JEREZ, DIA 1
SÃO PAULO (longa estrada) – Não dá para tirar conclusão nenhuma dos tempos do primeiro dia de treinos da F-1 no ano. Na temporada passada até dava, já que o regulamento era parecido com o de 2012. As regras deste ano (estou preparando um pequeno guia detalhando tudo) mudaram os carros radicalmente. Em comum com os de 2013, eles têm quatro pneus. O resto é tudo diferente.
Então, vamos a uma pequena análise individual, por equipes.
Na Red Bull, Vettel conseguiu completar três voltas, nenhuma delas cronometrada, e chegou a fazer uma delas com pneus intermediários, para ver se as coisas funcionavam. Um problema de última hora fez com que o carro ficasse quase o dia todo nos boxes e voltasse para a pista nos 15 minutos finais. Temperaturas, comandos, sensores, tudo sendo testado. A última coisa que preocupou o time foram os tempos de volta. E amanhã, segundo a equipe, deve chover. “É uma viagem de descobrimento”, disse Andy Damerum, um dos engenheiros rubrotaurinos, a bordo de uma caravela.
Mesmo discurso da Force India com Pérez, 11 voltas. “Foi um começo lento, como o de todo mundo, para checar sistemas. Mas deu para aprender alguma coisa”, falou o mexicano — cuja foto publico porque dos carros apresentados até agora só faltava mostrar o bico do VJM07.
Na Williams, um problema deixou Bottas um bom tempo esperando o eletricista resolver. Nessas horas, eu sempre acho que é fusível, mas parece que no caso foi algo um pouco mais complicado e demorado. Sete voltas no total. “É um carro completamente diferente do do ano passado”, falou o finlandês. No caso, ainda bem.
Sete voltas também completou Gutiérrez com o C33 da Sauber. “Foi uma grande façanha colocar o carro na pista”, comemorou o engenheiro-chefe Giampaolo Dall’Ara. Como se vê, as ambições para o primeiro dia não eram lá muito grandes.
A Ferrari fechou o dia com o melhor tempo, 1min27s104 e foi a que mais andou. Raikkonen completou 31 voltas e reclamou do excesso de trabalho na volta das férias. O tempo é coisa de 9s pior que a melhor volta do primeiro dia de testes em Jerez no ano passado (1min18s861, Button), o que mostra que não tem a menor importância. Ah, esse carro aí vai ser F14 T a partir de agora, com espaço entre o 14 e o T, do jeito que a Ferrari está escrevendo.
Bom foi o dia de Button. A McLaren simplesmente não conseguiu ligar o carro. Alguém parece ter esquecido a chave. Mas deve ser daquelas codificadas, e o chaveiro andaluz chamado pelo telefone disse que só tinha chaves de Seat e algumas antigas de furgões Auto Union da Imosa. Nenhuma serviu.
Na Mercedes, Hamilton não falou uma palavra sequer, no comunicado oficial, sobre a asa que quebrou e o levou a uma panca de categoria na barreira de pneus. Paddy Lowe se disse orgulhoso por sua equipe ter sido a primeira a colocar o carro na pista, precisamente às 9h locais, como se fosse algum campeonato de pontualidade. O problema seria consertar o carro, com peças do mercado negro.
Vérgne deu 15 voltas com o carro narigudo da Toro Rosso e não falou nada demais. Ericsson ficou o dia inteiro ao telefone (nem todo mundo vai entender essa) e só deu uma volta com a Caterham, que pelo menos serviu para tirar a água dos boxes na hora que choveu. “Com mais água vai ser zika”, disse o projetista do carro-rodo. Lotus e Marussia, como se sabe, não apareceram. Os marússicos estão a caminho.
E foi isso.
Se o projeto para esse ano era fazer um bico baixo, por que não chamaram o Gordon Murray, ele poderia dar uma ajudinha nos projetos e ganhar um cascalho extra.
Um dos seus projetos e creio que seja um dos mais belos F1 de toda a historia, Brabham BT52.
http://f1superswede.files.wordpress.com/2012/10/bt52b.jpg
Ericsson era um bom celular. Tive um – pequeno para a época (tijolinho). :-)
Pelo visto, precisavam começar a testar mais cedo. Nesse ritmo, a corrida vai ser uma roleta russa. Meia dúzia de três ou quatro vão terminar…
Massa se livrou da Lotus.
Quem me impressionou até agora foi a Williams. O Bottas fez o terceiro tempo nos dois treinos, além de ter completado várias voltas e poucos problemas durante estes treinos.
Eu arrisco dizer que a Williams não vai mais brigar com o pelotão de trás neste ano. Deve dar canseira pras médias (Lotus, Force India)…
Vamos ver o Massa amanhã, como ele vai se comportar…
A Caterham bateu todos os recordes de carro mais horroroso de todos os tempos, cruz credo.
Gargalhei com essa do Ericson.. Bom começar o dia assim
Esse carro da Force Índia é o mais bonito, espero que ande bem.
Flávio, aproveitando o guia que está preparando, sugiro explorar a regra que estragou os bicos deste ano. O que diz no regulamento técnico? Tem a ver com os 1200 mm exigidos do eixo dianteiro até a frente do carro? A Mercedes colocou o spoiler dianteiro mais à frente, evitando o bico? Estes pequenos detalhes. Vão me xingar, dizer que tem tudo no site da F1, mas eu não tenho tempo pra ler o regulamento todo hehehe. Abc.
Duvido que esse bico da Force India dure. Isso aí tá mais pra quilha que bico.
Vão alegar todo tipo de bizarrice, caso ele ande. A porção de ar que ele deixa passar aparentemente é maior, só que a quilha parece frágil e fina demais comparada a todos os outros.
Alguém arruma uma cuequinhas do He-Man pra esses carros por favor. ..
kkk! O Ericsson deve ter um plano ilimitado, DDD, DDI, SMS e “otras” traquitanas tecnológicas!
A Mercedes foi a primeira a ir para pista, e o Hamilton o primeiro a ir pra fora da pista…
Sei que é absolutamente cedo, mas acredito que Mercedes e Ferrari terão bons carros esse ano.
Na casa dos meus pais ainda tem um Ericson, daqueles que a companhia estatal dava quando você tinha a sorte de conseguir comprar um. E ele ainda funciona
Foi o meu segundo, depois do Tijorola.
http://www.quatrocantos.com/lendas/imlendas/telefone/ericsson_t18.jpg
Moçada… Divido a frustração com meu conterrâneo Felipe Luz, mas… A gente podia dar uma incrementada (politicamente incorreta) propondo um “bolão-meio-às-cegas” tipo: Quem ganha a primeira corrida? Assumo até o risco* de dizer que o Comandante Hamilton ganha em Melbourne.
*Risco calculado… Explico: a saída de pista hoje, mostra que o Bretão (arghhh…) veio a fim de redefinir limites nesta temporada, onde os projetos sairam das “folhas em branco”. Apesar disso, aposto que vamos term um camoeonato bem interessante até às férias de julho. Talvez até tão empolgante quanto o de 2012 !!!
Boa essa do Marcus Sony Ericson!
Imagina se o Ericsson corresse pela McLaren patrocinado agora pela Sony?!
Em colisao lateral essa ponta estranha dos carros nao pode se tornar perigosa???
Se o cara estiver de costas sim.
Alguns carros na pista, o som está demais!
http://youtu.be/s99QFe6htJ4
Imagina quando começar o campeonato e o Galvão dizendo:
Agora vamos escutar pela primeira vez o som do novo motor na câmera on board. (Sem parar de falar) vai … primeira marcha … segunda … sobe o giro … agora reduz … puxa pra direita … sobe o giro de novo … 10mil … 11mil … olha a cabeça do piloto como balança …. o kers tá acabando … sobe o giro de novo …. É ou não é uma beleza amigos?
kkkkkkkkkkkkk
Essa foi boa,,,,,legal mesmo é o Sergio Lago narrando a Nascar, quando os carros passam próximo as câmeras com microfones ele fica quieto e nem precisa dizer pra gente ouvir, esse é um narrador que além de saber do que fala é excelente.
Imaginei a voz do Galvão enquanto lia! kkkkkkkkkkkkkkkkkk
lol!
Haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaja coração..
http://forumcelular.com.br/ImagesB/ericsson-gh-688_nimg2.jpg
kkkkkk, o Ericsson falando à vontade no celular. tive alguns, mas o que realmente me lembro é do T18D.
SERÁ O PRIMEIRO CAMPEONATO DE FORMULA PENIS
2014 vai ser o ano que as vendas de miniaturas de carros de F1 despencarão em vendas….esmeraram-se em enfeiar os carros e com isso interesse do publico……show de horror!!!
E o motor? Ninguém falou do barulho do motor!!! Diziam que ia ser ruim… eu gostei.
Tem uma foto no Grande Prêmio da Ferrari do Kimi, que aí se percebe a jogada da parte traseira pintada de preta.
O carro de lado da impressão de ser um maço de Marlboro.
Muito feio esses pênis nos carros.
A Ferrari fez o trabalho bem feito ou já tinha alguns kilometros em alguma pista italiana?… Chegar e sair andando 31 voltas bem suspeito… Hamilton já está pronto para temporada, nada assusta mais, agora só precisa de uma cueca e macacão novos.
Aqui mesmo ha algumas semanas teve um video de uma ferrari “mula” dando role em pista. Dava entender que era teste pra F1
Exato, a italianada sai bem à frente com esses testes escusos. Ê lelê.
Frustração para repórteres que pouco tem a escrever pela pouca atividade de pista e para o público ansioso para ver esta nova fase. Os carros estão um tanto quanto esquisitos, uns mais dos que outros, mas a verdade é que a hora que a coisa começar isso será mero detalhe.
Ano passado estávamos reclamando que os carros eram todos iguais……este ano pelo menos estao com o bico diferente……feios pra cacete, mas diferentes!!
Flavio,
O Ericsson pode falar a vontade ao telefone ele não paga a conta do tijolão. rsrsr
Essa temporada vai ser dureza, esse carros estão falhando mais do que os trens da CPTM-SP ou será que é da SuperVia-RJ. Enfim como esses trens do governo.
Pagar ele paga, mas é conta dividida com o Graham…..estavam acertando detalhes de comunicação….
Alguns carros parecem estar escamoteando os bicos com a pintura.
Tem quatro pneus mas nem os pneus são iguais.
Acertou! Os pneus da frente são diferentes dos de trás.