PODE FAZER FUMACINHA?
SÃO PAULO (quero um desses!) – O “DeltaWing da Nissan”, que na verdade se chama ZEOD RC (Zero Emission On Demand Racing Car, para quem curte uma sigla esperta; e não usem nunca DeltaWing para falar dele, tem até briga judicial pelo formato e pelo conceito do carro), vai correr em Le Mans em junho e vai ser o ocupante da Garagem 56, o box destinado a experimentos como esse. Isso todo mundo já sabe. É um híbrido que está sendo chamado de “o carro elétrico mais rápido do mundo”.
Ocorre que o motor elétrico da Nissan só será usado em uma volta a cada hora de corrida. E sabe qual o outro motor que vai empurrar o bichinho no resto do tempo? Um três cilindros turbo de 1,5 litro, capaz de produzir 400 HP de potência. E segundo consta, pesa 40 kg. TRÊS CILINDROS, QUATROCENTOS CAVALOS E QUARENTA QUILOS! Onde estava o pessoal da Vemag que não chegou a nada perto disso enquanto os japoneses faziam tudo escondido? Está escrito aqui, dica de blogueiro nos comentários aí embaixo.
Fico imaginando um desses no #96 e perco o sono.
Show!
Mas esse motorzinho tem cara de 2T, não tem?
Nem tudo que reluz é ouro! Fazer um motor com centenas de “cavalos” e bem levinho não é uma vantagem exclusiva de algum genio,o segredo é fazer um motor com bastante cavalos leve mas com muito torque,motor sem torque fica limitado a empurrar um veiculo leve,muito leve,senão não sai do lugar,quando se fala de motor forte todo mundo esquece do torque e para carregar peso é preciso torque,portanto não vejo grande novidade nesse lançamento.Na pratica um veiculo de carga ou passageiros precisa de um torque consideravel para um desempenho minimo dos dias atuais.Tem muito mais tecnica nos motores diesel Audi de mais de 100 KGF do que um motorzinho desses,tenho certeza que a eficiencia dos motores diesel Audi estão bem acima desse projeto Nissan.
Além do novo motor, acho que eles pegaram o DeltaWing e otimizaram os fluxos de ar.
Isso sim que é tecnologia!
Vou encomendar um motor desses para instalar no meu Sentra, he he.
Flavio, me permite corrigi-lo, Le Mans será em Junho, e não Julho, mas precisamente 14 e 15. Você me deu belas dicas que estão guardadas e o ouvirei, grande abraço.
Fumaça?
Só se estourar o turbo.
Pobres motores perseguidos os 2T!
Até onde eu sei, esse Lola, de trajetória lazarentamente azarada em Le Mans 2010, é o elétrico mais rápido do mundo: http://www.youtube.com/watch?v=q_cRqcbXAs4
O que é bacana no DeltaWing da Nissan, é justamente sua arquitetura tanto de estilo quanto de escolha mecânica, não é o mais apropriado e frio ,sistemático , ideal ,otimizado para se vencer a prova.
Mas ele vem despertando paixões porque mexe justamente em um ponto esquecido ,talvez forçado pelos resultados………, falo da “criação livre” ,quase artística e inspiradora ,aquela que surpreende e desperta paixões!
O DeltaWing da Nissan serve como exemplo para a F1, mesmo sendo de outra categoria , o que justamente a F1 vem perdendo nas ultimas décadas, esta padronização técnica é de matar, padronização aerodinâmica e da arquitetura técnica (V6 turbo desta vez).
Vamos falar a verdade, ficaremos todos muito curiosos pra saber como se sairá o 3 cilindros em Le Mans.
Porque na F1 já sabemos, vencerá um V6 turbo.
Caramba, fui procurar saber mais desse motor, olha ai o tamanho dele: http://jalopnik.com/nissans-new-le-mans-engine-has-400-hp-and-can-fit-in-y-1509734976
400 HP em 40 kilos que cabem em qualquer lugar.
“Onde estava o pessoal da Vemag que não chegou a nada perto disso enquanto os japoneses faziam tudo escondido?” Nos anos 60 no Brasil.
Eu particularmente torço para a outra equipe também levar seu delta wing para le mans, vai ser uma disputa interessante, e bem esses carros são como fuscas ou você ama ou você odeia, por serem diferentes eu acho legal da uma quebrada nos atuais conceitos de carros de corrida.
Não pode. Só tem uma vaga para a garagem 56.
Potência específica tipo MotoGP atualmente elas têm 1000cc e por volta de 260 cv (estimativa claro, as SBK estão acima dos 240 então acho que 260+ é um bom palpite para as MotoGPs).
Só que as MotoGP não tem turbo.
Curto muito carros, mas as motos …. sempre na frente
Eu sempre achei lindo . A Nissan é revolucionária mesmo ,
Gomes,
Mas é feio para ca-ra-lho!
Eles não poderiam tentar adaptar a mecanica nova no DW antigo?
É Flavio… e dá uma olhada nessa reportagem, já tem doide querendo colocar este negócio na rua…http://g1.globo.com/carros/noticia/2013/11/nissan-cria-conceito-para-rua-que-copia-sensacao-de-carro-de-corrida.html