AGENDA FECHADA
SÃO PAULO (sem novidades) – Com 19 etapas e a exclusão daquelas que tinham sido incluídas no calendário mais inchado de todos os tempos, saíram locais e datas do Mundial de F-1 do ano que vem.
Em relação à temporada que acabou outro dia, duas substituições: saem Índia e Coreia do Sul, entram Rússia e Áustria.
O México ficou fora, e a tal prova de rua de Nova Jersey deve estar sendo organizada pelos mesmos caras que queriam injetar dinheiro na Lotus.
Pena as saídas de Coreia e Índia pela qualidade das pistas. Mas os dois países ignoram a F-1 e não farão falta. Azar deles. Falta, mesmo, sinto do circuito da Turquia. A volta da Áustria deve ser comemorada. Afinal, gostem ou não, é o país da equipe tetracampeã. E o autódromo é uma delícia, assim como a região onde fica.
Eu sempre gostei de A1
Vale mais o Brasil fechar o campeonato do que Abu Dhabi! Fazer o quê?
Cara esse circuito atual do Red Bull Ring (já desde dos tempos de a1- ring), não tem nada haver com aquele, aí sim, fantástico circuito da década de 80.Dá uma olhada neste aqui ( década de 80) http://statsf1.com/en/circuit-osterreichring.aspx
E compara com este aqui (97 em diante) http://statsf1.com/en/circuit-spielberg.aspx
Tiraram 3 curvas de alta e encolheram a reta, para enfiar 4 cotovelos novos. A f1 não está chata por falta de disputa ou competência dos pilotos, tá chata porque os circuitos não desafiam mais como antigamente.
Os pilotos profissionais ainda são melhores que nós reles mortais, mas qq senta num carro e acelera até 300 e freia pra 90 e vira o volante, mas não é todo mundo que vem a 320 para contornar a mais de 200 algumas dessas curvas. Pole do Piquet em 87 – 256 km/h. Shumacher 2003 – 225 km/h. Com os carros muito mais seguros e tudo mais, pra mim tá ficando sem graça a brincadeira.
Para que a Coréia quer F1 se eles tem anjinhas?
Muito bom saber que a Áustria volta pro calendário da F1 com o Red Bull Ring, antigo A1 Ring. A Globo provavelmente deve chamar “Circuito de Zeltweg, na Áustria” como chamavam, porque já na época eles não curtiam usa “A1 Ring” talvez por pensar ser um nome incomum pra divulgação da corrida. Agora que mudou de A1 Ring pra Red Bull Ring, então, nem se fala…
Tenho o mesmo sentimento em relação à pista da Turquia…
Fico feliz pelo retorno da Áustria (Red Bull Ring), belíssimo.
E nao tem mais ingressos para a corrida na Austria, em tres dias venderam TUDO!
A se lamentar a permanência do Bahrein, que na minha opinião, também deveria ter sido limado.
A não ser que alguém aparece com um mala de dinheiro em Nova Jérsei para o Bernie, o local continuará a receber um “PR move”, um medida de relações públicas especialmente em conjunção com a Infinity. Tá certo que é vitaminada em relação àquelas voltas com carros em cidades perdidas, mas será só PR. Ajuda, não se negue, a levantar a possibilidade de financiamento de uma futura corrida lá.
Apenas interesses comerciais para explicar um caléndário mal feito como esse, no que diz respeito a logísitica.
http://www.youtube.com/watch?v=YdKZSkgAr6c
http://www.youtube.com/watch?v=K-h1fsBrHDE
Os supercarrões dão show nesse traçado que também é show, que bom que voltou.
Devia fechar em Interlagos. Quando o campeonato é decidido na ultima prova, aqui é sempre sensacional… diferente da bosta de Abu Dhabi. Fazeroque
Caracoles….fizeram um autodromo daquele porte na Índia, gastou se um dinheirão, para receber o gp por 3 anos…pqp!
Por que a França também não é incluída no mundial de F1? Porque lá tem: A Renault – o melhor motor da F1 (já seria suficiente para atrair um belo número de fãs franceses); também agora tem o garoto-Grosjean (que na minha opinião tem potencial para disputar até títulos na F1) e tradicionalmente a França sedia grande competições automobilísticas como o famoso Pariz-Dakar e o famosíssimo 24 horas de Le-Mans. Vejo a pista de Paul Ricard como perfeitamente habilitada para a F1. Não consigo entender!
David, acho que a França poderia sediar sim, porque tem circuitos muito bons, porém a coisa não se restringe à qualidade do circuito, existem N interesses financeiros envolvidos, mas o Grosjean é Suiço, nascido em Genebra, e o Rallye Dakar há muito tempo não se chama Paris-Dakar e acontece desde 2009 na América do Sul.
David, o melhor motor da Fórmula 1 é da Mercedes-Benz. A Red Bull é que possui o pulo do gato e fez um carro cuja aerodinâmica é muito boa. Ou seja, boa parte dos títulos da Red Bull se devem ao Adrian Newey.
O que a cultura (ou a falta dela) faz de um povo. A India tem um circuito supimpa, uma equipe bacana, mas mesmo assim não conseguiu se deixar contagiar pela F1 (e acho que pelas corridas de carro em geral, visto a falta de pilotos indianos de qualidade…). Imaginemos uma equipe “Força Brasileira”… pachecadas à parte, não revitalizaria a relação do torcedor nacional com a F1?
Já havia pensado nisso e tenho duas coisas a dizer.
Primeiro, é possível que os indianos estejam mais próximos dos circuitos financeiros que levam à F1 do que os brasileiros.
Nós, em segundo lugar, estamos distantes dos círculos industriais que envolvem a categoria. Qual contribuição técnica poderíamos apresentar? Combustível? Qual nossa participação na tecnologia dos motores elétricos dos carros? Os russos começam com uma equipe pequena, mas tem a kasperky na ferrari. Os indianos já sabem lançar foguete e construíram um porta-aviões. Nos nós complicamos para soltar balão e para construir uma caravela – coisa que os portugueses já fizeram literalmente há 500 anos.
Afinal, uma equipe brasileira significaria o quê? Comprar as instalações de um time na Inglaterra ou produzir tudo aqui? Concedo que temos a embraer e as empresas em volta, mas isso produziria uma ferrari ou mclaren?
Bem, se for para lavar, digo levar dinheiro, parece que os brasileiros já conhecem tecnologias melhores nesse campo.
Gustavo, a McLaren e a Se Ferrari são equipes grandes hoje, mas começaram em algum momento da história! Esse é o mal do brasileiro: quer começar sendo grande. Se não for grande, nem comece! A Petrobrás começou grande na década de 1950? Não. A Force India começou grande? Não. Mas tem uma proposta de desenvolvimento e está crescendo a cada ano que passa!
Falta ao Brasil fazer (e cumprir) um planejamento a longo prazo. Aí teríamos (novamente) uma equipe de Fórmula 1.
A dúvida é:
Com quantas corridas de antecedência Vet13l será penta?
Será já na Áustria?
Vendo o calendário da F1 e da Nascar, a corrida de Austin da F1 vai ser no mesmo fim de semana em que a Nascar estará em Fort Worth. As duas cidades ficam no estado do Texas. Ou seja, vai dar M..
Vai nada. Vai dar é Nascar mesmo.
Vai nada, Austin será super lotada de Chicanos e Fort Worth (cidade mais racista dos EUA), de Rednecks, simples.
Pois é Flavio, acho uma pena mesmo à do México, seria muito interessante ver a F1 atual, fazendo a Peraltada, quem sabe “flat”. Gostava muito das corridas de lá.
Coreia é um lixo de traçado.
a Índia é legal! mas realmente, Austria!!! além de ser uma pista das antigas ao meu ver, é na Europa!
Pena mesmo é o Brasil deixar de encerrar a temporada
Como a globo irá chamar o circuito da Áustria, já que, o mesmo tem o nome de Red Bull.
Quer apostar quanto que vão enfiar um RB Ring ou RBR Ring !! Só a globo mesmo!
Acho que vai chamar de circuito da Áustria, pista da Áustria ou autódromo da Áustria. Algo nesse sentido.
não se preocupe, logo aparece um “jenio” para chamar de Austródromo.
Quero ver chamarem com o nome original, Österreichring…
Podem ainda falar que estão no circuito de Spielberg, na Estíria. Mas isso quer dizer lhufas para o telespectador brasileiro.
Aposto que vão chamar de A1-Ring, Osterreichring ou circuito de Spielberg (nome da cidade).