felipe é o único da turma que foi ao Q3 que vai largar com os duros. Significa que ficará mais tempo na pista na primeira parte da corrida e em algum momento, se não perder contato com os líderes por alguma razão interplanetária, estará na liderança até fazer sua primeira parada. A partir daí pode construir um bom resultado. É fundamental para o brasileiro largar bem. Se conseguir, tem boas perspectivas nessa corrida. Desde que, claro, não comece a despencar depois do pit stop, como tem acontecido com frequência — basicamente por um certa incompatibilidade entre seu estilo de pilotar e a borracha servida à mesa.

Com calor pérsico, trocentos graus no ambiente e no asfalto, a classificação de hoje não reservou excepcionais surpresas, salvo a pole inesperada de Rosberguinho diante dos resultados de ontem. No Q1, estranho foi ver Pica na frente de Branquinho. Vai ver a presença de Kovalento nos boxes da Caterham ajudou. Ele treinou ontem como reserva (que fim de carreira, pelamor…) e pode ter informado a Pica, por exemplo, que o pedal da direita deve ser pressionado até o final nas retas. “Jura?”, respondeu Pica. “Não era o da esquerda?”

A Williams de Maldanado e a Sauber de Guti-guti se juntaram aos quatro nanicos na degola do Q1. Incrível como o carro da Williams é ruim. Virou uma Portuguesa, a equipe. Uma ex-grande. Inacreditável.

No Q2, nenhum grande espanto. Hoje, as cinco favoritas para ocupar as 10 primeiras posições de qualquer grid são Ferrari, Mercedes, Red Bull, Lotus e Force India. A McLaren ficou para trás. Mas sempre vai ter uma ou outra derrapada. No caso do Bahrein, Grojã derrapou e não passou. No lugar dele, quem apareceu entre os melhores foi Button. Que comemorou com enorme euforia a passagem ao Q3. Como é a vida…

Com as punições a Hamilton (+5, trocou o câmbio) e Webber (+3 pela batida em Verme na China), os forceíndicos formam a terceira fila, com Resta Um em quinto e Futil em sexto. Vão dar trabalho amanhã. E quando se fala em dar trabalho, é justamente isso: quem está atrás, e no fim das contas vai chegar na frente, terá bastante trabalho para se livrar dos dois.

Não gosto muito do traçado barenita e por isso não acho que a corrida vá ser assombrosa de boa. Mas tenho a impressão que será bem disputada, e quem quiser compreendê-la vai ter de prestar muita atenção às estratégias de cada um, tempos de volta, hora dos pit stops e tudo mais. A F-1 anda bastante exigente quanto à compreensão de seus eventos. É um tal de fazer conta o tempo todo que às vezes cansa o telespectador. Por isso é importante que quem está narrando e comentando na TV dedique seu tempo mais a isso, a “ler” e traduzir o que está acontecendo na pista, do que a uma sequência de elogios-clichê a quem está ao microfone.

Óbvio que estou falando da estreia de Barrichello como comentarista na Globo. Que será muito útil se Galvão Bueno usá-lo para isso, comentar e ajudar o menos afeito às sutilezas de uma corrida a entender o que está se passando na pista, e não para ficar falando generalidades ou para referendar a tese disseminada todos os domingos de que o piloto brasileiro (ou atleta brasileiro, de qualquer modalidade) é o centro do universo.

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leduard
Leduard
11 anos atrás

Até um tempo atrás eu ainda suportava o Galvão, mais pelo Reginaldo Leme e o Burti. Mas encheu o saco, é insuportável ouvir sempre a mesma coisa, Senna, Brasil, etc., etc. Ainda por cima o Reginaldo parece que perdeu o tesão, pois às vezes dá a impressão de estar com a atenção voltada para outra coisa. Sobra o Burti, mas eu acabo ouvindo na Bandnews onde o Jan Balder comenta junto com outros como o Ico e o Seixas. Tá mais do que na hora de a Globo arrumar outro narrador que não seja ufanista, mesmo porque ser ufanista morando em Mônaco é fake prá cacete.

Wolfpack
Wolfpack
11 anos atrás

Só uma coisa VERGONHA a performance do Massa hoje. Vergonha pura. O constrangimento ficou claro no silêncio do vidente Galvão e Rubens Barrica na transmissão da corrida quando o Macarrão entrou nos boxes junto com todo mundo na primeira parada. Vergonha!

Wolfpack
Wolfpack
11 anos atrás

RIDICULO, Este Felipe Massa deve se decidir, o que deve fazer da vida. Se continuar a defender Alonso nas largadas, será sempre este pangaré. Café com Leite. Ridiculo. Era para ficar mais tempo na corrida, ridiculo. pobre da torcida brasileira. Sua largada conservadora protegendo Alonso, e depois isso ai, que Vergonha….

danielle
danielle
Reply to  Wolfpack
11 anos atrás

Defender Alonso na largada, onde? Bebeu?!!

O Massa destrói os pneus, hoje travou tudo e mais um pouco, desse jeito é ladeira abaixo. O cara é ruim, pare de culpar os outros pela incompetência dele.

emerson57
emerson57
11 anos atrás

rubinho vai comentar?
adooooro o rubinho!
mas,
vou acompanhar a narração do rádio.
não quero nem saber quantas vezes o gavião vai “atropelar” o rubens e os outros!
“mute” na globobo, vou de calaboca galvão.
“multi 21” quer dizer primeiro o segundo piloto(2weber) depois o primeiro(1vetel). (-nada mal para um segundo piloto, lembram?)
veremos hoje qual é o código da ferrari.

gilles
gilles
11 anos atrás

Ciao Flavio: Palpite: Alondo, Raikonen, Massa, o resto so depende dos pneus. Abraços.

Boca
Boca
11 anos atrás

Corrida na mao do Choronso. Rosberg vai lutar pelo 3 ou 4 igual Hamilton na china. Mercedez nao consegue administrar esses pneus. Vettel tem que achar bom o segundo lugar e sair dessa fase asiatica-oceanica liderando campeonato. Massa vai brigar com Kimi a corrida toda.

Luiz G
Luiz G
11 anos atrás

Do alto do meu pedestal de conhecimentos sobre Formula 1, farei uma previsão:

Se o Massa não for o protagonista da próxima vitória da ferrari, creio que ele já se tornará “segundo piloto” por mais uma temporada a partir de então.

Infelizmente, é minha aposta.

Carlos Del Valle
11 anos atrás

Achei bom o desempenho do Rubens na TV, mais bem-humorado que o Burti. Mas tem que melhorar na parte do rádio, na qual o Burti vai melhor, talvez pelos anos de prática

Dav
Dav
Reply to  Carlos Del Valle
11 anos atrás

Concordo o/

eduardo
eduardo
11 anos atrás

Alonso perdeu a chace de largar na primeira fila vai ter que largar bem para se livra do Vettel o unico que pode tirar sua Vitória em condições normais resto é briga pelo podio

Allez Alonso!
Allez Alonso!
11 anos atrás

Sempre bom um piloto comentando, tem muito a acrescentar, somente espero que o Galvão deixe o Rubens mais a vontade sem querer interrompe-lo a todo momento. Rosberg que deu um sacode no Shummy no passado mostra mais uma vez que é dos melhores, colocar meio segundo no Lewis nao é pra qualquer um. As force india estão muito rápidas, vão dar trabalho em pistas mais rápidas como Monza e Spa, elas tem muita final e tração, também parecem equilibradas nas frenagens. Legal ver que a RBR nao é mais aquela fortaleza toda, em ritmo de corrida a Ferrari parece melhor e em qly a Mercedes é o carro a ser batido, pelo menos nessa primeira metade do campeonato.
Vendo os stints do p1, acredito que o Kimi vá fazer uma parada a menos, Alonso larga do lado limpo e o Massa pode sofrer com os pneus mais duros na largada, além de largar do lado sujo.
Vettel vem forte mas Alonso é o favorito. A Williams tá de dar dó, a Caterham deu um belo salto, a Sauber andou pra trás, pena pelo Hulk… Alo – Vet – Rai na corrida!

Glauson
Glauson
11 anos atrás

Rubinho como comentarista é um pouco apático, achei os comentários dele meio fracos. Sou mais o Burti. O Luciano tem o raciocínio mais rápido, é mais dinâmico.

Mas acho que a Globo quer alguém que ande pelo grid antes da corrida e seja reconhecido pelos atuais pilotos, assim quem sabe sai uma entrevista aqui acolá. Nesse aspecto Rubinho é melhor.

Luiz G
Luiz G
Reply to  Glauson
11 anos atrás

Calma….De repente, ele ainda está com pouca intimidade com o microfone. Com o tempo, vai alcançar “mais velocidade” nos comentários.

Acho que Rubens será um bom comentarista.

Zé Fini
Zé Fini
11 anos atrás

Gomes, vc saberia me dizer se a Vodafone deixou de patrocinar a McLaren, pq percebi hoje que os carros ostentavam outro nome no lugar de “Vodafone”. É uma tal de “Zaian”, “Zian”, alguma coisa assim.

Affonso
Affonso
Reply to  Zé Fini
11 anos atrás

A Zain é uma empresa telecom do grupo Vodafone, e eles atuam no Bahrein.

Virso
Virso
11 anos atrás

Sinceramente, que m**** esta a formula 1 com esses pirelis. Onde se pilota em cima de ovos, e um piloto não pode ser rápido, não pode andar pra poupar os pneus, equipamento e etc. Que viadice do c****lho. F1 é coisa de macho e não essa baitolagem de pneus.
Pra entender e assistir a f1 hoje em dia, é preciso saber mais sobre os pneus do que sobre os pilotos.
E na verdade esta um verdadeira zona, ninguem entende mais nada esses compostos, um dia é de um jeito, na outra corrida é de outro. Abre tambem muita chance de certos pilotos “receberem” pneus melhores.
A moto gp está muito, mas muito melhor que a f1, la o cara tem que andar e não ficar nessa de se o pneu vai deixar. Acompanho a f1 a 22 anos e sinceramente esta cada vez mais sem graça, queriam mais disputas e os pneus são pra isso, mas na verdade assistindo as disputas, a gente sente que são totalmente artificiais e sem graça. Onde ja se viu uma categoria de alta velocidade, onde sempre quem acelera mais ganha, ficar nessa de pneuzinho

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Virso
11 anos atrás

É o mal do monopólio.

Raphael Mendes
Raphael Mendes
Reply to  Virso
11 anos atrás

Flávio, se o stint do médio é por volta de 15 voltas e o duro de 20 ou um pouco mais, a corrida terá só 2 paradas, não 3.
Parando na 15 por exemplo, o próximo pit (já usando duro) seria entre as voltas 35 a 37 e aí mais cerca de 20 voltas até o final (são 57 voltas).
Só se alguém resolver usar o médio 2 vezes e fazer 2 stints mais curtos. Mas acho que não vale a pena, a diferença de tempo entre os pneus não é tão acentuada, não justificando o tempo perdido com um 1 pit stop a mais.

Allez Alonso
Allez Alonso
Reply to  Raphael Mendes
11 anos atrás

Tem que ver que no primeiro stint tem as voltas do qly também, ou seja, três voltas a mais, na melhor da hipoteses 12 a 15 voltas. Acho difícil o duro durar 20 voltas ou mais.
Interessante que no Bahrein o uso do DRS em todo circuito na fez diferença já que liberado nas duas grandes retas, e a pole do Rosbreg foi melhor que a do Vettel em 2012, lembrando que os médios atuais são os softs do ano passado, veja:
http://www.pirelli.com/tyre/ww/en/news/2013/04/20/2013-bahrain-grand-prix-qualifying/

Ricardo
Ricardo
11 anos atrás

O Massa começou a ter problemas com os pneus médios. Já vi essa história antes…
Ou ele vira madrugadas com os engenheiros para tentar entender o que está acontecendo desta vez ou vai fazer outro campeonato de mer..

Catatau
Catatau
11 anos atrás

“Hora DA onça”, “hora DE A onça”, “hora DE onça”… tudo gramaticalmente certo, mas tudo chato pra cacete (chato tb corrigir isso)

Catatau
Catatau
11 anos atrás

Esses circuitos modernos parecem a Marginal Tietê, não tem que achar um buraco pra passar, tem 4 faixas… Sem muitas emoções.

Massa ta melhorando cada vez mas, estratégia boa, pode beliscar pódio. Seria bom se vencesse, mas acho que ainda ta caminhando pra isso. Torceremos. E a paquita continua subestimada hehehehe

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Catatau
11 anos atrás

Meu caro,o Mepassa é semelhante ao Cacatau,só esta la porque de maneira nenhuma ira atrapalhar o Zé Colmeia que sempre fica com a maior parte da cesta de pic nic,ele não passa de ajudantezinho de primeiro piloto,sua missão sempre sera a de atrapalhar qualquer que se aproxime de Alonso(quando consegue)

Catatau
Catatau
Reply to  luiz alberto
11 anos atrás

A missão dele é fazer a corrida dele… Ele sempre é relegado a ajudante pelo simples fato do Alonso ser sempre mais competitivo.
Raikkonen também era mais badalado quando Massa disputou o título em 2008. E ele ganhou corridas ao lado do Schumacher, que viveu todos os anos de Ferrari como protagonista.

A propósito, péssima analogia

Dan Patricio
Dan Patricio
Reply to  Catatau
11 anos atrás

Concordo contigo, a chance do Massa é boa, principalmente por ser diferente da estratégia do Alonso.

Se o Massa tentar tudo igual ao Alonso, sempre vai ter desvantagem..

Jr.
Jr.
Reply to  Dan Patricio
11 anos atrás

É verdade. Tardiamente ele vai se tocando, creio.
Ele já recuperou a velocidade, agora resta melhorar o ritmo de corrida.

Wolfpack
Wolfpack
11 anos atrás

Amanhã, meu palpiteco:
1- Ovelha negra
2- Dick vigarista
3- James iceman Hunt
4- Spagethi
5- Rollmops
5- Diabo da Tasmânia
6- Negrinho do pastoreiro

marga
marga
11 anos atrás

Cade o Burti? mandaram embora?

Eddie
Eddie
11 anos atrás

Eu acho que as situações de Largada de Massa e Alonso…… está propicia para um ” Massa let Alonso pass for the championship ” !!!!!! E quem sabe o Rubens não rouba o microfone do Galvão e puxa um “Hoje nao Hoje não……. Hoje Sim….. Hoje Sim”

Tiago
Tiago
11 anos atrás

Só faltava amanhã o Massa para com 5 voltas pra trocar pneu e dizer no fim que os pneus não aguentaram.

Mano
Mano
11 anos atrás

Olá, boa tarde a todos.

Quanto a corrida (o que realmente interessa), Alonso, Vettel, Rosberg e Hamilton tem boas chances de vitória … para mim o espanhol tem as maiores chances de vencer a corrida, pois a Ferrari conserva bem os pneus na mão do espanhol … Sem dizer o bom ritmo de corrida que o cavalino rampante apresenta … Seria minha aposta.

Quanto a Felipe, acho que tem tudo para fazer uma ótima corrida, a tática de marcar um bom tempo com os pneus duros visando a punição de dois pilotos que se qualificaram a sua frente (Webber e Lewis) para melhor colocar-se no Grid … Veremos …

Quanto a RGTV, Galvão, Rubens … Gente, coloquem no MUTE, mudem de canal, da um jeito de assistir pela BBC, Skysports … sei lá … Falar desses caras e o que fazem ou deixam de fazer é muito chato … afff … da mais comentários do que a classificação/corrida em si … o que é uma pena né …

Rodrigo
Rodrigo
11 anos atrás

Realmente foi ridícula aquela pagação de pau ao vivo. E o pior é que o Rubinho estava querendo colaborar com a transmissão mesmo. Vai ser muito interessante depois que o Galvão se acostumar em tê-lo ao lado.
Bom… pra mim não via servir muito, já que abaixo o som da TV e ligo no Odinei Edson.

Gerson
Gerson
11 anos atrás

Kimi Raikonnen dando uma surra de deixar tonto no RoGro (Ogro). Na França estão preocupados com o ‘desnorteamento’ e desespero de Gorsjean de ser cer tão atrás de Raikkonen no desempenho com a Lotus.

Eu sempre achei esse Sabugo um pilotinho pequeno demais p/ uma equipe de meio de pelotão pra cima. Ficam comentando o desempenho do Perez que está apenas na 3 a corrida na McLaren…e esse PEREBA do Grosjean já ‘estreiou’ 2 vezes na F1…

Desesperado pra mostrar desempenho, fica mais perigoso ainda (no mal sentido) na largada ou durante a corrida.

E o Massa…Bom se fosse o Alonso que largasse em 4o e com pneus mais duros pra ficar mais tempo na pista antes da troca eu diria que seria candidatíssimo a vitória. mas como é o massa, é capaz e não abrir tempo suficiente pra ter tranquilidade para a segunda parada ou ficar tempo demais atrás de um Sutil ou Grosjean e os concorrentes abrirem distância.

E no final da corrida, vai botar a culpa nos pneus, ou no no reflexo do sol batendo na viseira, ou na equipe, ou em algum retardatário…

Mais do mesmo. Como sempre. Tomara que eu esteja enganado.

E as Force India hein?

Gerson
Gerson
Reply to  Gerson
11 anos atrás

(…)desespero de Gorsjean de ESTAR tão atrás de Raikkonen no (…)

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Parece que a nova suspensão da Lotus nao se adapta ao estilo do Grojã ou o contrario…
http://www.f1plus.com/en/news/item/3545-lotus-has-active-suspension-working-best-mercedes

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Sinceramente achei a escolha de Massa pouco interessante, pois a diferença de voltas do composto duroXmédio não é grande o suficiente pra ele andar mais tempo na frente…..ainda mais de tanque cheio!

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Paulo Vargas
11 anos atrás

Confirmado hoje na corrida….

andré frej
andré frej
11 anos atrás

Referendando essa tese sobre a lógica ufanista da transmissão, FG, Babão Bueno começou mentindo de cara, ao dizer que a Ferrari liderou o primeiro treino com “me passa” e o terceiro com Alonso, omitindo inescrupulosamente de que Massa foi o 11º.

No mais, é vergonhoso um pseudo jornalista falar o português errado. Não se diz ” está na hora da onça beber água”, seu locutor chapa branca. O correto é “está na hora de a onça beber água”. Vê se tu voltas ao banco da escola e não sais mais de lá, assim não se meterás a dar aula sobre política internacional.

J Fernando
J Fernando
Reply to  andré frej
11 anos atrás

Rapaz, que a galera não gosta do G Bueno, todos sabemos…
Mas, daí a encontrar um erro desses na fala do locutor já beira a paranóia.
A forma que ele utilizou é a comumente usada pelos brasileiros em geral; tem música, tem frase, tem citações, etc, etc, todas com “hora DA onça beber água”…

andré frej
andré frej
Reply to  J Fernando
11 anos atrás

J Fernando, a função social do jornalismo também é a de educar as pessoas e no caso da língua, é obrigação observar a norma culta.
Se fosse só a “hora da onça”, tudo certo. Mas, o verbo no infinitivo determina a separação dos elementos, escrevamos assim.
Engraçado que durante a transmissão o locutor oficial se auto-corrigiu ao falar que algo, sei lá o quê, “havia acontecido dez anos atrás”. Imediatamente ele repetiu “há dez anos”, excluindo o atrás.
Finalmente, ele fala a língua do povo ou é superior aos reles mortais ?
Chato, Catatau, é ouvir as asneiras e manipulações globais.

danielle
danielle
11 anos atrás

Esse Galvão não é uma mala sem alças, é um bagageiro lotado delas. Começou a narração dizendo, quando apareceu a imagem do Rosberg, “estamos vendo o Mika Rakkinen…”. Depois, pediu pro Rubens traduzir o “rádio” do Sutil, não contente ele mesmo repetiu o que o Barrica havia falado, ô cara chato!!

A corrida vai ser boa. Vettel e Alonso vão brigar pela vitória, Massa vai se “perder” novamente, Kimi vai pra duas paradas e tá na briga. Hamilton e Rosberg vão disputar o 3o lugar, isso se Rosberginho não abandonar, começo de ano difícil para ele.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
11 anos atrás

Quanto ao traçado, vamos ser sinceros: um pior que o outro na F1 atual. Os carros andam mais sobre as zebras do que no asfalto. Bons tempos quando víamos carros evitando as zebras… O traçado dessa pistinha aí é de doer, cada curvinha fajuta… Kimi ficou numa posição esquisita para quem estava indo bem nos treinos … Corrida facil pra Alonso ? É o que parece. A Ferrari anda bem no fimdemundoheim. E quanto ao Galvão…a viuvez de sempre se referindo ao Senna…nem deixa o coitado repousar em paz. Cala a boca Galvão.

JackSpeed
JackSpeed
11 anos atrás

Flavio, que linda foto essa! Fiquei hipnotizado!

JackSpeed
JackSpeed
11 anos atrás

como eh a vida nao? Quando o semi-aposentado Schumacher levava tempo do “Britney” na Mercedes as viuvas ficavam ouriçadas e molhadinhas,era um absurdo levar de Rosberguinho!e agora Hamilton? O Luís eh um dos mais rápidos mas o treino de hoje mostra a velocidade do subestimado Rosberg Di Caprio.

Affonso
Affonso
Reply to  JackSpeed
11 anos atrás

Tá aí um novo apelido ao Rosberguinho: Rosberg Di Caprio!

Ricardo
Ricardo
Reply to  JackSpeed
11 anos atrás

Como diria Nelsinho Piquet, Rosberg O Paquito.

Patrick
Patrick
11 anos atrás

A falta de ética profissional de alguns profissionais da comunicação social é assustador, mas ainda bem que dentre eles, você o Mattar e uns dois são a excepção, é preciso ter mente aberta para todo tipo de coisas nessa vida, vejo o seu programa na tv, e as corridas pela rádio o que mais impressiona é forma ,como se coloca, sem mostrar as suas preferencias pessoais (tirando a Portuguesa e Meianov kkkkkkkkkkk mas afinal que é perfeito) PARABÉNS MEU CARO!

Leonardo Lago
Leonardo Lago
11 anos atrás

Desde a saída da BMW, estamos observando o processo de “tyrrellização” da Williams. Ano que vem, Ricardo Rosset e Ukyo Katayama devem pintar nos carros da equipe de Grove…

Horse
Horse
11 anos atrás

Muito legal o Barrica imitando o ronco do motor.