MINHOCÃO NO CHÃO

SÃO PAULO (que grande notícia!)Construído entre 1970 e 1971 quando Paulo Maluf era prefeito biônico de São Paulo, alinhado ao governo militar, o Minhocão rasgou o Centro da cidade no meio e estragou uma das regiões mais belas da metrópole. Essa aberração arquitetônica e urbanística, felizmente, está com os dias contados. Meu ex-chefe Leão Serva relata que agora é lei, graças ao novo Plano Diretor da Prefeitura: essa porcaria terá de ser desativada. Ou vira um parque suspenso, ou será demolido. A segunda opção me parece bem mais aceitável, até para riscar da história o nome do carniceiro Costa e Silva, general-presidente na época do AI-5, que inexplicavelmente dá nome a essa joça.

Um dos defensores da demolição dessa obra infeliz é o escritor Marcelo Rubens Paiva. Muita gente vai estrilar, os reclamões de sempre, que acham que a cidade deve ficar à disposição de sua pressa. No caso, a pressa de ir da Praça Roosevelt até o Largo Padre Péricles. Oh, que tristeza. A eles, digo apenas: peguem metrô, ou ônibus. Ou mudem de caminho. E que o Centro, em maiúscula, já que é um bairro, comece a ser revitalizado por lá. Porque a maldade que o Minhocão representou para milhares de pessoas que moravam nos prédios ao longo da Av. São João e em direção ao oeste, essa não tem tamanho.

minhocomaldito

Subscribe
Notify of
guest

91 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
tinho
tinho
9 anos atrás

Sou totalmente contra a demolição do minhocão e tenho certeza que a maioria dos usuarios tambem é.. a Cidade vai virar um caos sem ele.. ele é feio mas funcional.. vou organizar uma manifestação contra essa ideia maluca

JP
JP
9 anos atrás

Reclamam da feiúra do minhocão, mas e esses monotrilhos elevados também não poluem o visual? Mesmo se tratando de um coletivo, enfeia a cidde do mesmo jeito. Se começaram a fazer metrô debaixo da terra, deveriam continuar assim, e não essa mistura doida de modais.

Rogerio
Rogerio
9 anos atrás

Vamos primeiro tirar os carro dos políticos e assessores, tavez ai teremos uma solução para transito e transporte publico decente

Pedro
Pedro
9 anos atrás

Pera lá. Ou derruba de vez ou deixa como está, como via de circulação de veiculos. Transformar em parque é como vomitar na merda.

Eugenio Chiti
Eugenio Chiti
9 anos atrás

Que parque suspenso, que nada. Ponham logo abaixo essa tranqueira e devolvam a vida aos que moram às margens dessa coisa.

Talles Almeida
Talles Almeida
9 anos atrás

Essa parte do centro vai sumir. Ali será um avenidão, com corredor de ônibus, Um monte de desapropriações, e em seguida serão erguidos prédios com 30 andares ou mais.
A ideia é adensar o centro.

leao_da_montanha
Reply to  Talles Almeida
9 anos atrás

adensar o centro sem resolver os problemas que o fernando detalhou no comentário abaixo é transformar de vez a cidade num cenário do filme ”mad max” , isto é , caos total

Fernando Parlangeli
Fernando Parlangeli
9 anos atrás

Flávio, concordo plenamente em retirar/inutilizar o minhocão, mas faço aqui um adendo, pois para revitalizar o Centro da cidade é preciso muito mais que isso, pois infelizmente tenho vergonha de ver o lixo que nosso Centro virou, com esses ZUMBIS da Cracolândia (parece um chiqueiro) com pessoas defecando no meio da rua, dos Africanos traficantes de drogas espalhados pela região da General Osório, Largo do Arouche, Santa Efigênia, dos bolivianos que vivem na região do Bom Retiro, transformando o lugar num chiqueiro, dos marginais situados na praça da Sé, roubando e destruindo patrimônio público, da própria população que não tem o mínimo de educação e faz do centro um verdadeiro lixo ao céu aberto, ou seja esse cenário do minhocão é apenas o começo de um câncer que tomou a cidade de São Paulo. Desculpe se estou parecendo preconceituoso, mas vivo essa realidade todos os dias e tenho dó de ver o caos que se transformou São Paulo.

leao da montanha
9 anos atrás

não dá pra simplesmente durrubar o monstrengo do viaduto e dizer “ferre-se o transito”, pois vai prejudicar tambem o transporte publico (vai lotar onibus que já estão lotados, etc…). adoro seus texto, mas desta vez voce ta falando bobagem , flavio. é necessário planejamento para um ato destes , senão piora o centro, e não revitaliza. quanto ao nome , é só mudar

Fernando Parlangeli
Fernando Parlangeli
Reply to  leao da montanha
9 anos atrás

Desculpa amigo, descordo da sua opinião, ou você acha que o prefeito atual fez algum planejamento criando faixas dedicadas para ônibus em vias de apenas duas faixas??? Quer um exemplo, Avenida Rio Branco……..sinceramente não vejo planejamento aqui há muitos anos.

leao_da_montanha
Reply to  Fernando Parlangeli
9 anos atrás

mas então nós concordamos, as coisas estão sendo feitas sem planejamento e os resultados não estão sendo como deveriam ser, o que você disse é perfeito mas infelizmente tudo vai continuar sendo desse jeito, faz primeiro e depois verifica se deu errado. foi um erro contruir o minhocão e será um erro maior destrui-lo sem criar reais alternativas para a locomoção das pessoas de forma civilizada

Luiz
Luiz
9 anos atrás

Essa estrutura tem que ficar, e para saber o que pode ser feito dela, é só perguntar para os arquitetos e urbanistas, Simplesmente pergunte a um especialista.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

Abaixo o minhocão, e que aero itamaraty legal.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
9 anos atrás

Conferi ao vivo hoje: a rua na foto é a Amaral Gurgel, quase no Largo do Arouche, foto batida em direção à praça Roosevelt.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
9 anos atrás

Idem aos do RJ ….outras aberrações…..

Itamar
Itamar
9 anos atrás

Abaixo o minhocão, mas que não se construam mais obras horrorosas, como aquela do monotrilho e o tal do “fura fila”. Medonho aquilo.

Leo
Leo
9 anos atrás

Até tu, FG? Primeiro se pune o cidadão para depois ver o tamanho da merda feita, e ai sim vamos começar a discutir uma alternativa que vai levar 10 anos pra sair do papel?

Não f*de…

nando figueiredo
nando figueiredo
Reply to  Leo
9 anos atrás

Só faltou ao Flavio ler todo o texto do plano diretor antes de comemorar.

Não se tem data pra desativação, que só pode ocorrer quando outra alternativa de escoar o transito seja desenvolvida.

Assim, daqui a 20 anos o nosso elevado Costa e Silva ainda vai estar por ai.

Afinal que prefeito vai comprar a bronca de derrubar e parar por no minimo 1 ano todo o centro expandido?

Zé Zanine
Zé Zanine
Reply to  nando figueiredo
9 anos atrás

Verdade o que escreve Nando Figueiredo!

Duvido que a atual administração se encarregue de dar um fim a este monstro de concreto construído por Maluf e que vem há 43 anos causando prejuízos de ordem social, econômica e estética.
Duvido por que segundo o texto do plano diretor tem que se criar uma LEI específica que deverá ser elaborada determinando a gradual restrição ao transporte individual motorizado no elevado Costa e Silva, definindo prazos até sua completa desativação como via de tráfego, sua demolição ou transformação, parcial ou integral, em parque ( artigo 375 da lei nº 16.050 – Plano Diretor)
A busca de soluções para reverter os efeitos negativos de sua presença na cidade está apenas começando.

Ubaldir Jr.
9 anos atrás

Muito feio, mesmo. Toda vez que vou a São Paulo e passo sobre esse elevado fico pensando como é que uma ideia dessas vira realidade. Mas ao menos me deleito com um olhar de engenheiro: essa estrutura em “T” formada pelos pilares centrais e as travessas dispostas sobre eles em balanço duplo são tecnicamente interessantes. Bom, melhor apreciar o lado bom das coisas, mesmo que ele seja bem limitado… rs.

carlos lima
carlos lima
9 anos atrás

Não sou morador da cidade de São Paulo, mas apoio toda e qualquer intervenção que seja feita para desaparecer com essa aberração arquitetônica. Minhocão? Que venha abaixo! Já!

Diego Arone
Diego Arone
Reply to  carlos lima
9 anos atrás

Pois é Carlos, o problema é.Ruim com ele,300 vezes pior sem ele.

O minhocão é uma importante via de ligação entre as zona oeste e leste aqui em SP, não sei qual é a sua cidade mas é o mesmo que demolir a ponte rio Niterói no Rio ou criar um praça entre o Eixo Monumental e a Via Sul \ Norte em Brasilia ….
Para tudo!!

Reinaldo Bascchera
Reinaldo Bascchera
9 anos atrás

Demorou! Demolição já! Tomara que não inventem de fazer o tal parque suspenso que pode até melhorar de alguma forma a condição ambiental do entorno (ruído, poluição) mas continuará a enfeiar tremendamente o lugar.
Mas não dá para deixar de notar alguns carros legais na foto: Itamaraty em primeiro plano, além dos fuscas e kombis que dominavam à época

Sergio Miami
Sergio Miami
9 anos atrás

Galera, o Maluf inaugurou o minhocao mas nao foi projeto dele nao. O projeto original (creio que do Brigadeiro Faria Lima em seu periodo como prefeito) previa que o viaduto fosse ate a marginal que estava em obras naquela epoca. Ai sim entrou o dedo do Maluf que cortou o projeto na Padra Pericles para evitar que passasse em frente da Eucatex que ficava na Agua Branca, logo a frente da praca e desvalorizasse o terreno. O motivo alegado, se ouvi nao me lembro mais. Mas era claro que todos sabiam que o todo terreno em volta se desvalorizaria.

Darthvex
Darthvex
9 anos atrás

É sério isso? Eu não curti muito a perda da perimetral aqui no Rio. Era lindo passar por ela. Claro que muda muito. Mas se o porto ficar com obras porcas como andamos vendo a rodo, não serve. Muito caro pra tapar a incompetência de anos de manter em condições, assim como ficou evidente com o elevado do Joá. O que sempre me causou espécie foi matar o bairro do Rio Comprido como aquele monstro. Até a ilha da mandeira é toda cheia de tuneis, as auto estradas na italia tb e assim toda monte carlo. Só salvava a Perimetral. Era um tobogan com linda imagem do centro do Rio à noite.

Darthvex
Darthvex
Reply to  Darthvex
9 anos atrás

Com tuneis, quis dizer que poderia haver mais acessos, não precisar saturar uma via, ou criar via monstrenga sobreposta.

Ricardo Arcuri
9 anos atrás

Desculpa Flavio, mas vc trabalhando sentado em sua mesa fica muito facil falar “vamos demolir” e tudo mais. Mas oq vc, e me parece a maioria da cidade tb, nao entende é que a cidade depende do movimento de quem trabalha de carro. E a unica opçao para quem precisa se deslocar do oeste em direçao ao centro sem o minhocao é a Marginal Tiete, a qual nao preciso nem mencionar que ja está pra la de saturada.

Fica muito facil falar de demolir, mas NINGUEM ta pensando na propria mobilidade. Se quer demolir, que façam. Mas qdo reclamarem “SP nao anda” vou ser o primeiro a rir.

Paulo F.
Paulo F.
9 anos atrás

Tarde demais. O mal já foi feito e perdurou por décadas. Poderia ser usado como caminho para um VLT. , que iria do centro até a Estação Lapa da CPTM . Basta vontade política.

Hurricane
Hurricane
9 anos atrás

Sou a favor que tirem o minhocao, desde que façam um tunel no lugar.
O transito ja é uma merda com o minhocao, sem vai ficar uma bosta e meia.

Alex
Alex
9 anos atrás

Ninguém, em sã consciência, pode gostar desse lixo. Mas a cidade é um sistema e um sistema feito da pior forma possível. Se a gente imaginar que tem um monte de coisas que devem ter sido feitas em função dele, e que deve haver uma grande quantidade de vias, cujo fluxo é afetado por ele, enfim, toda a dependência criada nesses 45 anos de existência, o problema a ser gerado vai muito, muito além de perder suas pistas (que já seria gravíssimo). Me parece que, simplesmente derrubar o minhocão, ignorando as condições atuais, é uma temeridade.

Adriano
Adriano
9 anos atrás

Impossível não comparar a foto com as imagens da construção do monotrilho. Obrigado, Alckmin. Como diria a vovozinha, muito ajuda quem não atrapalha.

Arnilha
Arnilha
9 anos atrás

É sensacional ler a opinião do povo que é contra a derrubada do minhocão, contra ciclovias, contra os corredores de ônibus… usando argumentos da carrolatria paulistana.

Duvido que alguém já tenha SENTADO em um ônibus depois da implementação dos corredores exclusivos para PELO MENOS saber se a solução foi boa ou não. Se não fez isso, saia por aí perguntando para o usuário diário do transporte público antes de reclamar só por reclamar. É mais legal sair xingando “o prefeito retardado”, sentado no banco de couro do seu Land Rover do que tentar entender o que de fato está acontecendo a sua volta.

São Paulo é um caos há décadas, nada será solucionado em poucos tempo, vamos ter paciência e dar uma chance para o primeiro governante que está se mostrando disposto a fazer alguma coisa de útil pela nossa cidade.

Talles Almeida
Talles Almeida
Reply to  Arnilha
9 anos atrás

Essa parte do centro vai sumir. Ali será um avenidão, com corredor de ônibus, Um monte de desapropriações, e em seguida serão erguidos prédios com 30 andares ou mais.
A ideia é adensar o centro.

Joseas Ruela
Joseas Ruela
9 anos atrás

Já ouvi esta conversa umas vezes já. Espero que desta vez resolvam.
E tem que demolir, nada de parque não.
Daqui a alguns anos vamos discutir sobre a demolição do fura fila, e os metros suspensos pois a estrutura também é feia, além disso são ineficientes, pois transportam menos passageiros do que o metro convencional, ou seja, vai nascer engargalado.
Pois a obra tem que sair em 4 ou 8 anos para se colher os votos, não se pensa na cidade daqui a 50, 60, 80 anos, o horizonte é de 8 anos, já computada a reeleição.

Zona Roxa III
Zona Roxa III
9 anos atrás

Bom, como você não passa por ali “todo santo dias”, fica ae falando groselha!

Marcos
Marcos
9 anos atrás

Moro em Santa Cecília, vou trabalhar de carro e passo abaixo do minhocão todos os dias. Ainda assim sou completamente a favor da demolição dessa monstruosidade. O trânsito pode piorar por algum tempo, mas depois todos encontram alternativas e as coisas se normalizam.

Agora infelizmente não há prazo para isso acontecer, teremos que esperar e torcer.

Dú
9 anos atrás

Administração reconhecendo aberração que foi a construção. Deveriam indenizar, isentar de impostos, os moradores que sofreram durante décadas.

Fernando Vieira
9 anos atrás

Aqui no Rio estão demolindo a Perimetral. Adorava passar por aquele elevado pela paisagem, você passa por todo o porto vê navios diversos carregando e descarregando e tal. Mas matou por exemplo a Praça XV. Aí o prefeito veio e resolveu derrubar o elevado porque “era feio”. Deu um bafafá danado, muita gente reclamando, mas ele fez a Binário como alternativa, fechou o viaduto na calada da noite, e antes que algum coxinha conseguisse liminar, as máquinas botaram duas partes dele abaixo para tornar o processo irreversível.

As obras continuam, ela vai ser substituída por uma via expressa e por um túnel, pelo projeto a cidade vai ganhar um enorme parque na região, vai ter VLT. Mas por enquanto, a cada semana uma nova via é fechada sem que se abram outras e sabe o que acontece? Passo ali todo dia pra chegar ao trabalho e cada vez chego mais cedo.

Eu não entendo é os paulistas que tem um prefeito que resolve botar a cara e fazer as coisas e ser tão mal avaliado e um governo estadual que deixa faltar o mais básico (água) e vai ser reeleito.

Diego Arone
Diego Arone
Reply to  Fernando Vieira
9 anos atrás

O problema Fernando é que não ha nenhuma alternativa sendo construída, e o minhocão é quase uma “aorta” na região oeste, não sou contra a demolição, mas antes tem que ter alternativas.
Trabalho em uma avenida da Zona Sul de São Paulo super agradável, tranquilha sem muito transito inclusive a empresa que trabalho bancava a conservação do jardim central.
O maluco do Prefeito, estabeleceu uma meta maluca de ciclovias e corredores de ônibus, cara ….virou um inferno acabaram com todo o jardim e vão gastar milhões em um corredor de ônibus onde o movimento é muito pequeno, só para falar que fez ….
é isso que pega , entendeu?

Eduardo Britto
Eduardo Britto
9 anos atrás

Desculpe FG, mas discordo da demolição ANTES que uma série de coisas aconteça na cidade, por exemplo, o TRIPLO de linhas de metrô, passando dos atuais 70 km pra 210 km de linhas de metrô (que seria pouco). Tudo bem, é horroroso, tudo bem, prejudicou milhares de moradores, mas a cidade cresceu com essa ponte-de-safena. Vão eliminar o minhocão e matar do coração, literalmente, as pessoas presas no trânsito insano que essa retirada vai causar?? Que tal propor a demolição para 2030 ou 2040, quando a cidade, planejada, suportar essa modificação? Hoje é totalmente irreal, como é irreal colocar 200 km de ciclovias. Não somos Londres, não somos Berlim, somos o maior problema de saúde pública do Brasil, 20 MILHÕES de pessoas vivendo (?) numa mancha urbana menor do que uma fazenda do Mato Grosso. Mais metrô URGENTE! Mais reservatórios de água URGENTE! Melhor Educação URGENTE! O Minhocão pode (e deve) esperar ate´ser possível sumir com ele. Hoje não é.

fernando
fernando
9 anos atrás

Caso retirarem, vão dar uma alternativa de transporte? Sugestão. Reduza sua largura pela metade, faça um jardim em suas laterais (ou agricultura p moradores) e no corredor central uma ciclovia.

Deni Williams
9 anos atrás

Enquanto não houver uma alternativa, o elevado vai ficar de pé.

eduardo costa
eduardo costa
9 anos atrás

outro tópico… Existem “n!” obras no Brasil que possuem nomes de ex-presidentes, como O Minhocão e a Ponte Rio-Niteroi (que ostentam o nome do mesmo presidente), a Via Dutra, etc… Será que num futuro próximo teríamos Ponte Presidente Collor, Rodovia Presidente Lula, Elevado Presidente Cardoso, Arco Metropolitano Presidente Rousseff, Aeroporto Internacional José Sarney???

respeito muito quem pensa diferente, afinal oposição a tais nomes é um argumento válido, mas, sinceramente, mudar o nome ou não mudar o nome de uma dessas estruturas não mudará a vida de ninguém. As pessoas que realmente dependem destas estruturas não se importam como estas estruturas se chamam, elas querem é usar para chegar ao trabalho, chegar em casa e dane-se o resto. Essa é minha opinião.

(obs.: Já existe o Aeroporto Itamar Cautiero Franco, conhecido como Aeroporto da Zona da Mata , entre as cidades de Rio Novo e Goianá e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves – Confins, ambos em Minas Gerais)

eduardo costa
eduardo costa
9 anos atrás

sempre existe aquele que ainda prefere o carro em detrimento do transporte público.
No Rio estão finalizando a desmontagem da perimetral (cadê as vigas???) mas antes de iniciarem a demolição começaram a liberar a Via Binário para tentar aliviar o trânsito no centro (o que, definitivamente, não resolveu muito). Via esta que, salvo melhor juízo, tem 6 pistas, ao invés das 4 da perimetral.

em considerando as pessoas que ainda preferem usar seus carros e considerando que essas não querem/podem usar o transporte público, qual será/seria a alternativa para o já complicado trânsito de São Paulo?

Giuliano SPFC
Giuliano SPFC
9 anos atrás

Esse minhocão realmente é uma aberração, e vendo a foto da época construção, dá pra ver ainda mais a sacanagem sem tamanho com os moradores, naquela época, com certeza haveria outras alternativas menos “invasivas”, e naturalmente na ocasião o Metrô deveria ter recebido muito mais atenção do que recebia na época apesar de sua obras terem começado nessa época, hoje teríamos muito mais quilômetros de trilhos, e apesar de ser lei, pra passar da tática para prática vai demorar hein……até a primeira britadeira pegar o primeiro pilar, muito carro vai passar em cima do minhocão.

Juca
Juca
9 anos atrás

Minhocão é feio? Sim! Acabou com a avenida, praça Roosevelt e prédios a sua volta? Sim! Ele alivia o trânsito? Sim! Se houvesse metrô pela cidade inteira muitos carros ficariam na garagem, inclusive o meu! O maior exemplo de ampliação rápida de metrô é Pequim!!! Estive em Munich e não aluguei carro, existe metro para todo lado, paga-se pelo trecho que usa e várias linhas passam pelo mesmo trilho o que é muito inteligente! Não adianta punir o carro para as pessoas passarem a usar o transporte público, o transporte público que precisa ser atrativo!

Rafael Travassos
Rafael Travassos
Reply to  Juca
9 anos atrás

Desculpe, Juca, mas eu acho sim que hoje há alternativas.
Desisti de utilizar o carro para vir ao trabalho em 2007, morava no Tucuruvi e, na época, trabalhava no CENESP (Ponte João Dias). Eu levava de carro 1h30 para ir num dia normal, e para voltar cerca de 2h quando estava legal o trânsito. Quando adotei ônibus-metrô-ônibus, foi um choque, pesado, caótico, não tinha muita opção, mas fui me adaptando e quando peguei o ‘timing’ comecei a levar 1h50 para ir e o mesmo tempo para voltar. Ou seja, tornou-se uma rotina. Hoje, trabalho na Berrini, moro mais próximo do metrô e pego as linhas 1-4-9 e em 50 minutos, em média, estou no trabalho. Ok, é um privilégio você ter metrô praticamente de porta a porta, mas isso mostra que somos como plástico, nos adaptamos à medida que a necessidade aparece.
Os corredores de ônibus foram implantados como um ‘choque’ e eu apoio totalmente essa decisão, você dá a opção àqueles que querem desistir do carro. Acontece que temos (muita gente, não eu nem você) preconceitos estabelecidos sobre os ônibus e quem dele utiliza.
A solução de corredores de ônibus é, hoje, a mais rápida e barata para que seja distribuída a população em seus deslocamentos, uma vez que a cidade está aí, gigante que cresceu de maneira descontrolada. Ok, ainda falta uma melhor logística de circulação, mas acho que isso se resolverá e colheremos o resultado mais à frente.
Se você não utiliza o carro durante o seu horário de trabalho, experimente durante uma semana o transporte coletivo. Se ainda não utiliza, irá se surpreender. Vai economizar uma grana, além de poder utilizar o deslocamento para ler um bom livro.
Abs.
Rafael

Ubaldir Jr.
Reply to  Juca
9 anos atrás

Essa é um verdade inarredável. Há uma corrente em voga em várias cidades brasileiras que prega a utilização do transporte público por decreto. Nada que é imposto sem contrapartida funciona. É dar ao público um transporte coletivo de qualidade e com conforto mínimo que ele atrairá um sem fim de usuários.

Luciano
Luciano
9 anos atrás

A idéia de construir foi terrível, sem noção total. A idéia de destruir agora é pior ainda. A cidade não tem opção. Metro supe lotado e ônibus impossível. A prefeitura tem q fazer um plano a longo prazo para esta região. Acho que o sentido do progresso social e intelectual da cidade é centralizar cada vez mais. Este pode ser um ponto para minimizar a falta do elevado. Deve existir vários outros, os quais não tenho capacidade e nem tempo para pensar, ,mas adoraria participar da discussão.

João
João
9 anos atrás

Alguns Paulistas e Paulistanos conseguem desanimar os mais otimistas dos seres humanos, um grupelho de descontentes do meu bairro, Santa Cecilia deve a capacidade de marcar um protesto contra a implantação de ciclovias no bairro e ameaçam registrar boletim de ocorrência contra a prefeitura para tentar barrar a iniciativa. Repito são contra ciclovias! Há alguma esperança?

Curioso
Curioso
9 anos atrás

Legal ! Demolição já, de algo que jamais deveria ter sido construído. Alternativas serão encontradas, certamente. Muito bom que possamos estar falando sobre esse assunto aqui, e provavelmente em outros forums também. Bom compartilhar com a população as decisões tomadas sobre o que afeta a vida de cada cidadão.
Coisa que nosso brilhante governo municipal não fez ao decidir, na calada da noite, demolir um clube de historia gloriosa, orgulho de São Paulo por varias décadas, agora reduzido a entulho e seus milhares de troféus amontoados no chão de uma sala como se fossem ferro velho. Informaram que se pretende transformar o grande Clube de Regatas Tietê em parque popular. Ora, se é para entregar ao povo, porque não reformar o clube e entrega-lo à população? Ficaria muito mais barato que o próprio crime de demoli-lo. Mas não se sabe se “renderia” o mesmo.

Pepeu
Pepeu
9 anos atrás

Aqui no Rio a aberração da Avenida Perimetral já foi pro saco. Pra quem reclama do caos no trânsito causado pelas obras, fico com as palavras do Flávio….vá de metrô, vá de ônibus, deixe o carro em casa…é o que eu faço quando preciso ir ao centro.
Agora só falta trocar o nome da Ponte Rio-Niterói, que também se chama Costa e Silva, para algum nome de gente.

Andre Decourt
Reply to  Pepeu
9 anos atrás

O metrô do Rio com sua linha única é um espetáculo, e o que dizer das empresas de ônibus do seu Barata, em linhas sobrepostas, batendo lata vazios em bairros como Copacabana e ausentes na Zona Oeste, tão bom que até mesmo parentes do dono vem pessoalmente nos dias de calor, em grande quantidade, fiscalizar os ônibus e seus passageiros.

Era feio, era sim, mas demolir sem uma alternativa válida, apenas para beneficiar as Carvalho Hosken da vida, que vão enfiar prédios espelhados horrorosos, de 30 e 40 andares, acabando com a silueta do relevo do maciço da Tijuca de quem está no mar é um absurdo!!!

Maurício
Maurício
9 anos atrás

Não sei porque quando falam do minhocão só falam da São João, que realmente foi destruída por essa obra imbecil. Mas podiam falar também do Glicério e da Bela Vista, que é cortada pelo elevado e muito mais degradadas que a avenida São João e merece muito mais atenção na revitalização. Não sei se lembram a Rodoviária que recebia os ônibus do nordeste em São Paulo nos anos 70 e 80, era no Glicério, embaixo do minhocão. A história de milhões de pessoas que migraram para São Paulo se iniciou e passou por lá, era o cartão de visita de São Paulo para os nordestinos brasileiros e até hoje mantém do mesmo jeito ou pior.

Eduardo Putz
Eduardo Putz
9 anos atrás

Quando demolir pode levar o Maluf junto?

Antonio
Antonio
9 anos atrás

Só espero que decidam pela demolição e não por um parque, que nao vai melhorar em nada o visual horrível dos baixos. Aliás, o minhocão deu cria, com a construção dos lindos aerotrens que pipocam pela cidade.

Yuri Nehy
Yuri Nehy
9 anos atrás

Já vai tarde. Além de ser uma aberração para a paisagem que condenou aquela parte do Centro e os Campos Elíseos, dizem os especialistas que a estrutura está condenada.

Tem que derrubar e aproveitar a área que será liberada, embaixo, para a construção de ciclovia e corredor de ônibus. E o trânsito poderá ser desviado para as ruas paralelas, o que valorizará outros pontos daquela região também.

Eduardo TRevisan
Eduardo TRevisan
9 anos atrás

Será que o Minhocão é o vilão do centro? A Av. Rio Branco, por exemplo, é paralela ao Minhocão e parece um lixo.

Meio exagerada essa raivinha não?

Rafael Chinini
Rafael Chinini
9 anos atrás

que é uma merda sem tamanho no meio da cidade é. mas me pergunto pra onde vão todos os carros de hoje lá..vai ser um caos maior!

agora, parque elevado? aff que lixo, tem que derrubar!

Ubaldir Jr.
Reply to  Rafael Chinini
9 anos atrás

É. Parque elevado cria o problema de ter que achar alternativas ao tráfego do minhocão e não resolve o real problema que ele causa, que é a degradação da região onde ele se instala, em especial do ambiente sobre a projeção da pista elevada. Ou demole ou deixa como está. De invenção de jerico já estamos cheios.

Alex Tadeu Moreira
Alex Tadeu Moreira
9 anos atrás

Gosto da ideia de transformá-lo num parque, semelhante ao High Line Park de Nova York (feito onde existiam trilhos de trem elevados sem uso). O problema seria a parte inferior do elevado, onde há problemas de iluminação e moradores de rua

Gabriel
Gabriel
9 anos atrás

Eu diria que a maldade que o Maluf representou para essa cidade não tem tamanho. Ele sim um carniceiro mafioso vomitado pela ditadura para destruir nosso Estado como governador e depois como prefeito, ainda por cima eleito nesse caso. Incrível alguém ter coragem de ir lá e abraçar ele ainda, em troca de votos e de tempo na TV. Quando tudo o que importa é o poder pelo poder é assim mesmo. Se esquece toda desgraça que esse infeliz e o regime que ele apoiava fez, se esquece da própria historia e derrepente vale tudo. Maluf não se preocupe, você e seu partido tem um espaço cativo no coração e no bolso daqueles que quando precisarem de minutinhos na TV vão ai te dar um abraço e tirar uma foto.

Vitão
Vitão
9 anos atrás

Lindo Itamaraty na foto. Acho que o pessoal de Higienopolis vai ficar bravo com a gente diferenciada circulando pelas suas ruas, mas tirando isso, o que é que tem ?